Вы находитесь на странице: 1из 15

Farmcia Hospitalar e Clnica II

Segunda Guerra mundial


Novos frmacos Muitos frmacos Tecnologia para produo larga escala (indstrias) E a manipulao magistral????
USA repensa currculos -> assistncia aos usurios de medicamentos.

Uso indiscriminado de talidomida...

Farmacoepidemiologia Farmacovigilncia

O modelo brasileiro focou nas reas:


Anlises clnicas; Industria; Alimentos
disciplinas como qumica orgnica, qumica analtica, fsico-qumica, qumica farmacutica ... Predominam.

Farmacuticos de hospitais-escola se mobilizam:


Novas ferramentas de dispensao (dose unitria); Atividades clnicas.

Nas farmcias e drogarias ocorre a extino do farmacutico (somente assina).


E a populao????? Sofre pelo mercantilismo e empurroterapia de tudo.

Disciplinas novas em algumas universidades:


Farmcia hospitalar; Farmcia clnica; Farmacoterapia; Provocou atividades clnicas fora dos hospitais.

Qual o foco REAL do farmacutico???

Hospitais Clnicas Farmcias Drogarias Pesquisa clnica na indstria SAC da indstria Farmacovigilncia

Principal atividade do farmacutico em Farmcia Clnica; Processo:


Anamnese Anlise Orientao Seguimento

Conhecimentos:

Farmacoterapia; Patologia; Semiologia; Interpretao de dados laboratoriais; Relaes humanas

Medicina baseada em evidncias:


Protocolos clnicos; Melhores condutas teraputicas Farmacutico pea chave pelos conhecimentos multidisciplinares de fisiologia e medicamentos.

Perfil generalista do graduando. Disciplinas novas como:


Farmcia clnica; Farmacoterapia; Ateno farmacutica.

CFF n. 417, 29/09/2004. 1. Prestador de servios farmacuticos em uma equipe de sade A equipe de sade formada pelos profissionais de sade responsveis pela assistncia ao paciente. O farmacutico tem um importante papel neste contexto, devendo integrar sua prtica continuamente com os outros profissionais. Ele deve adaptar seu conhecimento, habilidades e atitudes para prestar servios farmacuticos de alta qualidade. 2. Capaz de tomar decises Consiste na habilidade em avaliar, sintetizar informaes e decidir qual a melhor e mais apropriada direo seguir. Na base desta competncia, o farmacutico deve levar em conta o mais efetivo e seguro custo dos recursos disponveis com pessoal, medicamentos, equipamentos, procedimentos e prticas. Suas decises tambm precisam ser tomadas considerando prioridades, que so definidas a partir do monitoramento e acompanhamento ao paciente. 3. Comunicador O farmacutico est entre o prescritor e o paciente. Esta uma posio privilegiada para a comunicao de informaes sobre sade e medicamentos. E para que isso ocorra, necessrio que o farmacutico tenha confiana e conhecimento seguro para interagir com os outros profissionais de sade e os pacientes. Esta competncia envolve comunicao verbal, no verbal, escrita e a habilidade de ouvir. .

4. Lder Numa equipe multidisciplinar onde os cuidados de outros profissionais de sade so pouco disponveis ou inexistentes, o farmacutico obrigado a assumir a liderana e a responsabilidade pelo bem-estar da comunidade e do paciente. 5. Gerente O farmacutico deve saber gerenciar recursos humanos, fsicos e financeiros. Sua meta garantir a qualidade dos medicamentos e gerir com responsabilidade a informao e a tecnologia relativa sade. 6. Atualizado permanentemente (pesquisador) O profissional precisa assumir um compromisso com a aprendizagem constante ao longo da carreira. Ele deve atualizar seus conhecimentos constantemente e compartilhar suas experincias para contribuir com uma melhor assistncia farmacutica. Como pesquisador, o farmacutico poder fornecer informaes cientificas inovadoras ao pblico e para outros profissionais, contribuindo com o avano da sade. 7. Educador O farmacutico tem a responsabilidade de fornecer educao e treinamento para as futuras geraes de profissionais e ao pblico em geral. A participao como professor envolve no apenas a transmisso de conhecimento, como tambm a oportunidade dividir experincias e habilidades

Princpios de farmcia clnica e ateno farmacutica; Ferramentas para o trabalho dirio e atividades prticas clnicas; Informaes especficas sobre determinados grupos de pacientes.

Вам также может понравиться