Вы находитесь на странице: 1из 37

Estudo dirigido Reunio de equipe setembro CEDAP, 2009 Clique para editar o estilo do subttulo mestre

A EDUCAAO DO DIA A DIA Suportes visuais para crianas com autismo

5/2/12

Por que suportes visuais?

Apoios visuais so meios altamente eficazes para aprimorar a comunicao e a independncia de pessoas com autismo, pois estes indivduos freqentemente tm dificuldades bsicas de compreender adequadamente a lngua falada e sinais sociais como postura corporal, gestos e contato visual.

5/2/12

apoio visual (seja este na forma de diagramas, agendas, cartes comunicativos, lembretes, etc.) precisa ser simples e de acordo com o entendimento de qualquer pessoa. Se ns no compreendermos estas mensagens ns no podemos esperar que a criana autista tambm faa isso.

5/2/12

criao de um ambiente sinalizado baseada em princpios educacionais e podem favorecer desde o conhecimento sobre a rotina do dia at incentivar a aquisio da leitura.

5/2/12

5/2/12

5/2/12

objetivo dos sistemas visuais ajudar a criana a ter um melhor entendimento da rotina do dia a dia e comunicar suas necessidades. Assim como todo mundo, pessoas com autismo so diferentes entre si: alguns precisam de estimulao e atividades constantes enquanto outros preferem uma rotina menos dinmica e passiva; alguns compreendem melhor sistemas organizados com fotografias, enquanto outros precisam do objeto real para compreender a mensagem; muitos preferem pictogramas, outros j usam listas escritas por j estarem alfabetizados.
5/2/12

AUTISMO e sistemas visuais:

A criana autista tem dificuldades para ver a imagem como um todo e, por conseguinte sempre se foca nos detalhes. Para ajud-la a entender e reagir, importante usar imagens que representem a essncia da informao. Por exemplo, isso pode ser feito organizando o ambiente fsico, por meio de uma agenda ilustrada ou mural de comunicao.

5/2/12

Prever a seqncia dos eventos e atividades tambm difcil no autismo e sendo assim, listas previsveis como uma agenda diria indicando o que vai acontecer e a ordenao visual das atividades a serem feitas so recursos muito funcionais por suprirem essa falha.

5/2/12

5/2/12

A criana autista tambm pode ter dificuldades em transferir (generalizar) experincias de uma situao para outra. Oferecer um sistema visual pode ajudar na independncia em diferentes situaes

5/2/12

A criana autista pode ter dificuldades em compreender a linguagem falada palavras que so compreendidas em um contexto podem no ser em outros, a no ser que ela tenha boas habilidades lingsticas ainda que no fale. neste contexto que os recursos adaptativos visuais orientam a compreenso da linguagem a ponto de incentivar a compreenso das palavras mais rapidamente, pois estabelece uma conexo entre o que se houve e o que se v.
5/2/12

A criana autista pode ter problemas para compreender contedos emocionais, isto , compreender e interpretar o que outras pessoas pensam, sentem e supem. Por isso, situaes estruturadas podem ensinar a criana como se comunicar e interagir socialmente, identificando os cdigos sociais implcitos nas situaes.

5/2/12

5/2/12

O ARRANJO DO AMBIENTE
Uma

criana que no consegue compreender as conexes e significados de seu mundo freqentemente cria sua prpria regra como, por exemplo, querendo assistir a mesma parte de um DVD ou demonstrando grande interesse em algo muito especfico. Neste caminho, a criana tenta lutar contra o caos criado pela sua prpria imprevisibilidade.

5/2/12

Ambiente visualmente mediado:


A

proposta de um ambiente claro e estruturado limitar este caos tanto quanto for possvel e torn-lo mais fcil de ser compreendido para que a criana entenda o que est para acontecer. A estrutura fsica precisa ser simples com mensagens bvias relacionadas com o que deve ser feito e em qual lugar. Se possvel, til ter lugares diferentes para tarefas diferentes, ou seja, o lugar para o almoo sempre ser a cozinha; trocar de roupa, sempre no quarto; assistir DVD sempre na mesma sala, etc.
5/2/12

A AGENDA:
O

objetivo de uma agenda diria tornar o dia mais compreensivo para a pessoa com autismo. Esta agenda ir enfatizar o que acontecer em uma seqncia do dia ou indicar possveis mudanas na rotina. O objetivo de uma agenda diria tornar o dia mais compreensivo para a pessoa com autismo. Esta agenda ir enfatizar o que acontecer em uma seqncia do dia ou indicar possveis mudanas na rotina:

5/2/12

Qualquer estmulo serve?


Para

selecionar os cartes que iro para a agenda, preciso saber como a criana ir lidar com o material (por ex: que tipo de estmulos reconhece?). Sendo assim, uma criana que muito ansiosa dever ter uma agenda que inicie com poucos estmulos (no mais que duas peas de informao por vez), pois a visualizao de muitas atividades ou tarefas pode fazer com que ela retire os cartes, manipule no momento errado, ou fique mais ansiosa ao verificar que s no final da tarde ir para a aula de natao. 5/2/12

Com

o tempo, voc ir colocando mais informao, item por item, at completar uma rotina completa. Por outro lado, temos crianas que j conseguem, desde o princpio, lidar com uma agenda diria que ilustre todos os passos da manh at a noite.

5/2/12

agenda diria pode contem os seguintes estmulos: objetos, fotografias, desenhos, figuras, escrita, calendrio, etc. A forma a ser escolhida ir depender daquilo que fizer mais sentido para a criana, pois autistas podem precisar de diversas formas de comunicao ao longo da vida e o mais importante que o sinal tenha significado para o usurio. A informao deve sempre ser oferecida usando o meio usual da direo da escrita (da direita para a esquerda/ de cima para baixo).
5/2/12

AGENDA visualmente mediada no tem a funo de condicionar o aluno ao estmulo, mas sim orient-lo para a ao.

CART TOMAR O BANHO aluno enfatizando o Por isso, JAMAIS se dirigir ao carto, mas sim o que ele indica: Ah, voc quer tomar gua? Voc me pediu gua (mostrando o carto) Voc quer fazer xixi?? Ento vamos ao banheiro (mostrando o carto) E NO: Voc quer fazer xixi? ENTO PEGA O SEU
CARTO...
5/2/12

A funo do PRONTO

preciso estar claro para a criana quais itens da sua agenda j foram cumpridos e para isso importante ativar algum mecanismo que oferea esta dica para que se tenha esta referncia. Isso pode ser feito retirando o carto do que ela j fez (e colocando em um depsito s para isso, como uma caixinha ou envelope), virando o carto ou riscando o item com um X (em caso de agenda escrita).

5/2/12

O uso de objetos
Crianas

autistas pequenas e aquelas que ainda no discriminam imagens so beneficiadas pelo uso de agendas com objetos (concretas). Uma criana preparada para usar um objeto como mediador da comunicao primeiramente sendo apresentada ao item ao mesmo tempo em que este usado na ao ou tarefa.

5/2/12

uso de objetos reais muito til para demonstrar e clarificar a mensagem deixando a criana usar dois sentidos ao mesmo tempo: olhar para o item e toc-lo a fim de conhecer suas caractersticas fsicas.

5/2/12

MOBILIDADE
Agenda

mvel: uma agenda pode ficar tanto fixa (na parede, geladeira, portas, etc) quanto ser mvel. A agenda mvel tem a facilidade de poder ser levada para qualquer lugar sendo que o contedo ser ajustado ao ambiente e funo. Pode ser confeccionada como uma faixa de papelo plastificada, os cartes podem ser colocados em seqncia e presos por um anel de chaveiro ou mesmo colocados em um lbum. Para crianas que j possuem um nvel de leitura, voc poder usar palavras escritas como em um dirio normal. 5/2/12

5/2/12

5/2/12

Aquisio de novas habilidades:


Crianas

sem autismo freqentemente aprendem novas habilidades ao se compararem e imitarem outras crianas. Mas muitos autistas no mostram iniciativa para a aprendizagem de coisas novas e precisam de ajuda e mais experincia para obter independncia. Uma vez aprendido o conceito de primeiro isso, depois aquilo obtido por meio do uso da agenda voc pode transferir este recurso para ensinar outras habilidades.
5/2/12

Figuras

ou objetos esto organizados em uma ordem cronolgica e temporal na agenda e esta forma de indicao poder ser usada, por exemplo, para ensinar os dias da semana, os meses, as letras do alfabeto, etc. Pode ser difcil para o autista relacionar experincias de uma situao para outra. Usando os sinais visuais a criana guiada a se tornar mais flexvel

5/2/12

A ESTRUTURA
A

razo para a organizao do material em recipientes prprios para que o volume de atividades ou jogos no seja to estimulador para a criana e que os itens j usados possam ser guardados novamente a fim e evitar a distrao

5/2/12

prtica cotidiana indica que o uso de recursos estruturados para autistas provoca maior ajustamento ao meio e somente com o tempo que podemos confirmar se uma criana se adapta melhor as imagens ilustradas, coloridas, em preto e branco, com fotos ou objetos.

5/2/12

5/2/12

5/2/12

5/2/12

5/2/12

5/2/12

5/2/12

Вам также может понравиться