Вы находитесь на странице: 1из 9

Definio

Consiste no matrimnio da mulher com diversos homens, sendo portanto uma forma de poligamia. Pode-se dizer tambm que o regime que se observa nas sociedades matrilineares e no qual diversos homens em geral irmos ou primos, participam da posse de uma mulher. Nota-se o interessante aspecto de que no uma mulher que possui diversos homens, mas sim diversos homens que participam da posse de uma mulher. Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliandria"

Nepal
A poligamia proibida, mas, ainda assim praticada, principalmente em comunidades tribais. Na verdade, eles praticam a poliandria, j que geralmente quando uma mulher casa, leva o irmo de brinde!

A justificao econmica, porque as terras so poucas e, com apenas uma mulher, no precisam repartir os bens da famlia. Se forem 3 irmos, o do meio costuma tornar-se monge. Se forem 4, cada dupla casa com uma esposa.

Nos Himalaias (norte da ndia), junto fronteira com o Tibete, existem comunidades que sobrevivem graas poliandria. A, o mais comum encontrar-se uma mulher com vrios maridos normalmente, irmos. Tambm h casos de duas ou trs irms que partilham meia dzia de irmos, garantindo assim que os bens das duas famlias se juntem e solidifiquem a posio social e econmica da nova famlia. Os filhos so partilhados por todos os pais.

A poliandria um costume, hoje, muito raro, que para ns muito estranho, mas que funciona bem na regio dos Himalaias. Nas montanhas dos Himalaias, extremo norte da ndia, bem perto do Tibet, o pas que se apresenta mais uma face do inslito indiano. Nas pequenas vilas espalhadas pelas montanhas - vilas muito pobres, muito isoladas - a sobrevivncia das famlias justifica um costume raro no mundo inteiro: a poliandria.

As cidadezinhas polindricas lembram vilas medievais. Nas casas, todas iguais, de madeira, onde o milho pendurado para secar, vivem todos juntos. Famlias imensas, que se formam a partir do casamento de uma mulher com vrios homens ao mesmo tempo, em geral, irmos. A famlia vive com os pais dos noivos, que j dividiam o lugar com os avs e alguns dos netos e assim as casas vo ficando cheias. O casamento mais comum aquele no qual o noivo escolhe a noiva e, depois, leva os irmos mais novos com ele.

Noutro caso, a noiva, tambm leva a irm mais nova. Era um casamento de duas mulheres com cinco maridos. Todos ficavam juntos e economicamente estavam mais seguros, pois no tiveram que dividir a terra e os bens. Eles aprenderam que no dividindo a famlia, todos garantem a prpria segurana. As crianas, nas vilas, ainda so criadas por todos e nunca sabem quem o pai. Algumas tm dois pais, outras trs, quatro, ou cinco e no importa muito. O importante a comunidade. O trabalho comea cedo e ainda preciso ajudar na velhice.

Tambm no Uzbequisto existem comunidades onde se pratica a poliandria. Aqui, as causas evocadas so de natureza psicolgica e econmica. H tambm razes de natureza cultural que justificam essa opo, pois no bem visto o homem que abandonado pela esposa.

Trabalho realizado por:

Ivanisa Tavares, n10 Eunice Martins, n7 Keila Gonalves, n14 Thays Duarte, n23
Turma 10 6

Вам также может понравиться