Вы находитесь на странице: 1из 71

PRIMEIRO CICLO VITAL

PRIMEIRA INFNCIA (do nascimento at 3 anos)

DISCIPLINA: PSICOLOGIA MDICA E SOCIAL ALUNOS:


JERSICA AR AJO

ARIELL A NOGUEIRA YA N N A C A R VA L H O AN A CAROLIN A CAPUCHO

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


O beb recm-nascido , num sentido extremo, um imigrante.
NASCIMENTO

O que determina? Etapas do nascimento: Os trabalhos de parto ocorrem em quatro estgios: Primeiro: contraes a cada 8 a 10 min. com durao de 30 seg. Obliterao. Segundo: demorar mais de 2h, uso do frceps. Terceiro: placenta e cordo umbilical so expelidos. Quarto: recuperao monitorada.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Mtodos de Parto: Escolha do mtodo? Pases desenvolvidos. Parto Medicado: Anestesia local ou analgsico relaxante. Interao me e filho. A me deveria decidir sobre o uso de medicao obsttrica. Parto Natural e Preparado: Minimizar o uso de drogas, maximizar o envolvimento dos pais. Dr. Grantly Dick-Read (1914) Dr. Fernand Lamaze (metade do sc. XX)

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Parto Cesariano: Trabalhos de parto no no avanam, feto com problemas, sangramento vaginal, me mais velha ou beb grande. O Brasil campeo do mundo em partos cesarianos
afirma a epidemiologista Silvana G. Nogueira da Gama, da Escola Nacional de Sade Pblica da Fiocruz.

Monitorao Fetal Eletrnica: Visa detectar a falta de O2 e fornecer informaes em partos de alto risco.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Ambientes para o nascimento: Holanda, 35% dos partos so feitos em casa. Ambientes impessoais Busca por mtodos alternativos. Doula (oferecem apoio emocional).
NEONATO (primeiras quatro semanas)

Tamanho e Aparncia Relacionado com a raa, sexo, tamanho dos pais, nutrio e sade materna. 50 cm e 3,4Kg.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Tamanho e Aparncia (cont.) Perda lquidos, recupera peso por volta do 10-14 dia. Cabea grande e queixo pouco proeminente. Nariz achatado, pele delgada, vernix caseosa, lanugem. Sistemas Orgnicos Circulatrio: BC rpidos e irregulares, PS instvel at em torno do 10 dia. Respiratrio: Anoxia, so suscetveis a problemas respiratrios.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Gastrintestinal: Mecnio, msculos esfincterianos e grande reflexo para suco. Ictercia neonatal. Termorregulao: Tecido adiposo e aumento da atividade.
O encfalo e o comportamento reflexo O crescimento neurolgico o que permite o rpido desenvolvimento motor e cognitivo que ocorre na 1 infncia. 250 mil clulas enceflicas por minuto. Desenvolvimento do SNC Nascimento: 25% do peso normal. Primeiro ano de vida: 70%. Final do segundo ano: 80%.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Cerebelo. Paralisia cerebral (perodo intermedirio da gestao). Diferenciao celular: pensamento e resoluo de problemas (20 semanas), crtex primrio (25 e 32 semanas). As clulas corticais ainda no esto bem conectadas. Como o ambiente influencia o mento cerebral O empobrecimento da experincia no incio da vida pode deixar sua crebro. Testes com gatos e ratos.

desenvolvicognitiva marca no

REFLEXOS PRIMITIVOS:
Avaliao mdica e comportamental imediata Aps o nascimento e 5 min. depois. Realiz-lo melhor.
Escala de Apgar Pontos Pulso FC Respirao Tnus muscular 0 Ausente Ausente Flcido 1 <100/min. Fraca, irregular Flexo de pernas e braos 2 >100/min. Forte/Choro Movimento ativo/ Boa flexo Rosado

Aparncia (cor)

Ciantico/Plido

Cianose de extremidades

Irritabil. Reflexa

Ausente

Algum movimento

Espirros/Choro

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Escala de Brazelton: Comportamentos interativos, motores, controle fisiolgico e resposta ao estresse.
SOBREVIVNCIA E SADE DO BEB

Complicaes do Nascimento Mecnicos, anoxia, doenas e infeces neonatais Baixo peso ao nascer (2,5kg): Pr-termo (antes 37 semana) e Bebs pequenos para idade (menos de 90%). Preveno e interveno. A probabilidade de se ter um beb de baixo peso ao nascer varia de acordo com fatores:

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Demogrficos Mdicos anteriores a gravidez Mdicos associados gravidez atual Comportamentais e ambientais pr-natais *Condio socioeconmica Segundo o IDB (Indicadores e Dados Bsicos para a sade) 2007, o total de recm-nascidos de baixo peso no Brasil foi de 8,1%, para o ano de 2005, tendo as Regies Sudeste e Sul, com 9% e 8,5%, respectivamente, apresentado as maiores propores.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Hipermaturao: 42 semanas aps o ciclo menstrual. Pode durar at 5 semana. Nvel de O2 e Volume de lquido amnitico.
Morte durante a primeira Infncia Tendncias da mortalidade infantil: Taxa de mortalidade infantil, no Brasil: Total: 21,17 mortes/1.000 nascimentos Homens: 24,63 mortes/1.000 nascimentos Mulheres: 17,53 mortes/1.000 nascimentos (2011 est.) Fonte: CIA World Factbook

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


As causas de mortalidade infantil no Brasil se alteraram ao longo das ltimas dcadas: Anos 80 (doenas infectocontagio-sas). Cresceu em importncia as causas perinatais (problemas durante a gravidez, parto e nascimento, corresponde mais de 50%). Sndrome de Morte Sbita na Infncia: morte repentina, sem explicao depois de exame completo.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


DESENVOLVIMENTO FSICO INICIAL

Princpios do Desenvolvimento O crescimento e desenvolvimento motor ocorrem de acordo com dois princpios: Cefalocaudal (2 meses: cabea do embrio ; no nascimento: ) Visualizar objetos antes de manipul-lo. Prximo-distal (a cabea e tronco do embrio se desenvolvem mais cedo) Estados de viglia: os ciclos orgnicos Padres distintos entre os bebs.

DESENVOLVIMENTO FSICO DOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA


Ex: RN dormem em mdia 16h/dia. O RN tem cerca de 6 a 8 perodos de sono. Do 3 ao 6 ms mais da metade do sono ocorre a noite. Variaes comportamentais diferenas temperamentais. Costumes para dormir. Crescimento Crescem mais rpido do que em qualquer outra fase da vida. O ritmo de crescimento diminui durante o segundo ano. Ocorre em surtos. Influncia gentica + Condies de vida.

Desenvolvimento fsico inicial


Nutrio

Pases desenvolvidos x Pases em desenvolvimnto 1-Leite materno ou frmula LEITE MATERNO: At 6 meses;Mais digestivo;Menos reaes alrgicas; Desenvolve melhor os dentes;Maior proteo contra diarria, infeces respiratrias; Melhora acuidadevisual; Desenvolvimento neurolgico. FRMULA Amamentao com mamadeira; Baseada em leite de vaca ou protena de soja; Semelhante ao leite materno adicionado vitaminas e sais minerais. OBS: Complementao com Ferro;Relacionamento entre me e beb o mais importante.

Desenvolvimento fsico inicial


2-Leite de vaca e alimentos slidos. Com 1 ano:Leite integral. Com 6 meses: Alimentos slidos e sucos de fruta; Habildades sensoriais iniciais 1-Tato e sensibilidade dor 32 semanas de gestao so sensveis ao toque; Toque na bochecha;Cirurgias sem anestesia. 2-Olfato Teste da amnia(1 dia);Descano da cabea no peito da me(6 dias)

Desenvolvimento fsico inicial


3-Gustao Preferncia por sabores doces/adaptao 4-Audio Incio no tero;Reagem distintamente a uma histria ouvida no tero(3 dias); Audio prejudicada aps nascimento(1-2 dias); reconhecem voz da me(3 dias);lngua nativa(2dias) 5-Viso Sentido menos desenvolvido;Desviar olhar acompanhando objeto(primeiros meses)

Desenvolvimento fsico inicial


Distinguir cores(aps 2 meses);foco melhor 30cm; Viso binocular(4-5 meses) 6-Desenvolvimento motor Maturao e contexto fsico social. Agarrar,engatinhar e andar:espao e liberdade. Movimentos deliberados(4 meses)/crtex cerebral/prtica repetida. o Marcos do desenvolvimento motor TESTE DE AVALIAO DE

Desenvolvimento fsico inicial


Denver II: Normas-idades onde 25%,50%,75% e 90% realizam algumas habilidades OBS: Teste ocidental

Desenvolvimento fsico inicial


o Influncias contextuais no ritmo do

desenvolvimento motor No influenciado pelo sexo ou educao dos pais,mas a fatores contextuais. 1.Culturais Bebs africanos/europeus/asiticos; Crianas com atrasos no desenvolvimento alcanam o nvel das demais. 2.Ambiente Alimentao,cuidados,liberdade fsica e oportunidade = DM normal

Desenvolvimento fsico inicial


Influncia da maturao/influncia do treinamento. Obs:Andador No que diferem meninos e meninas ? Meninos:Mais vulnerveis;mais compridos, pesados e fortes;salivam mais;mais ativos Meninas:Mais irritveis Ambos:flrorecer dos dentes; sentar-se; caminhar.

Desenvolvimento Cognitivo nos Trs Primeiros Anos de Vida

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


Comportamento inteligente : orientado para a meta e

adaptativo. 1-Abordagem Behaviorista Comportamento muda com experincia. o Como os bebs aprendem Aprendizado/experincia Viso,audio,olfato,tato Maturao essencial o Tipos de aprendizagem

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


Condicionamento clssico:Flash;virar a cabea para mamar;medo Condicionamento operante:Sorriso;Sugar bico que ativa som; Os dois juntos promovem comportamentos complexos. o Memria do beb

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


2-Abordagem Piagetiana -Evoluo das estruturas mentais e adaptao ao meio ambiente;O que capaz de fazer; Piaget descreveu estgios do desenvolvimento Cognitivo. o Estgio sensrio-motor(nascimento 2 anos) -Bebs mudam de criaturas que apenas respondem a reflexos para crianas orientadas. -Crescimento cognitivo atravs de reaes circulares.

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


Reao circular primria:Ao e resposta envolvem

o prprio corpo; Reao circular secundria:Ao provoca resposta de outra pessoa ou objeto. Reao circular terciria:Ao resulta em algo agradvel. -Subfases do estgio sensrio motor(vdeo). Capacidade representacional,Imitao diferida e Permanncia do objeto.

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


o Pesquisa ps-piagetiana:

I. Capacidade cognitiva dos bebs Algumas afirmaes de Piaget foram refutadas. II. Habilidades que desenvolvem antes do que Piaget pensava Alguns aspectos da permanncia do objeto; Os sentidos no esto inter-relacionados ao nascimento;Imitao visvel e diferida.

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


III. Os bebs nascem pensadores? Nascem pensadores ou aprendem muito cedo! -Compreenso de nmeros; -Compreenso sobre o mundo fsico. 3-Abordagem Psicomtrica o Testes de inteligncia -Quantitativo

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


o Testando a inteligncia de bebs e crianas

jovens -Escores de testes para bebs e crianas jovens no so confiveis; -Bebs: capacidade motora e sensorial -Crianas jovens: verbais -Humanos: tendncia a autocorreo -Esacala de Bayley II (1 -42 meses)Escalas: mental,motora e de classificao comportamental.

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


-Os escores dos bebs e crianas podem ser melhorados o Impacto do ambiente domstico -Escala HOME -Elogios,carinhos,respostas s perguntas,nmeros de livros,brinquedos estimulantes,instruo dos pais...

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


4Abordagem do processo de informaes o Percepes e smbolos -Memria na resoluo de problemas e aprendizegem. -Descreve os processos mentais na aquisio de informaes. o Habituao -Exposio repetida de estmulo at reduzir a resposta.

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


-A aprendizagem avaliada pela rapidez da habituao e recuperao de ateno. -Relao com : preferncia por complexidade,rpida explorao de ambiente, sofisticao de brincadeiras,capacidade de combinar figuras... o Discriminao sensria

Desenvolvimento Cognitivo:quatro abordagens


-Preferncia pelo novo;Transferncia intermodal; Memria de reconhecimento visual o Influncia do cuidador -Mes mais responsivas bebs com habilidade de representao mais avanada; Escores de QI mais altos; Maior desenvoltura em atividades de aprendizagem. -Auto-estima ,motivao e persistncia.

Desenvolvimento da Linguagem

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Infant Fala pr-lingustica: Choro

arrulhos e balbucios

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Primeiras vocalizaes

Chorar 2. Arulhar (6 semanas/3 meses) (vdeo 1)


1.

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


3.

Brincar com os sons da fala (3 meses)

4.

Balbuciar (10 meses) (vdeo 2)

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Reconhecendo os sons da linguagem
1.

At os seis meses: Aprendem os sons bsicos da sua lngua nativa;

2.

Aos 9 ou 10 meses: Aprendem a diferenciar sons que fazem ou no parte de sua lngua.

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Gestos (9 meses)

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Primeiras palavras
1. Fala lingustica (10/ 14 meses) (vdeo 4) 2. Holofrase

Sequncia do desenvolvimento inicial da linguagem


Frases, gramtica e sintaxe (vdeo 3)

Caracteristicas da fala inicial

Como as crianas adquirem habilidades com a linguagem


Natureza ou meio? Debate histrico (video 5)

Como as crianas adquirem habilidades com a linguagem


Influncias genticas ou temperamentais

Como as crianas adquirem habilidades com a linguagem


Influncias ambientais: a importncia da interao

social

Como os Pais e cuidadores ajudam os bebs a aprender

Fala dirigida criana


Lngua de me

Oww, o bebexim da mame t tum? Nga linda do papai xel no colao. FDC

Preparando a alfabetizao
Benefcios da leitura em voz alta

Desenvolvimento Psicossocial nos trs primeiros anos de vida

Fundamentos do desenvolvimento piscicossocial


Emoes Quando se desenvolvem as emoes? Como os bebs mostram suas emoes?
1.

Chorar

2.

Rir e sorrir

Temperamento
Componentes padres de temperamento Influncias no temperamento Efeitos do temperamento na adaptao: grau de

harmonia

Primeira experincia social: a criana na famlia


O papel da me O papel do pai Como os pais moldam as diferenas de gnero

Questes de desenvolvimento do beb

Limitado

Autnomo Desenvolvendo a confiana


Cuidado Correspondncia

Desenvolvendo os apegos Busca por aproximao Reciprocidade de ateno

Situao estranha
INSEGURANA

SEGURANA

APEGO SEGURO

APEGO EVITATIVO

APEGO RESISTENTE

APEGO DESORGANIZADO/ DESORIENTADO

Temperamento e confiana:
Apego seguro Apego inseguro confiana desconfiana

Efeitos do apego a longo prazo Um padro de apego estende-se por geraes?

Regulao mtua : lendo os sinais Bebs no so passivos, eles tentam demonstrar suas vontades Estimulao demais oprime Pouca estimulao gera desinteresse

Ansiedade frente estranhos e de separao Em geral, normal Acontece com crianas hospitalizadas

Com 2 anos e meio j iniciam a infncia

3 questes so importantes: Senso de identidade Desenvolvimento da autonomia Desenvolvimento da auto regulao

Senso de identidade Diferenciao entre a criana e o mundo Aos 18 meses : reconhece ser um ser fisicamente distinto Entre 19 e 30 meses: se auto descreve

Desenvolvendo a autonomia A virtude que surge a vontade Muitos pais encaram essa fase como a da teimosia, mas essa busca por independncia saudvel

Desenvolvendo a auto regulao Inicia pela necessidade de aprovao dos pais Processo difcil que dura cerca de 3 anos Base para a socializao

ORIGENS DA CONSCINCIA
Origina-se da obedincia a orientaes delicadas Uma educao amvel ajuda a internalizar regras

CONTATO COM OUTRAS CRIANAS


segurana
O nascimento do irmo mais novo

insegurana Porm, a ansiedade e insegurana so normais Embora a rivalidade esteja presente, o afeto tambm est presente

Crianas em creches ou com outros cuidadores

OBRIGADA!

Вам также может понравиться