Вы находитесь на странице: 1из 12

Epidemiologia da infeco

Trabalho realizado por: Joana Saraiva n11 Jorge Bonifcio n13 Maria Ins Pimenta n14 10M

Ser vivo microscpico, geralmente constitudo por uma clula apenas. Microrganismo tende a substituir o termo micrbio. Os microrganismos compreendem as bactrias, os fungos unicelulares (leveduras), os vrus e os protistas. O seu papel essencial nos ciclos ecolgicos, mas alguns deles originam doenas infecciosas bacterianas e virais.

Dedica-se ao microrganismos

estudo

dos

Nasceu da especulao humana sobre a origem da vida e sobre a fonte das doenas transmissveis. O seu estudo est relacionado a Infectologia, Gentica, Biologia Molecular, Farmacologia, Patologia, Imunologia e Semiologia.

O corpo humano continuamente habitado por vrios microrganismos diferentes, na sua maioria bactrias que, em condies normais e num indivduo sdio, so inofensivos e podem at ser benficos. Um rcem-nascido sdio adquire a sua microbiota normal a partir da alimentao e do ambiente.

O corpo humano constitudo por: MICROBIOTA NORMAL DO CORPO

Cocos Gram-positivos e negativos

Bacilos Gram-positivos e negativos

So organismos, microscpico ou no, capaz de produzir doenas infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstncias favorveis. Podem ser bactrias, vrus, protozorios ou fungos. O organismo patognico pode multiplicar-se no organismo do seu hospedeiro, podendo causar infeces e outras complicaes..

Mdico italiano que em 1546 definiu que o contgio ocorria: 1. 2. Atravs do contato Atravs dos objetos

3. distncia (atravs do ar )

Somente no sculo XX as melhorias das condies de vida, saneamento e interveno mdica tiraram as sociedades das consequncias destas doenas.
Na dcada de 50 os sucessos da medicina e da sade pblica pareciam to impressionantes que os mais renomeados cietistas alegavam ter encontrado a irradicao.

Doena comunicvel: transmissvel de uma fonte externa, a um paciente;

Doena contagiosa: transmissvel de paciente para paciente,


Doena infecciosa: Causada de um agente externo que se multiplica.

Muitas doenas bacterianas e fngicas comuns podem ser evitadas atravs de uma boa higiene pessoal e do ambiente e inclusive pelo cozimento apropriado dos alimentos. A vacinao um mtodo de grande ajuda diminuio de muitas doenas bacterianas e virais, ou at mesmo a sua erradicao..

Quanto ao tratamento existe uma gama imensa de medicamentos que atuam no combate aos microrganismos que por sua vez j estejam a infetar o organismo. De modo geral, os antibiticos agem ou interferem no metabolismo do microrganismo ou na sua reproduo, outros por sua vez, destroem estruturas da parede ou da membrana das bactrias. Porm o tratamento depende da especificidade do medicamento e do agente causador da doena.

Fim

Вам также может понравиться