Вы находитесь на странице: 1из 13

RISCOS DA CORRENTE ELTRICA

TIPOS DE CORRENTE A corrente alternada apresenta maiores riscos do que a corrente contnua. Uma corrente alternada de 100 mA pode desencadear uma fibrilao atrial, enquanto que uma corrente contnua de 3A podero no causar nenhum mal.

RISCOS DA CORRENTE ELTRICA


FREQNCIAS Freqncias altas de corrente alternada so mais seguras que 60 Hz. A faixa de maior risco da corrente alternada para o organismo situa-se entre 10 e 200 Hz. O problema que a melhor qualidade de luminosidade e de eficincia transmitida na freqncia ao redor de 50 a 60 Hz.

RISCOS DA CORRENTE ELTRICA


CIRCUITO A corrente eltrica deve ficar sempre confinada ao circuito que est operando. Toda vez que uma corrente passar por vias alternativas `as do circuito, poder ocorrer: Eletrocusso(choque eltrico), interferncias eletromagnticas, incndios e exploses.

RISCOS DA CORRENTE ELTRICA


OCORRNCIAS Eletrocusso: e` a passagem de corrente eltrica pelo organismo. Pode causar sensao de choque, queimaduras, leses neurais, leses musculares por contraturas violentas, asfixia por paralisia da musculatura e do centro respiratrio e arritmias cardacas. Interferncias Eletromagnticas: uma corrente alternada de alta freqncia gera um campo magntico que pode interferir no funcionamento de outros equipamentos. O aterramento adequado e o isolamento eletromagntico dos equipamentos previnem essas interferncias.

RISCOS DA CORRENTE ELTRICA


OCORRNCIAS incndios e exploses: ocorrem pela produo de uma fasca eltrica num ambiente rico em gases e vapores inflamveis.

Com o desuso dos anestsicos inalatrios inflamveis (ter e ciclopropano), o risco diminuiu.
No entanto, materiais como a borracha numa atmosfera rica em gases comburentes (oxignio e oxido nitroso), podero entrar em combusto facilmente com uma simples fasca eltrica.

ELETROCUSSO E OS RISCOS PARA O ORGANISMO


A passagem da corrente eltrica pelo organismo segue a lei de Ohm (I=V/R). Quanto maior a resistncia da pele, menor ser a corrente que o organismo conduzir. Essa resistncia `a corrente eltrica varia de 100 Ohm (pele mida) a 1.000.000 Ohm (tecido queratinizado e seco).

ELETROCUSSO E OS EFEITOS CARDACOS


MACROCHOQUE Gerao de correntes de grande intensidade entre 2 pontos do organismo, com passagem pelo corao. Podem causar fibrilao ventricular, com correntes de 100mA a 60 Hz.

ELETROCUSSO E OS EFEITOS CARDACOS


MICROCHOQUES Resultam de correntes de 10 a 100 mA aplicadas diretamente no corao atravs de cateteres intracardcos ou fio de marcapasso.

ELETROCUSSO E OS EFEITOS CARDACOS


Macrochoque Microchoque

PROTEO CONTRA ELETROCUSSO


ATERRAMENTO Tanto o plo neutro de uma tomada quanto o fio terra devem possuir zero de potencial de voltagem. O polo neutro integra o circuito eltrico que ira` operar qualquer aparelho O fio terra tem o objetivo de dar mais segurana aos equipamentos.

PROTEO CONTRA ELETROCUSSO


ATERRAMENTO O aterramento adequado e integro no permite que um possvel potencial gerado na carcaa do equipamento seja transmitido para a pessoa que toque nele. No Brasil, existem muitos hospitais que no possuem o terceiro pino(terra). Com isso, um importante elemento de segurana dos equipamentos e` retirado.

PROTEO CONTRA ELETROCUSSO


ATERRAMENTO O aterramento para uma determinada rea hospitalar deve ser derivado sempre de um mesmo ramal, para que no tenham pequenas diferenas de potencial de ao entre fios terra conectados a um mesmo paciente, que possa causar eletrocusso. O fio terra e` obtido atravs da colocao de eletrodos no solo ou na estrutura do prdio e segue a NBR.

PROTEO CONTRA ELETROCUSSO


DUPLA ISOLAO Alguns equipamentos dispensam o aterramento por apresentar uma carcaa isolada duplamente. SENSORES DE CORRENTE So alarmes luminosos ou sonoros que alertam para a presena de correntes no sistema de aterramento.

Вам также может понравиться