Вы находитесь на странице: 1из 28

I Congresso de Educao Da palavra ao gesto eficaz

Rua Visconde de Cair, 2170 - Jardim Monumento Tel. (67) 3387-0251 (67) 3025-3890 www.iappec.com.br

O discurso...

Nossa misso formar o cidado integral, crtico e reflexivo para atuar na sociedade....
Resta saber: Estamos conseguindo formar este sujeito?

Quem o sujeito integral que queremos formar?

EDUCADOR QUE SAIBA...

Resolver Problemas
www.espectrum.com.br

? ?
Ser que.......??????
www.espectrum.com.br

Construir Planos...
(Intento, propsito, desgnio, projeto... )

Planos

= Intenes

Planos de ministrar uma aula diferente; Planos de novas aes pedaggicas; Planos de mudar a prtica de sala de aula; Planos de ir alm dos contedos, etc.

O problema:

No tenho tempo!!

J tenho tanto servio!!

Tenho muito contedo para dar!!

Como virar essa mesa?

Nossa proposta, alicerada na construo do conhecimento, procura um caminho de criatividade conectada a novas formas de relaes interculturais.

Meta:
Formar um sujeito que desenvolva habilidades e competncias para fazer uso de seus conhecimentos na sua vida diria.

OFICINA

FILOSOFANDO SOBRE OS NOSSOS VALORES


Psicloga e Prof. Cristina Arajo
Campo Grande/MS Outubro - 2011

Manual do professor

Habilidades e competncias:. Reflexo crtica sobre


valores, princpios e normas referentes conduta humana no sculo XXI. Altrusmo, limites e auto- estima.

(parceira REDE PITGORAS) Atividades: Caf Filosfico O que acontece


comigo e com o outro? (da reflexo a ao)
Quem o outro? Refletir sobre a importncia dos limites, saber a hora de dizer e ouvir no.

Dinmicas de Abertura
1) 2)

Voc sabe o que est escrito aqui? A construo do Mundo. A dinmica do Sim e do NO.

3)

Qual a ltima vez que voc recebeu um NO? Como se sentiu? O que fez? Assistir ao Vdeo o caso Rhanna Natal / RN

Ento, o que temos hoje no sculo XXI?

Jovens e crianas extremamente inteligentes com o emocional de Nen. Eles falam 04 idiomas, mexem em computadores, fazem coisas incrveis com as novas tecnologias. Mas...

...quando a namorada briga, eles falam em matar ou morrer

O Casos de hoje
O caso Elo

Caso Joo Hlio Culto ao corpo perfeito

Professora baleada

O que est acontecendo com nossas crianas e jovens?

Relato do menino que matou o Joo Hlio:


A reprter pergunta: -Mas voc viu que tinha um menino pendurado no carro? -Eu vi.

Quem o Outro?

O outro aquele que me lesa. -Mas, voc no sentiu vontade de parar para tirar o No importa menino do carro? quem seja o outro: meu pai, - No, porque algum podia bater em mim. minha me, meu - Mas, o que voc fez,... O que estava fazendo? irmo, meu vizinho, o - Estava tentando bater o menino no poste pra ver se estranho na rua, ele caia. o annimo, o - E voc no pensou que ele poderia ser seu filho? menino pendurado no - No. Eu no tenho filho. carro... Retirado do Artigo: Dias de Sombra, Dias de Luz O fato do outro existir o fato de que me falta alguma coisa.

Esse o discurso da ausncia de Superego.


Voc tem alguma coisa a ver com isso?

O Conto: A ratoeira

udio Conto (Autor desconhecido)


Saiba! Todo mundo vai morrer Presidente, general ou rei Anglo-saxo ou muulmano Todo e qualquer ser humano...
Saiba! Todo mundo teve pai Quem j foi e quem ainda vai Lao-Ts, Moiss, Ramss, Pel Gandhi, Mike Tyson, Salom... Saiba! Todo mundo teve me ndios, africanos e alemes Nero, Che Guevara, Pinochet E tambm eu e voc E tambm eu e voc E tambm eu e voc...

Preste ateno: os problemas dos outros tambm podem ser seus


Saiba! Todo mundo foi nenm Einstein, Freud e Plato, tambm Hitler, Bush e Saddam Hussein Quem tem grana e quem no tem... Saiba! Todo mundo teve infncia Maom j foi criana Arquimedes, Buda, Galileu E tambm voc e eu... Saiba! Todo mundo teve medo Mesmo que seja segredo Nietzsche e Simone de Beauvoir Fernandinho Beira-Mar...

Saiba de Adriana Calcanhoto.

Filosofando: Entendendo o processo, desenvolvendo solues e aplicando aes Gente!... tem pouco lcido no mundo! Tem muita gente pulsional. Tem pouca gente com superego. Tem muita gente fazendo o mal para si mesmo. Tem pouca gente cuidando... tem pouco professor lcido, tem pouco poltico lcido, tem pouco pai lcido, tem pouca gente lcida...
1 Congresso Mundial sobre a Sade da Criana. Ano 2000

O que isso significa?

O que esse tal de Superego?


a capacidade de no usarmos a nossa raiva, a nossa

sexualidade e a nossa inveja na hora em que bem quisermos. Como desenvolve o Superego? Fase Anal :Limites Distino Tolerncia a Frustrao
Superego

AUTO - ESTIMA

a possibilidade tica de eu gostar de mim.

Crianas e jovens que crescem sem ouvir bons, justos e firmes Nos, crescem sem saberem que o mundo no s deles.

Dizer NO distino entre Eu e o Outro.

Soluo? Oferecer limite


LIMITE O DESEJO DE QUEM CUIDA
Donald Winnicott dizia: Eu preciso ajudar meu filho a fazer a distino, entre o que Ele e o que sou Eu. Eu preciso dizer pra ele sobre o meu desejo: Eu no quero que voc enfie a faca no seu irmo Eu no quero! o meu desejo. Nunca No pode porque ele vai descobrir que tudo pode. Eu tenho 09 anos e fao minha me chorar. Minha me tem 30. Imagina o poder que eu tenho!... Eu vou ser presidente quando eu crescer. Imagina isso! Eu vou ser... Eu vou ser o que quiser!... Percebe o poder que eu tenho? Eu posso matar e dormir. Eu posso tirar tudo o que eu quiser de todo mundo. Olha o que eu fao! Eu j sou mal, ento, o que mais pode me acontecer?... Eu fiz chorar a pessoa mais importante da minha vida, posso fazer chorar o mundo.

AUTORITARISMO X AUTORIDADE

Atividades Propostas
(Da Palavra ao Gesto Eficaz) Ensino Fundamental:
INSTRUO: Pedrinha mgica: segurar a pedrinha e dizer que ela mgica, portanto, toda vez que algum segura-la ter o direito de falar o que sente e ser respeitado por todos os presentes, mas que aps falar, ter que passar a pedra para o colega ao lado, dando a ele a oportunidade de falar tambm.

Escolhendo cuidadosamente suas palavras:


essa atividade tima para treinar o jeito de se chegar s pessoas, a forma de como se dirigir a cada um.

Anjo da Guarda Integrao, socializao, empatia, relacionamento


interpessoal Como deseja ser lembrado? Elabore o seu Epitfio

Todos temos questes filosficas... Quais so as suas?


"E quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que no sabe a resposta? (Geraldo Eustquio) Instruo: Essas perguntas no tm resposta certa ou errada. Porque s vezes fazer a pergunta certa a resposta.

Objetivo: Levar o aluno a pensar, confrontar idias e entrevistar pessoas nas ruas e/ou na Escola elaborar um vdeo Filosfico.
1) Por que chamam a terceira idade de "melhor idade" se ningum quer ser velho?

2) Por que que lojas abertas 24 horas possuem fechadura? 3) Por que que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa poca antes de Cristo?
4) O que voc pensa sobre as pessoas que burlam a declarao do imposto de Renda? 5) Se a Educao voltada para a Verdade, porque no Brasil h tantos adultos que mentem?... Eles no foram a escola?

RESOLVENDO SITUAES PROBLEMA


1) Voc est almoando com trs pessoas que respeita e admira. Todas elas comeam a criticar um amigo ntimo seu, no sabendo que seu amigo. A crtica injusta e de mau gosto. O que voc faz?

2) Imagine que voc passou anos de sua vida infeliz, procurando por uma pessoa amada, quando em um belo dia passeando de carro, por uma rua deserta, h no ponto de nibus est pessoa, e ao lado um mdico e uma senhora passando muito mal e necessita de cuidados. Voc sabe que no ter outra oportunidade. O que fazer ento, se em seu carro s h lugar para mais uma pessoa?
3) Voc dirige o seu carro na madrugada e se distrai mudando a estao de rdio, quando percebe que bateu numa Mercedes. Voc est duro, endividado, seu carro no tem seguro. Talvez o do carro do outro tenha.Afinal, uma bela Mercedes. Ningum viu. Voc tem duas sada, o que fazer ento?

Msica Traduo da letra: Crazy do Simple Plan


Louco Dinheiro a nossa prioridade Isso no faz sentido pra mim Me diga o que h de errado com a sociedade Todos esto ficando loucos? Quando em todos lugares que eu olho eu vejo Algum pode me salvar? Garotas morrendo para estar na TV Algum pode me dizer o que est Elas no pararo at acontecendo? Terem alcanado seus sonhos Me diga o que est acontecendo Plulas para emagrecer, cirurgias Se voc abrir seus olhos Fotos editadas para as revistas voc ver que alguma coisa est errada Dizendo a elas como elas devem ser Me diga o que h de errado com a Isso no faz sentido para mim sociedade Todos esto ficando loucos? Quando em todos lugares que eu olho eu Algum pode me salvar? vejo Algum pode me dizer o que est acontecendo? Garotos ricos dirigindo grandes carros Me diga o que est acontecendo Enquanto crianas esto passando fome Se voc abrir seus olhos nas ruas Voc ver que alguma coisa est errada Ningum se preocupa Eu acho que as coisas no so como costumavam ser Ningum gosta de dividir No h mais famlias normais Eu acho a vida injusta Os pais agem como inimigos Todos esto ficando loucos?Algum pode Fazendo as crianas se sentirem como se fosse a 3 me dizer o que est acontecendo? guerra mundial Me diga o que est acontecendo Ningum se preocupa, ningum est aqui Se voc abrir os seus olhos Eu acho que todos ns somos muito condenados ao voc ver que alguma coisa est errada trabalho

Vdeo: Elisa Lucinda

- S DE SACANAGEM

A escola deve trabalhar essas questes, tentando identificar e definir o que alegria? O que a vida? O que dor? Questes to fundamentais para os dias de hoje.

A intensidade da vida, pode ser insurpotvel e nos deixar paralisados diante da sua fora e crueldade. Viver pode nos deixar doentes, mas a vida tambm inveno. Ela pode ser criada e recriada por ns, como uma obra de arte. Viver pode ser artstico.

AVALIAO DA OFICINA
Cristina Arajo Campo Grande/MS ANO 2011 psicologia.has.cristina2@gmail.com

Вам также может понравиться