Вы находитесь на странице: 1из 77

Corrente Contnua

Tcnicos de Instalaes Elctricas

Eng. Paulo Coimbra

Contedos
Grandezas importantes do circuito elctrico Lei de OHM Lei de Joule Aparelhos e tcnicas de medida Associao de resistncias Geradores e Receptores

Grandezas do circuito elctrico


O QUE A ELECTRICIDADE ? A electricidade um fenmeno natural. Resulta da existncia de cargas elctricas nos tomos que constituem a matria. No ncleo dos tomos h cargas elctricas positivas fixas (protes) e em torno do ncleo h cargas elctricas negativas mveis (electres).

Grandezas do circuito elctrico


O tomo est em equilbrio elctrico, ou seja, o balano da sua carga elctrica total zero, pois h igual nmero de cargas positivas e negativas. Se forem extrados electres a um tomo, este equilbrio quebrado e o tomo fica ionizado. Quer isto dizer que fica com excesso de carga positiva. Existem substncias, como o vidro, a ebonite, o mbar e outras que apresentam esta propriedade de se ionizar quando so friccionadas.

Grandezas do circuito elctrico


Se for estabelecida a ligao entre dois corpos electrizados em que haja diferena entre si na concentrao de cargas, verifica-se o aparecimento de uma corrente elctrica de cargas de um para o outro, at ser estabelecido o equilbrio de potencial entre os dois corpos.

Grandezas do circuito elctrico


Todos os fenmenos elctricos resultam deste comportamento. O Homem aprendeu a criar diferenas de potencial artificialmente, primeiro por frico dos corpos e depois por outros processos, por forma a poder produzir correntes elctricas e utilizar os seus efeitos. Os aparelhos que originam estas diferenas de potencial (ddp) so os geradores elctricos.

Grandezas do circuito elctrico


O QUE A ENERGIA ELCTRICA ? Define-se energia como a capacidade de produzir trabalho

A energia elctrica existe nestes corpos sob forma potencial e resultou da acumulao forada de cargas, que lhe foi comunicada no processo de electrizao. Se corpos desigualmente electrizados forem postos em contacto elctrico estabelece-se uma corrente entre eles. produzido um trabalho devido transformao de energia potencial em cintica.

Grandezas do circuito elctrico


A energia existe na Natureza e no criada. O que existem so transformaes de umas formas de energia noutras. Desta forma, possvel transformar energia elctrica em magntica, trmica, qumica, radiante e o inverso tambm possvel.

Grandezas do circuito elctrico


O que a corrente elctrica? Corrente elctrica o movimento das cargas elctricas no seio de um condutor. Se este movimento se verificar sempre no mesmo sentido, estamos perante um circuito de corrente continua. Um condutor ser sempre percorrido por uma corrente elctrica desde que exista uma diferena de potencial.

Grandezas do circuito elctrico


A corrente elctrica est associada a uma grandeza que se chama intensidade de corrente elctrica (I) a qual permite medir o caudal de cargas que passam numa dada seco do condutor. Esta intensidade de corrente elctrica mede-se em Amperes, (A) em homenagem ao fsico francs Andr-Marie Ampre (1775-1836).

Grandezas do circuito elctrico


No entanto existem dois sentidos da corrente elctrica: Convencional e o Real Convencional: a corrente elctrica circula do corpo mais positivo para o mais negativo.

Real : a corrente elctrica circula do corpo mais negativo para o corpo mais positivo

Grandezas do circuito elctrico


Efeitos da corrente elctrica? Podemos considerar, fundamentalmente, os seguintes efeitos produzidos pela passagem da corrente elctrica num condutor. Efeitos trmicos Efeitos magnticos Efeitos qumicos Efeitos de armazenamento de carga.

Grandezas do circuito elctrico


O que a tenso elctrica? Suponhamos ento que o corpo um corpo A tem um potencia elctrico UA e um corpo B com um potencial elctrico UB. Ento existe uma diferena de potencia que dada por UA-UB.

A essa diferena de potencial entre os dois corpos chama-se usualmente de tenso elctrica.

Grandezas do circuito elctrico


A tenso elctrica pode ser encontrada entre dois corpos, entre dois fios condutores diferentemente carregados, entre dois terminais de um circuito ou de uma rede. Exprime-se em Volts em louvor ao fsico italiano Alessandro Volta (1745-1827). A tenso existente em nossas casa, por exemplo de 230v.

Grandezas do circuito elctrico


O que uma resistncia? A resistncia elctrica ou simplesmente resistncia o componente mais elementar e mais comum em electrnica e tem muitas aplicaes em electrotecnia. Grande parte dos aparelhos electrodomsticos no so mais que aplicaes de resistncias. Os aquecedores elctricos de resistncias so constitudos por um fio elctrico especial que aquece quando percorrido por corrente elctrica. A resistncia o fio.

Grandezas do circuito elctrico


A corrente elctrica no circula do mesmo modo em todos os materiais. Assim, existem materiais que deixam passar facilmente a corrente. Outros, pelo contrario, oferecem grande dificuldade podendo mesmo impedir a sua passagem.
A maior ou menor dificuldade que os materiais apresentam a essa passagem chama-se de resistncia elctrica.

Grandezas do circuito elctrico


A resistncia de um corpo depende do seu comprimento, da rea da seco e do material que o constitui, variando com a temperatura.

A unidade de resistncia elctrica o Ohm () em honra a Georg Simon Ohm (1787-1854).


Os mltiplos mais utilizados so: 1K= 1000 e 1M=1000000.

Grandezas do circuito elctrico


O que um receptor? O receptor elctrico um dispositivo que absorve a energia elctrica e a restitui sob outras formas de energia. Assim teremos receptores calorficos, luminosos, mecnicos, qumicos, etc. Tais como lmpadas, irradiadores, motores, etc.

Grandezas do circuito elctrico


Em praticamente todos os receptores se vai obter mais do que uma forma de energia. Na maior parte das situaes a energia calorfica coo responde a perdas na transformao.

Grandezas do circuito elctrico


Circuito elctrico?
Designamos por circuito elctrico o percurso da corrente elctrica nos condutores e nos aparelhos intercalados.
SW1

V1 5,0

LIGHT1

Grandezas do circuito elctrico


Existem muitos tipos de circuitos electrnicos. Um exemplo um amplificador de som, que recebe sinais elctricos de um microfone, que os amplifica e que os entrega a um altifalante.

Grandezas do circuito elctrico


evidente que um circuito elctrico para funcionar ter de ser fechado, caso contrario no haver passagem de corrente

Assim num circuito elctrico ter de haver no mnimo trs componente:


Geradores Receptores Aparelhos de manobra.

Grandezas do circuito elctrico


Geradores. Tipos: Pilhas, que transformam a energia qumica em energia elctrica. Geradores mecnicos rotativos ( dnamos) transformam energia mecnica em energia elctrica. Geradores fotoelctricos, transformam a energia luminosa em energia elctrica.

Lei de Joule
A corrente elctrica um movimento de cargas elctricas. Este movimento atravs da estrutura atmica dum material condutor origina choques que produzem elevao da temperatura do condutor. o efeito de Joule. Uma vantagem deste efeito produzir aquecimento a partir da corrente elctrica, o que aproveitado nos aquecedores elctricos.

Lei de Joule
Esta libertao de calor, designada efeito de joule, constitui a origem da incandescncia do filamento de uma lmpada, do aquecimento de um ferro , dos fornos, etc. Um inconveniente produzir perdas de energia nos condutores quando no se pretende aquecimento.

Lei de Joule
Assim a lei do efeito de Joule diz que:

A energia dissipada por uma corrente elctrica numa resistncia R directamente proporcional tenso aplicada, corrente elctrica resultante e ao tempo durante o qual se d a passagem da corrente.

Lei de Joule
Esta lei pode exprimir-se atravs da expresso W = U I t ou W = R I2 t

em que W a energia dissipada (em Joule), U a tenso aplicada (em Volt), I a intensidade de corrente elctrica (em Ampre), t o tempo durante o qual passa a corrente (em segundo) e R a resistncia elctrica (em Ohm).

Lei de Ohm
Quando se aplica uma tenso U a uma resistncia R, surge uma corrente I que percorre a resistncia.
I

R U

Lei de Ohm
A corrente I directamente proporcional tenso aplicada U e inversamente proporcional resistncia R.

Lei de Ohm
Por outras palavras : se aumentar a tenso U, a corrente aumenta proporcionalmente ; se mantiver a tenso U e diminuir o valor da resistncia, a corrente aumenta.
Com base na expresso anterior possvel escrever expresses equivalentes :

Lei de Ohm

U= R x I
R=U/I
Unidades :

U : Volt (V) I : Ampre (A) R : Ohm ()

Lei de Joule (Continuao)


Enunciando a lei de Joule: W=R x I2 x t W=U x I x t ou

A energia dissipada em calor por efeito de Joule, num receptor, proporcional resistncia do receptor, e ao quadrado da intensidade de corrente que o atravessa e ao tempo de passagem da mesma corrente.

Lei de Joule (Continuao)


Equivalendo um Joule a 0,24 calorias, a quantidade de calor desenvolvido pode ser calculada pela expresso: Q= 0,24 x R x I2 x t Ou Q= 0,24 x U x I x t Unidade = calorias =cal

Resistividade

Podemos concluir que a resistncia de um condutor directamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional sua seco. Tambm podemos constatar que condutores com iguais dimenses mas de diferentes materiais apresentam valores diferentes de resistncia elctrica.

Resistividade
Vamos considerar o seguinte modelo comparativo: Se dispusermos de uma conduta de agua ligando dois pontos de observao imediata que a resistncia oferecida por essa conduta depender do seu comprimento e da sua seco mas igualmente do estado interno das suas paredes. evidente que se estas forem lisas e limpas, a agua passar mais facilmente do que se forem rugosas ou apresentarem sujidades.

Resistividade
Assim temos que a resistncia de um condutor homogneo e filiforme depende de um factor caracterstico de cada material, a que chamaremos de resistividade. ()

R= L /A
R= resistncia em = resistividade do material L = comprimento A= seco

Potncia
Assim como visto anteriormente Define-se energia como a capacidade de produzir trabalho. Ento: Potncia a energia fornecida, recebida ou gasta por unidade de tempo.

Potncia
Em corrente contnua existe apenas uma potncia. Representa-se por P e determina-se pela expresso P = U I, em que U a tenso elctrica e I intensidade de corrente elctrica. No caso de um gerador, esta potncia representa a potncia que ele fornece.

Potncia
No caso de uma resistncia, representa a potncia por ela dissipada. Neste caso, aplicando a lei de Ohm, segundo a qual U = R I, obtm-se uma nova expresso para a potncia : P=UI P= R I2 A potncia P exprime-se na unidade Watt (W).

Associao de resistncias elctricas


Associao de resistncias em serie.

Associao de resistncias elctricas


Todas as resistncia so percorridas pela mesma intensidade de corrente. A tenso total igual soma das tenses parciais: Ut = U1 + U2 + U3 Ou Ut = R1 x I1 + R2 x I2 + R3 x I3

Resistncia total: Rt = R1 + R2 + R3

Associao de resistncias elctricas


Associao em paralelo.

Associao de resistncias elctricas


Todas as resistncias ento submetidos mesma tenso. Cada resistncia ou aparelho percorrido pela corrente respectiva necessria ao seu funcionamento. It = I1 + I2 + I3 Ou It = U/R1 + U/R2 + U/R3 Resistncia total 1/Rt = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 Para circuitos onde existem s duas resistncias em paralelo. Rt= (R1 x R2) / (R1 + R2).

Aparelhos de Medida
Existem diversos aparelhos de medidas elctricas, tais como: Ampermetros Voltmetros Wattmetros Ohmmetros Mega - Ohmmetros Contadores de energia Fasmetros Medidores de Terras Etc.

Aparelhos de Medida
Ampermetros servem para medir e controlar a intensidade de corrente elctrica. O ampermetro sempre ligado em serie no circuito, apresentando uma resistncia interna baixa ( em relao resistncia do circuito) de modo a no alterar as condies de funcionamento do circuito.

Aparelhos de Medida
Cuidados a ter: Deve-se tomar o cuidado de no ligar o aparelho em paralelo com o circuito, o que acarretaria num praticamente curto circuito, devido a pequena resistncia interna. Outro cuidado com a escala, pois quando formos medir uma corrente alta com uma escala baixa, haver uma corrente intensa circulando nos enrolamentos do aparelho, podendo causar problemas de isolamento, prejudicando o equipamento de medida.

Aparelhos de Medida
Tipos de Ampermetros: Quanto ao princpio de funcionamento:

Ampermetro com bobina mvel; Ampermetro Eletrodinmico; Ampermetro de ferro-mvel; Ampermetro de fio quente; Ampermetro de induo e campo girante.

Aparelhos de Medida
Ampermetro com bobina mvel: constitudo por um im permanente, muito estvel no tempo, com as extremidades oportunamente harmonizadas em cujo campo, tanto quanto possvel uniforme est adaptada uma bobina mvel de fio fino enrolada em vrias espiras, com liberdade de girar em torno do seu eixo. Esses aparelhos servem para medir corrente contnua e no so apropriados para CA.

Aparelhos de Medida
Ampermetro electrodinmico: Difere do anterior porque nele no h man permanente, substitudo por uma bobina fixa tambm percorrida pela corrente a ser medida. A mtua reaco entre os campos das duas bobinas determina o deslocamento da mvel, cuja elongao proporcional ao valor da corrente. Eles so capazes de medir tanto Corrente Contnua quanto Corrente Alternada. No caso de CA, o instrumento tem como leitura o valor eficaz da corrente.

Aparelhos de Medida
Ampermetro de ferro-mvel: Neste tipo de Ampermetro a bobina fixa, enquanto o equipamento mvel constitudo por uma pequena armadura de ferro doce, a qual no momento da passagem da corrente na bobina e com consequente criao de campo magntico, magnetiza-se por induo e tende, portanto, a deslocar-se para o ponto de equilbrio, onde o campo mais intenso, contrastada pela reaco das molas. A aco sobre a pequena armadura no depende do sentido da corrente, portanto esses ampermetros podem medir tanto CC quanto CA. Alm disso a corrente no deve chegar ao equipamento mvel e, portanto, estes instrumentos so muito simples e robustos e, assim, muito apropriados para empregos industriais.

Aparelhos de Medida
Ampermetro de fio quente: constitudo por um fino fio condutor cujas extremidades esto ligadas aos pequenos terminais fixos A e B. Na parte central o fio est mecanicamente ligado, mas isolado electricamente de um segundo fio que se enrola em uma pequena roldana, na qual est ligado o ndice do instrumento. O sistema mantido em tenso por uma mola. Atravs dos terminais A e B, o aparelho inserido em srie no circuito. A corrente percorre o fio AB, no qual se dissipa uma potncia definida pela lei de Joule. Portanto o fio se aquece e o seu consequente alongamento determina a ao de uma mola, a rotao de uma roldana e o deslocamento da escala. Esse tipo de aparelho muito simples e compacto e, portanto, robusto e apropriado para fins industriais, permite medidas de correntes Contnuas e Alternadas

Aparelhos de Medida
Ampermetro de induo de corrente girante: Esses dois tipos de Ampermetros utilizam o fenmeno da induo electromagntica entre o circuito percorrido por uma corrente e um circuito no percorrido pela corrente a ser medida, fazendo parte do equipamento mvel. Eles servem, portanto para medir somente correntes alternadas, e o seu funcionamento idntico ao dos motores elctricos de induo, com a nica limitao do movimento, devido presena das molas de reaco

Aparelhos de Medida

Aparelhos de Medida

Aparelhos de Medida
Voltmetro Mede e controla a tenso elctrica ou diferena de potencial do circuito ou do receptor. O Voltmetro ligado em paralelo, apresenta uma resistncia interna elevada de modo a no desviar uma corrente substancial do circuito. ( quanto maior for a resistncia do voltmetro menor ser a corrente a que por ele passa).

Aparelhos de Medida

Aparelhos de Medida
Cuidados a ter: Devemos cuidar a escala em que se encontra o aparelho quando realizarmos a medio, pois se realizarmos uma medio com uma escala inferior ao valor da grandeza do circuito, haver passagem de uma corrente excessiva em seus enrolamentos, causando um deslocamento brusco do ponteiro que prejudicial s peas que auxiliam a bobina mvel no seu deslocamento.

Aparelhos de Medida
Restries quanto sua ligao: Devemos sempre seguir as instrues de uso do aparelho fornecidas pelo fabricante Uma das principais restries que devemos observar a forma da tenso do circuito a ser medido e do aparelho a ser usado na medio. Devemos tambm observar outros requisitos, como: Frequncia; Margem de erro do instrumento; Posio de uso.

Aparelhos de Medida
Wattmetro, ou medidor de energia empregado em corrente alternada e serve para medir a energia elctrica absolvida por uma carga.

Aparelhos de Medida
constitudo, essencialmente, das partes mostradas abaixo. a) Bobina de Tenso ou de Potencial, Bp. Alternante Indutiva (grande n de espiras, fio fino, ligada em paralelo). b) Bobina, Bc (poucas espiras, fio grosso, ligada em srie e dividida em duas meias bobinas enroladas em sentidos contrrios c) Ncleo de Lmpada de Material Ferro magntico (normalmente Ferro Silcio), justapostas, mas isoladas umas das outras para reduzir as perdas por Correntes de Foucalt.

Aparelhos de Medida
d) Conjunto Mvel ou Rotor, constitudo de Disco de Alumnio, de alta condutibilidade, com o grau de liberdade de girar em torno do seu eixo de suspenso n, ao qual solidrio, a este eixo de n est preso um parafuso-semfim que acciona um sistema mecnico de engrenagens que regista, num mostrador, a Energia Eltrica Consumida. e) Im Permanente, para produzir conjugado de freios ou de amortecimento sobre o disco.

Aparelhos de Medida

Aparelhos de Medida

Aparelhos de Medida
Esquema de ligao: Entre os terminais 1 e 3 existe um voltmetro. Entre os terminais 2 e 5 existe um ampermetro.

Aparelhos de Medida
Erro por efeito paralaxe: o erro de leitura que ocorre quando qualquer instrumento de medida analgico lido de ngulo desfavorvel.

Para tentar evitar esse tipo de erro alguns instrumentos contem dispositivo que facilita a leitura de sua escala graduada. Para fazer a leitura de sua escala, devemos ficar de frente ao instrumento , de tal forma que possamos ver somente o fino perfil do ponteiro.

Aparelhos de Medida
Estando bem posicionado no lhe ser possvel visualizar as faces do ponteiro, mas somente o seu perfil.

Aparelhos de Medida
Na posio abaixo o leitor est visualizando as faces do ponteiro. Isso provavelmente causar um erro de leitura, por efeito paralaxe

Aparelhos de Medida
Os instrumentos de preciso (usados em laboratrio) tambm apresentam os ponteiros em forma de lmina, bem fina. Diferem dos instrumentos de servio por possurem um espelho, logo abaixo da escala graduada Para leitura da escala graduada desse tipo de instrumento devemos ficar em posio frontal ao aparelho, de tal forma que possamos ver o ponteiro reflectindo no espelho

Aparelhos de Medida
Classe de Preciso dos Instrumentos a margem de erro percentual que se pode obter na medio de uma determinada grandeza, por meio de um instrumento de medidas elctricas. Os instrumentos de preciso para laboratrio tem classe de preciso de 0, 1; 0,2 ou 0,5. Os instrumentos de servio para fins normais tem, classe de preciso 1,0; 1,5; 2,5 ou 5,0.

Aparelhos de Medida
Consideremos a medio de tenso indicada em 120V por um voltmetro de servio da classe preciso 1,5 e cuja escala graduada seja de 0 a 300 V. Matematicamente temos: (300x1,5)/100= 450/100 = 4,5 Esse resultado indica que os 120 V lidos no instrumentos so na

realidade 120 4,5 V, ou seja, pode variar de 115,5 a 124,5 V

Geradores
Tal como visto anteriormente os principais e mais usuais geradores de corrente continua so: Pilhas que transformam a energia qumica em energia elctrica.

Acumuladores funcionam de modo semelhante s pilhas com a vantagem de poderem ser recarregveis.
Geradores rotativos, dnamos, que transformam a energia mecnica em energia elctrica. Geradores fotoelctricos , que transformam a energia luminosa em energia elctrica.

Geradores
ento necessrio que o gerador realize internamente trabalho e consequentemente gaste essa energia. Daqui a necessidade do gerador dispor de energia para a transformar em energia elctrica. A fora electromotriz (f.e.m.) de um gerador traduzse pela possibilidade do gerador dispor no plo negativo de electres que entretanto so atrados pelo plo positivo atravs do circuito exterior. Podemos ento dizer que a f.e.m. a causa que cria e mantm um d.d.p. nos terminais de um gerador.

Geradores
A f.e.m. mede-se pela d.d.p. que ele estabelece nos seus terminais em circuito aberto. Representa-se pela letra E e medido em Volt.

Geradores
O valor da f.e.m. de um gerador em circuito fechado no coincide exactamente com o valor da tenso lida no receptor. Esta diferena deve-se ao facto do gerador apresentar uma resistncia interna passagem da corrente elctrica. No caso das pilhas essa resistncia devido ao electrlito, no caso dos dnamos devido s perdas verificadas nos enrolamentos da maquina

Geradores
Assim sendo e fechando-se o circuito, ir circular uma intensidade de corrente I que, ao passar pela resistncia de carga e pelo interior do prprio gerador, ir provocar duas quedas de tenso. Deste modo, a tenso nos terminais do gerador ser inferior tenso que apresentava em vazio, devido queda de tenso interna.

Geradores
Teremos ento, com o circuito fechado, uma tenso nos terminais do gerador dada por: U = E ri x I

Designada por lei de ohm para os geradores.


U em Volt E em Volt Ri em Ohm I em Amperes

Geradores
Rendimento de um gerador. e= Pu / Pet

e = Potencia til / Potencia Elctrica Total


e = (U x I) / ( E x I) e = U / E 1

Вам также может понравиться