Вы находитесь на странице: 1из 8

Rui Gomes & Lus Ado & scar Vieira Turma: 3E Disciplina: rea de Integrao

Neste trabalho iremos falar sobre algumas multinacionais e as suas aplicaes neste mundo de negcios.

Multinacionais, tambm conhecidas como transnacionais, so empresas que possuem matriz num pas e possuem atuao em diversos pases. So grandes empresas que instalam filiais em outros pases em busca de mercado consumidor, energia, matria-prima e mo-de-obra baratas. Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos pases em que atuam ou at mesmo para enviar produtos para serem vendidos no pas de origem ou outros pases. Dentro do contexto atual da globalizao, muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em pases diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produo. A entrada de empresas multinacionais num pas algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porm, grande parte do lucro obtido por estas empresas enviado para a matriz.

A Portugal Telecom uma operadora global de telecomunicaes lder a nvel nacional em todos os setores em que atua. Assume-se como a entidade portuguesa com maior projeo nacional e internacional e dispe de um portflio de negcios diversificado em que a qualidade e inovao constituem aspetos determinantes, estando ao nvel das mais avanadas empresas internacionais do setor. A atividade da empresa abarca todos os segmentos do setor das telecomunicaes: negcio fixo, mvel, multimdia, dados e solues empresariais. Os servios de telecomunicaes e multimdia so disponibilizados em Portugal, no Brasil e em mercados internacionais em crescimento. A presena internacional da Portugal Telecom estende-se a pases como Cabo Verde, Moambique, Timor, Angola, Qunia, China, Brasil, So Tom e Prncipe e Nambia.

A Energias de Portugal (EDP) (antigamente Eletricidade de Portugal) uma empresa do sector energtico, verticalmente integrada, com uma posio consolidada na Pennsula Ibrica, quer ao nvel de produo, distribuio e comercializao de eletricidade, como de gs. A EDP est cotada no ndice PSI-20. O grupo EDP tem hoje uma presena forte no panorama energtico mundial, estando presente em pases como Portugal, Espanha, Frana, Estados Unidos, Reino Unido, Itlia, Blgica, Polnia, Romnia e Brasil, contando com mais de 10 milhes de clientes e mais de 12 mil colaboradores em todo o mundo.

A Galp Energia um grupo empresarial nico em Portugal. As empresas que hoje a integram contriburam, com a criao e o desenvolvimento de novas oportunidades, para o posicionamento atual da Galp Energia como operador integrado multienergia. A diversificao da sua carteira de negcios reflete as vrias competncias que desenvolveu ao longo do tempo. A gnese da Galp Energia, na altura sob outra designao, remonta ao sculo XVIII. Em 1780, Lisboa comea a ser iluminada com os primeiros candeeiros a azeite. Do azeite ao carvo, da iluminao a gs ao petrleo e ao gs natural, passaram-se anos de evoluo tcnica, econmica e social. Ao ritmo do aparecimento destas novas fontes de energia surgem vrias empresas - a CRGE, a Sonap, a Sacor, a Cidla, a SPP e a Petrosul - que traam os destinos do setor energtico em Portugal e daro mais tarde origem Galp Energia. A Galp Energia foi constituda em 22 de abril de 1999 com o nome de GALP Petrleos e Gs de Portugal, SGPS, S.A. e com o objetivo de explorar os negcios do petrleo e do gs natural na sequncia da reestruturao do setor energtico em Portugal. A Galp Energia agrupou a Petrogal, a nica empresa refinadora e a principal distribuidora de produtos petrolferos em Portugal, e a Gs de Portugal, empresa importadora, transportadora e distribuidora de gs natural em Portugal.

A Mota-Engil um grupo portugus, lder nos sectores da construo civil, obras pblicas, operaes porturias, resduos, guas e na logstica. O presidente do Conselho de Administrao Antnio da Mota e o CEO Jorge Coelho. Originrio do concelho de Amarante, onde ainda possui sede social, este grupo empresarial possui atualmente os seus escritrios no Porto e em Oeiras. O Grupo Mota-Engil engloba trs grandes reas de Negcio Engenharia e Construo, Ambiente e Servios e Concesses de Transportes - marcando presena em 17 pases atravs das suas sucursais e empresas participadas, entre elas a Martifer, a Ascendi e a Suma. Faz parte do ranking das cem maiores empresas europeia do sector da construo. A Mota-Engil SGPS, sociedade holding do Grupo, est cotada no PSI-20, principal ndice da Euronext Lisboa.

uma empresa responsvel por uma rede internacional de lanchonetes, cuja atividade conhecida como fast food, sendo a maior rede do mundo na rea citada. A expresso tambm se refere marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contempornea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Atualmente ela vende cerca de 190 hambrgueres por segundo no mundo, sendo que uma nova loja inaugurada a cada dez horas. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhes de sanduches. Juntamente de marcas como Coca-Cola o McDonald's considerado um dos mais disseminados smbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso o sanduche conhecido como Big Mac.

Вам также может понравиться