Вы находитесь на странице: 1из 25

Direito Eletrnico Legislao e tica

-Propriedade IntelectualO Direito Autoral na Internet


Prof. Ruth Carolina Sgrignolli

Direito Autoral na Internet


INTRODUO
PROPRIEDADE INDUSTRIAL

PROPRIEDADE INTELECTUAL
art. 5, XXVII, XXVIII e XXIX da Constituio Federal.

Lei n 9.279, de 14 de maio de 1996

DIREITO AUTORAL
Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998

Direito Autoral na Internet


INTRODUO Constituio Federal/1988 Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

Direito Autoral na Internet


XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas; XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL LEI N 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Regula direitos e obrigaes relativos propriedade industrial.

1. O que protege a lei: direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas (art. 2 da Lei). 2. Como se d a proteo: mediante concesso de (incisos I a V do art.2 da Lei): 2.1. patentes de inveno e de modelo de utilidade; 2.2. registro de desenho industrial; 2.3. registro de marca; 2.4. represso s falsas indicaes geogrficas; e 2.5. represso concorrncia desleal.

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL

3. Autor: o autor da inveno ou modelo de utilidade. Em princpio, quem possui o registro mais antigo (art. 6 e pargrafo dessa Lei).

4. Objeto da patente: a inveno que atenda aos requisitos de (i) novidade, (ii) atividade inventiva e (iii) aplicao industrial (art. 8 dessa Lei).
OBS: patentevel como modelo de utilidade o objeto de uso prtico, ou parte deste, suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma ou disposio, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricao (art. 9 dessa Lei).

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Novidade - que a tecnologia ainda no tenha sido tornada acessvel ao pblico, de forma a que o tcnico, dela tendo conhecimento, pudesse reproduzi-la. Atividade Inventiva - que a inovao no decorra obviamente do estado da arte, ou seja, que o tcnico no pudesse produzi-la simplesmente com o uso dos conhecimentos j acessveis Utilidade Industrial - que a tecnologia seja capaz de emprego, modificando diretamente a natureza, numa atividade econmica qualquer.
BARBOA, Denis Borges, Os requisitos da patente de inveno, in http://denisbarbosa.addr.com/119.rtf

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL 5. O que no considerado inveno nem modelo de utilidade (art. 10 e incisos dessa Lei): 5.1. descobertas, teorias cientficas e mtodos matemticos; 5.2. concepes puramente abstratas; 5.3. esquemas, planos, princpios ou mtodos comerciais, contbeis, financeiros, educativos, publicitrios, de sorteio e de fiscalizao; 5.4. as obras literrias, arquitetnicas, artsticas e cientficas ou qualquer criao esttica; 5.5. programas de computador em si; 5.6. apresentao de informaes; 5.7. regras de jogo;

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL 5.8.tcnicas e mtodos operatrios ou cirrgicos, bem como mtodos teraputicos ou de diagnstico, para aplicao no corpo humano ou animal; e 5.9.o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biolgicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biolgicos naturais.

6. Prazo: A patente de inveno vigorar pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo 15 (quinze) anos contados da data de depsito (art. 40 da Lei). OBS: O prazo de vigncia no ser inferior a 10 (dez) anos para a patente de inveno e a 7 (sete) anos para a patente de modelo de utilidade, a contar da data de concesso, ressalvada a hiptese de o INPI estar impedido de proceder ao exame de mrito do pedido, por pendncia judicial comprovada ou por motivo de fora maior (par. nico art. 40 da Lei).

Direito Autoral na Internet


PROPRIEDADE INDUSTRIAL 7. Quem registra: INPI Instituto Nacional de Propriedade e Indstria, vinculado ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (Fernando Pimentel, 2011).

OBS: O regulamento da Lei de Software (Decreto No 2.556/98) possibilita ao titular dos direitos do programa de computador fazer seu registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL LEI N 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominao os direitos de autor e os que lhes so conexos. 1. O que protege a lei: So obras intelectuais protegidas as criaes do esprito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangvel ou intangvel, conhecido ou que se invente no futuro, tais como (art. 7, incisos I a XIII da referida Lei): 1.1. os textos de obras literrias, artsticas ou cientficas; 1.2. as conferncias, alocues, sermes e outras obras da mesma natureza; 1.3. as obras dramticas e dramtico-musicais; 1.4. as obras coreogrficas e pantommicas, cuja execuo cnica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL 1.5. as composies musicais, tenham ou no letra; 1.6.as obras audiovisuais, sonorizadas ou no, inclusive as cinematogrficas; 1.7. as obras fotogrficas e as produzidas por qualquer processo anlogo ao da fotografia; 1.8. as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cintica; 1.9. as ilustraes, cartas geogrficas e outras obras da mesma natureza; 1.10. os projetos, esboos e obras plsticas concernentes geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e cincia; 1.11. as adaptaes, tradues e outras transformaes de obras originais, apresentadas como criao intelectual nova;

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL 1.12. os programas de computador (Os programas de computador so objeto de legislao especfica, observadas as disposies desta Lei que lhes sejam aplicveis, cf. 1 do art.7 dessa Lei.) 1.13. as coletneas ou compilaes, antologias, enciclopdias, dicionrios, bases de dados e outras obras, que, por sua seleo, organizao ou disposio de seu contedo, constituam uma criao intelectual. 2. Como se d a proteo: a proteo aos direitos autorais independe de (art. 18 da Lei): A obra poder ser registrada na Biblioteca Nacional, na Escola de Msica, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema, ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, conforme o caso (art. 19 da Lei de D.A. e Lei 5.988/73, art.17).

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL 3. Autor: a pessoa fsica criadora de obra literria, artstica ou cientfica, podendo aplicar a proteo concedida ao autor s pessoas jurdicas, cf. ditar a Lei (art. 11 de referida Lei). 3.1. Identificao do autor: o criador da obra literria, artstica ou cientfica poder usar de seu nome civil, completo ou abreviado at por suas iniciais, de pseudnimo ou qualquer outro sinal convencional (art. 12 da Lei).

3.2. Presuno: autor da obra intelectual, no havendo prova em contrrio, aquele que, por uma das modalidades de identificao (acima referidas) tiver, em conformidade com o uso, indicada ou anunciada essa qualidade na sua utilizao (art.13 da Lei). possvel a co-autoria (art. 15 da Lei).

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL
O autor possui direitos morais (art. 24 da Lei) e materiais (art. 28 da Lei).
4. Prazo: Os direitos patrimoniais do autor perduram por setenta anos contados a partir de: 4.1. de 1 de janeiro do ano subseqente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessria da lei civil (art. 41 da Lei). 4.2. de 1 de janeiro do ano imediatamente posterior ao da primeira publicao, quando sobre as obras annimas ou pseudnimas (art. 43 da Lei). 4.3. de 1 de janeiro do ano subseqente ao de sua divulgao das obras audiovisuais e fotogrficas (art. 44 da lei). OBS: pertencem ao domnio pblico (art. 45 e incisos da Lei): (i) aquelas sobre as quais j tenha decorrido prazo de proteo; (ii) as de autores falecidos que no tenham deixado sucessores; (iii) as de autor desconhecido, ressalvada a proteo legal aos conhecimentos tnicos e tradicionais.

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL 5. O que no considerado objeto de proteo como direitos autorais de que trata esta Lei (artigo 8 e incisos I a VII da Lei): 5.1. as idias, procedimentos normativos, sistemas, mtodos, projetos ou conceitos matemticos como tais; 5.2. os esquemas, planos ou regras para realizar atos mentais, jogos ou negcios; 5.3. os formulrios em branco para serem preenchidos por qualquer tipo de informao, cientfica ou no, e suas instrues; 5.4. os textos de tratados ou convenes, leis, decretos, regulamentos, decises judiciais e demais atos oficiais; 5.5. as informaes de uso comum tais como calendrios, agendas, cadastros ou legendas; 5.6. os nomes e ttulos isolados; 5.7. o aproveitamento industrial ou comercial das idias contidas nas obras.

Direito Autoral na Internet


DIREITO AUTORAL: Art. 87. O titular do direito patrimonial sobre uma base de dados ter o direito exclusivo, a respeito da forma de expresso da estrutura da referida base, de autorizar ou proibir: I - sua reproduo total ou parcial, por qualquer meio ou processo; II - sua traduo, adaptao, reordenao ou qualquer outra modificao; III - a distribuio do original ou cpias da base de dados ou a sua comunicao ao pblico; IV - a reproduo, distribuio ou comunicao ao pblico dos resultados das operaes mencionadas no inciso II deste artigo.

Direito Autoral na Internet


RESPONSABILIDADE CIVIL. DIREITO AUTORAL. PROGRAMA DE COMPUTADOR (SOFTWARE). CONTRAFAO. INDENIZAO. DANOS MATERIAIS. FIXAO. LEI N. 9.610/98. HONORRIOS ADVOCATCIOS. SUCUMBNCIA RECPROCA. ART. 21 DO CPC. - A ao de perdas e danos decorrentes de violao a direitos do autor de programa de computador tem fundamento na regra geral do Cdigo Civil (Art. 159 do CCB/1916). Entretanto, os critrios para a quantificao dos danos materiais esto previstos na Lei n. 9.609/98 (Art. 103). - Apesar disso, limitar a condenao ao valor equivalente ao nmero de programas de computador contrafaceados no atende expresso do Art. 102 da Lei 9.609/98 - "sem prejuzo de indenizao cabvel". - A utilizao dos softwares contrafaceados em computadores ligados entre si por rede permite que um nmero maior de pessoas os acesse, autorizando seja majorada a condenao. REsp 768783 / RS RECURSO ESPECIAL 2005/0122490-4 Relator(a) Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, TERCEIRA TURMA, Data do Julgamento 25/09/2007Data da Publicao/Fonte DJ 22/10/2007 p. 247

Direito Autoral na Internet


REsp 443119 / RJ, Relator(a)Ministra NANCY ANDRIGHI (1118), TERCEIRA TURMA, Data do Julgamento08/05/2003, Data da Publicao/FonteDJ 30/06/2003 p. 240 RDDP vol.6p.205, RSTJ vol. 180 p. 386 Ementa Direito civil. Recurso especial. Ao de conhecimento sob o rito ordinrio. Programa de computador (software). Natureza jurdica. Direito autoral (propriedade intelectual). Regime jurdico aplicvel. Contrafao e comercializao no autorizada. Indenizao. Danos materiais. Fixao do quantum. Lei especial (9610/98, art. 103). Danos morais. Dissdio jurisprudencial. No demonstrao. - O programa de computador (software) possui natureza jurdica de direito autoral (obra intelectual), e no de propriedade industrial, sendo-lhe aplicvel o regime jurdico atinente s obras literrias. - Constatada a contrafao e a comercializao no autorizada do software, cabvel a indenizao por danos materiais conforme dispe a lei especial, que a fixa em 3.000 exemplares, somados aos que foram apreendidos, se no for possvel conhecer a exata dimenso da edio fraudulenta. - inadmissvel o recurso especial interposto com fulcro na alnea 'c' do permissivo constitucional se no restou demonstrado o dissdio jurisprudencial apontado. - Recurso especial parcialmente provido.

Direito Autoral na Internet


LEI DO SOFTWARE LEI N 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispe sobre a proteo da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercializao no Pas, e d outras providncias. Definio Legal: Art. 1 Programa de computador a expresso de um conjunto organizado de instrues em linguagem natural ou codificada, contida em suporte fsico de qualquer natureza, de emprego necessrio em mquinas automticas de tratamento da informao, dispositivos, instrumentos ou equipamentos perifricos, baseados em tcnica digital ou anloga, para faz-los funcionar de modo e para fins determinados.

Direito Autoral na Internet


LEI DO SOFTWARE Art. 2 O regime de proteo propriedade intelectual de programa de computador o conferido s obras literrias pela legislao de direitos autorais e conexos vigentes no Pas, observado o disposto nesta Lei. 1 No se aplicam ao programa de computador as disposies relativas aos direitos morais, ressalvado, a qualquer tempo, o direito do autor de reivindicar a paternidade do programa de computador e o direito do autor de opor-se a alteraes no-autorizadas, quando estas impliquem deformao, mutilao ou outra modificao do programa de computador, que prejudiquem a sua honra ou a sua reputao.

Direito Autoral na Internet


LEI DO SOFTWARE
Prazo: a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinqenta anos, contados a partir de 1 de janeiro do ano subseqente ao da sua publicao ou, na ausncia desta, da sua criao. (2 do art. 2 da Lei). Proteo: A proteo aos direitos de que trata esta Lei independe de registro (3 do art. 2 da Lei). Regra Geral do detentor do direito: Salvo estipulao em contrrio, pertencero exclusivamente ao empregador, contratante de servios ou rgo pblico, os direitos relativos ao programa de computador, desenvolvido e elaborado durante a vigncia de contrato ou de vnculo estatutrio, expressamente destinado pesquisa e desenvolvimento, ou em que a atividade do empregado, contratado de servio ou servidor seja prevista, ou ainda, que decorra da prpria natureza dos encargos concernentes a esses vnculos (art. 4 da Lei).

Direito Autoral na Internet


RECURSO ESPECIAL 1136676 / RS, Relator(a)Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, Data do Julgamento17/06/2010, Data da Publicao/Fonte, DJe 29/06/2010 Ementa RESPONSABILIDADE CIVIL. DIREITO AUTORAL. PROGRAMA DE COMPUTADOR (SOFTWARE). INDENIZAO. FIXAO. PARMETROS. - Na hiptese julgada, razovel supor que no houve a inteno de praticar qualquer espcie de concorrncia desleal ou comprometer a indstria legalizada. - Os arts. 103 e 107 da Lei n 9.610/98 incidem apenas nas situaes de edio fraudulenta da obra. Na hiptese de simples uso de programa sem a respectiva licena, aplica-se a regra do art. 102 da Lei n 9.610/98. - A sano do pargrafo nico do art. 103 da Lei n 9.610/98 tem sua aplicao condicionada impossibilidade de identificao numrica da contrafao. - A pena pecuniria imposta ao infrator no se encontra restrita ao valor de mercado dos programas apreendidos. Inteligncia do art. 102 da Lei n 9.610/98 sem prejuzo da indenizao cabvel. - A fixao do valor da indenizao pela prtica da contrafao deve servir, entre outras coisas, para desestimular a prtica ofensiva, sem, no entanto, implicar enriquecimento sem causa do titular dos direitos autorais violados. RECURSO ESPECIAL PARCIALMENTE CONHECIDO E PROVIDO.

Direito Autoral na Internet


REsp660044/RS Relator(a)Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMAData do Julgamento23/11/2005Data da Publicao/Fonte, DJ 10/04/2006, pg. 176, RIOBDCPC vol. 42 p. 116. Ementa Direito civil. Dano moral. Divulgao de notcia de contrafao de software de computador, com base em laudo pericial judicial produzido em ao ainda no julgada. Processo posteriormente julgado em favor da parte acusada de contrafao. Ilicitude da divulgao da falsa notcia. Montante da indenizao. Reduo. - Apurada a ocorrncia de contrafao de software em percia judicial, o titular do programa supostamente contrafeito no deve, antes de definitivamente julgado o processo, divulgar o fato como se ele j estivesse definido na esfera judicial. - Hiptese em que, ademais, a alegada contrafao foi afastada pelo juzo no julgamento do processo. - Comprovada a ampla repercusso da notcia, devida compensao aos ofendidos pelo dano moral experimentado. O montante, todavia, deve ser reduzido a patamar compatvel com a gravidade da ofensa, respeitado o potencial econmico do agressor. - No h, at o momento, precedentes em que o STJ tenha enfrentado de maneira direta a questo da reparao do dano moral decorrente da divulgao de contrafao de programas de computador. Assim, neste primeiro precedente, fixa-se a referida reparao no montante de R$ 40.000,00 em favor de cada um dos recorridos. Recurso especial provido.

Direito Autoral na Internet

Obrigada,
Prof. Ruth Carolina

Вам также может понравиться