Вы находитесь на странице: 1из 46

Ser humano ser diferente

Carl Gustav Jung Psiquiatra suo (1875 -1961) Encontrou-se e divergiu de Sigmund Freud

ATITUDE/DISPOSIO - Baseia-se premissa de que existem duas formas de das pessoas em relao ao objeto; O indivduo que prefere focar a sua ateno no mundo externo de fatos e pessoas (extroverso) O indivduo que prefere focar sua ateno no mundo interno de representaes e impresses psquicas (introverso)

FUNES PSQUICAS - estabelecem habilidades, aptides e tendncias no relacionamento da pessoa com o mundo e consigo. O modo preferencial de uma pessoa reagir ao mundo deve-se, entre outras razes, herana gentica e s experincias que teve ao longo de sua vida. Jung identificou quatro Funes psquicas:

Sensao.......... S (Sensation) Intuio........... N (iNtuition) Pensamento...... T (Thinking) Sentimento....... F (Feeling)

Estas, junto com as atitudes de introverso e extroverso, representaro os tipos psicolgicos.

Extrovertido Energia

Introvertido

Emotivo Deciso Racional


Vivncia

Sensitivo Ateno Intuitivo

Perceptivo

Julgador

A energia da pessoa flui de maneira natural para o mundo externo de objetos, fatos e pessoas.

O indivduo direciona a ateno para o seu mundo interno de impresses, emoes e pensamentos.

EXTROVERSO (E)

INTROVERSO (I)

Segundo

Jung ningum exclusivamente EXTROVERTIDO ou INTROVERTIDO. as atitudes existem na pessoa, mas s uma delas foi desenvolvida dizer que a extroverso cochila no fundo do introvertido, e a introverso cochila no fundo do extrovertido.

Ambas

Podemos

EXTROVERSO (E) Conversar para buscar soluo Variedade e ao Formar pensamentos atravs de discusso Ateno no mundo exterior Agir para depois refletir

INTROVERSO (I) Refletir para buscar soluo Concentrao e reflexo Formar pensamentos antes de compartilhar Ateno no mundo interior Refletir para depois agir

SENSAO (S)

INTUIO (N)

a funo dos sentidos, a funo do real, a funo que traz as informaes (percepes) do mundo por meio dos rgos do sentido;
Pessoas do tipo sensao acreditam nos fatos, tem facilidade para lembrar-se deles e do ateno ao presente Tem enfoque no real e no concreto, so voltadas para o aqui-agora e costumam ser prticas e realistas. Preocupam-se mais em manter as coisas funcionando do que em criar novos caminhos

A percepo se d por meio do inconsciente e a apreenso do ambiente geralmente acontece por meio de pressentimentos, palpites ou inspiraes A intuio busca os significados, as relaes e as possibilidades futuras da informao recebida Pessoas do tipos intuio tendem a ver o todo e no as partes e, por isso, costumam apresentar dificuldades na percepo de detalhes.

Preciso Usar a experincia como guia Seguir os passos

Prestar ateno realidade Trabalhar com mtodos comprovados

Idia, viso Usar a imaginao como guia Imergir-se (usando palpites para preencher os passos ou informaes ausentes) Prestar ateno s possibilidades Trabalhar com mtodos inovativos

SENSAO (S)

INTUIO (N)

Estabelece a conexo lgica e conceitual entre os fatos percebidos.


As pessoas que utilizam a funo pensamento fazem uma anlise lgica e racional dos fatos: julgam, classificam e discriminam uma coisa da outra sem maior interesse pelo seu valor afetivo. Procuram se orientar por leis gerais aplicveis s situaes, sem levar em conta a inteferncia de valores pessoais. Naturalmente voltadas para a razo, procuram ser imparciais em seus julgamentos.

Quem usa a funo sentimento julga o valor intrnseco das coisas, tende a valorizar os sentimentos em suas avaliaes, preocupa-se com a harmonia do ambiente e incentiva movimentos sociais. Utilizam-se de valores pessoais (seus ou de outros) na tomada de decises, mesmo que essas decises no tenham lgica do ponto de vista da causalidade

Objetividade, lgica Primeiro ver o que est errado Esfora-se por competncia Analisar Apegado a regras

Subjetividade, valores Primeiro ver o que est certo Esfora-se por harmonia Ser compreensivo Tolerante as excees

PENSAMENTO (T)

SENTIMENTO (F)

Funo dominante

Funo auxiliar

Ego
Funo terciria

Funo inferior

Pensamento (T)

Intuio (N)

Ego
Sensao (S)

Sentimento (F)

Sentimento (F)

Intuio (N)

Ego
Sensao (S)

Pensamento (T)

Funo

dominante (ou funo principal)

mais desenvolvida do que as demais, uma vez que se faz um uso maior dela do que as outras, o que determina o aspecto funcional do tipo psicolgico. Cada indivduo utiliza de preferncia sua funo principal, a fim de obter melhores resultados na luta pela existncia.

Funo

auxiliar Funo terciria Funo inferior

Funo

dominante (ou funo principal) Funo auxiliar

distinta da funo dominante, mas no oposta. aquela que, no processo de diferenciao, fica relegada a um plano inferior e sua existncia til para servir funo dominante. Traz equilbrio entre extroverso e introverso e tambm, entre julgar e perceber.

Funo

terciria Funo inferior

Funo

dominante (ou funo principal) Funo auxiliar Funo terciria

uma funo de desenvolvimento rudimentar, cuja importncia est na complementaridade da dinmica (consciente/inconsciente) atribuda aos quatro elementos da tipologia. A funo terciria aquela oposta auxiliar na escala de preferncias.

Funo

inferior

Funo

dominante (ou funo principal) Funo auxiliar Funo terciria Funo inferior

a funo menos desenvolvida e se contrape funo dominante. suscetivel e tirana, possui grande carga de emoo, um grau acentuado de autonomia (por no estar subordinada autoridade da conscincia). Faz a ponte para o inconsciente

A influncia do meio pode determinar o que chamamos de tipos falsos, em que a disposio natural foi distorcida para poder se adequar ao

meio externo.

Extrovertido

Introvertido

Energia
Sensitivo

Emotivo

Deciso
Racional

Ateno
Intuitivo

Vivncia
Perceptivo

Julgador

Extrovertidos (E) - Preferncia por absorver energia do mundo exterior das pessoas,
atividades ou coisas. (75% da populao)

1 - Gostam de variedade e ao. 2 - Tendem a ser mais rpidos, no gostando de situaes complicadas. 3 - Geralmente so bons fisionomistas e saudam as pessoas. 4 - Geralmente so impacientes com trabalhos longos e lentos. 5 - Interessados nos resultados do trabalho, faz-lo e como outros fazem. 6 - Geralmente no se preocupam com interrupes ou atender o telefone. 7 - Geralmente agem rapidamente, algumas vezes sem pensar. 8 - Gostam de ter pessoas em volta. 9 - Geralmente se comunicam bem.

Introvertidos (I) - Preferncia por absorver energia de um mundo interior das idias,
emoes ou impresses.(25% da populao)

1 - Gostam de tranqilidade para concentrao. 2 - Cuidadosos com detalhes, no gostando de comandos extensos. 3 - Tm problemas em relembrar nomes e fisionomias. 4 - No lembram de ter trabalhado num projeto p/ um tempo longo contnuo. 5 - Esto interessados na idia do que est por trs do trabalho. 6 - No gostam de interrupes ou atender o telefone. 7 - Pensam bastante antes de agir, no agindo em algumas vezes. 8 - Trabalham a contento sozinhos. 9 - Tm alguns problemas de comunicao.

Sensitivos (S) - Preferncia por obter informaes atravs dos 5 sentidos e perceber o que real. (75% da populao) 1 - No gostam de novos problemas a menos que j haja mtodos padres para resolv-los. 2 - Gostam de rotinas j estabelecidas. 3 - Gostam mais de usar habilidades j aprendidas, do que aprender novas. 4 - Trabalham mais constantemente, de forma igual e dosada. 5 - Geralmente trabalham o tempo todo a procura de encontrar concluses. 6 - So impacientes quando os detalhes levam complicaes. 7 - So pacientes com detalhes de rotina. 8 - Raramente confiam em inspiraes, e normalmente no esto inspirados. 9 - Raramente cometem erros de fato. 10 - Tendem a ser bons em trabalhos de preciso. Intuitivos (N) - Preferncia por obter informaces atravs de um "sexto sentido", percebendo o que parece ser. Jung chama isso de "percepo inconsciente". (25% da populao) 1 - Gostam de resolver novos problemas. 2 - No gostam de fazer a mesma coisa repetidamente. 3 - Gostam mais de aprender novas habilidades, do que us-las. 4 - Trabalham em exploses de energia, com entusiasmo, com folgas entre atividades. 5 - Freqentemente saltam para as concluses. 6 - So pacientes com situaes complicadas. 7 - So impacientes com detalhes da rotina. 8 - Seguem suas inspiraes, sejam boas ou ms. 9 - Geralmente tendem a cometer erros de fato. 10 - No gostam de gastar tempo com preciosismos.

Emotivos-Sentimentais (F) -

Preferncia por organizar e estruturar informaes para decidir de forma pessoal e orientada para valores. (50% da populao)

1 - Tendem a no ficar distantes de outras pessoas e seus sentimentos. 2 - Gostam de agradar as pessoas, mesmo que com coisas no importantes. 3 - Gostam de harmonia. Eficincia pode ser perturbada por disputas internas. 4 - Deixam decises serem influenciadas por si prprio ou por outros. 5 - Ocasionalmente precisam de elogios. 6 - No gostam de contar a outras pessoas coisas ruins. 7 - Relacionam-se bem com outras pessoas. 8 - Tendem a ser simpticos.

Racionais-Pensadores (R) - Preferncia por organizar e estruturar informaes,


para decidir de forma lgica e objetiva. (50% da populao)

1 - Relativamente no emocionais e desinteressados nos sentimentos alheios. 2 - Podem machucar os sentimentos das pessoas sem sentir. 3 - Gostam de anlises e de por as coisas em uma ordem lgica. 4 - Decidem impessoalmente, ignorando s vezes os desejos das pessoas. 5 - Necessitam ser tratados com franqueza. 6 - So capazes de reprimir as pessoas e fulmin-las quando necessrio. 7 - Tendem a se relacionar bem com outras pessoas do tipo racional. 8 - Tendem a ser antipticos.

Perceptivos (P) populao)

Preferncia por viver uma vida expontnea e flexvel (50% da

1 2 3 4 5 6 7

- Tendem a ser bons em situaes de adaptao. - No se importam em deixar coisas em aberto para alteraes futuras. - Podem ter problemas em tomar decises. - Podem iniciar vrios projetos e ter dificuldades em termin-los. - Podem transferir trabalhos indesejados. - Querem saber tudo sobre um novo trabalho. - Tendem a ser curiosos e receber bem novas coisas, situaes e pessoas

Filosficos-Julgadores (J) -

Preferncia por viver uma vida planejada e organizada. (50% da populao)

1 - Trabalham melhor quando podem planejar seu trabalho e seguir o plano. 2 - Gostam de fazer as coisas ajustadas e fechadas. 3 - Podem decidir coisas muito rapidamente. 4 - Podem no gostar de interromper o projeto em que esto trabalhando, para atuar em outro mais urgente. 5 - No gostam de transferir trabalhos, mesmo que no agradveis, no tomando conhecimento, de eventuais coisas novas que devam ser feitas. 6 - Querem saber apenas o essencial para realizar a tarefa. 7 - Tendem a ficar satisfeitos, uma vez que obtiveram uma posio a respeito de alguma coisa, situao ou pessoa.

Palavras-Chave Tipos Psicolgicos


Extrovertido (E) Sociabilidade Interao Externo Liberalidade Extensivo Multiplicidade de

Introvertido (I)
Territorial Concentrao Interno Profundidade Intensivo Relacionamentos Limitados Conservao de energia Interesse em reaes internas

Energia

relacionamentos Expanses de energia Interesse em eventos externos

Sensitivo

(S)

iNtuitivo (N)
Palpite Futuro Especulao Inspirao Possibilidades Cabea nas nuvens Fantasia Fico Habilidade Imaginao

Experincia Passado Realidade Perspirao Real Ps no cho Utilidade Fatos Praticidade Sensibilidade

Ateno

Racional (R-Rational)

Sentimental (F - Feeling)
Subjetivo Valores Valores sociais Atenuao Circunstncias Persuaso Pessoal Humano Harmonia Bom ou mau Apreciao Simpatia Devoo

Objetivo Princpios Poltica/plano Leis Critrios Firmeza Impessoal Justia Classes/categorias Padres Crtica Anlise Alocao

Deciso

Julgador (J)

Perceptivo (P)
Pendente Aguarda mais dados Flexvel Adaptaes Deixa a vida acontecer Opes em aberto Caa ao tesouro Final em aberto Emergente Tentativa Tempo disponvel Adiamento

Estabelecido Decidido Fixo Planejamento adiante Vida regrada Fechado Tomada de decises Planejamento Completo Decisivo Urgente Vivncia Prazo

Extrovertido

Introvertido

Energia
Sensitivo

Emotivo

Deciso
Racional

Ateno
Intuitivo

Vivncia
Perceptivo

Julgador

partir destas definies de Jung, Lilian MyersBriggs determinou indicadores de perfis psicolgicos, pelas combinaes destes 4 pares opostos, chamado de (MBTI) Myers-Briggs Type Indicator. As 16 combinaes possveis dos 4 pares forma 16 tipos diferentes de personalidades, descritos a seguir:

Sigla

Energia
Sensitivo Sensitivo Sensitivo Sensitivo Intuitivo Intuitivo Intuitivo Intuitivo

Ateno
Emotivo Emotivo Racional Racional Emotivo Emotivo Racional Racional

Deciso
Julgador

Vivncia
Perceptivo Perceptivo Julgador Perceptivo Julgador Perceptivo Julgador

1 (ESFP) Extrovertido 2 (ESFJ) Extrovertido 3 (ESRP) Extrovertido 4 (ESRJ) Extrovertido 5 (ENFP) Extrovertido 6 (ENFJ) Extrovertido 7 (ENRP) Extrovertido 8 (ENRJ) Extrovertido

9 (ISFP) Introvertido
10 (ISFJ) Introvertido 11 (ISRP) Introvertido 12 (ISRJ) Introvertido 13 (INFP) Introvertido 14 (INFJ) Introvertido 15 (INRP) Introvertido 16 (INRJ) Introvertido

Sensitivo
Sensitivo Sensitivo Sensitivo Intuitivo Intuitivo Intuitivo Intuitivo

Emotivo
Emotivo Racional Racional Emotivo Emotivo Racional Racional

Perceptivo
Julgador Perceptivo Julgador Perceptivo Julgador Perceptivo Julgador

1 - ESFP - "ANIMADOR"- (13 % da populao)

Irradia entusiamo contagiante e otimismo. Polido, espitituoso, charmoso, esperto. Agradvel estar com ele. Muito generoso.
(13 % da populao)

2 - ESFJ - "VENDEDOR"

O mais socivel de todos os tipos. Nutriente da harmonia. Ilustre hospedeiro ou anfitrio.


(13 % da populao)

3 - ESRP - "PROMOTOR"

Ao! Quando presente as coisas comeam a acontecer. Impetuoso, competitivo. Empreendedor. Geralmente usa efeito de choque para obter ateno. Negociador por excelncia.
(13 % da populao)

4 - ESRJ - "ADMINISTRADOR"

Muito em contato com o ambiente externo. Muito responsvel. Pilar de energia.


(6 % da populao)

5 - ENFP - "JORNALISTA"

Misterioso senso de motivao para os outros. A vida um drama excitante.


(6 % da populao)

6 - ENFJ - "PEDAGOGO"

Notvel lder de grupos. Pode ser agressivo ao ajudar os outros a obter o melhor que podem de si.

7 - ENRP - "INVENTOR"

(6 % da populao)

Interesse entusistico em tudo e sempre sensvel inovaes e possibilidades. No conformista e inovador.


(6 % da populao)

8 - ENRJ - "COMANDANTE-CHEFE"

A fora bsica de direo e necessidades comandar. Tende a buscar uma posio de responsablidade e aprecia ser um executivo. Interessado em beleza e harmonia . Expresso primariamente atravs da ao ou modelo de arte. Os sentidos so mais desenvolvidos do que os dos outros tipos.
(5 % da populao)

9 - ISFP - "ARTISTA"- (6 % da populao)

10 - ISFJ - "CONSERVADOR"

Cobiado para estar a servio e para atender s necessidades individuais. Muito Leal.

11 - ISRP - "ARTESO"- (5 % da populao)

Ao impulsiva. A vida deve ser de impulsos ao invs de propsitos. Ao um fim em si s. Intrpido, desperta excitao. Mestre dos instrumentos e ferramentas.

12 - ISRJ - "FIEL-DEPOSITRIO" - (5 % da populao)

Decisivo em casos prticos. Guardio de instituies tradicionais. Dependente.


(1 % da populao)

13 - INFP - "INVESTIGADOR"

Grande capacidade de ateno. Calmo e de bem com o mundo. Alto senso de honra, oriunda de valores interiores.
(1 % da populao)

14 - INFJ - "AUTOR"

Forte direcionamento e satisfao em ajudar os outros. Personalidade complexa.


(1 % da populao)

15 - INRP - "ARQUITETO"

Grande preciso em pensamentos e linguagem. Pode prontamente discernir contradies e inconsistncias. O mundo existe primariamente para ser entendido.
(1 % da populao)

16 - INRJ - "CIENTISTA"

Mais auto-confiante e pragmtico de todos os tipos. Decises saem facilmente. Um construtor de sistemas e o aplicador de modelos tericos.

1 - ESFP 2 - ESFJ Professor (Pr-escola e 1 grau) Enfermeiro Veterinrio Contabilista Msico Padre/Pastor/Rabino Secretria Comerciante Relaes Pblicas Gerente de Escritrio Garom Operador Telemarketing Enfermeiro de UTI Agente de Seguros Recepcionista Vendedor Treinador de Atletas Massagista Comissrio de Bordo Voluntrio Secretria de Mdico/Dentista Assistente Social Analista de Crdito Terapeuta Ocupacional

3 - ESRP Reprter Jornalstico Engenheiro Eletricista Mecnico de aeronaves Tcnico em Radiologia Empresrio Piloto Consultor Bombeiro Estoquista Corretor de Imveis Analista de Oramentos Dono de Franquia

4 - ESRJ Analista de Sistemas Gerente de Projetos


Gerente de Banco de Dados

Engenheiro Industrial Trabalhador Construo Cozinheiro Dentista Supervisor de Fbrica Auditor Farmacutico Servidor Pblico Empreiteiro

5 - ENFP Compositor Fonoaudilogo Jornalista Ator Orientador Vocacional Consultor de Marketing Projetista Grfico Massagista Editor / Diretor de arte Nutricionista Publicitrio Ouvidor

6 - ENFJ Projetista de Programas Psiclogo Artista Executivo Tradutor/Intrprete Sndico Poltico Agente de Viagens Conselheiro Tutelar Bibliotecrio Recrutador Jornalista

7 - ENRP Projetista de Sistemas Analista de Sistemas Dono de Restaurante Consultor de Logstica Apresentador de Rdio/TV Criador Publicitrio Agenciador de Empregos Agente Literrio

8 - ENRJ Projetista de Programas Administrador Engenheiro Qumico Gerente de Vendas Engenheiro Biomdico Gerente de Pessoal Gerente de Escritrio Advogado Desenvolvedor Projetos Especiais Bankeiro/Investidor Agente Imobilirio Avaliador de Crdito Corretor de Investimentos Engenheiro Ambiental Empreendedor Capitalista Consultor de Logstica

10 - ISFJ Gelogo Operador de Computador Mecnico Enfermeiro Pesquisador (de mercado) Administrador de Joalheiro Pessoal Jardineiro Msico Pintor Artista Bilogo Fisioterapeuta Botnico Decorador Interiores Cabelereiro Assistente Social Paisagista Contabilista Chefe de Cozinha Zelador Radiologista Corretor de Imveis Comerciante

9 - ISFP

11 - ISRP Desenvolvedor Software Programador Tcnico Computador Carpinteiro Bilogo Marinho Treinador Engenheiro Eletricista Piloto corridas Comprador Paramdico Artista de Comercial Secretria Advogado

12 - ISRJ Programador Operador de Computador Gerente Eletricista Policial Escritor Livro Tcnico Auditor Dentista Farmacutico Motorista Escolar Agente Imobilirio Arquivista

13 - INFP Professor Universitrio Pesquisador Psiclogo Missionrio Padre/Pastor/Rabino Poeta/Escritor Projetista Grfico Juiz Terapeuta Ocupacional Assistente Social Homeopata

14 - INFJ Nutricionista Tradutor/Intrprete Arquiteto Ecologista Especialista Marketing Artista Bibliotecrio Psiclogo Consultor Educacional Poeta Psiquiatra

Professor Educao Especialista Recursos Humanos Especial

15 - INRP Programador Analista Sistemas

16 - INRJ Programador Economista Administrador Banco Dados Cientista Qumico Administrador Bilogo Matemtico Legislador Psiclogo Arquiteto Neurologista Fotgrafo Biomdico Professor (2 grau) Juiz Psiclogo Inventor Fsico Engenheiro Civil Analista Financeiro Financista

Вам также может понравиться