Вы находитесь на странице: 1из 16

Trabalho realizado por: Mrcia O. Susana O.

Nome: Ernest Rutherford 1 Baro Data de Nascimento: 30 de Agosto de 1871 Local de nascimento: Nelson, Nova Zelndia Data de falecimento: 19 de Outubro de 1937, com 66 anos Local de falecimento: Cambridge, Inglaterra

Prmios: Nobel de Qumica 1908 Medalha Elliott Cresson em 1910 Medalha Matteucci em 1913 Medalha Copley em 1922 Medalha Franklin em 1924

1887-

Aos 16 anos, ganha uma bolsa de estudos para a escola local.


bolsa de estudos na faculdade Canterbury, Christchurch, Nova Zelnia. Recebe o diploma de artes.

1889-Ganha

1892-

1893- Recebe o ttulo de mestre em Matemtica e Fsica.


1894- Recebe certificado mais avanado por sua pesquisa sobre magnetismo do ferro. Publica dois artigos que lhe garantem uma bolsa de estudos no Reino Unido.

1903- Torna-se membro da Real Sociedade, de Londres. Descobre que o percurso dos raios alfa pode ser alterados por campos elctricos e magnticos. O rumo da mudana demonstra que os raios so partculas com carga positiva.

1904- Publica "radioactividade". Explica que ela um processo no qual os tomos de um elemento se desintegram e espontaneamente e formam tomos de um elemento completamente diferente.

1907-

Torna-se professor de Fsica na Universidade de Manchester, Inglaterra.


Prova que uma partcula alfa um tomo de hlio. Recebe o Prmio Nobel de Qumica pelo seu trabalho sobre a desintegrao de elementos.

1908-

1914-18 -Trabalha em pesquisas sobre deteco de submarinos, durante a primeira guerra mundial.
1930- Publica "Radiaes de Substncias Radioactivas". 1931- Recebe o ttulo de baro de Rutherford 1934- Produz o primeiro exemplo do que viria ser chamado de fuso nuclear.

Rutherford bombardeou uma lmina de ouro fina (0,0001 mm) com partculas "alfa" (ncleo de tomo de hlio: 2 protes e 2 neutres), emitidas pelo "polnio" (Po), contido num bloco de chumbo (Pb), provido de uma abertura estreita, para dar passagem s partculas "alfa" por ele emitidas. Envolvendo a lmina de ouro (Au), foi colocada uma tela protetora revestida de sulfeto de zinco (ZnS).

Observando as cintilaes na tela de ZnS, Rutherford verificou que muitas partculas "alfa" atravessavam a lmina de ouro, sem sofrerem desvio. Como as partculas "alfa" tm carga eltrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto , com o ncleo do tomo, constitudo por protes.

Concluiu
A

assim que:

maior parte do tomo seria espao vazio;

No

interior do tomo, haveria uma zona central muito pequena, com carga positiva, onde estaria, concentrada toda a sua massa.

Assim, o tomo seria um imenso vazio, no qual o ncleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os eletres o circundariam numa regio negativa chamada de eletrosfera, modificando assim, o modelo atmico proposto por Thomson.

O modelo atmico de Rutherford, tambm conhecido como modelo planetrio do tomo, uma teoria sobre a estrutura do tomo proposta pelo fsico neozelands Ernest Rutherford, e est intimamente relacionado experincia de Rutherford.
Segundo esta teoria, o tomo teria um ncleo positivo, que seria muito pequeno em relao ao todo mas teria grande massa e ao redor deste, os electres, que descreveriam rbitas helicoidais em altas velocidades, para no serem atrados e carem sobre o ncleo. A eletrosfera - local onde se situam os electres - seria cerca de dez mil vezes maior do que o ncleo atmico, e entre eles haveria um espao vazio.

A eletrosfera - local onde se situam os electres - seria cerca de dez mil vezes maior do que o ncleo atmico, e entre eles haveria um espao vazio.
A falha do modelo de Rutherford mostrada pela teoria do electromagnetismo, de que toda partcula com carga elctrica submetida a uma acelerao origina a emisso de uma onda electromagntica. O electro em seu movimento orbital est submetido a uma acelerao centrpeta e, portanto, emitir energia na forma de onda electromagntica.

Isto levou Rutherford, a imaginar os tomos constitudos por: Um ncleo muito pequeno, com carga positiva, onde se concentra toda a massa do tomo; Electres com carga negativa movendo-se em volta do ncleo, tal como os planetas se movem em volta do sol.
Surgiu assim por volta de 1910, o primeiro modelo planetrio do tomo.

Rutherford, queria ser conhecido

como:
O

pai da Fsica

FIM

Вам также может понравиться