Вы находитесь на странице: 1из 26

Liderana

Conceito:

o processo de conduzir um grupo de pessoas transformando-o numa equipe que gera resultados. a habilidade de motivar e influenciar os lderes, da forma tica e positiva para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcanar os objetivos da equipe e da organizao.

Caractersticas de um Lder
Capacidade de alcanar metas Capacidade de adotar uma posio Saber tomar decises difceis Viso para criar estratgias Mobiliza e motiva a equipe Possui conhecimento tcnico, criatividade e capacidade de inovao

Integridade tica
Habilidade interpessoais

Foco e Execuo
Foco e execuo distribuem os quatro papis do lder:

Modelar Descobrir Caminhos

FOCO: Lida com o que mais importante.

Alinhar Fortalecer (Fruto dos Outros Trs)

EXECUO: Fazer o foco acontecer.

Lacunas da Execuo

Clareza Dedicao Traduo Cobrana de Responsabilidades Sinergia Capacitao

O ponto crtico

Disciplinas da Execuo
Concentrar-se no mais importante; Criar um placar convincente; Traduzir objetivos vagos em ao especficas; Cobrana mtua de responsabilidades;

Quociente de Execuo

Forma de exprimir e medir a habilidade coletiva de focar e executar ; Indicador antecedente da capacidade da organizao em relao execuo de seus objetivos principais.

As 5 Eras da Voz da Civilizao

Era da caa-coleta

Era Agrcola

Era Industrial

Era da Informao

Era da Sabedoria

Era da Sabedoria

Na era da sabedoria as pessoas podem decidir seu prprio rumo e propsitos

Onde h sabedoria?
A educao uma descoberta progressiva de nossa prpria ignorncia
O conhecimento proporcional a nossa ignorncia!

Autoridade Moral vs Formal

Autoridade moral a grandeza primordial (grandeza de carter). Autoridade formal a grandeza secundria (posio, riqueza, talento, fama, popularidade).

Caso Chile
Pessoas e operrios soterrados em uma mina devido a um desabamento. So motivados por lideres formais e morais.
Formais: Operrios chefes e mestre de obras. Morais: pessoas que diante da circunstancia assumiram o papel de lder, motivando aos outros no desistirem e trabalharem juntos.

A unio de lder Formal e Moral

Para uns, lder moral pois tinham os mesmos propsitos e acreditavam em suas crenas. J outros o seguiam pois temiam seu poder.

Autoridade x Poder
Autoridade
uma habilidade na qual possvel influenciar uma pessoa ou vrias a fazerem as coisas de livre espontnea vontade por causa de nossa influncia pessoal.

Poder
uma faculdade de forar uma pessoa ou as pessoas a fazerem o que no querem mas esto sendo obrigados por causa de sua posio ou sua fora.

Mentalidade de Servio

Executivo nvel 5 Lder efetivo Gerente competente Membro da equipe participativo Individuo altamente capaz

Capa Cultural

Costumes, normas e crenas culturais que moldam os valores e as atitudes de cada pessoa para interagir dentro de sua organizao.
Vestir a camisa da empresa

Modelo centrado em princpios

Habilidade do lder desenvolver seus papeis principais Modelar Descobrir caminhos Alinhar Fortalecer

Por que os pssaros voam em V ?


Dependendo de como a formao feita e da freqncia de troca de posio entre as aves, possvel observar que as aves que voam em bando conseguem chegar no mesmo perodo de tempo aproximadamente 70% mais longe do que aquelas que voam sozinhas.

A falta de um lder

Exemplo do lder moral: Com ele a Holanda melhor? Os jogadores tem mais motivao?

Exemplos de Lderes

Concluso

Um lder um smbolo atemporal que apenas sofre evoluo, porm, sua caracterstica de ficar a frente de um grupo e conduzi-los a execuo de um objetivo, pode se considerar nata. a pessoa capaz de inspirar o potencial dos outros a favor de um objetivo comum, reafirmando o valor das pessoas como seres integrais.

Concluso para um lder atual

Nos tempos de hoje o lder uma pessoa ativa com os trabalhos desenvolvidos, com total sinergia com o seu grupo. Onde as opinies dos outros so levadas em conta para a tomada de decises, diferente da era industrial. Possui uma viso ampla e justa e considera todo e qualquer detalhe.

Bibliografia

Covey, Stephen. O 8 hbito: da eficcia gandeza. So Paulo: Franklin Covey: Rio de Janeiro: Elsevier 2005; O monge e o executivo - James C. Hunter; liderana - caminho para a prosperidade -Ali Mazloum http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET /BEMPR_INDEX/BEMPR_ARTIGO?_dad=portal&_boletim=11&_filt ro=241&_artigo=4434 http://www.youtube.com/watch?v=42q1BQcZUE8 http://www.youtube.com/watch?v=lAi7UnXp9Aw

Integrantes

Adriana Marques Guidi 11.107.038-9 Brbara Lawrence da Silva 11.108.058-6 Caio Csar Taddeo Nastri 11.108.624-5 Marco Vinicius B. Bento 11.108.883-7 Bruno Guerreiro 11.207.146-9 Rene 11.108.003-2 Lucas Zorzetto Jarreta 11.207.152-7 Danilo da Rocha Lopes 11.108.777-1

Вам также может понравиться