Вы находитесь на странице: 1из 29

AVALIAO RESPIRATRIA

Alunas: Bianca Camilla Karen Luciane

ANAMNESE

Itens que podem orientar a anamnese do paciente: a) Tempo de existncia do problema; b) Manifestao e frenquncia; c) Fatores que desencadeiam e a cessao de sintomas; d) Componentes hereditrios; e) Atividades atuais e anteriores; f) Condies de moradia; g) Hbitos pessoais e vcios; h) Informaes complementares.

SINAIS E SINTOMAS
Sinal ou sintoma Taquipnia Causas Pulmonares mais comuns Pneumonia, edema pulmonar, infarto pulmonar, fibrose pulmonar difusa, ansiedade, esforo fisico

Reduo da expanso Consolidao pulmonar, fibrose, atelectasias, derrame pleural, torcica pneumotrax, obesidade, cifoescoliose, DPOC, fraqueza muscular respiratria Cianose Dispnia Hipoxemia Aguda: embolia pulmonar, pneumotorax, asma aguda, congesto pulmonar causa por ICC, pneumonias, obstruo das vias areas superiores Sub-aguda ou crnica: DPOC, baixa do volume pulmonar, prejuzos das trocas gasosas, diminuio da complacncia

Estertores Hipercapnia

Fibrose intersticial, edema pulmonar, DPOC Aumento do desequilbrio malformaes arteriovenosas V/Q, hipoventilao alveolar,

AVALIAO DA TOSSE
Caracterstica da tosse No-especifica Produtiva Fatores associados Faringite, coriza, lacrimejantes Interpretao olhos Infeco pulmonar traqueobronquite aguda,

Precedida de tosse dolorosa Pneumonia lobar e no-produtiva associada com infeco respiratria superior Bronquite aguda Broncopneumonia

Seca ou produtiva

Produtiva por mais de 3 meses consecutivos e por pelo menos 2 anos


Persistente, no produtiva

Bronquite crnica

Pneumonite, intersticial, pulmonares Doena neoplstica

fibrose infiltrados

No especifica, hemoptise Longa durao mnima

AVALIAO DA EXPECTORAO
Fonte: vias areas superiores ou inferiores. Odor: Inodora ou ftida. Colorao: Branca, vermelha, marrom, violeta, amarela, verde, rsea. Aspecto: Mucosa, purulenta, serosa, mucopurulenta e hemorrgica.

AVALIAO DA DISPNIA

Escala de percepo do esforo realizado


Atividade
Repouso Atividade mnima Atividade muito leve Atividade leve Atividade pesada Atividade pesada

ndice
1 2 3 4 5 6 7 8

Referncia
Nenhuma limitao respiratria Limitao respiratria mnima Limitao respiratria suave Limitao respiratria pequena ligeiramente Limitao respiratria moderada Limitao respiratria mdia Limitao respiratria mdia a severa

Atividade muito pesada

Limitao respiratria severa

9
10 Atividade pesada

Respirao fora de controle


extremamente Mxima limitao respiratria

TIPOS DE DOR TORCICA EM


DOENTES RESPIRATRIOS
Pleural : -sbita, forte e referida como pontada; - maior intensidade nas regies laterais do trax. Psicossomtica. Retroesternal: -dor em queimao ou em ardncia; -traduz ferimento na parede interna da traquia. Mediastnica: -dor que aperta o peito e comprime os pulmes e o corao -refere dispnia, sufoco Da parede torcica: -origem muscular; -origem nervosa; -originada pelo esforo respiratrio.

EXAME DO TRAX

O exame do trax constitui-se das fases sequenciais de:


Inspeo Ausculta Palpao Percusso

INSPEO

Nesta fase do exame fsico documenta as caractersticas clnicas associadas aos sintomas existentes, e seus resultados determinam outros componentes necessrios ao exame. constituda de 5 etapas:

1. Avaliao do aspecto geral: devem-se identificar o estado de conscincia com referncia a sete nveis de conscincia tipo corporal, postura, avaliao dos membros e extremidades e equipamentos utilizados pelo paciente.

2. Avaliao da cabea e do pescoo: a doena respiratria produz efeitos sobre as estruturas da cabea e do pescoo, oferecendo sinais evidentes de sua presena no paciente.
Avaliao Expresso facial Descrio Fascies, batimento da asa do nariz,dilatao das pupilas, palidez.

Colorao facial Rede venosa do pescoo

Pletrica e vermelho cereja Aumento da presso venosa central

3. Avaliao do trax imvel: o eixo central para a compreenso do comportamento biomecnico respiratrio adotado pelo paciente, presena de msformaes congnitas, de cicatrizes cirrgicas e outros sinais. 4. Avaliao do trax mvel: para avaliar a mobilidade da parede torcica como um todo, o fisioterapeuta deve observar a respirao do paciente e os aspectos que a envolvem.

5. Avaliao da fala e da respirao: a conversa com o paciente facilita o reconhecimento dos diversos padres da fala associados presena de doena respiratria. Padres de limitao de palavras, interrompidas pela necessidade de respirar, so conhecidas como dispnia da fonao. Halitose pode identificar infeco das vias areas superiores. E o baixo volume da voz est associado a incoordenao muscular.

Avaliao da Freqncia Respiratria


o As freqncias consideradas normais so de 12 a 20 incurses por minuto. A verificao deve ser feita num perodo de um minuto.

Ausculta Pulmonar
o Na prtica clnica, a doena pulmonar pode ser diagnosticada quando existem sons adventcios ou quando os sons pulmonares esto alterados em sua freqncia, amplitude e intensidade em relao ao que se considera normal para a idade e a condio da pessoa.

O mtodo de ausculta deve ser: Seqencial e comparativo em ter ambos os hemitrax; Realizado no sentido crnio-caldal; Iniciado pela parede anterior do trax e concludo pela ausculta na regio posterior do trax.

To importante quanto o que se escuta, saber como se ausculta Vista anterior Vista posterior

Tipo de som Som respiratrio

Nomenclatura Normal Diminudo

Interpretao normal (pulmo cheio de ar) hiperinsuflao (na DPOC) hipoinsuflao (doena aguda). ou

Ausente

derrame pleural, pneumotrax, hiperinsuflao intensa e obesidade.

Brnquico Crepitante Sibilante

consolidao e atelectasia . secrees e desinsuflao. obstruo difusa das VA, estenose localizada, secrees, edema, inflamao, tumor e aspirao.

Sons Adventcios Extra pulmonares

Crunch Atrito pleural Atrito pericrdico

enfisema mediastnico. inflamao ou reao pleural. inflamao pericrdica.

PALPAO
Identifica reas de descontinuidade da parede torcica, deformidades, presena de regies dolorosas ou qualquer outro tipo de alterao que possa ter significado clnico. Deve ser avaliado a palpao durante o repouso e no ato respiratrio. Palpao da mobilidade torcica: realizada em trs nveis da caixa torcica e avalia a expanso e a simetria do trax em movimento. Para avaliar as regies superiores e mdias do pulmo, o examinador coloca as mos na regio anterior superior e depois mdia do trax do paciente, com os polegares juntos na linha mdia e solicita uma inspirao profunda. Para lobos inferiores as mos em regio das ltimas costelas e pede uma inspirao profunda.

FRMITO TRACO-VOCAL

Os sons vocais podem ser palpados normalmente em pulmes insuflados, pela transmisso do som atravs das vias areas que ressoam na parede do trax. Coloca-se as mos em regio posterior de trax e pede para que o paciente diga a palavra trinta e trs.
Tipo de som Som claro pulmonar Frmito diminudo Frmito ausente Descrio e associaes pulmo preenchido de ar. vibraes moderadas durante a fala bloqueio de som vocal, derrame pleural e atelectasia. perda ou diminuio da ventilao, fibrose pulmonar

Frmito aumentado

PALPAO DOS MSCULOS


RESPIRATRIOS

Para uma boa avaliao, faz-se necessrio o domnio de sua organizao, funes e interaes em diferentes volumes pulmonares. A postura supina a melhor para avaliar, uma vez que em p ou sentado a ao da musculatura abdominal pode mascarar a funo diafragmtica.

Palpao diafragmtica Com as mos em cima do trax do paciente com os polegares juntos na linha mdia, pede-se para que o paciente inspire suave e profundamente, enquanto isso observa-se o movimento tipo onda.

Palpao dos intercostais: Realizada em posio supina. As pontas dos dedos do fisioterapeuta so colocadas sobre os espaos intercostais superiores e inferiores, e na contrao muscular com uma inspirao profunda avaliada pelo alargamento dos espaos e pela presso da inspirao feita na ponta dos dedos.

Palpao dos escalenos e esternocleidomastide: A atividade destes msculos percebida durante a ventilao. Sua hipertrofia e atividade contnua durante toda a fase da inspirao em ventilao tranqila sobrevem aps o uso excessivo por tempo prolongado.

Palpao dos abdominais o Para testar estes msculos em atividade, solicita-se uma expirao vigorosa ou provoque um ato de tossir. Deve-se palpar a parede anterior e lateral do abdome (reto do abdome) e a regio entre a linha axilar e mdia (oblquos do abdome).

PROVA DE SUSPIRO INSPIRATRIO

um mtodo simples e no-invasivo.


de uma pequena pea conectada a um transdutor de presso na entrada da narina.

Colocao

PERCUSSO
ltima

parte do exame de trax.

Possibilita

associar sintomas e sinais encontrados com relao alterao da densidade dos pulmes, estabelecer bordas de regies pulmonares anormalmente densas e rgos normais e avaliar a extenso a excurso diafragmtica.

RESSONNCIA Timpanismo ou nota normal

DESCRIO Revela um pulmo normal, insuflado de ar; pode ser simulado com a percusso de um estmago vazio.

INTERPRETAO Bases pulmonares anormalmente altas = gravidez ou ascite.

Macicez

Nota ou som macio, breve, agudo Abscessos, tumores, cistos, e surdo; pode ser simulado com a pneumotrax, atelectasia, percusso do fgado. condensaes pneumnicas, derrame pleural, enfisema, ocluso bronquial local, obesidade, paralisia diafragmtica, hipoventilao de qualquer causa (leso com pelo menos 2-3 cm de dimetro e no mais de 5 cm de profundidade).

Timpanismo aumentado

Revela um pulmo anormalmente Enfisema, pneumotrax. insuflado de ar.

AVALIAO DA FORA MUSCULAR ATRAVS


DAS PRESSES ESTTICAS MXIMAS
Realiza-se

as fases do ciclo respiratrio contra a via area ocluda e conectada a um manmetro. tipo de contrao isomtrica dos msculos respiratrios.

nico

Equaes de predio e limites inferiores da normalidade de Presso Inspiratria Mxima (Pimx) e Expiratria (Pemx) em indivduos entre 20 e 86 anos de idade. Pimx
Mdia (cmH2O) predita Limite normal 71 39 inferior

Masculino Feminino

143 (0,55 x idade) 104 (0,51 x idade)

Pemx
Mdia predita Limite inferior normal (cmH2O)

Masculino Feminino

268 (1,03 x idade) 111 268 (0,53 x idade) 88

ESTADOS ASSOCIADOS COM REDUES


DAS PRESSES RESPIRATRIAS MXIMAS
ESTADO Pimx Pemx

Esforo sub-timo
Fadiga muscular Doena neuromuscular

Aumento do volume pulmonar (hiperinsuflao)


Diminuio do N volume pulmonar (hipoinsuflao)

Avaliao da resistncia ou endurance muscular respiratria

Avalia a capacidade de trabalho do grupo dos msculos respiratrios, e depende do tipo de fibras musculares, do suprimento sanguneo e da integridade biomecnica dos elementos contrteis.

Avaliao dos volumes respiratrios

Realiza-se manobras inspiratrias e expiratria no mesmo padro que as manobras realizadas para presses estticas mximas.

AVALIAO DO PICO DE FLUXO EXPIRATRIO


Refere-se ao mximo de fluxo mobilizado por uma expirao forada. Objetivos da Avaliao do PFE em estado de asma: Diagnstico; Monitorizao de curto prazo da permeabilidade das vias areas; Monitorizao em longo prazo, durante perodos de intercrise.

Вам также может понравиться