Вы находитесь на странице: 1из 49

LEITURA ORANTE DA BBLIA

Um encontro com Deus vivo

A quem ns iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. (Jo 6,68)

Recordando a histria...

A leitura orante da Palavra uma tentativa de responder s constantes exortaes que existem na tradio judaico-crist de ler, conhecer e saborear a Bblia. Entre as muitas experincias contidas na Bblia, escolhemos a do Terceiro Isaas:

"O Senhor Deus me deu lngua de discpulo para que eu saiba ao enfraquecido, ele faz surgir uma palavra. Manh aps manh ele me desperta o ouvido, para que eu escute, como os discpulos; O Senhor Deus abriu-me o ouvido" (Is 50,4-5).

No evangelho de Lucas lemos: "A minha me e os meus irmos so os que ouvem a palavra de Deus e a pem em prtica" (Lc 8,21). Na carta endereada aos colossenses encontramos a seguinte recomendao: "Que a palavra de Cristo habite entre vs em toda a sua riqueza" (Cl 3,16a).

Ler, meditar, rezar a Palavra e trat-la como um organismo vivo faz parte da espiritualidade do povo judeu. Desde os primeiros sculos, as primeiras comunidades crists adotaram essa prtica. A expresso lectio divina surge com Orgenes, no sculo 3. Na carta que ele escreveu Gregrio, por volta do ano 238, encontra-se a seguinte exortao:

Dedica-te lectio das divinas escrituras; ocupa-te disto com perseverana... Empenha-te na lectio com o intuito de acreditar e de agradar a Deus... Dedicando-te, assim, lectio divina, busca, com lealdade e confiana inabalvel em Deus, o sentido das Escrituras divinas, nelas contido com grande amplitude .

Cassiano, nos incios do sculo V, exorta: "Esfora-te em aplicar-te assiduamente, alis, constantemente, lectio divina, e insiste nisto at que esta meditao contnua tenha impregnado a tua alma e, de certa forma, a tenha plasmado sua imagem" (Conferncias, XIV, 10).

Por volta da metade do sculo XII, Ugo de S. Vtor prope as seguintes etapas: leitura, meditao, orao e ao. Pouco depois, o monge cartuxo Guigo II, em sua carta a Gervsio, sintetiza colocando quatro graus: leitura, meditao, orao e contemplao. essa classificao que chega at os nossos dias.

Retomando a tradio: Conclio Vaticano II

Nos anos 40 a 50 renasce novamente o interesse pela prtica da lectio. O Conclio Vaticano II confirma a centralidade da Palavra na vida da Igreja. A Constituio Dogmtica sobre a Revelao Divina proclama: "O estudo dos Livros Sagrados deve ser como a alma da Teologia" (DV 24). " preciso que os fiis tenham amplo acesso Sagrada Escritura" (DV 22).

O documento ainda exorta a todos os fiis a leitura assdua acompanhada pela orao e a pregao. Aps o Conclio, a prtica da leitura orante foi aumentando graas prtica de novas comunidades religiosas, aos movimentos eclesiais, especialmente as CEBs e na pastoral de algumas dioceses.

O documento: A interpretao da Bblia na Igreja, escrito em 1993, confirma a necessidade do estudo da Palavra de Deus usando a mediao das cincias.

Na introduo, Joo Paulo II afirma: "O modo de interpretar os textos bblicos para os homens e as mulheres de hoje tem conseqncias diretas sobre a relao pessoal e comunitria dos mesmos com Deus, e esta tambm estreitamente ligado misso da Igreja".

Para pensar....

Quais os meus sentimentos diante dessa tradio da Igreja?

Condies para o xito da leitura orante

ESCUTA SILENCIOSA... Criar um clima de silncio,externo e interno

Atitude de f

Acreditar que o texto bblico inspirado, assim como o leitor tambm o . A leitura de um texto bblico depende da interao entre a experincia da pessoa que l com o texto que est sendo lido.

Comunho com a Igreja.

A escritura um texto vivo que transmite a experincia de uma comunidade viva. O texto bblico deve ser lido em comunidade

Abertura de corao.
Deus nos chama para "falar ao corao". preciso pedir um corao que escuta, aberto e dcil, obediente e leal. Simplicidade.

Escuta diligente
A Palavra deve tornar-se vida. preciso deixar se questionar pela Palavra e conformar nossa vida s exigncias que ela nos apresenta.

Invocao do Esprito Santo


Em comunho com a Igreja, pedir ao esprito de Deus que abra nosso ser para nos inserir na compreenso do mistrio, da presena constante de Deus em nossa vida.

Etapas da Leitura Orante

A leitura indaga, enquanto a meditao encontra; a orao pede, ao passo que a contemplao saboreia. A leitura um exame cuidadoso das Sagradas, que impulsiona, mediante uma moo do Esprito Santo. A meditao uma atividade mental que se dedica a escavar na verdade mais escondida, sob a guia da prpria razo.

A prece uma dedicao amorosa do corao a Deus, visando extirpar o mal e alcanar o bem. A contemplao como uma elevao da alma acima de si mesma, suspensa em Deus, que degusta as alegrias da vida terrena.

O prprio Guigo ,ainda ,afirma: "A leitura, sem a meditao, rida; a meditao sem a leitura, est sujeita a erros; a orao, sem a meditao, tpida; a meditao sem a orao infrutfera. A orao, feita com fervor, leva contemplao, enquanto o dom da contemplao, sem a orao, raro e miraculoso.

Na Amrica Latina, Carlos Mesters apresentou o mtodo da leitura orante e que foi muito difundido em folhetos e painis com dez cenas. Porm, mantendo a estrutura bsica das quatro fases clssicas, s quais se d uma explicao adaptada e contextualizada.

PASSOS...

Toda orao deve ser preparada com amor. A orao a conversa, o dilogo com a pessoa mais importante. Devemos, numa atitude de amor, preparar a terra para receber a semente. Em orao, temos de preparar o ambiente exterior: sala, quarto, altar, canto, etc e tambm preparar o corao: sentimentos, silncio interior, transparncia, etc ...

Preparar o

ambiente
exterior...

Preparar o ambiente interior

A orao dilogo interior com Deus. O Mestre Jesus nos ensinou a rezar com o corao. Ele ia para a montanha e passava horas em dilogo com o Pai. Ele carregava em seu corao as Escrituras e meditava sobre elas com muito amor .

Quando silencio o meu corao torno-me transparente diante de Deus, apresento-me como sou verdadeiramente, pois a mentira inimiga do silncio! Sendo quem sou, as Escrituras encontram no meu silncio uma verdadeira caixa de ressonncia onde ecoar o amor de Deus. O silncio do Corao como a caixa do violo, onde o dedilhar das Escrituras faz soar a bela melodia do Amor de Deus.

Invocar o Esprito Santo

O Esprito Santo o Mestre da orao. o Esprito Santo que mantm entre ns a presena de Jesus, caminho que leva ao Pai. Sem o Esprito Santo no h vida. Sem Ele no h orao.

Leitura da Palavra

Antes de iniciar a Leitura Orante j devemos estar com o texto bblico escolhido. No incio no usaremos um texto muito longo. Agora, devemos ler o texto inteiro com bastante ateno

Aps a leitura, devemos fechar nossos olhos e tentar recontar o texto para ns mesmos. Caso falte alguma parte do texto, devemos reler o texto e voltar a recontar.

Memorizado o texto, devemos reler calmamente, anotando, sublinhando os aspectos principais do texto que a Palavra de Deus. Prestar ateno para a voz de Deus. Perceber as personagens do texto, o papel de cada uma.. Notar o ambiente, a poca, a linguagem, as aes e reaes, a poesia, etc.

A grande pergunta : O que o texto me diz?

Lembre-se: o texto bblico a Palavra de Deus na histria do povo. A Bblia nasceu no corao de Deus e no corao do povo. Por isso precisamos respeitar o texto. Preciso ter conscincia de minha pobreza e silenciar o meu corao para que a Bblia fale por si mesma. Devo deixar o texto falar e na humildade e no silncio lutar para no levar o texto a dizer aquilo que eu quero ouvir.

DICAS....

Marque com uma interrogao(?) palavras ou frases difceis e depois da orao procure o significado. Marque com uma exclamao (!) o que principal. Marque com (*) os apelos da voz de Deus.

Meditao: dialogar com o Texto / dialogar com Deus

Devemos perguntar: o que Deus fala para mim? Devemos deixar que o sentido do texto penetre em nossa vida para colocarmos em prtica a vontade de Deus. Devemos nos esforar para anotar os apelos de Deus para, depois, coloc-los em prtica.

Meditar dialogar. Deus fala no silncio e no silncio escutamos a voz de Deus. Perguntemo-nos: Qual versculo me chamou mais a ateno? Quais apelos Deus me faz? O que devo fazer? O que preciso mudar em minha vida? isso, meditao de verdade s pela verdade. na meditao que muitas pessoas desanimam, pois elas tm medo de mudar de vida

Orao: no falar de Deus, mas falar com Deus

Agora hora de perguntar: O que esta Palavra me faz dizer a Deus? Sim, agora devemos falar. Nossa prece nasce da Palavra meditada. Chegou a hora de respondermos a Deus. Nossa leitura Orante se transforma numa deliciosa conversa com Deus. Louvarei a Deus por seu infinito amor. A orao que agrada ao Pai a de Jesus.

Contemplao: enxergar com o olhar de Cristo

contemplao: ver com os olhos de Deus! perceber a vida com o jeito de Jesus. Tudo se renova numa profunda atitude de amor. Agora o silncio atinge sua capacidade mxima.

Na contemplao me imagino com Deus, sinto que sua Palavra agora est dentro de mim, me renovando, transformando por completo.

Na contemplao no se diz nenhuma palavra. experincia, sentimento! Apenas quero estar com Deus, ser com Ele. Viver nEle. Sinto que Deus me convida para algo. Aceito o convite: vou com Ele! Minha comunidade precisa de mim: um Eu renovado pela experincia da contemplao.

Jesus o novo Homem. S seremos renovados nEle. Se algum est em Cristo nova criatura; as coisas antigas passaram, eis que uma realidade nova apareceu. (2Cor 5,17)

Compromisso: caminhar com Cristo

O mtodo da Leitura orante da Bblia nos faz escutar a voz de Deus. Agora, precisamos responder o chamado de Deus. Devemos, na liberdade, assumir o compromisso de ser discpulo de Jesus Mestre, isto , entrar na dinmica do Reino de Deus.

Vou tomar um versculo, uma frase do texto bblico que meditei e guardar em minha memria. A Leitura Orante da Bblia s servir se nos ajudar a mudar de vida. Quero lembra uma coisa: Deus nos fala na Bblia e na vida dos pobres!

Despedida: encerrar a orao e continuar com Deus

preciso encerrar a orao. A orao iluminar nossa vida e preciso saber viver! Devemos dar o nosso abrao em Deus. Nosso beijo ser como o de Madalena: o sculo do Rabbuni Ressuscitado. preciso se despedir... No falaremos adeus, mas um at logo, pois j temos um outro encontro marcado.

Devo alimentar minha necessidade de Deus. A cada encontro, uma nova experincia. Mesmo quando no quero o encontro, devo vencer minhas resistncias internas e reencontrar Deus em sua Palavra. A cada dia serei transformado num discpulo novo. Podemos rezar um Pai-nosso, cantar um canto. Apaga-se a vela, mas no se apaga o amor.

Agora devo avaliar minha orao:

O que mais gostei? Quais foram as dificuldades? O que devo melhorar?

Olhando a vida com o olhar de Deus, evangelizamos. Esse novo olhar a converso. essa converso de que tanto precisamos. Que o nosso olhar seja o olhar de Jesus: aquele mesmo olhar que defendeu a adltera, que expulsou o mal, que semeou o amor, que curou os doentes, que escutou o povo simples, que se encantou com as crianas, que tocou tantos coraes...

Tenhamos em ns os mesmos sentimentos de Cristo Jesus! (Fl 2,5)

Вам также может понравиться