Вы находитесь на странице: 1из 32

Acadmicas: Adriane Betcel Amanda Nunes Paula Pereira

Nos dias atuais, a sociedade est vivenciando um drama social, que se desenrola em um palco que , ao mesmo tempo, o cenrio e um dos atores, juntamente com o Poder Pblico.

Segundo Almeida (1999), o homem desenvolveu a capacidade de alterar a composio da atmosfera, modificar o curso dos rios, desmatar florestas, mudar a composio dos solos, extinguir espcies, enfim, interferir de acordo com os seus interesses no ambiente natural.

Os efeitos indesejveis, traduzidos por esses riscos, s poderiam ser evitados a partir de uma conscincia ecolgica de todos os envolvidos nesse drama. Esse despertar ecolgico bastante recente, dado que at os anos 60, poluir era permitido.

Em termos de legislao ambiental, antes de 1960, j subsistiam como principais instrumentos normativos o Cdigo de guas de 1934 (Decreto n 24.643, de 10 de julho de 1934) e o Cdigo de Minas de 1940 (DecretoLei n 1985, de 29/01/1940), e no perodo entre 1960 a 1980 o Cdigo Florestal (Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965).

Entretanto, foi a partir de 1981, com a Lei 6.938, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente e institui o Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA, foi que se estruturaram os rgos do Estado brasileiro para o tratamento das questes relativas ao meio ambiente.

O objetivo do presente trabalho fazer uma anlise crtica sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, abordando o conceito, o objetivo, os princpios e os instrumentos da mesma.

O comportamento humano j gerou diversas e profundas crises ecolgicas ao longo da Histria (Toynbee,1982). Durante sculos a Revoluo Industrial foi responsvel pelo desenvolvimento econmico, impedindo que os problemas ambientais fossem considerados.

Nessa poca, o desenvolvimento tinha como uma de suas bases o investimento pblico associado aos capitais privados investidos nas indstrias de transformao, que viabilizavam a industrializao por substituio de importaes.

Na dcada de 1960, porm, houve uma modificao nesse modelo de desenvolvimento e, ao final da dcada, demandas ambientais comearam a surgir, em funo da poluio gerada por tais atividades.

A Lei Federal 2.126/60 estabelecia um prazo de um ano para que as prefeituras com mais de 10 mil

habitantes e indstrias se adequassem s absurdas


exigncias.

De acordo com Sousa (2010), na dcada de 60 os Estados Unidos foi o pas que primeiro percebeu a urgncia e importncia da interveno do poder pblico nas questes ambientais.

Do ps-guerra at 1972 ano da Conferencia de Estocolmo no havia propriamente uma poltica ambiental apenas cdigos como: de guas (1934), florestal (1965) e de caa e pesca (1967) que davam base a poltica ambiental.

Em 1972 na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente a relao homemnatureza foi consagrada e reuniu representantes de diversos pases para discutirem a responsabilidade de cada um na busca da formao de um modelo que levasse em conta a grave crise ambiental, econmica e social.

Atravs da ao de movimentos sociais locais e de presses vindas de fora, a mudana em relao as questes ambientais ganhou fora, no Brasil, uma dcada aps a realizao da Conferncia de Estocolmo, uma vez que os debates em torno da necessidade de adoo de modelos de desenvolvimento, capazes de assegurar a preservao do meio ambiente para as futuras geraes, estavam ficando cada vez mais freqentes nas pautas dos principais fruns sociais, econmicos e ambientais.

O Brasil tomou algumas medidas atingindo o marco inicial em agosto de 1981, com a Lei federal 6.938 que criou o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), integrado por um rgo colegiado: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONANA).

A lei da PNMA visa harmonizar o desenvolvimento socioeconmico e o meio ambiente.

Alguns anos aps a criao do SISNAMA, o Presidente Jos Sarney (1985-89) deu incio a redefinio da poltica ambiental brasileira, por meio da reestruturao dos rgos pblicos encarregados da questo ambiental.

Atravs do programa Nossa Natureza, foram unificados o SUDEPE (pesca), o IBDF (Desenvolvimento florestal) a SUDHEVEA (borracha), e a SEMA (meio ambiente) em torno de um nico rgo federal: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA).

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Lustosa et al. (2003) afirmam o seguinte sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente:
O conjunto de metas e mecanismos que visam reduzir os impactos negativos da ao antrpica, sobre o meio ambiente. Como toda poltica, possui justificativa para sua existncia, fundamentao terica, metas e instrumentos, e prev penalidades para aqueles que no cumprem as normas estabelecidas. Interfere nas atividades dos agentes econmicos e, portanto, a maneira pela qual estabelecida influencia as demais polticas pblicas, inclusive as polticas industriais e de comrcio exterior. Sendo assim, por Poltica Nacional do Meio Ambiente se compreende as diretrizes gerais estabelecidas por lei que tm o objetivo de harmonizar e de integrar as polticas pblicas de meio ambiente dos entes federativos, tornando-as mais efetivas e eficazes.

OBJETIVO
O objetivo geral est previsto no caput do art. 2 da

Lei n 6.938/81 e diz que a PNMA tem como objetivo


preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental, assegurando, dessa forma, o desenvolvimento econmico e social e tambm proteo da dignidade humana

tornar efetivo o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado

tornar possvel o desenvolvimento socioeconmico de modo que ocorra concomitante ao uso racional dos a responsabilidade de recuperar recursos disponveis na natureza e/ou indenizar que imposta ao poluidor e ao predador dos recursos, bem como ao usurio pela utilizao dor recursos para fins econmicos. conciliar o desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e equilbrio ecolgico

desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que favoream o uso racional dos recursos ambientais

qualidade ambiental propcia vida das presentes e futuras geraes

O objetivo geral e os especficos conduzem ao um mesmo ponto: que a Poltica Nacional do Meio Ambiente tenta criar uma harmonia entre o uso racional dos recursos naturais, com o desenvolvimento econmico e a justia social, o to falado desenvolvimento sustentvel.

PRINCPIOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE


I ao governamental... equilbrio ecolgico patrimnio publico... uso coletivo II racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar III planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais V controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras VII acompanhamento do estado de qualidade ambiental IX proteo de reas ameaadas de degradao IV proteo dos ecossistemas, com preservao das reas representativas VI incentivo ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais VIII recuperao de reas degradadas

X educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente

INSTRUMENTOS DA POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE


Mecanismos utilizados pela Administrao Pblica ambiental com o intuito de atingir os objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente
1 interveno ambiental. 2 controle ambiental. 3 controle repressivo. Estabelecimento de padres de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliao de impactos ambientais, o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas.

Cadastro Tcnico Federal de Atividades Instrumento de Defesa Ambiental; as penalidades disciplinares ou compensatrias. Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo IBAMA O estabelecimento de zoneamento urbanstico ou ambiental comumente feito por meio do Plano Diretor ou de Cdigos Urbansticos Municipais A avaliao de impacto ambiental O licenciamento ambiental

O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - SISNAMA


o conjunto de rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios e de fundaes institudas pelo Poder Pblico, sob a coordenao do CONAMA ; responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental. Objetivo do SISNAMA tornar realidade o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, atuando na defesa e na gesto da qualidade ambiental e dos rgos pblicos cuja ao afetar diretamente o meio ambiente

Art 6 - Os rgos e entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, bem como as fundaes institudas pelo Poder Pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, constituiro o Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, assim estruturado:
I rgo Superior: o Conselho de Governo II - rgo Consultivo e Deliberativo: o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)

III rgo Central:a Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica


IV rgo Executor: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA); V rgos Seccionais:os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas, projetos e pelo controle e fiscalizao de atividades capazes de provocar a degradao ambiental VI rgos Locais: os rgos ou entidades municipais, responsveis pelo controle e fiscalizao dessas atividades, nas suas respectivas jurisdies

CONCLUSO
A Poltica Nacional do Meio Ambiente o meio de tornar efetivo a todos no presente e nas geraes futuras o direito a um ambiente ecologicamente equilibrado. As autoridades competentes no devem procurar escrever apenas leis bem elaboradas, mas proporcionar meios pelas quais se possa cumprir. A Lei n 6.938/81 s foi criada a partir do momento em que se descobriu que os meio naturais no so infinitos e se tornam escassos quando no utilizados de forma adequada. A verdadeira riqueza est na harmonia: homem natureza.

OBRIGADA!!!!

Вам также может понравиться