Вы находитесь на странице: 1из 30

As Diretrizes Operacionais da Educao Bsica do Campo.

Organizao, produo e apresentao Rodney Garcia.

O CAMPO
O campo, mais do que um permetro no urbano, um campo de possibilidades que dinamiza as condies sociais existentes, enquanto projeto de mundo, de homem/mulher e de sociedade.

A EDUCAO DO CAMPO
Fundamenta-se no exerccio da cultura, da prtica social, buscando construir uma Educao de qualidade resultante de polticas que valorizem o povo que vive do e no campo, respeitando sua sabedoria e reconhecendo-o como guardio da terra. Ser resultado das polticas intencionais definidas pelo currculo, destacando a dimenso social da educao. Portanto, a educao do campo est vinculada a um projeto de nao.

... A escola no est apenas histrica e socialmente montada para organizar as experincias de conhecimento de crianas e jovens com o objetivo de produzir uma determinada identidade individual e social. Ela, de fato, [...] funciona dessa forma. [...].
(Tomaz Tadeu da Silva. Territrios contestados: 184)

A educao do campo nasceu para denunciar a excluso da populao do campo dos indicadores sociais, econmicos, educacionais. Tambm, traz sobre si a responsabilidade de problematizar a dinmica da terra, lembrando sempre que a mobilizao produz uma nova dinmica social e cultural.

... Um dos saberes fundamentais mais

requeridos para o exerccio de tal testemunho o que se expressa na certeza de que mudar difcil, mas possvel. o que nos faz recusar qualquer posio fatalista que empresta a este ou quele fator condicionante um poder determinante, diante do qual nada se pode fazer.
(Paulo Freire. Pedagogia da indignao: 55)

O campo lugar onde as pessoas moram, trabalham, constroem sonhos, fazem poltica; existem socialmente. Enquanto espao, um lugar de vida, portanto, de educao

Enquanto histria, o campo um espao de luta contra o cativeiro e o latifndio.


Enquanto pressuposto, a educao do campo est centrada na defesa da cidadania, partindo de um marco real rumo a uma concepo de mundo, de homem e sociedade.

Enquanto poltica pblica, a Educao do Campo respeita todas as formas e modalidades de educao que se orientem pela considerao do campo como um espao de vida e de relaes vividas, como um espao ao mesmo tempo produto e produtor de cultura. essa capacidade produtora de cultura que o constitui como um espao de criao do novo e do criativo e no, quando reduzido meramente ao espao da produo econmica, como o lugar do atraso, da no-cultura. O Campo acima de tudo o espao de cultura.
(Dra Artemis UFMT)

BASES LEGAIS
CF/88

art. 205 LDB Art. 28. P N E RESOLUES

LDB
Art. 28. Na oferta da educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente: I - contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos na zona rural; II - organizao escolar prpria, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III - adequao natureza do trabalho na zona rural.

PLANO NACIONAL DE EDUCAO

Ensino Fundamental: metas n 1, 15, 16, 17 e 26, defendem a universalizao do atendimento escolar, as condies de acesso e permanncia escola, o fim das escolas unidocentes, o transporte escolar para alunos e professores, a organizao curricular e a formao de professores .

EJA:

meta n 09, prope o mapeamento, por meio de senso educacional, para levantar a demanda e consolidar polticas de educao de jovens e adultos . Educao Tecnolgica e a Formao Profissional, nas metas n 06, 12 e 13, prope a instituio de uma rede de educao profissional permanente, com vistas a ofertar educao profissional especfica populao do campo e cursos bsicos para agricultores

educao especial prope parcerias entre estados e municpios para a incluso dos alunos com necessidades especiais educao bsica, um sistema de informaes sobre a populao a ser atendida pela educao especial e a implantao de programas de atendimento aos alunos com altas habilidades nas reas artsticas, intelectual ou psicomotora.

financiamento

e gesto, a meta n 24 prope o controle social, atravs de seus organismos e de organizaes no ambiente escolar, sobre os recursos da educao, bem como a autonomia da escola, tendo o foco na aprendizagem do aluno .A meta n 26 pretende organizar a educao bsica no campo, de modo a preservar as escolas rurais no meio rural e imbuda dos valores rurais.

DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAO BSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO


Resoluo CNE/CEB N 1 03 de abril de 2002. Resoluo CEE/CEB N 126 12 de agosto de 2003

O QUE SO AS DIRETRIZES?
Bases

legais e pedaggicas a serem implementadas nos sistemas de ensino (Art 1) Princpios e procedimentos para adequar o projeto institucional das escolas do campo as diretrizes nacionais, vinculando sua prtica realidade, temporalidade, cincia, tecnologia, aos Movimentos Sociais (identidade). (Art. 2)

Princpios da Escola do Campo


Exerccio da cidadania plena Justia social Solidariedade Dilogo entre todos Expresso de todos os setores Espao pblico de investigao Estudos do mundo do trabalho, desenvolvimento social, economicamente justo e ecologicamente sustentvel (art 3 e 4).

PROPOSTA PEDAGGICA
respeito a diferena e o direito a igualdade art 28 LDB organizao da escolaridade sries, mdulos, ciclos, multisseriado, alternncia- art 23 LDB tempo: alternncia, calendrio espao: diferentes espaos organizao curricular: base nacional e especifico art 26 LDB resgate das identidades (art 5 e 7)

PAPEL DO PODER PBLICO


Art. 6 O poder pblico, no cumprimento das suas responsabilidades com o atendimento escolar e luz da diretriz legal do regime de colaborao entre a Unio, os estados, o DF e os municpios, proporcionar Educao Infantil e Ensino Fundamental nas comunidades rurais, inclusive para aqueles que no o concluram na idade prevista, cabendo em especial aos estados garantir as condies necessrias para o acesso ao Ensino Mdio e Ed. Profissional de Nvel Tcnico.

O PAPEL DE MATO GROSSO A universalizao incluir a educao infantil e o ensino fundamental e mdio inclusive para os que a eles no tiveram acesso na idade prpria, cabendo, em especial, ao Estado, garantir as condies necessrias para o acesso ao ensino mdio e a educao profissional de nvel tcnico
( nico. Art. 4. Resol. 126/03 CEE/MT).

DA ORGANIZAO CURRICULAR
PPPs vinculados a universalizao da educao e qualidade social, em dilogo com os rgos da agricultura, da agropecuria e da extenso, com a famlia e comunidade, buscando a sustentabilidade. (art. 3, nico. Resol. 126/03 CEE/MT.) Calendrio escolar diferenciado Sustentabilidade Controle social Gesto democrtica e sociedade (art. 5)

PAPEL DOS CONSELHOS - CME


Art. 7 de responsabilidade dos respectivos sistemas de ensino, por meio de seus rgos normativos (conselhos), regulamentar as estratgias especficas de atendimento escolar do campo e flexibilizao da organizao do calendrio escolar, salvaguardando , nos diversos espaos pedaggicos e tempos de aprendizagem, os princpios da poltica de igualdade.

PARCERIAS E MOVIMENTOS SOCIAIS


8 Parcerias para escolarizao bsica articulao da proposta pedaggica com as diretrizes, projeto de desenvolvimento sustentvel, avaliao institucional e controle social. Art. 9 Demandas dos movimentos sociais para subsidiar os componentes da poltica educacional.
Art.

GESTO ESCOLAR
Projeto institucional das escolas do campo, que garanta a participao dos profissionais da educao e da comunidade escolar na elaborao do PPP da UE e nos Conselhos Deliberativos, que estabelea entre a escola, a comunidade, os MS, os rgos normativos e a sociedade . (art. 10). Mecanismos de gesto fundamentadas na soberania, na cidadania, na dignidade da pessoa humana e nos valores sociais do trabalho (CF. art. 1); na autonomia das escolas, na sustentabilidade; na solidariedade, na coletividade. (art. 11).

PROFISSIONAIS DA EDUCAO
Formao inicial de magistrio para as sries iniciais e superior para a educao bsica. (art. 12) Poltica de formao inicial e continuada. ( un. art. 12). Normatizao da formao de professores, obs: Estudo sobre a diversidade, a qualidade social da vida individual e coletiva; PPP que valorize a diversidade cultural, a gesto, o acesso ao o avano cientfico, os princpios ticos da solidariedade e da colaborao. (art. 13)

FINANCIAMENTO DA EDUCAO

Regulamentar o art 212 da CF (Regime de colaborao) (art. 14) regulamentao do fundo de Valorizao da educao bsica (art. 15) diferena custo-aluno- variao na densidade demogrfica e na relao professor/aluno; (I art. 15) atendimento as exigncias de materiais didticos, equipamentos, laboratrios e condies de deslocamento (II art. 15) remunerao, carreira (ingresso por concurso pblico, PSP, habilitao em Magistrio I a IV e Superior V a VIII E. M), formao continuada que associe teorias e prticas, valorize experincias anteriores. ( III art. 15)

DO TRANSPORTE ESCOLAR
Condies de deslocamento: distncias a serem percorridas densidade demogrfica; existncia de monitor de transporte escolar em cada veculo; tempo de permanncia em transporte que no ultrapasse 1 h e 30 minutos dirios. (art. 11. Resol. 126/03 CEE/MT)

Escola do campo se organizar considerando a singularidade das condies sociais e suas mltiplas possibilidades, compreendendo o seu valor social, a sua funo na formao para o trabalho e na constituio de sua cultura/prxis, extraindo alternativas mnimas quanto organizao institucional, de racionalizao de recursos provveis e de justificativas para a ao pedaggica entre os alunos do campo, das bases crticas e epistemolgicas da escola rural, seu contedo, prerrogativas e seu perodo mximo.

(Leite, 1999:78).

Вам также может понравиться