Вы находитесь на странице: 1из 85

Componentes:

Andr Nogueira Afonso Bruna de Moraes Borba Bruna Garcia Monteiro Carolina Gonalves Emanuelli Cesar Souza Palomeque Filho Cludio Alves Dornellas Silva Pinto Daniel Nunes Magalhes Dianine Miranda Jorge Fernanda Lemos Palmeiro Cardoso Gabriel de Souza Corra

Igor Oliveira da Fonseca Joo Pedro Gonalves Severo Joo Pedro Hernandes R. Schebek Laise Baro Gallois Monica Pamplona Camacho Patrick Fagundes Dutra Pedro Leal Neves Renan Moreira Dias Rodrigo Polvora Soares de Oliveira Rovena Ramos Lima Vitor Resing Plentz Vitria Vasconcellos da Luz Yasmine Martins Couto Porto

Orientadores:
Alissandra Hampel Jorge Andr Nogueira Alves Josiane Redmer Hinz

INTRODUO
Trecho do texto Choram Marias e Clarices, da Profa. Ms. Ana Maria Colling.

Elizabeth I, rainha da Inglaterra de 1558 a 1603

Catarina, a grande, imperatriz russa de 1762 a 1796

Evita Pern, presidente da Argentina de 1946 a 1952

Cristina Kirchner, Presidente da Argentina

Angela Merkel, chanceler da Alemanha

RESGATE HISTRICO DA PARTICIPAO DA MULHER NA POLTICA BRASILEIRA


Em 1928, pela primeira vez uma mulher votou no Brasil. Seu nome era Celina Guimares Viana.

Em 1932, as mulheres brasileiras conquistam o direito de participar das eleies como eleitoras e candidatas.
Em 1933, Carlota Pereira de Queirs tornou-se a primeira deputada federal brasileira. Em 1979, Eunce Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.

Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de maro de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra. Foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educao e Cultura. Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidncia da Repblica. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional). Em 1995, Roseana Sarney tornou-se a primeira governadora brasileira. Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleies presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da Repblica no Brasil.

NO RIO GRANDE DO SUL


A primeira representante feminina eleita foi a deputada estadual Suely Gomes Oliveira, em 1950. Depois a primeira senadora gacha foi Emlia Fernandes, em 1994.

Yeda Crusius foi a pioneira como governadora, sendo eleita em 2006.

EM BAG
Em 1947 a primeira mulher concorreu a vereadora. Ligia Almeida foi vitoriosa na votao. Em 1951 foi reeleita. Aps 13 anos sem mulheres, em 1968 foi eleita Carmem Almeida. Em 1988, a terceira vereadora, Marlia Loguercio Ferreira, foi eleita.

Em 1992 foi eleita a candidata do PT Ndia La Bela. Em 1996, o maior nmero de eleitas at ento: Snia Leite, Elda Maria Blois Gasparri e Ndia La Bela.

Em 2000, novamente trs candidatas foram eleitas: Elda Maria Blois Gasparri, Snia Leite e Adriana Lara Dias.
Em 2004 foi eleita a candidata Carmem Vargas e ocorreu um fato bastante curioso. Adriana Lara obteve a maior votao j alcanada por um candidato em Bag, mas no foi eleita porque seu partido (PTB) no atingiu o coeficiente necessrio.

Justificativa
A sociedade constantemente discute o espao do homem e da mulher no mercado de trabalho, por isso, resolvemos averiguar a funo da mulher na poltica, que considerado um espao masculino. Dessa forma, possvel revelar os benefcios conquistados e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na vida pblica.

Objetivos
Entender os termos conceituais como a noo de Gnero e de Espao Poltico; Realizar levantamento das vereadoras mulheres de destaque na poltica em Bag; e

Fazer uma entrevista com essas representantes sobre a importncia da mulher na poltica; Constatar o que sabe a populao sobre as mulheres envolvidas na poltica bajeense.

Metodologia
Foi realizada uma pesquisa quali/quantitativa, com a utilizao de um questionrio como instrumento para coleta de dados composto por questes mistas; Os entrevistados foram 113 eleitores/as moradores/as de diferentes bairros da cidade; de Bag,

Foram elencadas vereadoras e representantes polticos de destaque em Bag para ser realizada uma entrevista;

Alm das entrevistas, foram coletados dados junto a Biblioteca Pblica, Cmara de Vereadores e Jornais locais, contando tambm com informaes obtidas atravs da internet.

Grficos

GRUPO 1
Igor Oliveira da Fonseca Mnica Pamplona Camacho Renan Moreira Dias
Entrevista com a vereadora Sonia Leite.

Snia Leite
Snia Mara Gomes Leite 63 anos
Professora, atualmente vereadora e lder de projetos beneficentes

Breve Histrico Poltico


Entrou na poltica em 1996, quando concorreu pela primeira vez e foi eleita vereadora. Em 2000, foi eleita como a vereadora mais votada no municpio. Em 2004 concorreu prefeitura, ficando em segundo lugar. Voltou cmara aps ser eleita em 2008. Ganhou at o atual ano 71 trofus como vereadora.

Mais de oitenta artigos escritos para jornais locais e de Pelotas voltados para o social. Treze anos de adoo do Lar da Criana Santo Estevo, somente com apoio da comunidade e trabalho voluntrio. Com 23 Projetos Sociais (alguns difundidos pelo pas segundo a vereadora) entre eles os mais conhecidos:
Baile de Debutantes para jovens da periferia; Casamentos Comunitrios; Sonhos de Princesa; Baile para idosos; Oficina de Brinquedos; Casa do Papai Noel;

Snia falando
tica
A principal estratgia , e sempre foi o trabalho que realizo em prol da comunidade menos favorecida, atingindo, com certeza todos os bairros e a seriedade e respeito que tenho pelas pessoas.

Importncia da mulher
A mulher o tempero que faltava na poltica. Ela mais respeitada, no que eu seja da linha feminista. A mulher mais sensvel ao povo.

Projetos Oficina de Brinquedos e Casa do Papai Noel


Visitamos a Vereadora na Casa do Papai Noel, onde acontece o projeto da Oficina de Brinquedos. Os brinquedos so doados oficina e so reformados e guardados para no Natal serem entregues a crianas carentes. Na Casa do Papai Noel tambm so recebidas cartas de crianas que desejam presentes. E este projeto se sustenta somente de doaes e voluntariados da comunidade bajeense.

Algumas fotos da nossa visita Casa do Papai Noel!

GRUPO 2
Bruna Montteiro Claudio D'Ornellas Joo Pedro Schebek Patrick Dutra Vitria Vasconcellos Yasmine Porto

Metodologia - Foi realizada uma entrevista na cmara de vereadores com a vereadora Jussara Carpes, com o presidente do PMDB Luis Gustavo Moraes e com o presidente do PSD Henrique Portela.

Vereadora Jussara Carpes


Atual vereadora pelo partido do PSD (Partido Social Democrtico) eleita em 2008, est no seu primeiro mandato.

Natural de Cruz Alta, 44 anos, trs filhos, Jussara Carpes sempre foi atuante e responsvel direto pelos xitos do marido na Cmara de Vereadores, Delvo de Oliveira. Ele est no terceiro mandato. Agora ela passa para a linha de frente ao ser eleita com 2.386 votos. Formada em Comunicao Social habilitao em Relaes Pblicas, Jussara comeou no meio poltico durante os movimentos estudantis. Em Bag atuou na poltica partidria quando o marido ainda era do PCB.

Entrevista
Por que voc acha que importante que a mulher tenha um espao dentro da poltica?

R:

Porque ela uma cidad que tem todos os seus direitos assegurados como os homens. O direito dela igual ao dos outros, por isso importante.

E na poltica Bajeense qual a importncia das mulheres?

R: Para representar a parcela que devida de representao. A nossa


sociedade composta de homens e mulheres, ento por que os homens representam a sociedade? A mulher tem que mostrar que tem seu lugar na sociedade.

O que voc acha das cotas para a candidatura de mulheres? R: Acho que isso foi uma forma de comear a priorizar e dar abertura
as minorias. Como uma forma de pode incluir a mulher na poltica foi aberta essa questo da candidatura de no mnimo cada partido poltico apresentar 30% de mulheres.

Voc acha que ainda existe preconceito com as mulheres, principalmente na poltica? R: Esse preconceito vem se rompendo. H preconceito sim com a
mulher em todos os espaos. As mulheres ocupam os mesmo cargos de homens em algumas empresas, e recebem valores menores do que os homens. Ento h sim uma discriminao e um preconceito, mas isso vem se rompendo porque as mulheres tm mostrado tanta capacidade de trabalho quanto os homens.

E a questo de ter uma mulher na presidncia, voc acha que um avano para o Brasil?

R:

Isso rompe uma barreira preconceituosa, mas fruto de muito trabalho, e ela mostra bastante capacidade para presidir o Brasil pelos prximos quatro anos.

Voc enfrentou alguma dificuldade quando quis se candidatar?

R:

Eu nunca tive dificuldade porque eu sempre vivi na poltica. Desde a minha infncia, na minha casa, o meu av paterno era um militante poltico. Ento eu nunca tive dificuldade porque isso sempre rodeou minha vida.

Vereador Lus Gustavo Moraes


Atual presidente do partido do PMDB (Partido do Movimento Democrtico Brasileiro), vereador lder da bancada do PMDB na Cmara Municipal de Vereadores.

Entrevista
Por que voc acha que importante que a mulher tenha um espao dentro da poltica? R: importante porque as mulheres na verdade sentem muito mais
do que o prprio homem, que de natureza mais rude. A mulher mais sensvel para resolver todos os problemas, ela tem mais dedicao que o homem.

O que voc acha das cotas para a candidatura de mulheres? R: Eu acho vlido, s que no precisaria se as mulheres se
importassem com a questo da poltica realmente, no precisaria ter essa obrigatoriedade, elas mesmas buscariam. Hoje tendo esse direito assegurado para elas ns mesmo assim as vezes no conseguimos ocupar esse espao.

Entrevista
Por que voc acha que importante que a mulher tenha um espao dentro da poltica? R: importante porque as mulheres na verdade sentem muito mais
do que o prprio homem, que de natureza mais rude. A mulher mais sensvel para resolver todos os problemas , ela tem mais dedicao que o homem.

O que voc acha das cotas para a candidatura de mulheres? R: Eu acho vlido, s que no precisaria se as mulheres se
importassem com a questo da poltica realmente, no precisaria ter essa obrigatoriedade, elas mesmas buscariam. Hoje tendo esse direito assegurado para elas ns mesmo assim as vezes no conseguimos ocupar esse espao.

E dentro da poltica bajeense. Qual a importncia das mulheres? R: A importncia aqui em Bag, como no estado e no pas a mesma. As mulheres devem e precisam estar presente.

Pelo PMDB, quantas mulheres so candidatas para as prximas eleies?


R: Ns temos para concorrer umas seis ou sete mulheres.

Voc acha que ainda existe preconceito com as mulheres dentro da poltica aqui em Bag? R: Eu acho que no. Acho que o que falta na maioria das vezes so as mulheres mesmas se candidatarem. Na maioria das vezes parece que as prprias mulheres tm preconceito com isso. E agora com a Dilma na presidncia, voc acha que as barreiras do preconceito com mulheres vo mudar? R: Eu acredito que sim, porque a Dilma est representando muito bem as mulheres. Muitos imaginavam que ela iria ser fraca, fcil de manipular, e ela est mostrando que no. Ela est mostrando que tem pulso, e capacidade para o cargo que est ocupando.

Presidente Henrique Portela


Atual presidente do partido PSD (Partido Social Democrtico), j foi suplente de deputado pelo PMDB.

Entrevista
Qual a importncia da mulher na poltica?

R: importante, porque quebra aquele tabu de que a mulher ligada s aos servios de casa, ento a presena dela fundamental. O que voc acha das cotas para as mulheres?
R: Eu acho que poderia aumentar para 50%, porque homens so mais fceis de se envolver com a poltica, e se o partido no completa essa cota, elas ficam com esse espao em branco.

E dentro do partido, quantas candidatas j tiveram?

R: O PSD foi fundado agora aqui em Bag, na nossa comisso so sete, e trs so mulheres, a nossa inteno filiar metade x metade. Voc acha que em Bag h chances de se eleger uma mulher prefeita?

R: A prefeitura est em evidncia, mas a oposio forte, existe essa possibilidade.

Ao final das entrevistas, foi possvel observar que: - os entrevistados tm uma viso um parecida em relao ao lugar das mulheres na poltica; - todos reconhecem que as mulheres tm o seu lugar e que podem ser to boas ou at melhores que os homens. Vemos todos os dias que o preconceito est diminuindo e que as mulheres tm conquistado seu lugar no espao poltico como em outros porque so capazes disso.

GRUPO 3
Andr Nogueira; Pedro Neves; Rodrigo Soares; Gabriel Corra; Vitor Plentz.
Entrevista com a vereadora Claudia Souza.

Trajetria Vereadora Claudia Souza

Est no primeiro mandato; Dcada de 90; Eleita Conselheira Tutelar com 594 votos em 1998; Primeira candidatura ao legislativo conquistando 786 votos pelo PMDB; Vice direo do Centro Mathild Fayad entre 2005 e 2008; Eleita Vereadora em 2008 com 896 votos pelo PR.

Entrevista: Claudia Souza...


Qual tua percepo sobre o papel da mulher na politica tanto em mbito geral como em Bag? A mulher era e ainda s vezes vista com outros olhos, vista como incapaz;

A mulher vem crescendo na sociedade ;


Mulher mais dedicada que o homem, mais focada; Em Bag antes eram 6 vereadoras e agora so 5.

Por que voc acha que hoje existem tantas vereadoras mulheres em Bag? Cada vez mais mulheres na poltica; Mulheres em cargos importantes no governo; Mulher e homem trabalhando paralelamente; As mulheres vm crescendo no mercado de trabalho.

Pedro Neves, Andr Nogueira,Claudia Souza e Gabriel Correa

GRUPO 4
Bruna de Moraes Borba Joo Pedro Gonalves Severo

Metodologia
Foram realizadas entrevistas com uma vereadora, com o presidente de seu partido e com uma integrante do gnero feminino do mesmo partido.
Alm das entrevistas, foram coletados dados junto a Cmara de Vereadores, jornais locais e livros contando tambm com informaes obtidas atravs da internet.

Tia Pereira
Aura Stlla Domingues Centeno Pereira (Tia Centeno), 48 anos, casada e me de trs filhos, atual vereadora na cmara de Bag, nascida em 31 de maro de 1963, na cidade de Cacequi (RS). Estudou no Colgio Marista Nossa Senhora do Rosrio. Veio para Bag no ano de 1980. formada em Estudos Sociais pela Funba (atual URCAMP), ministrou aulas de histria e geografia em escolas particulares e pblicas. tambm bacharel em direito pela URCAMP (Universidade da Regio da Campanha).

Filiou-se no partido dos trabalhadores (PT) em maro de 1992, sendo a vereadora da atual bancada com mais antiga filiao na sigla. Do ano de 2001 ao ano de 2008, integrou o governo Mainardi, sendo secretria executiva do Programa Cidado Bajeense (Prociba). Como vereadora, est em seu primeiro mandato.

Entrevista com a vereadora Tia


Importncia da mulher
As mulheres tem um jeito mais diferenciado de olhar as coisas, do que os homens, pois as mulheres tem um olhar desde criancinha com as brincadeiras, brincado de casinha, de lavar roupas, de ser me e outras brincadeiras, no s a nvel nacional como no global.

Vereadora Tia Pereira

Entrevista com Ruben Salazar, vereador e presidente do PT


Qual a importncia da mulher na politica ? A mulher muito importante na poltica, na sociedade em geral, nas empresas, no seu trabalho, na sua casa, eu acho que a mulher conquistou seu espao e muito, e ainda vai conquistar cada vez mais seu espao na politica. Assim como tem uma presidente mulher, o que acha de ter uma prefeita mulher ? Isso depende do eleitor, no teramos nada contra, depende da cabea do eleitor em ter uma prefeita mulher, uma governadora mulher ns j tivemos e agora temos uma presidente mulher. O que acha das 5 mulheres que temos na cmara de vereadores ? Sabe que eu sou vereador, eu s tenho a elogiar elas, o papel delas.

Dr. Ruben Salazar

Entrevista com Mrcia Torres integrante do PT


Por que dentro da poltica bajeense a mulher tem tanto valor?
Pela questo da incluso social feminina, pela conquista do espao de igualdade; Porm ao mesmo tempo essa conquista se torna uma desigualdade pela quantidade de funes que acumula, e, tambm pela busca de igualdade de gneros.

Dentro da histria do PT, qual a importncia da Dilma na presidncia do pas?


da eleio da 1 mulher para a presidncia, pois ela trabalha muito na parte de incluso de gnero. Ela muito rgida quanto a corrupo, e a maioria de seus ministrios so liderados por mulheres.

Carmen Vargas
Comeou sua trajetria na poltica atravs da primeira eleio de seu marido Luis Alberto Vargas (1985-1988), que foi o primeiro eleito aps muitos anos sem eleies. Foi secretria do Programa Bajeense de Ateno ao Menor de 0 a 6 anos, que atendia a apenas uma creche da cidade. importante destacar que nesse mandato teve a eleio da primeira mulher ao executivo bajeense, dona Marlia Ferreira, que foi vice-prefeita;

Em outro mandato de Vargas, no ano de 1992, foi Secretria de Assistncia Social, cargo que atendia todas as creches da cidade; No primeiro mandato de Lus Fernando Mainardi, no ano de 2000 foi novamente Secretria de Assistncia Social durante dois anos, pela coligao PT-PDT (ela era filiada ao PDT);

No ano de 2002 deixou de ser filiada ao PDT e filiou-se ao PT;

No ano de 2005 elegeu-se vereadora, a nica mulher entre 10 homens; Me senti poderosa por ser a nica mulher. A impresso que eu tinha que os outros vereadores tinham mais respeito por mim, eu tinha maior poder sobre eles.

Na ltima eleio ficou como vereadora na 3 suplncia. Exerceu o cargo durante dois anos, depois afastou-se por quase um ano. Nos dias de hoje exerce o cargo durante 15 dias (at 22 de dezembro), pela falta de um vereador;
Ela poder voltar, por motivos jurdicos, mas ter que esperar a deciso de um processo decorrente no judicirio.

GRUPO 5
Carolina Gonalves Emmanuelli Cesar Souza Palomeque Filho Daniel Nunes Magalhes

Dianine Miranda Jorge


Fernanda Lemos Palmeiro Cardoso Laise Baro Gallois

Rovena Ramos Lima


- Foram entrevistadas duas mulheres de destaque na poltica bajeense;

Partidos:
PR
Formar mulheres lderes e organizar um comit para programar aes que incentivem a mulher participao em todos os mbitos.

Objetivos
Articular os meios que favoream a insero da mulher na sociedade civil organizada, elevando a cidadania; Promover a reflexo, discusso e reposicionamento da sociedade com relao mulher.

PP
Mulher progressista parte integrante do Partido Progressista. Sem ser uma associao feminista , acima de tudo, feminina, voltada fundamentalmente para solucionar os problemas enfrentados pelas mulheres na sua dupla condio de mulher e cidad.

Objetivos
Elevar o nvel de conscientizao poltica da mulher para o exerccio da cidadania e promover sua participao nas disputas eleitorais; Divulgar a importncia do seu papel na sociedade, sob todos os aspectos de sua participao.

Adriana Lara
Importncia da mulher na poltica
A mulher importante na poltica assim como o sal est para a comida. Possui um perfil cuidador, administrador e de prudncia.

Benefcios
Alm da seriedade e do comprometimento, o acolhimento e a sensibilidade. Se colocar no lugar do outro. o segundo mandamento da bblia, amar o prximo como a ti mesmo.

Esteretipo feminino
No concordo, porque as mulheres, pelo menos aqui, tem um perfil muito aguerrido. Se tem que ir pro embate, elas vo pro embate. Todas ns somos femininas, gostamos de ser vaidosas, nos arrumar, mas com a posio firme, no porque a mulher o sexo frgil, queremos ser respeitadas como cidads, na garantia dos nossos direitos.

Dificuldades enfrentadas
Meu mundo era ser professora, cuidar da minha famlia, mas logo estava sendo lanada como candidata, a pensei: as pessoas no so iguais, eu posso fazer uma poltica diferente, eu sou diferente. Ento tu no podes generalizar, a gente perde as esperanas. A poltica o reflexo da sociedade.

Questo eleitorado X Mulheres na poltica


Acho que somos poucas na poltica por um pouco de medo. Quando a mulher estiver governando, fazendo as leis, o mundo vai melhorar. Esse o grande desafio, perder o medo, saber que a poltica precisa da mulher e a mulher precisa da poltica.

Uma mulher na presidncia


- Eleger a Dilma a presidenta, para as mulheres foi um marco, mostrou que as elas acreditam e confiam em suas semelhantes, quebramos muitos preconceitos. Vai influenciar muito para que as mulheres percam o medo e possam entrar na poltica.

Carolina Emmanuelli, Fernanda Palmeiro, Adriana Lara e Laise Gallois

Atrs, homenagem s vereadoras.

Homenagem presena feminina na Cmara de Vereadores de Bag

Ndia La-Bella
Vida pblica/poltica
- Ns tnhamos uma supresso de liberdade, organizao e expresso, lutvamos pela democratizao do pas e pela abertura poltica.

Foi a primeira vereadora em Bag ps perodo militar, se tornando a nica mulher em uma Cmara composta por 21 vereadores.
- Quando eu ingressei na Cmara senti um certo desconforto por parte dos vereadores pelo fato de eu ser mulher.

Foi eleita presidente da cmara, primeira mulher a assumir a presidncia do legislativo na historia de Bag.
- Hoje em dia, no algo to inusitado, mas na poca com certeza era, e eu fui escolhida por todos os homens para presidir a cmara. - A mulher est em um momento muito positivo na poltica e no mercado de trabalho, no existem mais lugares onde a mulher no possa.

Atualmente, Ndia assume a 13 Coordenadoria Regional de Educao.

Dianine Jorge, Ndia La-Bella e Laise Gallois

Concluso
As mulheres h muitos anos tentam conquistar espao no poder. Se em 1932 apenas mulheres casadas (com autorizao do marido), vivas e solteiras com renda prpria votavam, agora a lei 12.034/2009 garante a participao feminina de no mnimo 30% e no mximo 70%. O mundo tem presenciado um aparecimento significativo de polticas influentes como Angela Merkel, Hilary Clinton e a prpria presidente Dilma Roussef.

Entrementes ainda h uma grande desigualdade entre os gneros no espao poltico. Enquanto a maioria dos eleitores do sexo feminino a parcela de eleitas muito pequena, quase imperceptvel se comparada aos homens.
Alm disso, ainda h uma grande resistncia entre ambos os sexos sobre o ingresso e proficincia poltica feminina, especialmente em uma sociedade tipicamente patriarcal como a bajeense.

Foi constatado tambm, atravs das entrevistas, que o espao domstico foi transportado ao espao poltico atravs de comparaes como tempero que faltava na poltica e sal da comida.

Outro fator comum a profisso exercida por estas mulheres: a grande maioria eram professoras. Isso demonstra que apesar da mulher ter deixado de pertencer apenas ao espao privado ainda assim continua a exercer a funo tipicamente feminina. A funo de cuidadora e educadora, imposta desde os primrdios pelos homens.

Apesar de o Brasil ter uma poltica democrtica esse sistema ainda no est em pleno funcionamento. Para as mulheres e outros elementos excludos a democracia ser efetivada apenas a partir do envolvimento poltico. Para isso necessrio reeducar a populao e livr-la dos antigos conceitos de espaos femininos e masculinos.

Referncias
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/mulheres_politica.htm http://www.investidura.com.br/bibliotecajuridica/artigos/politica/2215-a-mulher-na-politica.html http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mulheres-napolitica,558511,0.htm http://www.investidura.com.br/bibliotecajuridica/artigos/politica/2215-a-mulher-na-politica.html Cmara de vereadores de Bag Biblioteca pblica de Bag Declarao da mulher e cidad http://www.vereadoraclaudia.blogspot.com/

Вам также может понравиться