Вы находитесь на странице: 1из 10

Antnio Carlos Joo Marcelo Jorge Lucas Ricardo Stnio

AMBIENTALISMO Movimento Ambientalista :


Conceito; Histria ; Setores Socioculturais; ONGs;

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista

Conceito
O ambientalismo um movimento social criado para defender o meio ambiente dos problemas causados pela

humanidade e tambm para criar possveis resolues para


esses problemas. Os ambientalistas tm alcanado um enorme sucesso em vrias partes do mundo pela sua admirvel capacidade de adaptao s condies de comunicao e mobilizao da atualidade.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista

Histria
Tudo comeou em 1962, com o livro Primavera Silenciosa, da biloga

marinha Rachel Carson. Nessa mesma poca os alternativos lutavam para mostrar o perigo da guerra atmica para a populao.
Em 1970, foi criado o dia da terra , onde 300 mil ambientalistas

cobraram aos polticos mais valorizao ao movimento.


Em 1972, a Organizao das Naes Unidas realizou, em Estocolmo,

na Sucia, a primeira grande reunio intergovernamental para discutir o assunto. No fim da Conferncia sobre o Desenvolvimento Humano surgiu o Programa de Meio Ambiente da ONU, e 113 naes se comprometeram a resolver seus problemas locais - a Sucia, por exemplo, comeou a agir contra a chuva cida e o Japo iniciou um programa de despoluio de sua costa.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista


Ainda na reunio surgiram duas correntes de pensamento

ambientalista: os zeristas e os marxistas. Os zeristas trabalhavam com previses de caos mundial breve, esgotamento de recursos naturais e fome, acreditavam que isto iria ocorrer por conta do crescimento sem rdeas da populao. A corrente marxista culpava o capitalismo quanto aos danos desenfreados com os quais o planeta sofria.
Em 1979, foi criado o livro Gaia por James Lovelock, que descreve

o planeta como um organismo nico, em que cada ser vivo to importante quanto qualquer outro. Foi tambm nesse ano que a Academia Nacional de Cincias dos Estados Unidos realizou o primeiro estudo consistente sobre o aquecimento global, o assunto que se tornaria a maior obsesso de organizaes no governamentais e governos a partir da dcada de 90.
Na dcada de 80 surgiram os partidos verdes.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista

Setores Socioculturais
O movimento verde subdividido em vrios setores so eles:
Ambientalismo stricto sensu;

Associaes e grupos comunitrios ambientalistas, diferenciados em trs tipos: profissionais, semiprofissionais e amadores.
Socioambientalismo;

Organizaes no-governamentais, sindicatos e movimentos sociais que tm outros objetivos precpuos, mas que incorporam a proteo ambiental como uma dimenso relevante de sua atuao.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista


Ambientalismo dos cientistas;

Pessoas, grupos e instituies que realizam pesquisa cientfica sobre a problemtica ambiental.
Ambientalismo empresarial;

Gerentes e empresrios que comeam a pautar seus processos produtivos e investimentos pelo critrio da sustentabilidade ambiental.
Ambientalismo religioso ou espiritualista;

Integrantes das vrias religies e tradies espirituais que vinculam a problemtica conscincia do sagrado e do divino, enfatizando a relevncia da questo tica.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista

* Ambientalismo pr-sade; formado por terapeutas, mestres em artes marciais e todos os que enfatizam o valor da sade, considerando,

em primeiro plano, a capacidade orgnica de reequilbrio do corpo humano (pela homeopatia, alimentao natural, exerccios leves, acupuntura.
* Ambientalismo dos partidos verdes; Os partidos verdes bem ou mal tm sido a nica renovao significativa dos sistemas partidrios em todo o mundo desde a 2 Guerra. Depois da Guerra Fria

surgem como opes eleitorais cada vez mais visveis ideologicamente,embora a viabilidade de cada um deles seja muito peculiar.

AMBIENTALISMO -Movimento Ambientalista

ONGs
Entre muitas ONG (organizaes no governamentais), as duas mais conhecidas so:
Greenpeace- Nascida em 1971 no Canad com o propsito de protestar contra os testes nucleares dos EUA. Atualmente est presente em 42 pases, com a sua sede na Holanda.

WWF- Em 1961, quando foi fundado, a sigla WWF significava World Wildlife Fund o que foi traduzido como Fundo Mundial da Natureza em portugus. No entanto, com o crescimento da organizao ao redor do planeta nas dcadas seguintes, a atuao da instituio mudou de foco e as letras passaram a simbolizar o trabalho de conservao da organizao de maneira mais ampla.

FIM

Вам также может понравиться