Вы находитесь на странице: 1из 18

SISTEMA NICO DE SADE SUS

Prof Enf Naira Lira

A criao do SUS

8 Conferncia Nacional de Sade realizada em 1986, a Constituio de 1988 estabeleceu pela primeira vez de forma relevante, uma seo sobre a sade que trata de trs aspectos principais: o meio fsico, o meio scioeconmico e cultura, os fatores biolgicos e a oportunidade de acesso aos servios de sade. Isto significa que, a partir da nova constituio, a nica condio para se ter direito de acesso, aos servios e aes de sade, precisar deles. A Constituio estabelece o Sistema nico de Sade SUS

O que o SUS?

um sistema de carter pblico, formado por uma rede de servios regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direo nica em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usurios. POR QUE SISTEMA NICO? Mesma doutrina; Os mesmos princpios organizativos em todo o territrio nacional, sob a responsabilidade das trs esferas autnomas de governo federal, estadual e municipal. SISTEMA = conjunto de unidades, de servios e aes que interagem para um fim comum. Promoo, proteo e recuperao da sade.

Doutrina do SUS

UNIVERSALIDADE a garantia de ateno sade por parte do sistema, a todo e qualquer cidado. EQIDADE assegurar aes e servios de todos os nveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidado onde morar, sem privilgios e sem barreiras. INTEGRALIDADE:

Cada pessoa um todo indivisvel e integrante de uma comunidade. O homem um ser integral, bio-psico-social, e dever ser atendido com esta viso integral por um sistema de sade tambm integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua sade.

Princpios que regem o SUS


REGIONALIZAO e HIERARQUIZAO: Capacidade dos servios em oferecer a uma determinada populao todas as modalidades de assistncia. Servios de nvel primrio - resolver os principais problemas que demandam os servios de sade, ateno bsica. Servio de nvel secundrio - servios de maior complexidade tecnolgica e especialidades.

Princpios que regem o SUS

RESOLUBILIDADE - O servio de sade correspondente deve estar capacitado para enfrentar e resolver um problema de impacto coletivo at o nvel da sua competncia. DESCENTRALIZAO - entendida como uma redistribuio das responsabilidades quanto s aes e servios de sade entre os vrios nveis de governo (Municipal, Estadual e Federal). A distribuio da renda para a sade descentralizada, e repassada a cada nvel conforme a necessidade de cada um.

Princpios que regem o SUS

PARTICIPAO DOS CIDADOS a garantia constitucional de que a populao, atravs de suas entidades representativas, participar do processo de formulao das polticas de sade e do controle da sua execuo, em todos os nveis, desde o federal at o local. Conselhos de Sade - representao de usurios, governo, profissionais de sade e prestadores de servio. Conferencias Nacionais de Sade.

Princpios que regem o SUS

COMPLEMENTARIEDADE DO SETOR PRIVADO: Quando por insuficincia do setor pblico, for necessrio a contratao de servios privados. Complementar a rede assistencial com o setor privado, com os mesmos concertos de regionalizao, hierarquizao e universalizao.

Os gestores do SUS

Nos municpios: secretarias municipais de sade ou as prefeituras. Secretrios municipais e prefeitos. O municpio deve ser o primeiro e o maior responsvel pelas aes de sade para a sua populao. Nos estados: secretrios estaduais de sade.

O estado dever corrigir distores existentes e induzir os municpios ao desenvolvimento das aes. Planejar e controlar o SUS em seu nvel de responsabilidade e executar apenas as aes de sade que os municpios no forem capazes e/ou que no lhes couber executar. o responsvel pela formulao, coordenao e controle da poltica nacional de sade. Tem importantes funes no planejamento, financiamento, cooperao tcnica o controle do SUS.

Nvel federal: Ministrio da Sade.

Quem deve controlar se o SUS est funcionando bem?


A populao; O poder legislativo; Cada gestor das trs esferas de governo. A populao deve ter conhecimento de seus direitos e reivindic-los ao gestor local do SUS.

Os recursos financeiros do SUS

Recursos federais para o SUS provm do oramento da Seguridade Social. Os recursos repassados pelo Ministrio da Sade so somados aos alocados pelo prprio governo estadual, de suas receitas, e geridos pela respectiva secretaria de sade, atravs de um fundo estadual de sade. O municpio ir gerir os recursos federais repassados a ele e os seus prprios recursos alocados pelo governo municipal para o investimento e custeio das aes de sade de mbito municipal.

Aes do SUS
Modelo assistencial centrado na doena Modelo de ateno integral sade Promoo; Proteo; Recuperao da sade.

Aes de promoo e proteo de sade

Desenvolvidos por instituies governamentais, empresas, associaes comunitrias e indivduos. Visam reduo de fatores de risco, que constituem ameaa sade das pessoas, podendo provocar-lhes incapacidades e doenas. Aes preventivas. Sade Pblica: o diagnstico e tratamento cientfico da comunidade.

Aes de promoo e proteo de sade

Promoo, so exemplos de aes: educao em sade, bons padres de alimentao e nutrio, adoo de estilos de vida saudveis, uso adequado e desenvolvimento de aptides e capacidades, aconselhamentos especficos, como os de cunho gentico e sexual. No desenvolvimento dessas aes devem ser utilizados, de forma programtica e sistemtica, com emprego de linguagem adequada ao pblico-alvo, os diferentes meios e veculos disponveis de comunicao ao alcance da comunidade

Aes de promoo e proteo de sade

Proteo, so exemplos de aes: vigilncia epidemiolgica, vacinaes, saneamento bsico, vigilncia sanitria, exames mdicos e odontolgicos peridicos, entre outros. Vigilncia epidemiolgica: informaes para conhecer e acompanhar o estado de sade da comunidade e para desencadear as medidas dirigidas preveno e ao controle das doenas e agravos sade. Vigilncia sanitria: garantir a qualidade de servios, meio ambiente de trabalho e produtos. Mediante a identificao, o controle ou a eliminao de fatores de risco sade, neles eventualmente presentes.

Aes de recuperao

Diagnstico e o tratamento de doenas, acidentes e danos de toda natureza, a limitao da invalidez e a reabilitao. So exercidas pelos servios pblicos de sade (ambulatrias e hospitalares). Consultas mdicas e odontolgicas, a vacinao, o atendimento de enfermagem, exames diagnsticos e o tratamento, inclusive em regime de internao, e em todos os nveis de complexidade. O tratamento deve ser prestado ao paciente portador de qualquer alterao de sua sade, desde uma afeco corriqueira, at uma doena mais complexa, que exige a ateno por profissional especializado e tecnologia avanada.

Reabilitao

Recuperao parcial ou total das capacidades no processo de doena e na reintegrao do indivduo ao seu ambiente social e a sua atividade profissional. So utilizados no s os servios hospitalares como os comunitrios, visando a reeducao e treinamento, ao reemprego do reabilitado ou sua colocao seletiva, atravs de programas especficos junto s indstrias e ao comrcio, para a absoro dessa mo-de-obra.

Os programas de sade do SUS

Farmcia Popular do Brasil Sade da Famlia Programa Nacional de Combate Dengue Brasil Sorridente Poltica Nacional de Alimentao e Nutrio Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Cncer Programa Nacional de Controle do Cncer do Colo do tero e de Mama - Viva Mulher

Programa de volta para casa Sade da Mulher Jovem e Adolescente Sade da Criana Sade do Homem Sistema Penitencirio Sade Mental Sade do Idoso Programa de Combate a DSTs e AIDS Programa HIPERDIA Programa de controle da

Вам также может понравиться