Вы находитесь на странице: 1из 9

Formada pelos estados de Alagoas, Bahia, Cear, Maranho, Paraba, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte e Sergipe, a maior

parte desta regio est em um extenso planalto, antigo e aplainado pela eroso. Em funo das diferentes caractersticas fsicas que apresenta, a regio encontra-se dividida em sub-regies: meio-norte, zona da mata, agreste e serto.

O meio-norte compreende da faixa de transio entre o serto semi-rido do Nordeste e a regio amaznica. Apresenta clima mido e vegetao exuberante, medida que avana para o oeste. O serto, uma extensa rea de clima semi-rido, chega at o litoral, nos estados do Rio Grande do Norte e do Cear. A vegetao tpica a caatinga. O rio So Francisco a nica fonte de gua perene.

O agreste a rea de transio entre a zona da mata, regio mida e cheia de brejos, e o serto semi-rido.
A zona da mata estende-se do estado do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. O clima tropical mido. O solo frtil e a vegetao natural a mata atlntica.

O Nordeste habitado desde a prhistria pelos povos indgenas do Brasil, que no incio da colonizao realizavam trocas comerciais com europeus, na forma de extrao do paubrasil em troca de outros itens. Mas ao longo do perodo de colonizao eles foram incorporados ao domnio europeu ou eliminados, devido s constantes disputas contra os senhores de engenhos. Foi no litoral nordestino que se deu incio a primeira atividade econmica do pas, a extrao do pau-brasil. Pases como a Frana realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa. A costa norte do atual estado do Maranho foi invadida pela Frana, na chamada Frana Equinocial. Em 1630, a Capitania de Pernambuco foi invadida pela Companhia Holandesa das ndias Ocidentais.

Durante o perodo colonial, no sculo XVI, a resistncia quilombola se iniciou no Brasil, com a fuga de escravos para o Quilombo dos Palmares, na regio da serra da Barriga, atual territrio de Alagoas. Nos vrios mocambos palmarinos chegaram a reunir-se mais de vinte mil pessoas. A cidade de Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pois estava estrategicamente localizada em um ponto mdio do litoral. O governo-geral foi uma tentativa de centralizao do poder para auxiliar as capitanias, que estavam passando por um momento de crise. A atividade aucareira at hoje a principal atividade agrcola da regio.

A cultura nordestina bastante diversificada, uma vez que foi influenciada por indgenas,africanos e europeus. Os costumes e tradies muitas vezes variam de estado para estado. Tendo sido a primeira regio efetivamente colonizada por portugueses, ainda no sculo XVI, que a encontraram as populaes nativas e foram acompanhados por africanos trazidos como escravos, a cultura nordestina bastante particular e tpica, apesar de extremamente variada. Sua base lusobrasileira, com grandes influncias africanas, em especial na costa de Pernambuco Bahia e no Maranho, e amerndias, em especial no serto semi-rido.

Estos so alguns sitios tursticos dista regio

Вам также может понравиться