Вы находитесь на странице: 1из 38

NR 29 SEGURANA E SADE NO TRABALHO PORTURIO

Prof. Jairo Brasil

OBJETIVO
Regular a proteo obrigatria contra acidentes e doenas profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcanar as melhores condies possveis de segurana e sade aos trabalhadores porturios.

APLICABILIDADE
Aplica-se aos trabalhadores porturios em operaes tanto a bordo como em terra, assim como aos demais terra trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situadas dentro ou fora retroporturias da rea do porto organizado.

ATIVIDADE PORTURIA

ATIVIDADE RETROPORTURIA

TERMINAL RETROPORTURIO
Terminal situado em zona contgua de porto organizado ou instalao porturia. Permetro de cinco quilmetros dos limites da zona primria, demarcada pela autoridade aduaneira local. Onde so executados os servios de operao, sob controle aduaneiro, com carga de importao e exportao, embarcados em continer, reboque ou semireboque.

ZONA PRIMRIA

rea alfandegada (onde h controles) para a movimentao ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquavirio.

TOMADOR DE SERVIO

Pessoa jurdica de direito pblico ou privado que, no sendo operador porturio ou empregador, requisite empregador trabalhador porturio avulso. avulso

PESSOA RESPONSVEL
Designado (por operadores porturios, empregadores, tomadores de servio, comandantes de embarcaes, rgo Gestor de Mo-de-Obra - OGMO, sindicatos de classe, fornecedores de equipamentos mecnicos) Papel: Assegurar o cumprimento de tarefas especficas e que possuam suficientes conhecimentos e experincia, com a necessria autoridade para o exerccio dessas funes.

OPERADOR PORTURIO Competncias


Cumprir a NR 29; Fornecer instalaes, equipamentos, maquinrios e acessrios em bom estado e condies de segurana, responsabilizando-se pelo correto uso; Zelar pelo cumprimento da norma de segurana e sade nos trabalhos porturios.

OGMO (RGO GESTOR DA MO-DE-OBRA) - Competncias


Proporcionar a todos os trabalhadores formao sobre segurana, sade e higiene ocupacional no trabalho porturio; Responsabilizar-se pela compra, manuteno, distribuio, higienizao, treinamento e uso correto dos EPIs e EPCs; Elaborar e implementar o PPRA e o PCMSO.

TRABALHADORES PORTURIOS
Cumprir a NR 29; Informar ao responsvel pela operao de que esteja participando as avarias ou deficincias observadas que possam constituir risco grave e iminente; Utilizar corretamente os dispositivos de segurana, EPI e EPC fornecidos, bem como, as instalaes que lhes forem destinadas.

Cabe ao OGMO ou Empregador zelar para que os servios se realizem com regularidade, eficincia, segurana e respeito ao meio ambiente

Instrues Preventivas de Riscos nas Operaes Porturias Para adequar os equipamentos e acessrios, OGMO ou empregadores devero obter com a devida antecedncia: a) peso dos volumes, unidades de carga e suas dimenses; b) tipo e classe do carregamento a manipular; c) caractersticas especficas das cargas perigosas a serem movimentadas ou em trnsito.

OGMO, ADMINISTRAO DO PORTO, EMPREGADOR

PCE PLANO DE CONTROLE DE EMERGNCIA

PAM PLANO DE AJUDA MTUA

PCE e PAM
Aes coordenadas a serem seguidas nas situaes de emergncia (PCE); Aes coordenadas a compor com outras organizaes (PAM); Linhas de ao conjunta e organizadas; Devem ser previstos os recursos necessrios para as aes. Treinamentos simulados peridicos.

AES DOS PLANOS


a) incndio ou exploso; b) vazamento de produtos perigosos; c) queda de homem ao mar; d) condies adversas de tempo que afetem a segurana das operaes porturias; e) poluio ou acidente ambiental; f) socorro a acidentados.

SESSTP
SERVIO ESPECIALIZADO EM SADE E SEGURANA NO TRABALHO PORTURIO Dimensionamento a) mdia aritmtica trabalhadores avulsos do ano civil anterior pelo nmero de dias efetivamente trabalhados; b) mdia do nmero de empregados com vnculo empregatcio do ano civil anterior.

PROFISSIONAIS DO SESSTP
Dimensionamento Mnimo

Acima de 3.500 trabalhadores para cada grupo de 2.000 trabalhadores, ou frao acima de 500, haver um acrscimo de 01 profissional especializado por funo, exceto no caso do Tcnico de Segurana do Trabalho, no qual haver um acrscimo de trs profissionais.

CPATP
Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio Ser constituda de forma paritria, por trabalhadores porturios com vnculo empregatcio por tempo indeterminado e avulso e por representantes dos operadores porturios, empregadores e/ou OGMO.

CPATP
Mandato ser de 2 (dois) anos, permitida uma reeleio; Tantos suplentes quantos forem os representantes titulares

SEGURANA EM OPERAES
ATRACAO, DESATRACAO E MANOBRA DE EMBARCAES.

SEGURANA NAS OPERAES


Adotadas medidas de preveno de acidentes (prensagem, batidas, esforos excessivos); Obrigatrio o uso de sistema de comunicao entre o prtico, na embarcao, e o responsvel em terra; Uso obrigatrio de coletes salva-vidas aprovados pela Diretoria de Portos e Costas - DPC.

SEGURANA NAS OPERAES


Durante as manobras de atracao e desatracao, os guindastes de terra e os de prtico devem estar o mais afastado possvel das extremidades dos navios.

ACESSO S EMBARCAES
Escadas, rampas e demais acessos s embarcaes devem ser mantidas em bom estado de conservao e limpeza; Dispor de guarda-corpos de proteo contra quedas; Apoiadas em terra, tendo em sua base um dispositivo rotativo, devidamente protegido que permita a compensao dos movimentos da embarcao.

ESCADA DE PORTAL

Com aclividade adequada em relao ao plano horizontal de modo que permita o acesso seguro embarcao. Degraus das escadasmontados de maneira a mant-los em posio horizontal ou com declive que permita apoio adequado para os ps.

PROIBIES DE ACESSO
No permitido o acesso embarcao utilizando-se escadas tipo quebra-peito; Proibido o acesso de trabalhadores embarcaes em equipamentos de guindar; Nos locais de trabalho prximos gua e pontos de transbordo devem existir bias salva vidas e outros equipamentos necessrios ao resgate de vtimas que caiam na gua; Nos trabalhos noturnos as bias salva-vidas devero possuir dispositivo de iluminao automtica.

CONVS
Limpos e desobstrudos; Aberturas protegidas contra queda de pessoas ou objetos; Piso antiderrapante; Circulao de pessoal efetuada pelo lado do mar; Boas condies de visibilidade aos operadores dos equipamentos de iar e sinaleiros.

CONVS
As cargas ou objetos devem ser peadas e escoradas; Olhais, escadas, tubulaes, aberturas e cantos vivos dever ser mantidos sinalizados; Nas operaes de abertura e fechamento de equipamentos acionados por fora motrizes, os quartis, tampas de escotilha e aberturas similares, devem possuir dispositivos de segurana que impeam sua movimentao acidental.

PORES
Bocas dos agulheiros devem estar protegidas por braolas e serem providas de tampas com travas de segurana; Escadas de acesso em perfeito estado de conservao e limpeza; Escada vertical at o piso deve ser dotada de guarda-corpos ou ser provida de cabo de ao paralelo escada, para fixao de trava-quedas para subida e descida.

PORES
O trnsito de pessoas sobre os vos entre cargas estivadas, s ser permitido se cobertos com pranchas de madeira de boa qualidade, seca, sem ns ou rachaduras que comprometam a sua resistncia e sem pintura.

MAQUINAS, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DE IAR, ACESSRIOS DE ESTIVAGEM


Todo equipamento de movimentao de carga deve apresentar, de forma legvel, sua capacidade mxima de carga e seu peso bruto.

MAQUINAS, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DE IAR, ACESSRIOS DE ESTIVAGEM

Somente pode operar mquinas e equipamentos o trabalhador habilitado e devidamente identificado

MAQUINAS, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DE IAR, ACESSRIOS DE ESTIVAGEM


Todo trabalho em pores que utilize mquinas e equipamentos de combusto interna, deve contar com exaustores para retirada dos gases.

MAQUINAS, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DE IAR, ACESSRIOS DE ESTIVAGEM


Os equipamentos terrestres de guindar e os acessrios para iamento de cargas devem ser periodicamente vistoriados e testados por pessoa registrada no CREA. (1 x a cada 12 meses).

MAQUINAS, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DE IAR, ACESSRIOS DE ESTIVAGEM

Todo equipamento de guindar deve emitir sinais sonoros e luminosos, durante seus deslocamentos

CARGA LINGADA
Proibido o transporte de materiais soltos sobre a carga lingada.

SINALEIRO

Вам также может понравиться