Вы находитесь на странице: 1из 26

PORTARIA N 2.

616, DE 12 DE MAIO DE 1998


PROFESSORA: Morgana Teles

INTRODUO
A Portaria 2.616/98 representou a adequao da antiga regulamentao ministerial s novas determinaes da Lei Federal 9.431 de 06 de janeiro de 1997. Apesar da controvrsia instalada, a referida lei teve como aspecto positivo a destacar ter tornado obrigatria a existncia de uma Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH) e de um Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH); definido como um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, tendo como objetivo a reduo mxima possvel da incidncia e gravidade das infeces nosocomiais.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


Ela composta por cinco anexos com as diretrizes e normas para a preveno e o controle das infeces hospitalares. O anexo I trata da organizao e competncias do programa e da comisso de controle de infeco. No anexo II temos conceito e critrios diagnsticos das infeces hospitalares; no anexo III temos orientaes sobre a vigilncia epidemiolgica das infeces hospitalares e seus indicadores; nos anexos IV e V observamos recomendaes sobre a lavagem das mos e outros temas como uso de germicidas, microbiologia, lavanderia e farmcia, dando nfase observncia de publicaes anteriores do Ministrio da Sade.

Considerando as infeces hospitalares constituem risco significativo sade dos usurios dos hospitais, e sua preveno e controle envolvem medidas de qualificao da assistncia hospitalar, de vigilncia sanitria e outras, tomadas no mbito do Estado, do Municpio e de cada hospital, atinentes ao seu funcionamento.

Considerando a necessidade de informaes e instruo oficialmente constituda para respaldar a formao tcnico-profissional, resolve:  Art. 2 As aes mnimas necessrias, visam reduo mxima possvel da incidncia e da gravidade das infeces dos hospitais, compem o Programa de Controle de infeces Hospitalares.

Art. 3 A secretaria de Poltica do Ministrio da Sade, prestar cooperao tcnica s Secretarias Estaduais e Municipais de Sade, orientando-s sobre cumprimento e interpretao das normas aprovadas por esta Portaria. Art 6 Deve ser adotado em todo territrio nacional, pelas pessoas jurdicas e fsicas, de direito pblico e privado envolvidas nas atividades hospitalares de assistncia sade.

CONTROLE DE INFECO EM SERVIOS DE SADE


Portaria n 2616, de 12 de maio de 1998: ANEXO I ORGANIZAO l. O Programa de Controle de Infeces Hospitalares (PCIH) um conjunto de aes desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas reduo mxima possvel da incidncia e da gravidade das infeces hospitalares. 2. Para a adequada execuo do PCIH, os hospitais devero constituir Comisso de Controle de Infeco Hospitalar (CCIH), rgo de assessoria autoridade mxima da instituio e de execuo das aes de controle de infeco hospitalar.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


3. A CCIH dever ser composta por profissionais da rea de sade, de nvel superior, formalmente designados. 4. Os membros da CCIH sero de dois tipos: consultores (servio mdico, servio de enfermagem, servio de farmcia,laboratrio de microbiologia e administrao) e os executores (encarregados da execuo programada de CIH, obedecendo relao de 2 tcnicos de nvel superior -> 200 leitos, sendo um dos membros preferencialmente da enfermagem).

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


Define competncias para:
 -

A CCIH do hospital dever: A autoridade mxima do servio de sade; Elaborar o regimento interno da CCIH, adequado s caractersticas e necessidades da instituio; Capacitao do quadro de funcionrios e profissionais da instituio (educao em servio); Interagir com os demais setores e servios do hospital.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


- Avaliar, peridica e sistematicamente, as informaes providas pelo Sistema de Vigilncia Epidemiolgica das infeces hospitalares e aprovar as medidas de controle propostas pelos membros da CCIH; - Cooperar com a ao do rgo de gesto do SUS, bem como fornecer, prontamente, as informaes epidemiolgicas solicitadas pelas autoridades competentes. - Adequar, implementar e supervisionar normas e rotinas. - Implantar poltica de uso racional de antimicrobianos.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998




Caber Autoridade mxima da Instituio: Constituir e nomear formalmente a CCIH. Propiciar infra-estrutura para funcionamento da CCIH. Aprovar e fazer respeitar o Regimento Interno da CCIH. Garantir a participao do representante da CCIH nos rgos colegiados deliberativos da instituio. Garantir o cumprimento das recomendaes pela Coordenaes Municipal, Estadual / Distrital e Nacional do CIH.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998




s Coordenaes Estaduais e Distrital de Controle de Infeco Hospitalar, compete: Definir diretrizes de ao estadual/distrital, baseadas na poltica nacional de controle de infeco hospitalar (ANVISA); Prestar apoio tcnico, financeiro e poltico aos municpios; Coordenar, avaliar e divulgar os indicadores epidemiolgicos de infeco hospitalar; Informar Coordenao Nacional os indicadores de IH estabelecidos;

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998




s Coordenaes Municipais de Controle de Infeco Hospitalar, compete: Coordenar as aes de preveno e CIH na rede hospitalar do Municpio; Participar do planejamento, programao e organizao da rede regionalizada e hierarquizada do SUS, em articulao com a Coordenao Estadual / Distrital de CIH; Informar, Coordenao Estadual de CIH os indicadores de IH estabelecidos;

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


 -

COORDENAO NACIONAL DE CIH ANVISA/MS COMPETNCIAS: Definir diretrizes de controle de IH. Aprovar a descentralizao das aes de preveno e controle de IH. Coordenar as aes nacionais de preveno e controle de IH. Estabelecer critrios, parmetros e mtodos de controle de IH. Cooperar com a capacitao tcnica dos profissionais de sade para o controle da IH.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


-

Identificar servios ou centros de pesquisas no territrio nacional para estabelecimento de padres tcnicos de referncia no Pas. Prestar cooperao tcnica, financeira e poltica aos Estados, Distrito Federal e Municpios. Estabelecer sistema nacional de avaliao e divulgao nacional dos indicadores de magnitude e gravidade das IH. Planejar aes estratgicas em cooperao tcnica com as Coordenaes Estaduais / Distrital e Municipais. Acompanhar, avaliar e divulgar os indicadores epidemiolgicos de IH.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


H I E R A R Q U I Z A O
COORDENAO NACIONAL (ANVISA/MS)

COORDENAO ESTADUAL / DISTRITAL

COORDENAO MUNICIPAL

PCIH / CCIH (INSTITUIES)

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


ANEXO II CONCEITOS E CRITRIOS DIAGNSTICOS DAS INFECES HOSPITALARES

1. Conceitos bsicos. 1.1 Infeco comunitria (IC): aquela constatada ou em incubao no ato de admisso do paciente, desde que no relacionada com internao anterior no mesmo hospital.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


1.2. Infeco hospitalar (IH): aquela adquirida aps a admisso do paciente e que se manifeste durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares. Diagnstico das IH: 1- Princpios: - Evidncia clnica - Exames laboratoriais - Evidncias de estudos com mtodos de imagem - Endoscopia - Biopsias

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


Diagnstico das IH: 2- Critrios Gerais: - Quando na mesma topografia da infeco comunitria for isolado um outro germe, seguido de agravamento das condies clnicas do pacente. - Infeco que se apresenta >72 horas aps a admisso, quando se desconhece o perodo de incubao e no houver evidncia clnica e/ou laboratorial no momento da admisso. - So tambm convencionadas IH, as que aparecem antes das 72 horas na internao quando associadas a procedimentos diagnsticos e/ou teraputicos do perodo.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


ANEXO III VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA INDICADORES EPIDEMIOLGICOS INFECES HOSPITALARES

E DAS

l. Vigilncia Epidemiolgica das infeces hospitalares: a observao ativa, sistemtica e contnua de sua ocorrncia e de sua distribuio entre pacientes, hospitalizados ou no, e dos eventos e condies que afetam o risco de sua ocorrncia, com vistas execuo oportuna das aes de preveno e controle.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


2. A CCIH dever escolher o mtodo de Vigilncia Epidemiolgica mais adequado s caractersticas do hospital, estrutura de pessoal e natureza do risco da assistncia, com base em critrios de magnitude, gravidade, reduo das taxas ou custo; 3. Todas as alteraes de comportamento epidemiolgico devero ser objeto de investigao epidemiolgica especfica. 5. Os indicadores mais importantes a serem obtidos e analisados periodicamente no hospital e, especialmente, nos servios de Berrio de Alto Risco, UTI adulto/peditrica/neonatal e queimados so:

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


- Taxa de Infeco Hospitalar (altas, bitos e transferncias); - Taxa de Pacientes com Infeco Hospitalar - Distribuio Percentual das Infeces Hospitalares por localizao topogrfica no paciente; -Taxa de Infeces Hospitalares por Procedimento (infeco urinria aps cateterismo vesical e de pneumonia aps uso de respirador); -Freqncia das Infeces Hospitalares por Microrganismos ou por etiologias;

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


- Coeficiente de Sensibilidade aos Antimicrobianos; - Percentual de pacientes que usaram antimicrobianos (uso profiltico ou teraputico) no perodo considerado; - Freqncia com que cada antimicrobiano empregado em relao aos demais; - Taxa de letalidade associada a infeco hospitalar.

PORTARIA N 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998


ANEXO IV LAVAGEM DAS MOS 1. Lavagem das mos a frico manual vigorosa de toda a superfcie das mos e punhos, utilizando-se sabo/detergente, seguida de enxge abundante em gua corrente. 2. A lavagem das mos , isoladamente, a ao mais importante para a preveno e controle das infeces hospitalares.

Portaria n 2616, de 12 de maio de 1998


3. O uso de luvas no dispensa a lavagem das mos antes e aps contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpreos, secrees ou excrees; 6. Devem ser empregadas medidas e recursos com o objetivo de incorporar a prtica da lavagem das mos em todos os nveis de assistncia hospitalar ( distribuio e a localizao de unidades ou pias para lavagem das mos, em diversas reas hospitalares, alm da presena dos produtos para a obrigatoriedade da prtica.).

Portaria n 2616, de 12 de maio de 1998


ANEXO V RECOMENDAES GERAIS 1 .A utilizao dos anti-spticos, desinfetantes e esterilizantes seguir as determinaes da Portaria n 15, de 23 de agosto de 1988, da Secretaria de Vigilncia Sanitria (SVS)/ do Ministrio da Sade e o Processamento de Artigos e Superfcies em Estabelecimentos de Sade/MS, 2 edio, 1994, ou outras que as complementem ou substituam. 1.1 No sendo recomendadas formulaes contendo mercuriais orgnicos, acetona, quaternrio de amnio, lquido de Dakin, ter e clorofrmio.

Que os nossos esforos desafiem as impossibilidades. Charles Chaplin

Que os esforos desa impossibi Charles C

Вам также может понравиться