Вы находитесь на странице: 1из 31

00

Estruturaa.C. Sc. XIX


Isaac Sc. XIII a.C. Sc. I d.C.
Moiss JUDASMO

Deus
Abrao Ismael

cad

Jesus Cristo

02

CRISTIANISMO
Maom ISLAMISMO

00

O Cristianismo a religio daqueles que acreditam que Jesus Cristo o Filho de Deus. Jesus Cristo , para os cristos, a grande mensagem de Deus Humanidade. Veio anunciar a todas as pessoas a boa notcia da salvao, ou seja, o projecto para que todos possam ser felizes: viver o amor, a justia e a verdade; trabalhando incansavelmente pela paz.

cad

Estrutura

O nome

03

Jesus vem e Yeshua f ,

do hebraico significa

esalvarf.
e Yeshua f foi traduzido para grego (Iesous) e deste para latim (Iesus), dando origem ao portugus Jesus.

O significado etimolgico do nome est relacionado com a misso de Jesus como Messias Salvador.

00 HOMEM-JESUS O
Para os cristos, o nascimento e vida Estrutura histria da humanidade. de Jesus marcou uma viragem na Este pensamento foi oficializado na Europa do sc. VI. A partir daqui, a era antes de Jesus passou a designar-se por a. C. (antes de Cristo); os anos posteriores ao nascimento de Jesus passaram a designar-se A.D., Anno Domini (e Ano do Senhor f ), dito em portugus d.C. (depois de Cristo)

Quem Jesus?

cad

03

xodo
1446

a.C.

Os Evangelhos so quatro, sendo Crucifixo de Jesus a sua autoria viagens S. Paulo atribuda a S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas 46-57 e S. Joo. 30 So eles que d.C. 0 iniciam o Novo Testamento e a eboa notciaf

De acordo com os relatos do Evangelho de Lucas, Jesus nasceu na Palestina, num estbulo nos arredores da cidade de Belm.

00

cad

Estrutura

03

Jesus ter nascido entre os anos 6 e 4 a.C. porque tal acontecimento ocorreu durante o reinado de Herodes. Este morreu no ano 4 a.C., donde se conclui que o nascimento de Jesus se situa antes do ano 4 a.C.
nascimento de Jesus crucifixo de Jesus a.C. 6/4 0 30 d.C.

Este erro de contagem est relacionado com a passagem do calendrio juliano (institudo por Jlio Csar no ano 46 a.C.) para o gregoriano (promulgado em 1582 pelo Papa Gregrio XIII), utilizado actualmente em todos os pases ocidentais e em grande parte do mundo.

00

cad

Estrutura

03

Jesus nasceu no seio de uma famlia judia Maria e Jos, sendo descendente da tribo de Jud.

Viveu a maior parte da sua vida na modesta aldeia de Nazar, na regio da Galileia, donde lhe vm as designaes de eNazarenof e eGalileuf. Durante a infncia aprendeu a ler e a escrever. Os Evangelhos no nos do a conhecer
pormenores deste perodo da vida.

Jesus aprendeu a rezar segundo os costumes da religio judaica e a conhecer e respeitar a Lei herdada de Moiss.

00

cad

Estrutura

03

Morreu em
Jerusalm com cerca de

trinta anos
de idade.

JESUS, O CRISTO E FILHO DE DEUS

00

cad

Estrutura

Homem como ns, conheceu as nossas capacidades, limitaes, preocupaes e receios, excepto o que torna o ser humano menos pessoa o mal, o pecado; mas, como Profeta e Mestre, ensinou a opor-se contra a injustia, a maldade, o dio e tudo o que impede cada pessoa de ser imensamente feliz.

O mandamento do Amor,
originalidade do Cristianismo, , o bilhete de identidade dos cristos.

Jesus conheceu vrios opositores

03

Fariseus
Seguiam rigorosamente a Lei de Moiss Religiosamente eram fanticos Politicamente eram inimigos dos Romanos

Saduceus
Deles faziam parte muitos sacerdotes Davam preferncia ao pentateuco Eram gananciosos e duros com os pobres Influencia politica

Escribas
Ensinavam e interpretavam o AT Eram chamados eDoutores da Leif Pertenciam ao tribunal dos judeus

JESUS CRISTO SALVADOR

00

cad

Estrutura

Para os cristos, tudo o que Jesus realizou e ensinou foram sinais da sua relao com Deus, da sua identidade como Messias esperado e o Filho de Deus. A crucifixo foi a sentena de morte dada a Jesus. Os Evangelhos testemunham que, ao terceiro dia Jesus ressuscita e, deste modo, a morte foi vencida para brotar a vida nova. A cruz, para os cristos, torna-se, ento, smbolo da vida e no da morte

03

Se, no Natal, os cristos celebram o nascimento do Menino Jesus, na Pscoa que celebram o acontecimento central da sua f: Destes acontecimentos da vida de Jesus, nasceu o Cristianismo como religio nova em relao ao Judasmo.

O Cristianismo no Imprio Romano

00

cad

Estrutura

Os textos do Novo Testamento foram redigidos entre o ano 50 e o ano 100 (aproximadamente) 21 cartas de vrios apstolos s comunidades Evangelhos: S. Mateus S. Marcos S. Lucas S. Joo Actos dos Apstolos Apocalipse

03

Devido lngua grega (nas regies orientais do imprio), e do latim (nas regies ocidentais) serem compreendidas pela populao, juntamente com a grande fora interior e a coragem dos cristos, possibilitou que o Cristianismo se espalhasse progressivamente pelos territrios do imprio.

O impulso missionrio dos discpulos de Jesus Cristo, mas particularmente o dinamismo de S. Paulo, faz irradiar a mensagem do Evangelho pelas cidades gregas, romanas e at do norte de frica.

00

cad

Estrutura

Os romanos eram politestas, prestavam culto ao imperador e viviam numa sociedade fortemente estratificada e baseada na explorao do trabalho escravo. Os cristos apresentam um Salvador, Jesus Cristo, e afirmam um Deus amigo e libertador. Propem uma nova sociedade, onde no existe a distino entre pessoas (ePai nossof) e se afirma a fraternidade universal (eAmai-vos uns aos outrosf).

03
Os primeiros cristos reconheciam-se pelo sinal do peixe.

00

Estrutura

Com o imperador Nero (reinou de 54 a 68 d.C.) comea um perodo de mais de dois sculos de perseguies aos cristos onde vrios milhares so mortos tornando-se emrtiresf e exemplo para outros que admiram a coragem, a firmeza e a felicidade encontrada no testemunho, apesar do sofrimento e da morte. Os cristos refugiam-se em subterrneos (catacumbas) e vivem o seu culto s escondidas desenvolvendo um cdigo de comunicao.

cad

03
Suplcio pena de morte infligida com muito
sofrimento. Os condenados eram geralmente crucificados ou atirados s feras, em espectculos de circo.

00

Monogramas de Cristo pertencentes ao


perodo das catacumbas: trata-se dos smbolos mais antigos do cristianismo, que conservaram o seu significado at hoje (Cristo, luz do mundo, princpio e fim)

cad

Estrutura

03

Textos Sagrados
A Bblia foi o primeiro livro a ser impresso por Gutenberg, o inventor da imprensa, no ano de 1540 e , desde sempre, o livro mais difundido, traduzido, lido e estudado.

00

cad

Estrutura

O Livro sagrado dos cristos a Bblia. Mais do que um livro, a Bblia uma biblioteca; uma coleco de 73 livros: Antigo Testamento, (AT) 46 livros Novo Testamento, (NT) 27 livros
Notvel Uma pgina da Bblia, mais precisamente o salmo 8, foi depositada pelos astronautas no solo da lua, no dia 21 de Julho de 1969

04

ANO LITRGICO
As celebraes crists tm dois ritmos:

00

cad

semanal Estrutura anual.


Todas as semanas, ao Domingo (Dies Domini = Dia do Senhor), soleniza-se a ressurreio de Jesus, pela celebrao da eucaristia (missa); o dia do descanso semanal.

05

Ano Litrgico = calendrio religioso dos cristos contm a data das festas e celebraes litrgicas, reportam aos acontecimentos mais importantes da vida de Jesus. Divide-se em dois ciclos:

pascal natal

00

CICLO DO NATAL
Comea com o Advento (tempo de preparao para a vinda de Jesus), inclui o Natal propriamente dito, e termina na Epifania, ou seja, a festa da manifestao de Jesus a todos os povos; aqui aparecem os reis magos, que representam a universalidade dos povos

cad

Estrutura

Porqu o 25 de Dezembro? 05
desconhecida a data do nascimento de Jesus. O dia 25 de Dezembro foi estabelecido por volta do sculo IV.

00

Estrutura

No ano 274, o Imperador Aureliano oficializou o culto do Sol, e fixou a festa do Sol a 25 de Dezembro. A partir deste dia, o Sol passa a iluminar com cada vez maior intensidade e durante maior tempo a terra. Era uma festa pag.

cad

05

Os cristos passaram a festejar nessa data o nascimento de Jesus de modo a desvalorizar o sentido pago da festa e a recordar que a verdadeira luz do mundo, o verdadeiro Sol Jesus.

CICLO DA PSCOA
Inclui a Quaresma, que tem como centro a penitncia e a converso, e a Pscoa propriamente dita, em que se celebra a Alegria de Cristo Ressuscitado

00

cad

Estrutura

Quaresma: Comea na Quarta-Feira de cinzas (dia a seguir


ao Carnaval) e estende-se at ao Domingo de Ramos, Domingo que antecede a Pscoa O povo judeu, no sc. XIII a. C., liderado por Moiss, fez a passagem da escravatura no Egipto para a liberdade na Terra Prometida: Israel.

05

A palavra Pscoa Significa Etimologicamente passagem.

Jesus, atravs da Ressurreio, no dia de Domingo, fez a passagem (Pscoa) da morte para a vida. Todos ns podemos fazer a passagem do mal para o bem, do egosmo para a partilha, da violncia para a concrdia e para a Paz.

00

cad

Estrutura

A Pscoa uma festa mvel. O dia da Pscoa o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 Maro (equincio da primavera). A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Pscoa, e portanto a Tera-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Pscoa. Esse o perodo da Quaresma, que comea na quarta-feira de cinzas.

05

00

Mas a sequncia de datas varia de ano para ano, sendo no mnimo a 22 de Maro e no mximo a 24 de Abril. A Pscoa comea na Quinta-feira Santa com a Ceia do Senhor, recorda a ltima ceia. Na Sexta-Feira Santa celebra-se a paixo e a morte de Jesus. O Domingo da Ressurreio, que comea com a noite de Sbado (viglia pascal, Sbado Aleluia)

cad

Estrutura

05

A festa do Pentecostes celebrada 50 dias aps a Pscoa. Reala a presena e a fora do Esprito de Deus

00

Celebrao da vida e da f
Para um cristo, o mais importante viver em constante relao com Jesus e, para isso, recorre Bblia e escuta/medita a sua palavra; tambm pode faz-lo por meio da orao.

cad

Estrutura

05

As celebraes interrompem o ritmo normal da vida. A Liturgia o conjunto das celebraes que constituem o centro da vida da Igreja, das quais se destaca como mais importante a celebrao dos sacramentos

00

cad

Estrutura

Os sacramentos para os cristos so sinais de que Deus est perto, muito perto das pessoas. Um smbolo pode ser qualquer coisa que vemos e que representa algo que no vemos; se tomarmos como exemplo o amor que sentimos por algum, utilizamos como smbolo desse amor uma carcia, um beijo, um abrao

05

Principais locais de culto

00

cad

Estrutura

A Baslica da Natividade, em Belm, a igreja mais antiga da Terra Santa, construda em 326 por ordem de Santa Helena, me do imperador romano Constantino. A Baslica do Santo Sepulcro um local em Jerusalm onde a tradio crist afirma que Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e de onde ressuscitou no Domingo de Pscoa. o local mais sagrado do cristianismo.

05

A Baslica de So Pedro, no Vaticano, em Roma, onde, segundo a tradio est o sepulcro de S. Pedro, a igreja mais venerada no mundo catlico porque representa a unidade e a comunho universal na figura do Papa como sucessor do apstolo Pedro.

DIVERSIDADE NO CRISTIANISMO

00

cad O Cristianismo, enquanto religio centrada na f em Jesus Cristo, professado e vivido por milhes de crentes espalhados por todo o mundo

Estrutura

A Universalidade do Cristianismo no significa, porm, que todos os cristos vivam de igual forma esta religio.

06

fruto de divergncias culturais, polticas, histricas e culturais, o Cristianismo est dividido em trs ramos principais:

Cristos Catlicos (Romanos) Cristos Ortodoxos Cristos Protestantes

00
Estrutura (sculo XI - 1054)
Cristianismo Cisma do Oriente

Reforma
(sculo XVI - 1517)

Protestantismo
Luteranismo Calvinismo Anglicanismo

cad

Igreja Catlica
Cristo Catlicos Latinos

Igreja Ortodoxa
Cristos Ortodoxos Gregos

06

Desentendimento dos Cristos do Ocidente e Oriente


(sculo V - 476 )

Constantino muda de Roma para Constantinopla (sculo IV - 330)

00

PRIMEIRA GRANDE DIVISO

cad

sc. XI, em Estrutura1054. Resulta do desentendimentos

entre cristos do Ocidente e do Oriente vinham j desde o sc. IV, aps a mudana de residncia do Imperador Constantino da velha Roma (imprio do Ocidente) para a nova Roma Constantinopla (Imprio do Oriente), em 330.

06

cristos catlicos

cristos ortodoxos

SEGUNDA GRANDE DIVISO


sc. XVI, em 1517 monge alemo Martinho Lutero afixou na porta da catedral de Wittenberg as suas 95 teses sobre as indulgncias.

00

cad

Estrutura

06

A Igreja vivia uma situao complexa e problemtica pelo que, sendo generalizada a vontade em proceder a uma reforma ou reviso da vida crist, a reforma proposta por Lutero veio dividir os cristos. Emergiu, assim, o movimento Protestante, tambm designado por movimento reformador. Estas divises entre Cristos perduram at hoje. Tem-se valorizado o encontro e dilogo entre todos os cristos. Este objectivo central do movimento a que se deu o nome de Ecumenismo.

00
1

Origem
Ano 6-4 a.C. Palestina

cad Fundador
Jesus Cristo 2

Estrutura

Deus(es)
3 Deus

Smbolos I - Iesous - Jesus X - Xristus - Cristo T - Teos - Deus U - Ulious - Filho S - Soter - Salvador
Peixe = IXTUS Cruz 4

07

00

Templo
Igreja

cad

Estrutura 5
Textos Sagrados
6 Bblia AT / NT

Doutrina
Credo: Crer na Trindade Crer em Deus-Pai

07

Crer em Deus-Filho Crer em Deus-Esprito e na Igreja. Ressurreio F e obras Viver os sacramentos

00

Dia Santo
Domingo

cad Moral
9

Estrutura 8

Amar a Deus acima de tudo e aos outros como a ns mesmos. Cumprir os 10 Mandamentos.

07

10 Culto Participar nos Sacramentos

Festas
Natal Paixo e PSCOA 11

Вам также может понравиться