Вы находитесь на странице: 1из 67

TCNICO EM ELETROTCNICA

Mquinas Eltricas IV
Prof. Eng. Igor Souza
Email: igorjsouza@hotmail.com / igorjsouza@gmail.com

MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA (CA ou AC)

INTRODUO

A induo eletromagntica o fenmeno que origina a produo de uma fora eletromotriz (f.e.m. ou voltagem) num meio ou corpo exposto a um campo magntico varivel (maquinas eltricas AC), ou bem num meio mvel exposto a um campo magntico esttico (mquinas eltricas CC). Quando o corpo um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenmeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tenso induzida proporcional variao do fluxo magntico (Lei de Faraday).

Princpio bsico de um motor eltrico

Escolha do acionamento eltrico:


Fonte de Alimentao: tipo, tenso, frequncia, simetria, equilbrio, etc.; Condies ambientais: agressividade, periculosidade, altitude, temperatura, etc.; Exigncia da carga e condies de servios: potncia solicitada, rotao, esforos mecnicos,

configurao fsica, conjugados requeridos, ciclos de operao, confiabilidade, etc.

Processo de seleo de acionamentos eltricos

rvore da famlia dos motores eltricos

Conceitos Bsicos

Conjugado
Tambm chamado de torque, momento esttico, momento de alavanca ou binrio definido pelo produto da fora que efetivamente utilizada para fazer o objeto girar em torno de um eixo, pelo comprimento do brao da alavanca onde este cria uma distncia entre o ponto de aplicao da fora e o centro do eixo:

C = F.L
C = Conjugado (N.m); F = Fora (N); L = Distncia entre o centro do eixo e o ponto onde a fora aplicada (m).

Momento de inrcia
O momento de inrcia a grandeza que mede a resistncia que uma massa oferece eixo. Depende do eixo de rotao, da forma do corpo e da maneira como sua massa distribuda. modificao do seu de movimento de rotao em relao a um

VELOCIDADE E ESCORREGAMENTO
O campo girante, com velocidade sncrona ( Ns), produz um fluxo magntico que corta as barras do rotor induzindo corrente secundria. Pela interao da corrente nas hastes do rotor e o campo do enrolamento do estator, surge a fora F, responsvel pelo conjugado. A diferena de velocidade entre o rotor e campo denominada de escorregamento. Se no houver escorregamento a velocidade do rotor e do campo girante seriam iguais e no haveria movimento relativo entre campo, do estator, e condutor do rotor. Com isto, no haveria corrente induzida no rotor, conseqentemente no haveria conjugado.

A velocidade do campo girante depende da freqncia da tenso de excitao primria ( Estator ) e do nmero de plos (P) , com a unidade em RPM ( Rotaes Por Minuto ) :

O escorregamento diretamente proporcional carga no eixo do motor. Para carga nominal o escorregamento maior do que para carga zero, onde a velocidade do rotor muito prxima da sncrona. Isto permite a avaliao da condio de carga no do motor pela determinao da velocidade do eixo.

Identificao dos Motores


Os motores eltricos possuem uma placa identificadora, colocada pelo fabricante, na qual pelas normas, deve ser fixada em local bem visvel. Para instalar adequadamente um motor, imprescindvel que o instalador saiba interpretar os dados de placa. Estes dados so:
nome e dados do fabricante modelo (MOD) potncia (cv, HP, kW) nmero de fases (por exemplo, TRIFSICO ou 3FAS) tenses nominais (V) frequncia nominal (Hz) categoria (CAT) correntes nominais (A) velocidade nominal (RPM) fator de servio (FS) classe de isolamento (ISOL. CL.) Letra-cdigo (COD) regime (REG) grau de proteo ( PROTEO IP) Ligaes

Categoria
Conforme as suas caractersticas de conjugado em relao velocidade e corrente de partida, os motores so classificados em categorias, cada uma adequada a um tipo de carga. Estas categorias so definidas em norma, e so as seguintes:
Categoria A: Conjugado de partida normal; corrente de partida alta; baixo escorregamento (cerca de 5%). Motores usados onde no h problemas de partidas nem limitaes de corrente. Categoria B: Conjugado de partida normal; corrente de partida normal; baixo escorregamento. Constituem a maioria dos motores encontrados no mercado e prestam-se ao acionamento de cargas normais, como bombas, mquinas operatrizes, etc. Categoria C: Conjugado de partida alto; corrente de partida normal; baixo escorregamento. Usados para cargas que exigem maior conjugado na partida, como peneiras, transportadores carregados, cargas de alta inrcia, etc. Categoria D: Conjugado de partida alto; corrente de partida normal; alto escorregamento (mais de 5%). Usados em prensas excntricas e mquinas semelhantes, onde a carga apresenta picos peridicos. Usados tambm em elevadores e cargas que necessitam de conjugados muito altos e corrente de partida limitada. Categoria F: Conjugado de partida baixo; corrente de partida baixo; baixo escorregamento. Pouco usados, destinam-se a cargas com partidas frequentes, porm sem necessidade de altos conjugados e onde importante limitar a corrente de partida.

Fator de servio
O fator de servio, um fator que aplicado potncia nominal, indica a carga permissvel que pode ser aplicada ao motor. Esse fator refere-se a uma capacidade de sobrecarga contnua, ou seja, uma reserva de potncia que d ao motor uma capacidade de suportar melhor o funcionamento em condies desfavorveis.

Classe de isolamento
A classe de isolamento, indicada por uma letra normalizada, identifica o tipo de materiais isolantes empregados no isolamento do motor. As classes de isolamento so definidas pelo respectivo limite de temperatura; so as seguintes, de acordo com a ABNT:
Classe A = 105C Classe E = 120C Classe B = 130C Classe F = 155C Classe H = 180C

Letra-cdigo
A letra-cdigo (cdigo de partida) indica a corrente de rotor bloqueado, sob tenso nominal (Tabelas)

Regime
O regime o grau de regularidade da carga a que o motor submetido. Os motores normais so projetados para regime contnuo, isto , um funcionamento com carga constante, por tempo indefinido, desenvolvendo potncia nominal. So previstos, por norma, vrios tipos de regimes de funcionamento.

Grau de proteo
O grau de proteo um cdigo padronizado, formados pelas letras IP seguidas de um nmero de dois algarismos, que define o tipo de proteo do motor contra a entrada de gua ou de objetos estranhos, conforme mostrado no Quadro ``Os graus de proteo''.

Ligaes
A placa de identificao do motor contm um diagrama de ligaes, a fim de permitir a ligao correta do motor ao sistema.

Placas identificadores que vem junto aos motores

Placa identificando as ligaes do motor

Fabricantes de Motores AC

Simbologia

Estrutura geral de um Motor de Induo Trifsico (MIT)

O motor de induo trifsico (MIT) tem construo simples, suas partes podem ser separadas em duas fundamentais que so o estator e o rotor. O rotor em curto-circuito proporciona robustez e menor custo entre todos os motores de induo. Na figura seguinte temos uma viso das peas que compem um MIT com rotor em curto-circuito.

Partes de um MIT com rotor em curtocircuito

O estator a parte ligada rede de alimentao, composto por:


01 Carcaa - a estrutura suporte do conjunto; de construo robusta em ferro fundido, ao ou alumnio injetado, resistente corroso e com aletas para melhorar a dissipao do calor. 02 Ncleo de chapas - as chapas so de ao magntico, tratadas termicamente para reduzir ao mnimo as perdas no ferro. 03 Enrolamento trifsico - trs conjuntos iguais de bobinas, uma para cada fase, formando um sistema trifsico ligado rede trifsica de alimentao.

J o rotor que induzido eletromagneticamente pelo estator, composto por:


04 Eixo - transmite a potncia mecnica desenvolvida pelo motor. tratado termicamente para evitar problemas como empenamento e fadiga. 05 Ncleo de chapas - as chapas possuem as mesmas caractersticas das chapas do estator. 06 Barras e anis de curto-circuito - so de alumnio injetado sob presso numa nica pea.

Outras partes de um motor eltrico:


07 08 09 10 11 12 13 Rolamentos; Tampas; Tampa defletora; Ventilador; Caixa de ligao; Terminais; Tampa da caixa de ligao;

Figura com um corte no motor ca

Imagem de um motor ca parcialmente desmontado

Detalhes do Funcionamento do Motor Tipo Gaiola

O rotor em gaiola de esquilo constitudo por um ncleo de chapas ferromagnticas, isoladas entre si, sobre o qual sao colocadas barras de alumnio (condutores), dispostas paralelamente entre si e unidas nas suas extremidades por dois anis condutores, tambm em alumnio, que provocam curto-circuito nos condutores.

estator

do

motor

tambm ncleo

constitudo

por

um

ferromagntico laminado, nas cavas do qual so colocados os enrolamentos alimentados pela rede de CA 3 .

As barras condutoras da gaiola so colocadas geralmente com uma certa inclinao para evitar as trepidaes e rudos pela ao eletromagntica entre os dentes das cavas do estator e do rotor.

Sobre os motores de induo com rotor gaiola de esquilo:


Mais robusto; Em sua forma mais simples apresenta conjugado de partida relativamente fraco e corrente de partida ate 10x da IN; Para melhorar seu desempenho so equipados com rotores gaiola de barras altas, barras de cunha ou barras duplas.

Campo Girante

O motor trifsico tem seu funcionamento totalmente dependente de algo denominado campo magntico girante. O campo magntico de uma bobina depende da intensidade de corrente que passa por ela. No motor trifsico de induo,essa corrente fruto da tenso da rede aplicada aos enrolamentos. Como a tenso nas trs fases da rede no ocorre ao mesmo tempo, pode-se deduzir que os campos magnticos criados nos enrolamentos do estator no tm a mesma intensidade no instante t, mas essa intensidade varia e h inverso de polaridade conforme segue o ciclo da rede.

importante perceber que ao redor dos enrolamentos do motor, o campo magntico nas bobinas ir circular de acordo com a forma de onda trifsica aplicada.

90 temos um campo magntico intenso na fase R e menos intenso e com polaridade oposta nas fases S e T, pois a fase R est no mximo positivo e S e T na metade negativa. 210 intenso na fase S e menos intenso e com polaridade contrria nas fases R e T. Seguindo a anlise ( a cada 120 e feitos novos desenhos, como o da figura; para cada posio, tomando nota da formao dos plos, pode-se notar o movimento do campo girante.

Cada fase ligada a uma bobina produz um campo magntico na mesma proporo da intensidade da fase de acordo com o grfico senoidal. Quando uma bobina tem intensidade mxima, as outras duas tem intensidade menor e contrria , de acordo com as fases. Quando a fase R atinge o pico mximo, as fases S e T tem tenses menores e contrrias. 120 adiante, a fase S atingir seu valor mximo e R e T tero valores menores. Mais 120 e ser a fase T a atingir seu valor mximo, e as fases R e S tero valores menores. Percebe-se claramente que temos um campo magntico que gira.

Estes campos magnticos criados no estator, induzem no rotor gaiola correntes que geram um campo magntico cuja polaridade oposta ao campo original do estator . A tendncia de o rotor tentar acompanhar o movimento circular do campo criado no estator Aumentando o nmero de bobinas por fase, podemos traar linhas imaginrias e demonstrar a interao entre os plos magnticos do estator e do rotor em um instante t.

Velocidade Sncrona

A velocidade sncrona do motor, representada por Ns definida pela rotao do campo girante, a qual depende do nmero de plos (p) do motor e da freqncia (f) da rede, em hertz; Os enrolamentos podem ser construdos com um ou mais pares de plos, que se distribuem alternadamente ( um norte e um sul) ao longo da periferia do ncleo magntico, no estator. O campo girante percorre um par de plos(p) cada ciclo.

Assim como o enrolamento tem plos ou p pares de plos, a velocidade do campo magntico girante ser :

Ns = (120 * f) / p [RPM]

Exemplos
a) Qual a rotao sncrona de um motor de 6 plos, 50 Hz ? Ns = (120 * 50) / 6 = 1000 rpm b) Qual a rotao sncrona de um motor de 12 plos, 60 Hz ? Ns = (120 * 60) / 12 = 600 rpm

Exerccio
Calcular o que se pede na tabela abaixo:
Nmero de Plos F = 60Hz F = 50 Hz

10 ? 2 ? ?

? 1200 ? 1800 ?

? ? ? ? 750

Escorregamento

Se o motor gira uma velocidade diferente da velocidade sncrona, ou seja, diferente da velocidade do campo girante, ento os condutores do rotor ou o enrolamento do rotor, cortam as linhas magnticas do e pelas leis do campo; eletromagnetismo, circularo nestes condutores ou enrolamento corrente induzidas. Quanto maior a carga, maior ter que ser o conjugado para acion-la.

Para se obter o conjugado, maior ter que ser a diferena de velocidade, para que as correntes induzidas e os campos produzidos sejam maiores. Portanto, medida que a carga aumenta, cai a rotao do motor. Quando a carga zero, (motor em vazio) o rotor girar praticamente com a rotao sncrona.

A diferena entre a velocidade sncrona (Ns)e a velocidade do motor (N) chama-se escorregamento (S). O escorregamento pode ser expresso: em rpm:

S(rpm) = Ns N
como frao da velocidade sncrona:

S = Ns N /Ns
como porcentagem desta:

S(%) = [(Ns - N) / Ns] * 100

Exemplos
Qual o escorregamento de um motor de 6 plos, 50 hz, se sua velocidade de 960 RPM? S (%)= (1000 -960) /1000 .100 = 4%

Exerccio
a) Qual o escorregamento de um motor de 4 plos, 60 Hz, se sua velocidade de 1735 RPM? b) Dado um motor de 8 plos, 60 Hz, seu escorregamento de 7%. Determine a velocidade do motor. c) Um motor de 6 plos, 60 Hz, trabalha a uma rotao de 1123 RPM. Calcule qual ser o escorregamento desse motor.

Rendimento

O motor eltrico absorve energia eltrica da rede e a transforma em energia mecnica, disponvel no eixo. O rendimento define a eficincia com que feita esta transformao.

Nos motores eltricos, a unidade usual para a potncia eltrica (Pe) o KILO WATTS ( KW = 1000 Watts) e para a potncia mecnica (Ps ) o CAVALO VAPOR (CV = 0,736 KW) . Para um motor trifsico a potncia de entrada, potncia Eltrica, pode ser definida pela expresso:

A potncia de sada menor, sendo que, a diferena so as perdas, que se transformam em calor ( energia trmica)

Potncia de entrada: Pe = Ps + Pp

O rendimento ( ) do motor definido como a relao entre a potncia eltrica de entrada (Pe) e a potncia mecnica de sada (Ps potncia m eixo ), sendo a potncia de entrada o resultado da soma da potncia de sada e das perdas (Pp):

Corrente solicitada pelo motor

A potncia mecnica no eixo de um motor expressa em HP ou CV. Sendo que:


1 Cavalo Vapor[CV] = 736 Watts[W]; 1 Horse Watts[W]. Power[HP]
(Fora Cavalo)

746

A potncia eltrica de entrada, maior que a potncia mecnica, igual a potncia do motor dividida pelo rendimento (em torno de 80% para a maioria dos motores).

A corrente nominal do motor, em amperes, pode ser obtida ento da seguinte expresso:

Exemplos
Determine a corrente nominal para um motor de 15 HP, trifsico, 220 V entre fases, fator de potncia 0,9 indutivo e rendimento de 82 %. I = (15 * 746) / ( 3 * 220 * 0,9 * 0,82) I = 39,79A

Exerccio
a) Determine a corrente nominal para um motor de 20 CV, trifsico, 380 V entre fases, fator de potncia 0,89 indutivo e rendimento de 85 %. b) Determine a corrente nominal para um motor de 45 HP, trifsico, 440 V entre fases, fator de potncia 0,87 indutivo e rendimento de 83 %.

Exerccio
c) Determine o rendimento de um motor de 80CV de potncia, com um fator de potncia de 0,91 alimentado a 380V ~3 e com corrente eltrica nominal igual a 110 A. d) Determine o rendimento de um motor de 115HP de potncia, com um fator de potncia de 0,92 alimentado a 440V ~3 e com corrente eltrica nominal igual a 135 A.

Вам также может понравиться