Вы находитесь на странице: 1из 35

Profa. Fabiana A.

Silva da Cruz Fisioterapeuta Mestre em Gerontologia

A DOR DO IDOSO

Patos de Minas 2009

CONCEITO
...EXPERINCIA SENSORIAL E EMOCIONAL DESAGRADVEL, DEVIDA LESO EFETIVA OU POTENCIAL DOS TECIDOS...
( MERSKEY, 1986. )

... UM SINTOMA COMPLEXO, INDIVIDUAL E SUBJETIVO, CUJA INTERPRETAO ENVOLVE ASPECTOSSENSITIVOS, EMOCIONAIS E CULTURAIS QUE S PODE SER COMPARTILHADA A PARTIR DO RELATO DE QUEM O SENTE.
( PIMENTA, 1994.)

PREVALNCIA DA DOR EM PESSOAS IDOSAS

Distrbios do aparelho de locomoo:

50% referem dor devido artrite

SNC ou Perifrico:

dor neurognica dor por desaferentao dor talmica

Outros: doenas reumatides, fibromialgia, dor cervical e lombar devido a processos degenerativos ou fraturas osteoporticas, sndromes musculares dolorosas.

PREVALNCIA DA DOR EM PESSOAS IDOSAS

Origem Vascular: arterite temporal angina de peito claudicao intermitente enxaqueca

Dor oncolgica:

a maioria dos pacientes de cncer sofre dores antes de morrer

DOR CRNICA
Idosos da Comunidade: 30 40% Idosos Institucionalizados: 45% 85% 10 PRINCIPAIS CONDIES CRNICAS DO IDOSO: 1- ARTRITE 2- HIPERTENSO 3- COMPROMETIMENTO AUDITIVO 4- CONDIES CARDACAS 5- COMPROMETIMENTO ORTOPDICO 6- SINUSITE 7- CATARATA 8- DIABETES MELITTUS 9- COMPROMETIMENTO VISUAL 10- ZUMBIDO

NOES GERAIS
FATORES COGNITIVOS

FATORES SCIO-CULTURAIS

+ + +

FATORES EMOCIONAIS

FATORES COMPORTAMENTAIS

=
PERCEPO INDIVIDUALIZADA DA DOR

CARACTERSTICAS DA DOR
DOR LOCALIZADA: se limita sua sede de origem tendinite, bursite, artrite. projeta-se ao longo do trajeto de um nervo no respectivo dermtomo - ciatalgia tem origem em estruturas somticas e viscerais e se projeta para outra regio dentro do mesmo segmento - infarto no acompanha os dermtomos, hiperalgesia ou hiperestesia acompanha alteraes trficas e vasomotoras.

DOR RADICULAR:

DOR IRRADIADA:

DOR SIMPTICA REFLEXA:

DOR PSICOGNICA:

na ausncia de fatores somticos ou viscerais.

BASES PSICOFISIOLGICAS DA DOR


TEORIA DO CONTROLE DA BARREIRA
( WALL E MELZACK, 1984.)

MEDO, ANSIEDADE E MOTIVAO PARA FUGIR DA FONTE CAUSADORA DA DOR.

LUTA OU FUGA - SN SIMPTICO Liberao de noradrenalina junto s terminaes nervosas do SNS, sensibiliza os nociceptores, intensificando a transmisso e a percepo da dor.

ALTERAES DOS SISTEMAS SENSORIAIS E DE CONTROLE DA DOR QUE ACOMPANHAM A SENESCNCIA


O declnio sensorial progressivo aceito como parte Inevitvel do processo envelhecimento.
Mudanas na morfologia, nmero, densidade e localizao dos receptores (corpsculos de Meissner, Merkel, Ruffini e de Pacini).
(THORNBURY e MISTRETTA, 1981)

Ocorre uma perda de 5 a 8% das fibras nervosas por dcada, aps os 40 anos de idade.
(POTIVIN et al., 1980)

O nmero de fibras mielinizadas que inervam a pele glabra da mo diminui em torno de 5% por dcada, de 17.000 nos adultos jovens 13.000 na 8a dcada.
(THORNBURY e MISTRETTA, 1981)

Encurtamento gradual da distncia internodal, como resultado de uma desmielinizao segmentar.


(PATTEN e CRAIK, 2002)

A percepo do toque leve e presso passa por uma reduo de um quarto do normal em homens acima dos 40 anos de idade.
(PATTEN e CRAIK, 2002)

A degenerao dos dendritos, no SNC, provoca uma diminuio da velocidade de conduo, alterando assim, a plasticidade neuronal.
(UMPHRED e LEWIS, 2001)

A formao de placas senis e de emaranhados neurofibrilares, so observados com o avanar da idade.


( LUSTRI e MORELLI, 2004)

O limiar cutneo para a dor tambm aumenta com a idade.


(PATTEN e CRAIK, 2002)

A incidncia do infarto cardaco indolor aumenta com os anos.


(Bayer e cols.,1986)

PERSONALIDADE, INTERPRETAO DA DOR, PROBLEMAS DE COMUNICAO.


(Harkins e cols.,1990)

Em um estudo realizado por Vandervoot e cols., (1992), demonstrou que mulheres idosas apresentaram um desconforto menor do que mulheres jovens durante a aplicao de gelo no ante-brao.

Manifestaes encontradas na cutis de pessoas idosas: diminuio da dor provocada por estmulos trmicos, da sensibilidade vibratria e da capacidade de discriminao de dois pontos.

Padres semelhantes de degenerao foram encontrados aps a falta prolongada de atividade.


(Herman e Roger,2002)

De acordo com a teoria da barreira, a dor no seria resultado apenas do maior nmero de estmulos que incidem sobre as fibras nociceptivas, ela resultaria tambm da falta de impulsos recebidos por meio das fibras de grande dimetro.

Desequilbrio relativo de estmulos sensoriais recebidos por fibras de pequeno e grande dimetro

Modulao menos eficiente dos sinais nociceptivos

FATORES PSICOLGICOS E EMOCIONAIS

As respostas individuais diante da dor variam consideravelmente. Depresso ( primria ou secundria) e Dor Crnica. Mesmo na ausncia de doenas, 10% das pessoas acima de 65 anos sofrem de depresso. Para os idosos que apresentam patologias associadas estes valores sobem para 30 a 50%. At 83% dos idosos que apresentam a dor crnica, tm depresso.

(Herman e Roger, 2002)

ASPECTOS COGNITIVOS, COMPORTAMENTAIS E FATORES LIGADOS PERSONALIDADE

A interpretao da dor afeta profundamente sua intensidade bem como, o resultado das intervenes teraputicas. O significado atribudo a dor capaz de aumentar ou diminuir a intensidade do sofrimento. O comportamento adotado durante o perodo de dor influencia significativamente os pensamentos e sentimentos de uma pessoa. A dor provoca distrbios emocionais e de personalidade.

(Herman e Roger, 2002)

FATORES PSICOSSOCIAIS
O idoso que dispem de fortes laos sociais com familiares e com amigos encontra menos dificuldade para interpretar sua experincia de dor de forma mais positiva. A falta de apoio social implica em sentimento de inutilidade, abandono solido e isolamento, e indignidade

(Chapman e Turner, 1990)

A dor seria um companheiro inevitvel da velhice?

AVALIAO DA DOR
A dor como principal responsvel pela restrio da capacidade funcional. A DOR NO FUNO DA IDADE........ Identificar fatores etiolgicos, sempre que possvel. Descoberta de eventuais fatores que contribuem para a dor. Avaliar o impacto que a dor exerce sobre as funes fsicas do idoso. Entender como o idoso resolve seus problemas. Planejamento do tratamento.

IDENTIFICAO DO PROBLEMA
Durao Localizao Fator desencadeante Carter (queimao, pontada) Intensidade/ gravidade Evoluo Efeito sobre as atividades funcionais Impacto sobre a personalidade Fatores que agravam ou que aliviam Relaes com o horrio Efeitos sobre o sono Uso de Medicamentos

EXAME FSICO
Aspecto Geral Postura Motricidade Fora Muscular Sinais neurolgicos Relao da dor com os dermtomos Sistema smato-sensorial Reflexos Equilbrio Marcha Cognitivo Papel da dor nas AVDs e AIVDs Histria de cncer

CLASSIFICAO DA INTENSIDADE DA DOR

Desenhos mostrando a dor, Escalas visuais, Escalas numricas, Escalas faciais e Questionrio de dor McGill (MPQ)

ESCALA VISUAL ANALGICA

A escala numrica consiste numa rgua dividida em onze partes iguais, numeradas sucessivamente de 0 a 10. Esta rgua pode apresentar-se ao doente na horizontal ou na vertical. Pretende-se que o doente faa a equivalncia entre a intensidade da sua dor e uma classificao numrica, sendo que o 0 corresponde a classificao Sem Dor e a 10 a classificao Dor Mxima (Dor de intensidade mxima imaginvel) A classificao numrica indicada pelo doente ser assinalada na folha de registro.

ESCALA NUMRICA

Na escala qualitativa solicita-se ao doente solicitaque classifique a intensidade da sua Dor de acordo com os seguintes adjetivos: Sem Dor, Dor Ligeira, Dor Moderada, Dor Intensa ou Dor Mxima. Estes adjetivos devem ser registrados na folha de registro.

ESCALA QUALITATIVA

ESCALA DE FACES

Na escala de faces solicitado ao doente que classifique a intensidade de sua dor de acordo com a mmica representada em cada face desenhada, sendo a expresso de felicidade corresponde a classificao Sem Dor e a expresso de mxima tristeza corresponde a classificao Dor Mxima. RegistraRegistra-se o nmero equivalente face selecionada pelo doente

O questionrio de dor McGill (MPQ) foi elaborado em 1975 por Melzack, na Universidade McGill, em Montreal, Canad, com o objetivo de fornecer medidas qualitativas de dor que possam ser analisadas estatisticamente. Esse um dos questionrios mais referenciados mundialmente e usados na prtica clnica. O MPQ avalia as qualidades sensoriais, afetivas, temporais e miscelnea da dor. Alm disso, apresenta em seu escopo uma avaliao da distribuio espacial e da intensidade da dor (sem dor a cruciante). H grande evidncia da validade, confiabilidade e habilidade discriminativa do MPQ quando usado com adultos jovens.

Todos os profissionais da sade tm a responsabilidade moral de promover um acompanhamento adequado da dor em pacientes. Os pacientes tm direito primrio ao tratamento, para no sentir uma dor desnecessria. Sentir dor desumano, destri a autonomia e humilhante. Em seu extremo, a dor destri o esprito e impede o indivduo de viver. (ALEXANDER, 2004)

Utilizado para avaliao dos aspectos sensoriais, afetivos e avaliativos da dor, inclui um diagrama corporal para localizao da experincia dolorosa, uma escala de intensidade e 78 descritores de dor agrupados em 4 grandes grupos e 20 subgrupos.

Sensorial: 1-10 Afetiva: 11-15

Avaliativa: 16 Mista: 17-20

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO X FISIOTERAPIA


Equilbrio das vias de transmisso da dor

RECURSOS ELETROTERMOTERPICOS
TENS Impulsos eltricos sobre a pele, de baixa frequncia, sobre os nervos ou razes espinhais que inervam a sede da dor. Teoria da barreira para a dor: a ativao seletiva de fibras nervosas capaz de modular a transmisso e a percepo dos impulsos dolorosos. Alguns estudos demonstram que a Tens menos eficaz nas pessoas idosas.

O perodo de eletroestimulao precisa ser muito mais longo horas. Diminuio da produo de opiceos endgenos pela Tens atrofia dos sistemas endofinrgicos.

Tens e exerccios fsicos possuem bases neurofisiolgicas comuns. mais eficaz na dor aguda do que na dor crnica. Contra-indicao: uso de marca-passo, demencia ou confuso mental. AVE, AIT e Epilepsia monitorizao rigorosa.

CALOR

Efeitos analgsicos, antiespasmdicos e sedativos. Associado massagem e/ou hidroterapia. Contra-indicao: diminuio da sensibilidade trmica, reas de alt. da perfuso vascular edema ou isquemia, uso de vasodilatadores.

EXERCCIOS

Prevenir ou compensar os efeitos nocivo da falta do uso O fato de se evitar atividade fsica tem mais a ver com medo e ansiedade do que com deficincia propriamente dita. Cuidado com os traumatismos e prevenir fadiga muscular. Nvel de exigncia de acordo com o paciente para evitar o fracasso. O fracasso capaz de aumentar a percepo da dor. Tcnicas de relaxamento.

CADA UM SABE A DOR E A DELCIA DE SER O QUE ...

Вам также может понравиться