Вы находитесь на странице: 1из 79

APOSTILA 3 ADMINISTRAO RURAL

PROF. DANILO BIASI

1.Introduo
A Administrao, de acordo com definio do Houaiss, o "conjunto de normas e funes cujo objetivo disciplinar os elementos de produo e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obteno de um resultado eficaz, bem como uma satisfao financeira". Administrar envolve a elaborao de planos, pareceres, relatrios, projetos, arbitragens e laudos, em que exigida a aplicao de conhecimentos inerentes s tcnicas de Administrao.

Propriedade rural

a unidade de produo em que so exercidas atividades que dizem respeito a:  culturas agrcolas,  criao de animais,  culturas florestais, com a finalidade de obteno de renda.

Produtor e empresrio rural, qual a diferena?

Produtor rural: Quem tem a atividade com fonte de sustento, utilizando para seu sustento e obteno de renda

Empresrio rural: Quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios.

O que seria administrao rural?

o conjunto de atividades que facilitam aos produtores rurais a tomada de decises ao nvel de sua empresa agrcola, com o fim de obter melhor resultado econmico, mantendo a produtividade da terra.

1.2.Outros conceitos
Mtodo de utilizao racional dos fatores de produo agropecurios, a fim de atingir objetivo de eficincia Econmica ( minimizar custos, maximizar receitas visando atingir o mximo lucro, numa unidade de tempo) Para isso so necessrios usar racionalmente os fatores:
Terra ou recursos naturais Capital(fisico, financeiro e tecnolgico) Trabalho (fisico e intelectual)

Administrao Rural conceito 2


Estuda os processos racionais de tomada de deciso em empresas agrcolas visando utilizar adequadamente os fatores de produo para atingir os objetivos pr estabelecidos.

1.3. Administrador Rural Desafios da Crise para o profissional


Entrevista concedida para a Revista Brasileira de Administrao (http://www.rbaonline.org.br). 1 Em tempos de crises econmicas, globalizao, como v a questo da administrao rural em relao sobrevincia e ou o sucesso de empreendimentos e instituies, sejam eles pblicos ou privados, cooperativas, organizaes de agricultores familiares, grandes empresas de agronegcios e para demais organismos que lidam com a difuso de informaes para esses segmentos? Crises so inerentes ao sistema capitalista neo-liberalista que vivemos. Ou seja, crises fazem parte do ciclo dos negcios de qualquer setor, tercirio, secundrio ou do setor primrio, extrativista. Esta crise passageira, e sem dvida no a nica. O agronegcio no Brasil tem apresentado nmeros positivos no que tange reas cultivveis, tecnificao, e inclusive distribuio de renda. Os grandes produtores esto a para ficar, e vai crise, vem crise , continuaro produzindo. Os agricultores familiares (organizados ou no cooperativas) passam por uma situao complicada, mas ainda garantem sua subsistncia. As grandes empresas de agronegcios, por andarem muito alavancada (financiamento representando grande parte de seu patrimnio), sofrem mais (em termos de volume de capital), mas com algumas redues em sua estrutura, e pacotes multinacionais, conseguem conter qualquer sinal de falncia. Os organismos que lidam com a difuso de informao aproveitam a oportunidade para se consolidarem como centros de gerao e distribuio de conhecimento para estas empresas, e a crise mais uma pauta do dia-a-dia.

1.4 - Agrnomos, veterinrios, zootecnistas, engenheiros florestas etc, que atuam no ou para o meio rural, esto preparados para a questo vital da administrao rural? Se considerarmos o aspecto da gesto como sendo crucial para a obteno de bons resultados, a formao bsica (universitria) destas reas passa apenas perto das questes de gesto, e a formao mais tecnicista no permite que estes profissionais se aprofundem nos conhecimentos de administrao. A nica formao destes profissionais como gestores vem da experincia do dia-a-dia da lida no campo, o que com certeza no traz os conhecimentos necessrios para que estes possam crescer no mercado. A formao na rea de administrao permite uma viso mais global (holstica), permitindo a elaborao de estratgias que fazem sentido para atingir os objetivos das empresas.

1.5 - H espao para administradores especializados no agronegcios e empreendimentos agropecurios?


Sem dvida alguma!! No s as grandes organizaes que precisam de gestores com capacidade operacional e principalmente formao gerencial, mas tambm os pequenos produtores, que esto se associando e que precisam de direcionamento. O administrador com foco no agronegcio tem tido bastante espao, principalmente com novos softwares de controle, ou mesmo dispositivos financeiros (como o hedge agrcola, que serve para garantir o preo de venda do commodity), mostram a importncia do gestor para o resultado final. Com certeza ainda existem desafios no convencimento da importncia deste profissional, mas o grau de especializao exigido na gesto tem feito com que as empresas (novas ou no) busquem mais o trabalho do administrador.

1.6- Que recomendao faz aos alunos que cursam Administrao em relao Administrao Rural? A palavra da vez a especializao! Escolha uma grande rea, finanas, produo, recursos humanos ou marketing, e seja extremamente competente em uma delas. So reas com foco bastante diferente, e que o seu diferencial vai ser o quanto voc entende do assunto que escolher acompanhar. importante que se tenha uma formao generalista, entendendo como funciona cada uma das outras 3 reas, mas hoje em dia impossvel acompanhar a evoluo das quatro grandes reas. Participe de projetos na sua Universidade, atravs da Empresa Junior (j existem empresas juniores que trabalham s com o foco rural). Esta experincia vai contar muito, se aliada com uma formao slida, e muito estudo, mas muito, muito trabalho.

1.7. Ambiente da administrao rural

reas

Funes

Problemas

1.8. A AGRICULTURA COMO NEGCIO


FATORES QUE AFETAM A TOMADA DE DECISES: a renda depende de poucos ou de apenas um produto; uma frustrao de safra leva o agricultor a srios prejuzos; o custo de produo bastante elevado; os insumos tem preo elevado; as prticas agrcolas tem custo elevado.

2. Caractersticas da Agricultura
Objetivos definidos A administrao de uma empresa rural se apia principalmente no controle dos recursos globais de forma que o administrador alcance seus objetivos com o mnimo de recursos. Estes recursos so: Recursos materiais; Recursos humanos; Recursos financeiros; Recursos mercadolgicos. Administr-los bem condio fundamental para o sucesso na atividade agrcola.

2.1. CARACTERSTICAS PECULIARES DO SETOR AGRCOLA


         Dependncia do clima; Correlao tempo de produo x tempo de trabalho; Dependncia de condies biolgicas; Terra como participante da produo; Estacionalidade(ou sazonalidade) da produo; Incidncia de riscos; Sistema de competio econmica; Produtos no uniformes; Baixo custo de sada e/ou entrada.

2.2. Outras peculiaridades


Terra
Fator de produo ativo; sem ela no h produo

Capital
Receitas descontnuas ao longo do ano Pagamentos constantes

Trabalho
Necessidade de mo-de-obra qualificada Diminuio da oferta de mo-de-obra Impossibilidade de mecanizao de todas as atividades

Dependncia do clima
Interfere na produo
Estao das guas Estao seca Enchentes Secas Geadas Tempestades ou chuvas fora de poca.

Interferncia dos fatores biolgicos


Pragas e doenas
Comprometer safra
Diminuio da produo Perda de produtos

Diminuir valor dos produtos


Diminuio da qualidade

Impossibilitar comercializao
Barreiras no tarifrias

Interferncia dos fatores biolgicos


Longo ciclo de produo
pocas determinadas para seu incio Uma vez iniciado, no pode ser interrompido Gerao de produtos associados Ciclo de produo pouco varivel

Sazonalidade na produo Dificuldade de armazenamento


Produtos perecveis Necessidade de beneficiamento

Distncia do centro consumidor


Custo de frete para transporte da safra Veculos e recipientes adequados

Mercado de commodities
Commodity: Commodity um termo de lngua inglesa que, como o seu plural commodities, significa mercadoria, utilizado nas transaes comerciais de produtos de origem primria nas bolsas de mercadorias. Usada como referncia aos produtos de base em estado bruto (matrias-primas) ou com pequeno grau de industrializao, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Estes produtos "in natura", cultivados ou de extrao mineral, podem ser estocados por determinado perodo sem perda significativa de qualidade .
Fonte: Wikipedia, 2009.

Mercado de commodities (continuao)


Dificuldade de agregao de valor aos produtos
Comrcio justo (fair trade): O comrcio justo procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condies de vida e de trabalho dos produtores. Sua misso promover a eqidade social, a proteo do ambiente e a segurana econmica atravs do comrcio e da promoo de campanhas de conscientizao". Produtos orgnicos

Concorrncia perfeita Exemplos: ovo e leite

Mercado de commodities (continuao) Fornecedores de insumos


Oligoplio
Poucos vendedores x muitos compradores

Comercializao da produo
Oligopsnio
Muitos vendedores x poucos compradores

Produtores dispersos Dificuldade de comunicao e agregao


Associaes Cooperativas

Necessidade de proteo ou regulamentao do mercado comprador


Garantia de preos mnimos Seguro rural / safra Sistema de armazenagem eficiente Contratos com Agroindustria Integrao Hedge, etc

Risco difcil de ser medido


Probabilidade de ocorrncia de um evento pode minimizar com Hedge e seguro rural.

Muito sujeita a incerteza


Impossibilidade de se estimar a probabilidade de ocorrncia de um evento

3. Planejamento da empresa rural


O planejamento: estabelecimento de objetivos dentro da empresa para atingir determinadas metas, num perodo estipulado. No planejamento geral da empresa rural esto envolvidos: o planejamento da organizao, o planejamento operacional e o planejamento que visa corrigir desajustes e mesmo mudanas significativas. Este planejamento tem o objetivo de definir o possvel faturamento global e tambm o lucro final, est ligado s metas de produo e produtividade.

3.2.PLANEJAMENTO E GERNCIA DE FAZENDA


Geralmente, um fazendeiro assume que embora o funcionamento de seu negcio seja dinmico, com variveis exgenas incontrolveis, fcil memorizar os dados e informaes sobre o mesmo. Sustentar tambm que os nmeros jamais podero substituir a intuio ou o discernimento. Ele no considera a possibilidade de um sistema de registros constituir um instrumento gerencial. O resultado de toda essa informalidade que os planos freqentemente no abrangem todos os componentes da fazenda como um negcio, nem os trata como um todo integral.

Logo, planejamento de uma fazenda ocorre de maneira informal, dificultando as comunicaes referentes ao plano. Para um fazendeiro, planificar o seu pequeno negcio significa manipular enormes incertezas sobre as quais ele tem pouco controle. Mas, sem planejamento, o perigo que ele exagere quanto ateno exigida pelas crises imediatas. Assim sendo, a falta de planejamento do seu negcio, precipitar ela prpria uma srie de situaes crticas, que de outra forma poderia ter sido evitada (Teixeira, 1984?). Uma discusso sobre planejamento de fazenda tem sido apresentada por Tung (1990), utilizando-se das perguntas: o que produzir ?, como produzir ?, quanto produzir ? e quando comprar e vender ?. A primeira refere-se s atividades produtivas a serem desenvolvidas; A segunda, diz respeito alocao de recursos entre as atividades produtivas e outras que compreendem o empreendimento agrcola; A terceira implica na determinao do nvel de produo; A ltima envolve a definio de preos esperados de insumos e produtos e as variaes de preos de mercado.

Planejamento apenas o primeiro estgio na busca de alcanar um conjunto de objetivos. Planejamento prov indicaes para ao. Sem implementao, um plano tem pouco ou nenhum valor. O gerente de uma fazenda que analisa e planeja em detalhe, mas no consegue transformar seus planos em ao um fracassado. So muitas as variveis que condicionam o uso possvel de recursos de uma fazenda ou propriedade rural. Dentre eles distinguem-se os condicionantes ambientais como: - solos, vegetao, relevo e recursos hdricos; - a disponibilidade de capital prprio e outros recursos financeiros; - o conhecimento tcnico e experincias do gerente; - a disponibilidade e qualificao da mo-de-obra local; - preos de insumos e produtos; - mercado de insumos e produtos; - estradas; - energia eltrica; - escolas e igrejas; - lazer; - servios de assistncia tcnica; - servios bancrios.

3.3. Atribuies do gerente


Mesmo com a diversidade de ferramentas de planejamento e gerncia disponveis nos dias de hoje muito importante que o gerente, responsvel por decises, dialogue com colegas e tcnicos e sempre que possvel consulte bons especialistas. Aplicaes de tcnicas de planejamento podem, aps anlise e sntese, gerar dados e informaes importantes para decises de mdio e longo prazos. Contudo, cabe ao gerente ponderar os riscos e os possveis ganhos em implementar um novo plano.

As atribuies do gerente incluem entre outras:


- ter atitude firme, fundamentada em um amplo conhecimento, pois constantemente chamado a tratar de uma diversidade, sempre renovada, de assuntos; - criar condies para que os subordinados sintam-se motivados; - ter a capacidade de organizar; -ser capaz de tomar decises firmes e adequadas.

as funes de um gerente de fazenda tm sido descritas como sendo:


a) formular os objetivos do negcio e da famlia do fazendeiro; b) identificar e definir problemas e oportunidades; c) obter informaes e observar os fatos relevantes; d) especificar e analisar as alternativas possveis; e) tomar decises a partir de resultados de anlises de problemas e oportunidades; f) implementar decises; g) assumir responsabilidades quanto a resultados obtidos; h) avaliar resultados e replanejar o sistema (fazenda e famlia) seguindo os itens de a) a e).

Entre habilidades bsicas para desenvolver uma fazenda como empresa, o fazendeiro deveria:

- exercer um controle adequado de contas a pagar e a receber; no financiar capital de giro com recursos de terceiros, como emprstimos bancrios a juros de mercado; - nas expanses, trabalhar sempre com recursos prprios, ou financiados, se tiver condies de pagamento; -- atender s necessidades dos clientes; -- manter canais de comunicao regulares com os clientes; - - negociar com fornecedores com a mesma honestidade com que ele leva seus produtos ao mercado; - explorar bem a noo de valor que seus produtos possuem; - definir bem o pblico-alvo de seus produtos e os meios adequados para chegar a ele; - procurar sempre ter ganhos de produtividade e qualidade; - evitar os extremos entre a ltima palavra tecnolgica e a obsolescncia; - evitar investimentos pesados que depois possam significar capacidade ociosa e custos maiores; - formar mo-de-obra e gerente substituto e evitar rotatividade; - recompensar ganhos de produtividade e oferecer participao em resultados; - saber delegar funes; - definir metas, acompanhar e cobrar resultados, mas ser flexvel nos ajustes; - decidir sempre com base nas melhores informaes disponveis, evitando o achismo .

4. Controles Econmicos dos Custos Agropecurios Para entendermos melhor como realizar o controle econmico dos custos de nossa empresa rural, necessrio inicialmente classificarmos as principais modalidades de entradas e gastos existentes, para que posteriormente seja possvel calcular separadamente e finalmente avaliar o resultado econmico.

4.1. Sistema de informao, registro e planejamento de fazendas


4.1.1 - Controle de resultados O controle de custos e a definio do resultado das operaes mensais, semestrais e anuais so fundamentais para o sucesso do empreendimento rural. Em casos que haja prejuzo, baixa produtividade, baixos ndices zootcnicos, manejo ineficiente, sementes inadequadas, enfim, preciso identificar os erros para mudar os resultados. No caso do resultado apresentar lucro, est na hora de aumentar a eficincia, buscar maior produtividade e principalmente maior lucratividade.

4.2. Anotao e controle de dados Contabilidade rural


Para elaborar a contabilidade aconselhvel fazer a diviso em centros de custos, de lucro e de investimento. A contabilidade rural inicia-se nas anotaes dos dados de campo e depois de escritrio. O controle do campo pode ser dividido nos seguintes itens: - Mo-de-obra; - Estoque; - Mquinas e equipamentos; - Zootcnicos; - Agrcolas; - Inventrio.

Exemplos de fichas para coleta de informaes no campo: Ficha de controle para trator; Ficha de controle para culturas; Ficha de controle mensal do nmero de animais existentes no rebanho bovino; Ficha de controle leiteiro mensal; Outras que fizer necessria.

4.3 - Controle de escritrio No escritrio, o trabalho deve-se voltar para processo de clculos. Exemplos de fichas de escritrio: Movimento de caixa; Folha de pagamento; Planilha de custo para a produo de leite; Planilha de custo para o cultivo do caf (ou milho, arroz e feijo); Planilha de custo de investimento;

Professor Mauricio Salvador - Negcios Veterinrios - Universidade Anhembi Morumbi

4.4.- Roteiro de controle


O roteiro bsico de controle dentro da contabilidade de uma fazenda composto por: registro, definio das contas e fechamento das contas. Registro a parte em que se anota tudo. Definio das contas gera um relatrio gerencial que dever possuir todas as despesas e todas as receitas de um determinado perodo. Fechamento das contas a transferncia para as planilhas de todos os registros efetuados e fazer os clculos que cada planilha exige.

RECEITA
A receita representa o resultado da atividade gado de corte em valores monetrios, sendo, portanto, a multiplicao do preo de mercado da arroba pela quantidade produzida. Em muitas atividades agrcolas, o processo de produo produz vrios produtos. Nesse caso, a receita representa o valor correspondente ao produto principal e dos demais produtos ou at mesmo subprodutos. Todas as receitas da atividade devem ser consideradas. Em se tratando da atividade gado de corte, as receitas so provenientes da venda dos animais e do esterco produzido por eles.

CUSTO
correspondem aos valores gastos com a produo de produtos, envolvendo tambm gastos com a criao de animais e cultivo de culturas temporrias e permanentes. Divide-se em: custos explictos Custos implicitos

DESPESA
so valores gastos com a comercializao e administrao das atividades empresariais (rurais). Normalmente, so gastos mensais.

INVESTIMENTO
so valores aplicados na aquisio de bens utilizados nas atividades empresariais por vrios perodos. Exemplos: equipamentos, veculos, culturas permanentes, gado reprodutor etc.

PERDAS EXTRAORDINRIAS
so aquelas decorrentes de incndios, geadas, inundao, granizo, tempestades, secas, doenas e outros eventos desta natureza.

4.5. Medidas de resultado econmico

Anlise da renda
Empresa ou unidade de produo familiar Atividade Empresrio ou da famlia

Identificar as atividades
Maior faturamento Mais lucrativas

Avaliar as perspectivas de futuro da empresa e/ou unidade de produo familiar

Condies para realizar avaliao econmica:


Sistema de contabilidade rural Plano de contas Fluxo de caixa Inventrio da propriedade
Bens mveis e imveis Variao do rebanho

Utilizar as informaes para analisar a rentabilidade do sistema

Facilita a declarao do imposto de renda e realizao do inventrio; Permite comparar os resultados da empresa ao longo do tempo e com o setor de produo; Produzir informaes como a eficincia de utilizao de recursos , custos de produo e rentabilidade das atividades das empresa; Ferramenta no processo de tomada de deciso.

Registro de todos os bens e movimentao de capitais da empresa


Bens de capital Bens de consumo Bens de produo Inventrio do rebanho
Cadastro de todos os animais Evoluo do rebanho
Animais nascidos Animais vendidos e/ou consumidos na unidade de produo Perdas referentes a morte e/ou roubo de animais

Contagem e descrio dos bens


Contabilizar e categorizar todos os bens da empresa

Avaliao dos bens


Preo lquido do mercado Preo de aquisio Menor valor Preo de aquisio - depreciao

Renda Bruta
Soma de todas as receitas obtidas ou originadas na unidade produtiva.
Venda de produtos e subprodutos Produtos consumidos na unidade de produo Doao e/ou troca de produtos da propriedade Aluguel de mquinas Arrendamento de terras a terceiros

Mede a diferena entre a renda bruta de uma atividade agropecuria e os custos operacionais efetivos. Permite avaliar o retorno monetrio da atividade sobre os custos operacionais efetivos.
Custos Operacionais Efetivos: Somatrio de todos os desembolsos (pagamentos)

Aplicaes da Margem Bruta


Avaliar /Comparar atividades diferentes mas que utilizam fatores de produo semelhantes Gado de corte X Gado leiteiro Caprinocultura leiteira X Caprinocultura de corte Bovinocultura X Ovinocultura Sistemas de produo de ruminantes
Pastagens X Confinamento

Medidas da Margem Bruta


Unidade de rea
Ex: Hectare

Unidade animal (UA)


Kg de peso vivo correspondendo a UA

Unidade de produto
Kg de leite vendido Kg de carne vendida Bezerro vendido

Mede a diferena entre a Renda Bruta (RB) e os custos operacionais totais (COT).
COT = COE + Remunerao da mo-de-obra familiar + Depreciao dos bens de produo

Margem Bruta > 0 e Margem Lquida < 0


Indica empobrecimento da atividade ao longo do tempo

Corresponde a diferena entre a Renda Bruta e o Custo Total (CT)


CT = COT + Remunerao do Capital Investido. Lucro > zero Supernormal; investimento recompensado Lucro = zero Aplicaes bancrias resultam em menor risco para o investidor Lucro < zero Prejuzo; investimento no recomendado

5. Como reduzir riscos e incertezas? As atividades agropecurias esto sujeitas a riscos tais como incidncia de pragas e enfermidades, as adversidades climticas, as incertezas de preos e de comercializao etc. necessrio que os agricultores diminuam as probabilidades de se verem afetados por aqueles riscos e incertezas evitveis ou atenuveis.

Com tal propsito, podem-se adotar as seguintes medidas:


Planejar as atividades agropecurias com finalidade de adequar a oferta demanda. Diversificar a produo para no depender de um ou de poucas culturas ou criaes. Adotar medidas contra uma possvel incidncia de pragas e enfermidades nas culturas ou contra parasitas nos animais. Profilaxia, diagnstico e controle.

6. Organizao, Direo e Comercializao da empresa rural A empresa rural pode ser definida como um sistema que, pela atuao de sua administrao, faz com que seus empregados transformem seus recursos materiais em bens ou servios, transformando capital em lucro.

6.1 Organizao
A empresa deve ser dividida em setores com as seguintes funes essenciais: SETOR TCNICO; SETOR COMERCIAL; SETOR FINANCEIRO E CONTBIL; SETOR ADMINISTRATIVO.

Professor Mauricio Salvador - Negcios Veterinrios - Universidade Anhembi Morumbi

Cada propriedade possui uma administrao que depende do seu tamanho, do tipo de explorao, do volume dos negcios e vrios outros fatores

6.2 DIREO:
Funo essencial no processo administrativo. Para conseguir um bom sucesso, o empresrio dever conhecer trs aspectos bsicos: relaes humanas, liderana e comunicao. Relaes humanas e motivao: relacionamento interpessoal. Liderana: Influncia sobre a equipe promovida por um lder, para a execuo correta das tarefas. Comunicao: Pela comunicao que se fornece informaes. Na empresa rural mais delicada pelo baixo grau de alfabetizao dos empregados.

6.3 COMERCIALIZAO marketing


Conjunto de atividades voltadas para a movimentao de mercadorias; ora como uma maneira ou know-how de fazer vendas bem feitas, associada, principalmente idia de propaganda ou imagem de produtos e servios.

A comercializao est associada com 3 atividades:


1) reconhecimento da demanda; 2) estimulao da demanda pela produo e venda; 3) satisfao da demanda pelo produto e pelos meios de distribuio. Comercializao-venda x Comercializao-marketing: Comercializao venda: focaliza a necessidade do vendedor de converter seu produto em dinheiro; Comercializao marketing: focaliza o consumidor satisfazer a sua necessidade por meio do produto e de todo conjunto de atividades associadas sua criao, entrega e consumo final

7.

A Informtica pode ser implantada como uma ferramenta de auxlio em quatro etapas da empresa agrcola:
Planejamento; Organizao; Direo; Controle.

7.1. Benefcios
A informtica ser, para a empresa, de grande valia em todas as reas, seja de produo, marketing, finanas ou recursos humanos. Inegveis vantagens como: rapidez, eficincia na coleta e armazenagem de informaes imprescindveis ao administrador rural.

7.2. Situao no Brasil


Indstria da informtica rural no Brasil ainda est em desenvolvimento e dever caminhar para uma maior eficincia no futuro. Reduo de custos de equipamentos e ampliando o setor de servios, aumentando o nmero de computadores e usurios. Os investimentos em equipamentos, treinamento e servios tendero a ser menores, tornando as aquisies mais viveis.

8. Solfwares
8.1. Lao - Sistema de Monitoramento de Animais e Fazendas Algumas Funes: Cadastro de animais e fazendas; Coberturas e inseminaes; Calendrio anual de vacinas; Controle do consumo de raes; Controle de lactao / Custo de produo leiteira; Planilha de receitas e despesas; Grficos, estatsticas e relatrios; Cpia de segurana (backup) e restaurao

8.2. ADM Rebanho Agrisoft


Algumas funes:
Controle geral das entradas, sadas e transferncias de animais. Controle individual com genealogia, premiaes, histrico reprodutivo, ponderal e sanitrio. Gerenciamento de qualquer porte de rebanho. Administrao de estoque de smen e de embries. Gerenciador de tarefas para uma melhor orientao. Recurso para simulao de vrios dados. Relatrios de exportao e conexo com outras tecnologias como balana digital. Controle de manejo e custos de lotes confinados. Sistema de seleo de animais com base em diversos critrios. Controle de pastos com visualizao do mapa da fazenda. Completo controle de receitas e despesas com balancetes diversos. Controle das contas bancrias e fluxo de caixa.

9. Referncias bibliogrficas
Souza,Guimares e viera,Morais e Andrade; A administrao da fazenda; ed. globo rural, 1988 Manual: Administrao rural: organizao, direo e comercializao - srie administrao rural ed.CPT, 1998 http://www.diretorium.com.br/laco http://www.tdnet.com.br/tds/td/Script/bonanza.asp http://www.agrisoft.com.br Administrao rural - Sistemas de informao, registros e planejamento - Manual tcnico. Viosa, CPT, 1998.

Вам также может понравиться