Вы находитесь на странице: 1из 22

ENGENHARIA DE SEGURANA E HIGIENE DO TRABALHO

Introduo Higiene e Segurana do Trabalho

O Acidente: Conceitos, Causas e Preveno

Acidente: Do ponto de vista da Legislao Brasileira, Acidente de Trabalho - todo aquele decorrente do exercico do trabalho, e que provoca direta ou indiretamente, leso, perturbao funcional ou doena

Do ponto de vista Prevencionista, essa definio no suficiente, pois o acidente definido em funo de suas consequncias sobre o homem, ou seja, envolve ainda fatores de produo como mquinas, ferramentas, equipamentos e tempo

Fatores determinantes dos acidentes:


Risco (def.) - Risco uma conseqncia da deciso livre e
consciente de expor-se a uma situao na qual se luta pela realizao do bem havendo a possibilidade de ferimento ou perda.

Risco Toda pessoa est sujeita pelo menos a trs tipos de risco: Risco Genrico A que se expem todos os homens; Risco especfico A que se expem os trabalhadores de uma profisso; Risco genrico agravado Risco pelas condies de trabalho. Exemplo: O pedreiro de uma obra que passa sob o sol est sujeito a um risco genrico, que pode ser agravado no vero, e sofre os efeitos da insolao.

Teoria de Heinrich
Nos mostra que o acidente e consequentemente a leso so causados por alguma coisa anterior, alguma coisa onde se encontra o homem. Todo acidente causado, ele nunca acontece. causado porque o homem comete atos inseguros, ou ento existem condies inseguras que comprometem a segurana do trabalhador, portanto, os atos inseguros e as condies inseguras constituem o fator principal na causa dos acidentes.

A figura representa a investigao desenvolvida por Heinrich na qual a probabilidade de distribuio composta de 330 acidentes, resultando em 1 morte para cada 29 leses e 300 acidentes sem leso.

A TEORIA DE HEINRICH
Diz que os acidentes so causados por alguma situao anterior e que ele sempre causado atravs de atos inseguros (que a maneira que o trabalhador se expe consciente ou inconscientemente aos riscos) e por condies inseguras (falhas fsicas de um ambiente de trabalho, ou seja, defeitos, irregularidades tcnicas, carncia de dispositivos de segurana e outros que pem em risco a integridade fsica e/ou sade das pessoas, bem como as instalaes do sistema e dos equipamentos. Exemplos Falta de proteo mecnica, Condio defeituosa do equipamento, escadas inseguras, pisos derrapantes ou escorregadios, projetos ou construes inseguras.

Heinrich partiu da PERSONALIDADE do trabalhador para demonstrar a ocorrncia de acidentes e leses.


PERSONALIDADE: Ao iniciar o trabalho, o trabalhador traz para a empresa um conjunto de caractersticas positivas ou negativas. FALHAS HUMANAS: Devido aos traos negativos de sua personalidade, o homem pode independente/e de sua posio hierrquica cometer falhas que resultaro em acidentes. CAUSAS DOS ACIDENTES: Essas englobam como j vimos as condies inseguras e os atos inseguros. ACIDENTE: Sempre que houver condies inseguras e/ou atos inseguros, a ocorrncia do acidente certa. LESO: Toda vez que ocorrem acidentes, o trabalhador pode vir a sofrer leses, embora nem sempre os acidentes provoquem leses.

LESES

EFEITO DOMIN

ACIDENTES

ATOS INSEGUROS E CONDIES INSEGURAS

FALHAS HUMANAS

PERSONALIDADE

EFEITO DOMIN

EFEITO DOMIN

FALHAS HUMANAS

PERSONALIDADE

ACIDENTES

ATOS INSEGUROS E CONDIES INSEGURAS

LESES

EFEITO DOMIN

ACIDENTES

ATOS INSEGUROS E/ou CONDIES INSEGURAS

LESES

Segurana do Trabalho a funo composta por um conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas, que objetiva a PREVENO DE ACIDENTES, pela eliminao dos ATOS e das CONDIES INSEGURAS do ambiente e pela educao, conscientizao e motivao das pessoas para as prticas preventivas.

As pessoas reconhecem com maior facilidade as Condies Inseguras que os Atos Inseguros Um indivduo ao colidir com o veculo que vai a sua frente, facilmente atribuir a causa do acidente a: Defeito nos freios, Parada brusca do veculo que vai a sua frente, pista molhada, etc. a personalidade do condutor!!!

Considerando- se que impraticvel modificar radicalmente a personalidade de todos que trabalham, DEVEMOS PROCURAR ELIMINAR AS CAUSAS DOS ACIDENTES, ou seja as CONDIES INSEGURAS.

O Ato inseguro normalmente decorre de situaes tais como:

- Excesso de confiana; - Agir sem ter conhecimento especifico do que est fazendo; - No valorizar medidas ou dispositivos de preveno de acidentes; - Exceder limites de mquinas, veculos ou corpo humano; - Imprudncia e negligncia; - Improvisaes.

Fatores limitantes da Conscientizao em Segurana

- Baixa valorizao da vida a morte em acidente to


frequente que passa a ser natural; Legislao deficiente e omissa, fiscalizao inexistente e corrupta; Alto grau de confiana Nada vai dar errado e no final tudo d; Baixo nvel cultural e alta crena no inevitvel; Viso obtusa (uso de equipamentos de segurana apenas para no ser multado); Baixo grau de planejamento; Falta de recursos monetrios; Mentalidade empresarial irresponsvel Fica mais barato no fazer nada e fazer somente quando acontecer.

Assim devemos gerenciar:

- Foco no risco e no no dano; - Permitir antecipar e gerenciar o risco na fase de planejamento /projeto; - Permitir checar todos os passos referentes a atividade a ser executada (engenharia); - Analisar o grau de risco envolvido nas atividades evitando avaliaes subjetivas; - Mudar a cultura de que riscos so inevitveis quebra de paradigma. Ex. (uso de capacete e cinto de segurana); - Descentralizar responsabilidades

Atividades de Segurana contribuem para:

Preservao dos Recursos Humanos; Economia de meios materiais; Elevao da operacionalidade; Acelerao do desenvolvimento de projetos; Elevao do moral dos envolvidos; Aumento da competitividade; RISCOS DESNECESSRIOS NO DEVEM SER ACEITOS!!!

Devemos lembrar da Regra EDE da Preveno de Acidentes


E (engenharia) Medidas de ordem tcnica. D (Disciplina) seguros. Mtodos

Educao

E (Educao) Ensino de segurana todos.

Disciplina

Engenharia

Conceitos de Segurana que salvaram vidas:


Reconhea suas limitaes - No tente realizar um trabalho para o qual voc no est qualificado; Use ferramentas apropriadas Cada ferramenta possui limitaes e um propsito de aplicao; Use o mtodo apropriado improvisaes No utilize

Use bom senso e moderao Existe uma grande diferena entre eficcia e pressa; Valorize sua vida e a dos outros Diminuir a velocidade de seu carro ir lhe proporcionar ouvir mais duas msicas.

Вам также может понравиться