Вы находитесь на странице: 1из 23

Fundamentos de Enfermagem

Escola do Ser Humano Unitrio


Docente: Prof. Oliveira

Tema: Disciplina: Destinatrios Docente: Ano Lectivo: Durao:

Escola do Ser Humano Unitrio Fundamentos de Enfermagem 19Cl Professor Oliveira 2008/2009 15 Minutos

escola do ser humano unitrio considerada um processo de trocas contnuo, na qual a pessoa e o enfermeiro so colaboradores, e a prpria pessoa quem decide o rumo das trocas.

Conjunto de regras e/ou leis organizadas que servindo de base a uma Cincia, a orientam na prtica e a auxiliam na ordenao lgica de hipteses e opinies com o objectivo de explicar os acontecimentos observados.

Teoria - um grupo de conceitos relacionados que

sugerem aces para conduzir a prtica


Teoria de enfermagem - um grupo de conceitos

relacionados que provm dos modelos de enfermagem, podem ser extensas mas limitadas aos aspectos da enfermagem a que dizem respeito.

A teoria ajuda A teoria ajuda osa: os enfermeiros enfermeiros a:


Organizar, compreender e analisar os dados do doente; Tomar decises sobre intervenes de enfermagem; Planear o tratamento do doente; Prever os resultados do tratamento; Avaliar os resultados no doente.

1- Podem inter-relacionar conceitos de modo a criar uma forma diferente de se encarar determinado fenmeno; 2- Devem ser naturalmente lgicas; 3- Devem ser simples, mas generalizveis; 4- Podem ser as bases para hipteses que podem ser testadas; 5- As teorias contribuem para o aumento do corpo de conhecimentos gerais da disciplina atravs da pesquisa implementada para valid-las; 6- Podem ser usadas por profissionais para orientar e melhorar a sua prtica; 7- Devem ser compatveis com outras teorias, embora deixem em aberto questes no solucionadas que precisam ser investigadas.

uma cpia organizada da realidade, no caso da enfermagem a representao esquemtica de uma teoria de enfermagem. Ajuda a explicar uma teoria de modo observvel e so teis para o desenvolvimento de teorias.

Os modelos tm a sua origem em:

Bases Tericas

Bases Filosficas

o suporte terico e cientfico dos modelos. So o fundamento terico e cientfico sobre o qual assenta o Todo, formulando o como da conceptualizao.
Constituem

Os

valores so critrios segundo os quais valorizamos ou desvalorizamos as coisas, so as razes que justificam ou motivam as nossas aces, tornando-as preferveis a outras e reportam-se, em geral, sempre a aces, justificam-nas.

Escola do Ser Humano Unitrio

Martha Rogers Rosemarie Rizzo Parse

Escola do Ser Humano Unitrio

Baseada no paradigma da transformao. Visa promover a sade e o bem-estar do paciente. Centrada no ser humano. Visa favorecer a inter-relao entre o homem e o ambiente.

Escola do Ser Humano Unitrio

A escola do ser humano unitrio um processo de trocas contnuo, na qual a pessoa e o enfermeiro so colaboradores, e a prpria pessoa quem decide o rumo das trocas.

Escola do Ser Humano Unitrio


Acreditava

que:

x O cuidado se baseava na promoo da sade. x A pessoa era vista com um ser humano unitrio, ou seja, que era mais do que a soma das suas partes e diferente dela.
x Pessoa = Sistema aberto.
Em constante interaco com o meio que o rodeia.

A sade um valor que varia segundo as pessoas e as culturas.


O meio e a pessoa so vistos como campos de energia em constante e simultnea interaco.

Escola do Ser Humano Unitrio

Criou a teoria: Ser em Actualizao.


y Os cuidados de enfermagem so centrados no ser humano e

na sua participao nas experincias de sade.

y A pessoa um ser humano que possui a capacidade de

interagir com o meio exterior, tendo liberdade de escolher as suas orientaes.

y O meio e a pessoa so inseparveis. responsvel pelas

mudanas de energia com a pessoa. simultnea interaco com o meio.

y A sade um compromisso pessoal da pessoa, em constante e

Escola do Ser Humano Unitrio


Em 1970, o modelo conceptual de Martha Rogers acenta em pressupostos bsicos que descrevem o processo de vida dos seres humanos.

Escola do ser humano unitrio


o conceito de pessoa unitria Situa-se no contexto da orientao de abertura ao mundo e no paradigma da transformao.
Evita

Escola do Ser Humano Unitrio




A prtica de enfermagem reflecte a crena de que cada pessoa nica e participa na criao da sua realidade a partir da sua prpria perspectiva; O enfermeiro tem um papel activo entre o doente e a sua famlia; A sade a realizao continua de uma pessoa (unitria). cincia, arte e profisso que se aprende promover a sade e bem estar do paciente

Enfermagem

Escola do Ser Humano Unitrio


Enfermagem
  

Visa a qualidade de vida (participao activa da pessoa); Cincia e arte centrada no ser humano enquanto unidade viva em actualizao; Tem como objectivo a promoo de sade, de modo a favorecer a inter-relao harmoniosa entre o homem e o ambiente.

Escola do Ser Humano Unitrio


Pessoa:
Ser humano unitrio, que mais do que a soma das suas partes e diferente desta. Neste sentido a pessoa um sistema aberto, um campo de energia, que est constantemente em interaco.

Sade:
Valor que varia segundo as pessoas e as culturas. Segundo esta concepo a sade transcende a dimenso corporal, alcanando o ser humano na sua totalidade

Ambiente:
Sistema aberto e um campo de energia em trocas constantes. Os campos de energia (pessoa e meio) esto em interaco constante e simultnea

www.forumdeenfermagem.pt http://turmab.no.sapo.pt www.dgs.pt www.postaldasaudade.pt http://www.ee.usp.br Material de apoio fornecido pelo professor

responsvel da disciplina Prof. Oliveira

FIM
Trabalho realizado por:

Sampaio Telma Reis Srgio Frias Carla Almeida Patrcia Aguiar


Clara

Вам также может понравиться