Вы находитесь на странице: 1из 11

HIERARQUIA DAS LEIS

Em seu cotidiano, voc conhece o significado de hierarquia aplicado no sentido de superioridade.


Por exemplo, quando ouvimos algum dizer me desculpe Senhor(a), mas no posso efetuar o procedimento sem a autorizao do meu superior, significa que o funcionrio deve obedecer a seu chefe/superior. A esta relao atribumos o nome de hierarquia, pelo fato de que o subordinado no pode fazer ou deixar de fazer nada que no esteja de acordo com os ditames estabelecidos pelo seu superior hierrquico e por no poder fazer nada alm de sua atribuio.

HIERARQUIA DAS LEIS


Importante: A hierarquia das leis ocorre da mesma forma que o simples exemplo mencionado. Isto porque a lei hierarquicamente inferior, alm de dever estar de acordo com os ditames estabelecidos pela lei hierarquicamente superior, no pode ultrapassar sua competncia (no pode legislar sobre matrias que no so de sua alada).Isso significa dizer, ento, que existem Leis hierarquicamente inferiores e hierarquicamente superiores.

CONSTITUIO FEDERAL

A Constituio Federal, tambm denominada de Lei das Leis, Carta Magna, Lei Suprema e Lei Maior, hierarquicamente superior a todas as Leis. No existe nenhuma lei superior Constituio Federal e, portanto, ela no est adstrita a nenhuma outra Lei, salvo as clusulas ptreas que no podem ser modificadas ou excludas. J no que diz respeito s demais leis, todas so hierarquicamente superior e hierarquicamente inferior.

CONSTITUIO FEDERAL

A Emenda Constitucional hierarquicamente superior s Leis Complementares, mas hierarquicamente inferior Constituio Federal. Embora a hierarquia das leis no conste de modo expresso na Constituio, encontra-se evidenciada pela fora e matrias destinadas a cada modalidade de Leis. Assim, as Emendas Constituio so as nicas que possuem competncia para modificar, extinguir ou instituir os artigos da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Como j foi dito, no entanto, os artigos constitucionais chamados de clusulas ptreas no podem ser modificados e/ou extintos pelas Emendas Constitucionais. Essas clusulas s podem ser alteradas ou extintas com a instituio de uma Nova Constituio.

PIRMIDE DAS LEIS


Constituio Federal e Ementas 1 Plano hierrquico - Constituio Federal e Emendas Constituio

Art. 60 CF/88 A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou Senado Federal; II do Presidente da Repblica; III de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

4 No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I a forma federativa de Estado; II o voto direto, secreto, universal e peridico; III a separao dos Poderes; IV os direitos e garantias individuais.

LEIS COMPLEMENTARES

2 Plano hierrquico - Leis complementares Art. 59 CF/88 Pargrafo nico Lei complementar dispor sobre elaborao, redao, alterao e consolidao das leis. Art. 69 As leis complementares sero aprovadas por maioria absoluta. Para aprovar-se uma L. C. devemos entender que preciso estarem presentes, pelo menos, a maioria absoluta dos membros e que hajam votos favorveis da maioria absoluta dos membros ou seja, 'a metade mais um' de todos os membros existentes na Casa Legislativa, por exemplo numa Casa Legislativa onde hajam 100 membros preciso estarem presentes pelo menos 51 membros e o projeto somente aprovado pelo voto da maioria absoluta dos membros: 51 votos, segundo o que determina o artigo 69 da CF/88.

LEIS ORDINRIAS

3 Plano hierrquico Leis Ordinrias. Tudo o que no for regulamentado por lei complementar, decreto legislativo (que trata das matrias do Congresso Nacional) e resolues (competncia privativa da Cmara dos Deputados e do Senado Federal). Para a aprovao de uma L. O. , basta que a maioria absoluta esteja presente e que a metade destes vote favoravelmente ao projeto de L. O. , por exemplo na mesma casa legislativa onde hajam 100 membros, basta que 51 estejam presentes e que 26 votem favoravelmente ao projeto para que ele seja aprovado, segundo o que determina o artigo 47 da CF/88.

DECRETOS
4 Plano hierrquico - Decretos Legislativos Art. 49 CF/88 da competncia exclusiva do Congresso Nacional: I resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional; (...) III autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias

INSTRUES NORMATIVAS

Uma Instruo Normativa uma ato puramente administrativo, uma norma complementar administrativa, to somente, ela complementa o que est numa Portaria de um superior hierrquico, num decreto presidencial, ou Portarias Interministeriais.Jamais uma Instruo Normativa pode inovar um ordenamento jurdico passando por cima do contedo de leis ou decreto, pois na Constituio, somos obrigados a fazer ou deixar de fazer algo em funo de LEI. Uma Instruo Normativa expedida pelos superiores dirigentes dos rgos pblicos, seja o representante maior do rgo, ou quele que tem delegao de poderes para emitir instrues normativas sobre sua rea. A IN diz o que os agentes daquele rgo pblico devem seguir, executar, fazer. A IN diz respeito s atribuies que devem ser seguidas por aqueles parmetros especificados naquele ato administrativo.

PORTARIAS

Ato administrativo de qualquer autoridade pblica, que contm instrues acerca da aplicao de leis ou regulamentos, recomendaes de carter geral, normas de execuo de servio, nomeaes, demisses, punies, ou qualquer outra determinao da sua competncia.

Вам также может понравиться