Вы находитесь на странице: 1из 22

A AGRICULTURA

INTRODUO
A agricultura nasceu no Crescente Frtil, no Prximo Oriente.  A agricultura foi responsvel pela sedentarizao do Homem.  A agricultura uma atividade importante para todos ns. Estamos direta ou indiretamente relacionados com ela.  A agricultura uma atividade do sector I.


Os Fatores responsveis pela produo agrcola


Fatores Naturais: Clima Relevo Solos


Fatores Humanos Desenvolvimento tecnolgico e cientfico Conflitos armados e sociais




Fatores humanos


Desenvolvimento tecnolgico cientfico desenvolvimento tecnolgico e cientfico (mecanizao, uso de produtos qumicos, sistemas de rega) contribui para o aumento da produo agrcola, reduzindo a quantidade de mo de obra, reduzindo a dependncia das colheitas face s condies naturais

Conflitos sociais

armados

Nos pases onde existem guerras ou conflitos sociais, grande parte das pessoas abandona os campos para se refugiarem nas cidades. Nos pases sem conflitos as pessoas trabalham na agricultura sem problemas de segurana.

As capacidades humanas
Alguns condicionalismos naturais podem ser ultrapassados pelo Homem. Por exemplo, com a construo de: ESTUFAS (permite cultivar espcies de outros climas) SOCALCOS (torna possvel o cultivo em vertentes declivosas)

Os maiores exportadores de produtos agrcolas




Nos pases com maiores exportaes agrcolas, conjugam-se fatores favorveis, naturais e humanos.

OS MAIORES EXPORTADORES AGRCOLAS DO MUNDO OS MAIORES EXPORTADORES AGRCOLAS

DO MUNDO

Os maiores exportadores agrcolas do mundo

1 Agrupa os pases do grfico por continentes. 2 Classifica os pases do grfico pelo seu nvel de desenvolvimento. 3 Na generalidade dos pases representados no grfico, a populao empregada na agricultura reduzida. Explica, ento, porque razo o peso destes pases no mercado agrcola mundial to elevado.

EXERCCIO 1

OS TIPOS DE AGRICULTURA
Agricultura Tradicional

Agricultura Moderna

AGRICULTURA MODERNA

agricultura moderna predomina essencialmente nos pases desenvolvidos e cuja produo destina-se ao mercado destinanacional e internacional e onde se utilizam tcnicas modernas que aumentam a produtividade. produtividade.

AGRICULTURA TRADICIONAL
A agricultura tradicional predomina essencialmente nos pases em desenvolvimento e cuja produo destinadestina-se ao autoconsumo e onde se utilizam tcnicas rudimentares, que em nada contribuem para o aumento da produtividade. produtividade. Na agricultura tradicional destacam-se a destacamagricultura itinerante, a agricultura de itinerante, sequeiro e a rizicultura intensiva tradicional

A agricultura no mundo

Diferenas entre a Agricultura Tradicional e Moderna


Agr. Agr. TRADICIONAL
Autoconsumo

Caractersticas
Destino de produo Morfologia agrria

Agr. MODERNA
Mercado

Minifndio (pequena propriedade) Policultura (vrias culturas) Rudimentares (enxada, trao animal) baixa

Latifndio (grande propriedade) Monocultura (uma s cultura) Modernas (tratores, (tratores, sistemas de rega, produtos qumicos) alta

Variedade de culturas Tcnicas agrcolas

Produo agrcola

baixo

Rendimento agrcola

alto

A agricultura itinerante


A agricultura itinerante predomina nas regies equatoriais, onde se abrem clareiras para cultivar a terra. Depois de 2 ou 3 colheitas, os campos so abandonados e abre-se outra clareira. abreFloresta equatorial

Agricultura de Sequeiro


Na agricultura de sequeiro cultivam-se cultivamprodutos nas estaes de Outono-Inverno. OutonoUtilizaUtiliza-se a rotao de culturas e o pousio para recompor a fertilidade dos solos.

Rizicultura Intensiva Tradicional




A rizicultura corresponde ao cultivo do arroz em regies com abundncia de gua. Todo o trabalho realizado pela mo humana

IMAGENS DA AGRICULTURA TRADICIONAL

IMAGENS DA AGRICULTURA MODERNA

Agricultura de plantao


A agricultura de plantao possui as seguintes caractersticas:


- desenvolvida nos pases em desenvolvimento; - a agricultura moderna; - os produtos so comercializados para os pases desenvolvidos; - o investimento vem dos pases desenvolvidos; - os produtos cultivados so essencialmente tropicais; - este tipo de agricultura favorece os pases em desenvolvimento pois cria emprego e dinamiza as exportaes.

Impactos da agricultura
Ambientais: Degradao dos solos (AM) Poluio dos cursos de gua (AM) Poluio das guas subterrneas (AM) Desflorestao (AT) Eroso dos solos (AT)


Sociais Produes excedentrias (AM) crise econmica Produes insuficientes (AT) - fome Destruio de colheitas por pragas (AT) - fome


Agricultura do futuro
Agricultura biolgica Objetivos: Objetivos: 1 produzir alimentos de elevada qualidade nutritiva; 2 manter e melhorar a fertilidade dos solos; 3 reduzir ao mnimo o consumo de energias fsseis e utilizar recursos locais ou fontes de energia renovveis; 4 utilizar mtodos e tcnicas que no ponham em causa o ambiente (ausncia de produtos qumicos (adubos, pesticidas), mquinas pesadas e outras.


Вам также может понравиться