Вы находитесь на странице: 1из 41

A FRICA E AS GRANDES NAVEGAES

Antes da chegada dos europeus, os povos do continente africano estavam organizados em cls e reinos. Havia grande diversidade entre eles em aspectos fsicos, caractersticas culturais, integrantes, etc.

Desde o sculo VII a.C os africanos j desenvolviam a metalurgia, o comercio de minrios e metais preciosos era uma constante que cresceu largamente com a invaso dos mulumanos. As chamadas especiarias como o sal tambm eram comercializadas facilmente na regio.

A histria da frica no comeo do sculo stimo foi marcada pela expanso do Califado rabe Islmico pelo Egito, e da por todo norte do continente. Aps a conquista do norte da frica, o islamismo se expandiu para o sul do Saara, principalmente por meio de rotas comerciais e migraes.

Os africanos j usavam o carro puxado a bois e jumentos o que facilitava o transporte de mercadorias. A introduo do camelo pelos rabes impulsionou mais ainda o comercio.

Muitos sculos antes da chegada dos brancos europeus frica, as tribos, reinos e imprios negros africanos praticavam largamente o escravismo, da mesma forma que os gregos, romanos e demais etnias muulmanas.

Reinos africanos tinham grandes mercados espalhados pelo interior do continente, abastecidos por guerras entre as tribos, seqestros aleatrios, castigos penais, intrigas polticas ou ainda a venda de si mesmo por no poder se sustentar

Ao converter meia frica, o Islamismo contribuiu muito para estimular ainda mais a escravido, pois praticou-a desde cedo. J no sculo VI, mercadores rabes freqentavam todos os portos da costa oriental da frica, trocando cereais, carnes e peixes secos com tribos bantus por escravos.

As populaes negras no-muulmanas tambm consideravam a escravido um fato absolutamente normal.

AS GRANDES NAVEGAES DOS SCULOS XV E XVI E SEUS EFEITOS

Durante a Baixa Idade Mdia, as relaes comerciais eram estabelecidas entre o sudeste da sia, o Norte da frica e a Europa. O mercado estava limitado a essas regies. A partir do sculo XV, com a circunavegao da frica, a descoberta da Amrica e do caminho martimo para as ndias e a volta ao mundo de Ferno de Magalhes, expandiram-se as regies produtoras e consumidoras, surgindo o mercado mundial.

MOTIVOS DA EXPANSO MARTMO-COMERCIAL EUROPIA NOS SCULOS XV E XVI

Crise no sistema feudal gerada pela queda na produtividade agrcola, provocando confrontos entre camponeses miserveis e nobreza falida. Em decorrncia, era necessrio superar a estagnao da economia medieval atravs da expanso comercial.

As cidades italianas, atravs do mediterrneo, passaram a importar produtos orientais com a intermediao dos rabes. Os rabes compravam os produtos no Extremo Oriente e revendiam aos italianos, atravs dos portos de Constantinopla, Trpoli e Alexandria. Os italianos revendiam na Europa.

Os europeus no tinham produtos de reduzido volume e elevado valor para vender aos rabes, por isso pagavam com metais preciosos o que importavam. As minas de ouro da Europa estavam esgotadas. A soluo era procurar metais preciosos em outras partes do mundo.

No sculo XIV, surgiram na Europa estados com fortes governos centrais aliados a mercadores interessados em romper o monoplio comercial italiano no Mediterrneo. Era preciso, ento, descobrir, atravs do atlntico, um novo caminho martimo para o Oriente.

A descoberta do caminho martimo para o Oriente foi viabilizada por um amplo pacto envolvendo inmeros interesses:

Burguesia: interessada em tomar posse do lucrativo comercio oriental e fortalecer e ampliar suas posies econmicas e polticas no Estado Nacional. Nobreza: interessada na posse de domnios territoriais decorrentes das guerras de conquista onde, acreditava, seu protagonismo renderia postos rendosos, tais como chefia militar, governo das regies conquistadas, proteo do Estado, luxo e riqueza.

O rei necessitava de muito poder para exercer o governo nos seus domnios. Esse poder precisava ser sustentado pelo acmulo de riquezas. A expanso comercial oferecia oportunidades de enriquecimento. Os burgueses financiaram as despesas do reino e do o empreendimento martimo em troca de proteo aos seus interesses mercantis.A nobreza constituiu-se no brao poltico do Estado nas regies conquistadas.

A expanso martima portuguesa foi um misto de cruzada, rapina, pirataria, comrcio, expanso do imprio e f: burguesia interessavam saques e lucros; a nobreza buscava honras e posies; o clero visava converte os gentios.

Com as invases ibricas a necessidade de mo- de- obra para a produo em larga escala nas colnias implantadas pela expanso comercial aumentou e com ela o comrcio de escravos se expandiu de forma exponencial

Origens do Trfico Negreiro


Busca de uma atividade que custeasse as expedies do Priplo Africano; Tradio cultural entre as tribos da frica; Bula do Papa Nicolau V (1454) concedendo aos portugueses o direito de escravizar os negros; Necessidade de mo-de-obra no campo, em Portugal.

ESTIMATIVAS DO TRFICO

1532(?) a 1850 S.B. de Holanda: 3 a 3,6 milhes C. Prado Jr.: 4,8 a 8 milhes J.Pandi Calgeras: 12 a 15 milhes

O Carter Mercantilista do Trfico


Lucratividade do Trfico

BURGUESIA: Circulao da "Mercadoria Humana"

COROA: Concesso dos direitos de trfico

PROPRIETRIOS: Explorao da mo-de-obra e liberao de capitais

As Formas do Trfico
CAPTURA TROCAS (fumo, cachaa, armas, etc) TRFICO PARTICULAR COMPANHIAS DE COMRCIO MISTO CONCESSO RGIA ASIENTO

ANTIGO SISTEMA COLONIAL O Estado adota prticas mercantilistas. Do sculo XV ao sculo XVIII.

NOVO COLONIALISMO O Estado, dominado pelos monoplios capitalistas, apia o imperialismo. Do final do sculo XIX ao perodo posterior Segunda Guerra Mundial (que terminou em 1945). Predominou na frica e na sia. Lucros obtidos por investimento de capital na colnia (exportao de capital). A explorao imperialista desenvolve o capitalismo na colnia.

Predominou na Amrica. Lucros obtidos principalmente pelo controle do comrcio (monoplio colonial). A explorao econmica no altera o modo de produo da colnia.

Вам также может понравиться