Вы находитесь на странице: 1из 29

ANTROPOLOGIA

Antropologia Criminal: origens

CESARE LOMBROSO 1835/1909


Professor universitrio e criminologista italiano, tornou-se mundialmente famoso por seus estudos e teorias no campo da CARACTEROLOGIA, ou a relao entre caractersticas fsicas e mentais.

A TEORIA DE LAMBROSO
Defendeu a relao existente entre as caractersticas fsicas tendncia inata de indivduos sociopatas e com comportamento criminal.
TEORIA DO DELINQUENTE NATO

OS SIMBOLOS DA DELINQUENCIA NATA


Lbios muito grossos, mos grandes, braos muito longos, maxilar e arcada dentria disforme ou defeituosa, mais ou menos dedos do que se deveria nas extremidades dos membros, muito cabelo e pouca barba, entre outras anormalidades dos padres fsicos, e tambm mentais.

TEORIA DO DELINQUENTE NATO

OS TIPOS DE CRIMINOSOS
o criminoso nato - constitua a maioria dos criminosos, ou seja aquele que transporta consigo um patrimnio gentico que determina a criminalidade. Ele representa o criminoso atvico, resqucio do homem selvagem ou sub-espcie humana; ou ento um degenerado , apresentando os estigmas biolgicos definidos por Lombroso e por essa razo marcado de uma forma fatal para o crime.

O criminoso louco ou alienado , no qual existe uma perturbao mental associada ao comportamento criminoso, espcie de louco moral .

O criminoso de hbito ou profissional , que surge como uma espcie de transio entre as categorias vizinhas, uma vez que no possui os estigmas biolgico inatos, mas que se torna criminoso por fora das caractersticas e presses do seu meio. A reincidncia nas causas e efeitos do crime que comeou por ser ocasional, far com que adquira a degenerao mental e at orgnica dos criminosos natos.

O criminoso de ocasio ou primrio , que poder cometer um ou outro ato criminoso por fora de um determinado conjunto de fatores do meio, mas que no tender para a criminalidade de forma permanente. De acordo com Lombroso so ainda sujeitos com predisposio para o crime por hereditariedade, no possuindo, no entanto, uma clara tendncia ativa para ele.

O criminoso por paixo vtima de um humor exaltado, de uma sensibilidade exagerada, indivduo sanguneo e nervoso , e a quem a contrariedade dos sentimentos leva por vezes a cometer atos criminosos, em geral violentos. para Lombroso, estes sujeitos no degeneram mentalmente nem se estigmatizam organicamente.

FISIOGNOMIA: estudo das propriedades mentais a partir da fisionomia do indivduo. o rosto o espelho da mente

O INICIO A teoria foi apresentada e acolhida com entusiasmo no primeiro Congresso Internacional de Antropologia Criminal, realizado em Roma, no ano de 1885, tornando-se Lombroso uma celebridade .

Contexto social: sculo XIX


A burguesia rica sentia a presena cada vez mais ameaadora de outras classes perigosas , advindas sobretudo das massas. As massas eram assombrosas. Feias. Fora de padres de normalidade fsica e naturalmente propensas ao crime.

Criminologia e a Escola Positiva do Direito Penal

A Escola Positiva do Direito Penal surgiu no fim do sculo XIX. Defendia o uso do mtodo cientfico no estudo da delinqncia e da criminalidade. O crime era considerado como um fenmeno natural de origem biofsico-social.

o delinqente assim o por fora de fatores diversos, principalmente de origens antropolgicas e sociais, devendo responder pelos seus atos unicamente porque vive em sociedade e precisa respeitar a harmonia da convivncia. (FIGUEIREDO).

O esprito do homem porco. Por ali passam desejos de todos os matizes que so os mais cruis e terrveis. O mais generoso dos homens j deve ter desejado a morte de uns cem. Esse impulso todo mundo tem. (Trancoso).

Para a Escola Positiva, o criminoso , sempre, psicologicamente, um anormal, de forma temporria ou permanente. Essa anormalidade decorre, principalmente, de anomalias no crebro. A pena, segundo a doutrina positiva, deve ser um meio de defesa da sociedade, isto , a penalidade deve ter uma funo meramente defensiva, e de recuperao do indivduo

As idias penais e criminolgicas dos positivistas coincidem a preocupao central das novas classes privilegiadas (burguesia industrial) e lhes proporcionaram um instrumento prtico e terico para afugentar o perigo que para a estabilidade social representavam os pobres

Criticas
Existiriam indivduos que apresentavam os signos da propenso ao crime, mas que nunca teriam delinqido. Uma boa influncia do meio social destruiria as propenses naturais de um delinqente nato.

NINA RODRIGUES

Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906)


Nasceu no Maranho. Mdico, defendeu a introduo da rea de Medicina Criminal n nas faculdades de Direito e a instituio de manicmios judicirios no Brasil. Principais obras e ensaios etnogrficos: - Os mestios brasileiros (1890) -- Antropologia patolgica: os mestios (1890) - As raas humanas e a responsabilidade penal no Brasil (1894) - Negros criminosos no Brasil (1895) - A Medicina Legal no Brasil (1895) - Animismo fetichista dos negros baianos (1896) - A loucura epidmica de Canudos (1897) - Antonio Conselheiro e os jagunos (1897) - Mestiagem, degenerescncia e crime (1899) - Atavismo psquico e parania (1902) - Os africanos no Brasil (1890-1906); publicado em 1933

Controle social a partir das classificao das raas:


Branco: evoluido Negro: menos evoluidos Mestios: desequilibrados geneticamente a influncia do negro na constituio da raa no Brasil, h de constituir sempre um dos fatores da nossa inferioridade como povo

RAAS EM DIFERENTES ESTGIOS DE EVOLUO


Criticas a o tratamento igualitrio que a lei concedia a negros e brancos: A igualdade falsa, s existe na mo dos juristas, porque sem ela no existiria a lei As diferenas na evoluo das raas explicariam os crimes cometidos pela populao negra e mestia: Proposta de um Cdigo Criminal diferente para negros e brancos capacidades diversas exigiriam leis diversas.

O negro, principalmente, inferior ao branco, a comear da massa enceflica, que pesa menos, e do aparelho mastigatrio que possui caracteres animalescos, at as faculdades de abstrao, que nele to pobre e fraca. Quaisquer que sejam as condies sociais em que se coloque o negro, est ele condenado pela sua prpria morfologia e fisiologia a jamais poder igualar o branco

O cdigo penal est errado, v crime e no criminoso. De ordem secundria por sem duvida a natureza do delito. Antes de tudo a identificao mental dos criminosos, pela inspeo medica-fisica e sua qualificao espcie que pertence que interessa. A cincia fechara os crceres abrindo a correo fisiolgica sob a tutela de mdicos que cuidaro da cura fsica dos transviados da sociedade . (RODRIGUES, 1939, p. 212).

- Como avaliava as possibilidades de evoluo e civilizao dos negros?


- Dizia que eles podiam evoluir, mas so mais lentos e nunca chegariam ao patamar dos brancos.

- O que propunha?
- Branqueamento progressivo pela imigrao europia >> Mestiagem como processo civilizatrio.

Вам также может понравиться