Вы находитесь на странице: 1из 18

Faculdade de Ensino Superior do Piau Educao e Fonoaudiologia

Audio
Francisca Caroline Ins Lopes Kelly Dayana Rosineude Carvalho

DESENVOLVIMENTO NORMAL DA
FUNO AUDITIVA
Funes bsicas da audio:

Localizao e identificao da fonte sonora Alerta Socializao Intelectual comunicao

PERCEPO DO ESTMULO SONORO

Componente condutivo: orelha externa e mdia Componente sensorial: cclea (na orelha interna) Componente neural: SNC

DISTRBIOS AUDITIVOS
Pode envolver dois aspectos: 1. Deficincia Auditiva: alterao componentes condutivo e/ou sensorial nos

2. Desordem do processamento auditivo central: alterao no componente neural do sistema auditivo

1. DEFICINCIA AUDITIVA
Consiste em um impedimento da capacidade de detectar a energia sonora.
Tipos: a. Perda auditiva condutiva b. Perda auditiva neurossensorial c. Perda auditiva mista Graus: Leve: 26 a 40 dB Moderado: 41 a 55 dB Moderadamente severo: 56 a 70 dB Severo: 71 a 90 dB Profundo: a partir de 91 dB

2. DESORDEM NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL


Consiste em um impedimento da habilidade de interpretar padres sonoros. Segundo PEREIRA (1996), o processamento auditivo consiste em uma srie de operaes que o sistema auditivo realiza para interpretar as vibraes sonoras por ele detectadas. como: deteco do som, discriminao, localizao, reconhecimento, compreenso, ateno e memria.

MANIFESTAES:
Aspecto comportamental: Distrao; hiperatividade; tendncia ao isolamento; respostas assistemticas quando chamado. Desempenho na Comunicao Oral: alteraes articulatrias; dificuldade para compreender a fala em ambiente ruidoso e mensagens de duplo sentido; necessidade de repetio do que foi dito; dificuldade para memorizar informao apresentada oralmente. Desempenho Escolar: troca de letras na escrita; dificuldade para compreender a leitura; dificuldade em gramtica e ortografia.

ORIENTAES AOS PROFESSORES

Localizao do aluno na sala: O professor deve determinar o lugar da criana na sala, garantindo a proximidade entre ambos; No caso de crianas usurias de aparelhos de amplificao sonora e/ou implante coclear importante que o falante/professor esteja o mais prximo possvel do microfone do aparelho para uma melhor percepo dos sons da fala pela criana;

Solicitar que a criana seja posicionada em local favorvel: sent-la longe do corredor, do barulho da porta e, se possvel, a sala no deve ter janela voltada para uma rua barulhenta. Iluminao adequada: da sala e do rosto do professor para facilitar a leitura orofacial por parte da criana.

Comunicao: importante esclarecer aos demais alunos da classe sobre a deficincia auditiva e as necessidades especficas da criana. Falar com eles sobre o assunto e responder as suas curiosidades iniciais. Estimular e incentivar as iniciativas de interao entre a criana com deficincia auditiva e seus colegas de classe. O professor tem papel muito importante no acesso, na construo e no aprimoramento da linguagem oral pela criana, por isso ele deve conversar, contar histrias, perguntar, explorar o uso da linguagem oral na sala de aula e garantir a compreenso de tudo o que dito na sala.

Para melhorar a comunicao, o professor deve: Usar voz clara: falar em um ritmo contendo pausas ntidas, articulao precisa e entonao bem marcada; Usar primeiro a voz para chamar a ateno Chamar a criana pelo nome ou fazer contato de olho ou at mesmo toc-la antes de comear a falar; Estar sempre no campo visual dela ao falar Reconhecer as tentativas de comunicao da criana

No usar diminutivos em excesso nem fala infantilizada Usar palavras-chaves para mudana de assunto ou uma explicao. Dar oportunidade de a criana ser compreendida por todos da sala de aula, aceitando e respeitando suas diferenas individuais. Repetir as solicitaes individualmente para a criana, caso necessrio. O uso do apontar para o objeto somente depois de ter falado, ou seja, a criana olha primeiro para quem lhe fala e em seguida para o objeto.

Tomar cuidado com a realizao de ditados, principalmente de palavras isoladas, pois nessa atividade ela poder apresentar grande dificuldade. Avaliar a compreenso do que foi dito por meio de perguntas criana e caso ela no tenha conseguido, reformular a mensagem reduzindo a complexidade lingstica. Preparar conceitos e explicar o significado de palavras novas no vocabulrio da criana antes da aula.

Quando no compreender o aluno, o professor precisa demonstrar isso. Ao mesmo tempo, preciso demonstrar muita vontade de compreend-lo. Com esta atitude a criana ser estimulada a buscar formas mais eficazes para se fazer entender. Fazer intervalos mais frequentes, pois a criana com desordem no processamento auditivo central necessita de maior esforo para manter a ateno. A insistncia no ensino pode levar ao cansao e frustrao do aluno e do professor.

REFERNCIAS
SACARLOSKI, Marisa; ALAVARSI, Edna & GUERRA, Gleidis R. Fonoaudiologia na Escola. 1 ed. So Paulo: Lovise, 2000. cap. 06 e 05. SOUSA, Elaine de. Como lidar em sala de aula com crianas que tm perda de audio? EM FOCO Informativo do Hospital Centrinho/USP e Funcraf . Ano 10,n 51: Bauru, nov./dez. 2010. Disponvel em: <http://www.centrinho.usp.br/emfoco/file/foco_51/assim _audicao2_51.html> Acesso em: 02 dez. 2011, 14:30.

Вам также может понравиться