Вы находитесь на странице: 1из 13

PROCESSOS DE FABRICO Fabrico uma actividade importante no ponto de vista tecnolgico e econmico, que envolve a aplicao da cincia para

a proporcionar sociedade os bens que lhe so necessrios ou desejados, por no serem essenciais. Numa perspectiva tecnolgica fabrico surge como a aplicao de processos qumicos e fsicos que promovem a alterao da geometria, das propriedades e da forma / aspecto dos materiais, desde a matria prima at forma de componente intermdio ou de produto acabado. Na perspectiva econmica trata-se da transformao dos materiais em produtos de maior valor, recorrendo a processos de fabrico ou montagem.

Para que um produto qualquer, seja ele um conjunto mecnico ou no, tenha boa aceitao pelo mercado consumidor, no suficiente que tenha um bom projecto de dimensionamento, com suas respectivas verificaes dos esforos, desgastes e vida til. Dentro de um ciclo de produo desse produto, a fase de projecto e dimensionamento apenas uma das muitas que devero ser percorridas at que o produto seja colocado no mercado.

As fases posteriores, a serem percorridas e previstas so:

1. A condio de intercambialidade entre as diversas peas componentes, fabricadas em pocas diferentes e, eventualmente, por fbricas diferentes, dever ser mantida. Somente atravs desta condio, o produto atingir um ndice de credibilidade suficiente para ser consumido em larga escala, sem preocupao de reposio de peas que no venham a ter a mesma eficincia da pea original. Esta condio pode ser atingida ainda em fase de projecto, com a introduo dos conceitos de tolerncias de ajuste entre as peas, especificaes de desvios de forma e posio, rugosidade superficial, alm do estudo das acumulaes de tolerncias que permitam a montagem do conjunto dentro das condies previstas em clculos de dimensionamento.
2. A qualidade do produto deve ser mantida constante ao longo dos lotes produzidos. 3. O custo final dever ser o menor possvel. Esta condio completa as outras duas, fechando o ciclo de pr-requisitos que devem ser atingidos para que o produto tenha condies de competio.

Observa-se portanto que as duas ltimas fases s podero ser manipuladas aps o desenho ser aprovado para produo. Os processos de fabrico a empregar devem ir de encontro s condies agora estabelecidas. Os processos de fabricao mecnica tm como objectivo a modificao de um corpo metlico, com o fim de lhe conferir uma forma definida.

Os processos de fabrico podem ser divididos em dois grupos: Processos mecnicos, nos quais as modificaes de forma so provocadas pelas aplicaes de tenses externas Processos metalrgicos, nos quais as modificaes de forma esto relacionados com altas temperaturas. Processos de Conformao Plstica Deformao mecnica o processo de conformao que consiste em deformar plasticamente o metal, atravs de esforos mecnicos sucessivos, sem, no entanto o metal entrar no estado liquido. Alteram a geometria do material atravs de foras aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes at grandes cilindros, como os empregues na laminagem. Quando uma fora aplicada a um material o resultado que ele se deforma, as suas partculas so deslocadas das suas posies originais. Desde que a fora no ultrapasse um certo limite critico os deslocamentos so reversveis. Assim, quando a fora removida, as partculas voltam s sua posies iniciais, no se verificando nenhuma deformao permanente do material. Neste caso diz-se que existiu um comportamento elstico.

Quando o processo de conformao da pea mecnica realizado com o material no estado slido, aplicando-se esforos que provocam tenses abaixo da tenso limite de resistncia desse material, definimos esse processo como sendo realizado por conformao plstica ou seja, o material metlico trabalhado dentro de sua regio plstica.

Os processos amplamente usados no fabrico de peas metlicas e que se enquadram nesta definio so: a) Extruso b) Laminagem c) Trefilagem d) Quinagem e) Estampagem f) Calandragem

A temperatura na qual o material da pea conformado, apresenta uma importncia elevada pois dependendo do seu valor, ocorrero mudanas metalrgicas que tornando o material mais dctil, facilitaro seu processamento, alm de melhorarem o seu comportamento para uso posterior. Alm disso, pode-se citar a directa relao existente entre a temperatura de processamento e a qualidade do produto, pois tanto a forma (distores, empenamento) como as dimenses (recuperao elstica, contraco trmica) quanto o acabamento superficial (oxidao, riscos, descarbonetao) ser afectado pelo processamento a temperaturas elevadas.
Outros factores do processamento influenciam directamente a qualidade dos produtos obtidos em termos de formas, dimenses e acabamento superficial: a) O modo como ocorre a deformao plstica do material atravs das ferramentas de conformao. b) A rigidez dos sistemas de dispositivos e ferramentas e dos equipamentos de conformao.

c) A qualidade das ferramentas empregues - forma, dimenses, acabamento, adequao do material empregue na sua fabricao, s condies especficas de processamento. Extruso A extruso de peas metlicas um processo amplamente usado para a produo de perfis de diversos materiais como os aos, alumnio e suas ligas e o cobre e suas ligas. Na extruso o material e forado atravs de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes. No processo bsico, denominado directo um tarugo cilndrico e colocado numa camara e forado atravs de uma abertura da matriz atravs de um pisto hidrulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato.

O sentido de avano do mbolo o mesmo da sada do produto e usado para a produo de perfis variados, normalmente realizado a quente (temperaturas elevadas) devido s grandes redues de seco transversal efectuadas, usando-se prensas hidrulicas horizontais para a obteno de produtos com comprimentos limitados.

Indireta: Tambm conhecida por reversa ou invertida, a matriz desloca-se na direo do tarugo. Como no h movimento relativo entre o tarugo e as paredes da cmara, as foras de atrito e presses necessrias so menores do que na extruso direta. Por outro lado, como o mbolo furado, as cargas a serem utilizadas so limitadas e no possvel obter perfis com formatos complexos.

Hidrosttica: O dimetro do tarugo menor que o dimetro da cmara, que preenchida por um fludo hidrulico. O tarugo no entra em contacto com as paredes do recipiente, reduzindo desta forma a resistncia deformao devida ao atrito.
Aumenta a ductilidade do material, portanto materiais frgeis podem beneficiar desta forma de extruso. Entretanto as vantagens essenciais do mtodo so: baixa frico; pequenos ngulos de matriz; altas relaes de extruso. A extruso hidrosttica realizada usualmente a temperatura ambiente, em geral usando leo vegetal como meio, combinando as qualidades de viscosidade e lubrificao.

A qualidade dos produtos obtidos nos diversos processos por extruso garantida pela rigidez alcanada nos conjuntos de dispositivos (mbolos, recipientes) e ferramentas (matrizes) bem como nos equipamentos utilizados (normalmente prensas hidrulicas). Os desvios observados em dimenses e forma dos produtos so causados pela contraco trmica ocorrida nos processos a quente e, em menor intensidade, pela recuperao elstica que ocorre aps a extruso a frio de ligas dcteis. TREFILAGEM A trefilagem uma operao em que a matria-prima puxada contra uma matriz (chamada fieira ou trefila) em forma de funil por meio de uma fora de trao aplicada do lado de sada da matriz. O escoamento plstico produzido principalmente pelas foras compressivas provenientes da reao da matriz sobre o material. Normalmente realiza-se a operao a frio. Este processo indicado para a produo de fios, arames e fios-mquina de materiais como o ao, ligas de alumnio, cobre e materiais nobres.

Vantagens do processo: O material pode ser estirado e reduzido em seco transversal mais do que com qualquer outro processo; A preciso dimensional que pode ser obtida maior do que em qualquer outro processo exceto a laminagem a frio, que no aplicvel s bitolas comuns de arames; A superfcie produzida uniforme, limpa e polida; O processo influi nas propriedades mecnicas do material, permitindo, em combinao com um tratamento trmico adequado, a obteno de uma gama variada de propriedades com a mesma composio qumica.

Zona de entrada;

Zona de reduo (ngulo de abordagem ou ngulo da matriz); Zona de acabamento; Zona de sada.

LAMINAGEM: A laminagem um processo de deformao plstica, no qual o material forado a passar entre dois rolos (cilindros) que rodam em sentido oposto, com a mesma velocidade perifrica, e esto distanciados entre si de um valor inferior espessura do material que vai ser deformado. A propulso do material durante a laminagem efectuada pelas foras de atrito, embora possam tambm ser aplicadas foras exteriores criando tenses quer de propulso quer de contra propulso. O material ao passar entre os dois rolos sofre deformao plstica, a espessura reduzida e o comprimento e a largura so aumentados. A laminagem utilizada tanto na produo de produtos planos, por exemplo, chapas finas e grossas, como no fabrico de produtos no planos, como seja o caso de vares, tubos, barras e perfis estruturais.

A grande maioria dos processos de laminagem realizada a quente em consequncia dos valores de deformao que so exigidos na transformao dos produtos. Adicionalmente, a laminagem a quente tem a vantagem de praticamente no introduzir tenses residuais nos produtos fabricados e de as suas propriedades serem isotrpicas (mesmas propriedades fsicas independentemente da direo considerada). Contudo, trata-se de um processo em que o controlo dimensional particularmente difcil, para alm da qualidade superficial dos produtos transformados ser m, em virtude da camada de xidos superficiais que sempre se forma. Por este motivo, usual depois das operaes a quente proceder-se a operaes de laminagem a frio, destinadas a aumentar a resistncia do material, a controlar dimensionalmente e a melhorar a qualidade dos produtos fabricados. A laminagem a frio utilizada para produzir chapas com acabamento superficial e tolerncias dimensionais melhores do que as que se conseguem obter por laminagem a quente. A laminagem de chapas a frio d origem a estruturas metalrgicas caracterizadas por terem uma orientao preferencial, resultante da rotao e alongamento dos gros na direco de laminagem de maneira a acomodar a deformao que aplicada pelos rolos. Esta orientao preferencial dos gros est na base do fenmeno de anisotropia que tpico do comportamento mecnico das chapas finas laminadas a frio.

Estampagem Processo que permite a obteno de peas com formas diversas a partir de chapas metlicas. A chapa metlica adquire a forma da matriz sem se romper ou apresentar qualquer outro tipo de defeito de superfcie ou de forma. Os esforos aplicados durante a estampagem so de dobramento, corte e embutimento ou repuxo. O processo normalmente realizado a frio, em diversas etapas, obtendo-se produtos como caixas, copos e flanges.

Quinagem de chapa A quinagem um processo tecnolgico de deformao de chapa, e est includo no conjunto dos processos de deformao por flexo. A quinagem um processo tecnolgico que utiliza no fabrico um cunho e uma matriz montados em mquinas ferramentas designadas de quinadoras. Os cunhos e as matrizes so simples de fabricar, e geralmente adaptveis a uma larga variedade de formas e dimenses. O campo de aplicao especfico da quinagem de chapa a produo de pequenas sries de fabrico. Quinagem no ar ou livre - o valor do ngulo de quinagem determinado pela penetrao do puno na matriz (Profundidade de quinagem). A preciso dimensional das peas, relativamente limitada, porque a recuperao elstica, verificado aps se retirarem as solicitaes que provocam a deformao plstica da chapa, altera significativamente, o valor do ngulo final de quinagem.

Quinagem a fundo (com quebra do nervo) - a chapa esmagada entre o cunho e a matiz de modo a reduzir ou at mesmo eliminar a recuperao elstica do material aps serem retiradas as solicitaes aplicadas.

Calandragem O curvamento de chapas e perfis uma operao pela qual se d forma cilndrica ou oval, total ou parcial, a uma chapa ou barra. O curvamento mecnico executado por mquinas chamadas calandras que podem ser manuais ou motorizadas..

Вам также может понравиться