Вы находитесь на странице: 1из 58

FATOS, ATOS E NEGCIOS JURDICOS

FATOS SEM RELEVNCIA PARA O DIREITO

Beijo de um casal

Horas de pescaria...

FATOS JURDICOS - Latu Sensu

Qualquer ao da natureza ou humana que tem conseqncias no Direito. Classificados em:

Fatos Naturais ou Fatos Jurdicos StrictuSensu. Atos Humanos ou Atos Jurdicos.

FATOS RELEVANTES PARA O DIREITO

Fatos Jurdicos Latu Sensu

Fatos Humanos

Massacre na Praa da Paz Celestial China-1989

Fatos Naturais

FATO JURDICO STRICTU- SENSU (Fatos Naturais que tem conseqncias no Direito)

Podem Ser: Fatos Jurdicos Ordinrios: nascimento, morte, decurso de tempo(prescrio, decadencia, maioridade); Fatos Jurdicos Extraordinrios: terremoto, enchente, caso fortuito, fora maior.

PRESCRIO

O Direito no socorre aqueles que dormem.

Fato Jurdico Extraordinrio

Eventos imprevisveis ou inevitveis que transformam a ordem de Direitos de algum.

Exemplos:

Caso Fortuito - Tsunami que alaga uma fazenda, tornado que destri um galpo Fora Maior: Assalto, cirurgia de emergncia.

10

A queda de uma rvore

11

ATOS JURDICOSLatu-Sensu (Atos Humanos)

Qualquer ao ou omisso da pessoa que surte efeitos jurdicos. Classificam-se em:

Atos Jurdicos Lcitos Strictu-Sensu. Atos Jurdicos Ilcitos. Atos-Fatos Jurdicos.

12 Negcios Jurdicos

Atos Jurdicos Lcitos

Qualquer ao ou omisso que surte efeitos na esfera jurdica mesmo sem a inteno especfica de gerar. Exemplo: Atos Processuais.

13

Atos Jurdicos Ilcitos

Toda omisso ou ao da pessoa humana que cause uma violao ou dano ao direito de outrem. Exemplo: Bater o carro no muro de uma pessoa, venda de produto ilegal, erros mdicos.

14

Atos-Fatos Jurdicos

A lei considera fatos quando no tem inteno ou vontade de ter conseqncias no ato.

Exemplo: Compra de cigarros por uma criana, a pedido de um adulto. pintura de uma tela por um incapaz.

15

Arte de um louco

A persistncia da memria-Salvador Dali-1931

16

Crianas nas compras

17

Negcios Jurdicos

Ao da pessoa com inteno de adquirir, modificar ou extinguir direitos. Autonomia para reger seus prprios atos da vida civil. (Princpio da Autonomia da Vontade) Exteriorizao de sua vontade.

Exemplo: Contrato, casamento, testamento, etc.

18

Fechando um negcio

19

Classificao dos Negcios Jurdicos

Unilateral: nica vontade preponderante no negcio jurdico. Bilateral: duas vontades autnomas com objetivos interdependentes.

Plurilateral: duas ou mais vontades com objetivo comum.

20

Planos do Negcio Jurdico


Escada Ponteana diz que o negcio jurdico formado por trs Planos:

1 Plano- Existncia 2 Plano- Validade 3 Plano- Eficcia

21

Plano da Existncia

Elementos essenciais para a formao de um negcio. Pessoa- (capacidade, declarao de vontade) Objeto Forma

22

Declarao de Vontade

23

a exteriorizao da vontade que se realiza atravs do negcio jurdico. Pode ser Expressa- oral, escrita ou gestual. Tcita: comportamento - art.1805. Presumida: declarao no realizada, comportamento lei Ex: aceitao herana1807. Receptcia: mandato. No receptcia: sem destinatrio.Ex: promessa de recompensa

Silncio e Reserva Mental

Art.111 CC Regra geral: no se aplica silncio como declarao de vontade. Declarao Presumida ou Tcita Reserva Mental: oculta a verdadeira inteno efeitos - art.110. Conhecimento: simulao negcio jurdico nulo. No conhecimento -negcio jurdico vlido.

24

Plano da Validade - Art. 104CC

Entretanto, para um negcio ser vlido os elementos do plano de existncia deve ser qualificados.

Agente Capaz. Objeto Lcito, possvel e determinado ou determinvel.

25 Forma prescrita ou no defesa em lei.

Obs: objeto determinvel


-

Suscetvel de individuao. Venda alternativa.

Venda de gnero (coisa incerta).


Venda sob amostra, prottipo ou modelo (484): determinao feita pelo confronto sendo que o objeto deve ter a qualidade do inicialmente exibido, que prevalece sobre o que estiver descrito no contrato.

26

Capacidade plena.

Agente Capaz

Vontade Autnoma sem vcios. A Vontade no absoluta e irrestrita com limites para sua validade. Exemplo: Boa-f Objetiva, Funo Social do Contrato, preceito de ordem pblica, Rebus Sic Stantibus, etc.

27

boa-f objetiva

Tambm denominada boa-f da lealdade, significa o dever de agir de acordo com determinados padres, socialmente recomendados, de correo, lisura e honestidade. Trata-se de regra de conduta, a ser seguida pelo contratante, pautada na honestidade, na retido, na lealdade e, principalmente, na considerao para com os interesses legtimos e expectativas razoveis do outro contratante, visto como um membro do conjunto social. (honestidade, lealdade,
probidade )

28

boa-f subjetiva

Denota estado de conscincia, ou convencimento individual de obrar (a parte) em conformidade ao direito (sendo) aplicvel, em regra, ao campo dos direitos reais, especialmente em matria possessria. Diz-se subjetiva justamente porque, para a sua aplicao, deve o intrprete considerar a inteno do sujeito da relao jurdica, o seu estado psicolgico ou ntima convico. Antittica boa-f subjetiva est a m-f, tambm vista subjetivamente como a inteno de lesar a outrem. Vigora, em geral, em meio a matria de direitos reais e casamento putativo corresponde, fundamentalmente, a uma atitude psicolgica, isto , uma deciso da vontade, denotando o convencimento individual da parte de obrar em conformidade com o direito. artigo 1444 do CCB.

29

Objeto Lcito, Possvel, Determinado ou Determinvel

Objeto deve ser de acordo com a ordem legal, moral e bons costumes. Possibilidade Fsica e Jurdica - art.426 Venda de Coisa Certa ou Incerta- art. 243.

30

Forma Prescrita ou No Defesa em Lei

Regra Geral; a forma dos negcios livre (art.107CC). Mas a lei pode prescrever ou proibir uma forma especfica. Forma Especial- nica ou mltipla.Ex: 1609 Forma Contratual-109 CC Ex: Escritura pblica de Imvel - art.108;

31

Representao

Quando a pessoa incapaz, quem realiza seus atos da vida civil o representante. Pode advir da Lei ou pelo interessado -art.115. Exemplo: pais, curador, tutor, mandatrio.

Conseqncias Obrigaes e direitos do representado. Vnculo entre representado e contratado. Conflito de interesses e Autocontrato: neg.jurdico 32 anulvel - art.119 e 117CC - 180 dias.

Representante

33

Plano da EficciaElementos Acidentais

Elementos introduzidos facultativamente pelas partes, tendo conseqncias em sua eficcia(Aquisio, modificao e extino de direitos e obrigaes).

S cabvel em negcios patrimoniais, excludo direito personalssimo, famlia, sucesses.

34

Elementos Acidentais

Condio-121 a 130 CC Termo-131 a 135 CC Modo ou Encargo-136 e 137 CC


35

Noes gerais

No so indispensveis, porm alteram as conseqncias do ato jurdico; afetam o negcio jurdico, sempre por ajuste entre as partes. Encontra-se no plano da Eficcia do Negcio Jurdico; eficcia do ato negocial Normalmente, so verificados os planos da existncia e da validade, para aps tratar-se do plano da eficcia. No qualquer eficcia do negcio, mas aquela eficcia determinada pela vontade das partes.

36

Noes gerais

Um negcio jurdico TER ELEMENTOS DE EXISTNCIA E DE VALIDADE, podendo ainda ser composto com ELEMENTOS ACIDENTAIS ( EFICCIA ). Podem ser: a condio, o termo e o encargo.

37

Condio

Acontecimento futuro e incerto que subordina os efeitos do negcios. S a mera expectativa de direitos. Classificao Quanto a licitude. Quanto a possibilidade. Quanto a fonte de onde promanam. Quanto a modo de atuao-Suspensiva e Resolutiva.

38

Quanto a modo de atuao


Condio suspensiva- aquela que suspende a eficcia do negcio. Ex: Se vc se formar em 5 anos, ir participar da equipe. Condio Resolutiva- aquela que extingue os efeitos do negcio. Se acontecer algo, ter que devolver o bem que lhe emprestei.

39

TERMO

o momento que determina o incio ou o fim de um prazo, podendo ter como unidade de medida a hora, o dia, o ms ou ano. O termo suspende a execuo ou o efeito de uma obrigao, at um momento determinado, ou at o advento de um acontecimento futuro e certo. o dia ou momento em que comea ou se extingue a eficcia do negcio; um acontecimento futuro e certo.

40

Termo Inicial

Ou dies a quo, ou termo suspensivo: suspende o exerccio de um direito ou o momento em que a eficcia de um ato jurdico deve comear. Ex.:A locao ter incio daqui a seis meses

41

Termo Final

Ou dies ad quem, tambm conhecido como termo resolutivo ou extintivo, o momento em que a eficcia do ato jurdico deve terminar. Ele d trmino a um direito criado pelo contrato at ento em vigor. Ex.: locao para vigorar por um ano, a terminar em 30.11.2010.

42

Prazo

o intervalo entre o termo inicial e o termo final. Na contagem do prazo se exclui o dia do comeo e inclui-se o do vencimento. Se cair em feriado, prorroga-se para o primeiro dia til.

43

Distino entre termo e condio

na condio os efeitos do negcio jurdico passam a ser produzidos quando a condio SE realizar (condio suspensiva), ou deixam de ser produzidos SE ocorrer o evento futuro e incerto (condio resolutiva). - no termo, na hiptese de ocorrer o fato, existe a certeza do acontecimento do fato, o QUANDO. *EM COMUM ENTRE CONDIO E TERMO S A FUTURIDADE.

44

Distino entre termo e condio

- enquanto a condio suspensiva suspende a aquisio do prprio direito, o termo inicial suspende s o exerccio do direito, mas o direito j est adquirido desde o momento em que o negcio jurdico foi praticado.

45

Do encargo ou modo

Apresenta-se como a restrio vantagem criada para o beneficirio de um negcio jurdico, quer estabelecendo o fim a que se destina a coisa adquirida, quer impondo uma obrigao ao favorecido em benefcio do prprio instituidor, ou de terceiro, ou da coletividade annima. - NO CONTRAPRESTAO. Cria um nus mas no atinge os efeitos do negcio que o prev.

46

Encargo ou Modo

uma determinao imposta pelo autor da liberalidade ao beneficirio(um nus) Caractersticas Obrigatoriedade-Ao Cominatria- Art.553CC Revogabilidade-Ao Revocatria - 562 CC Aquisio e Exerccio do Direito Desproporcionalidade entre a liberalidade e o determinao(encargo) Negcios Gratuitos-(doao, testamento) admissvel tambm nas declaraes unilaterais da vontade, como a promessa de recompensa.

47

Doao

48

Do encargo ou modo

Em geral estipulado em atos de liberalidade, mas nada impede que se estabeleam encargos nos negcios onerosos. - clusula acessria restritiva das vantagens do negcio jurdico. Se fisicamente impossvel ou ilcito, tem-se como inexistente (ex.: doao de um terreno com o encargo de se construir uma escada at o cu; se houve a doao exclusivamente para a construo da escada, o negcio todo ser considerado invlido).

49

Do encargo ou modo
O

encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito, salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva.
Art. 136.

50

Exemplos de Encargo

Fao doao da minha fazenda, desde que voc faa um cercado para os animais. Transmito minha casa da praia, no testamento, a fim de que voc d todas suas roupas velhas para creche da Dona Liz.

51

ENCARGO - TERCEIRO

O modo pode ser institudo em favor de terceiros (deixo cinco milhes para C, com a condio de que eduque meus filhos at a maioridade), de quem o instituiu (legado com o encargo de construir um tmulo para o testador) ou nem existir interesse particular para determinada pessoa (doao de um terreno para que nele se edifique uma escola).

52

ENCARGO - CONDIO

Se ao testar deixo o terreno X para B, desde que ele erga um tmulo para guarda de meus restos mortais, trata-se de um caso em que o modo funciona como condio suspensiva (art. 128, 2 parte, CC). Assim, o direito ao legado s se adquirir se o legatrio construir a obra. Fora esta hiptese, o modo no suspende a aquisio e nem o exerccio do direito

53

ENCARGO - ILICITUDE

Se o encargo ou modo imposto for considerado impossvel, imoral ou ilcito, ele ser tido como no escrito; isto , o ato jurdico ser considerado como puro e simples. Como exceo a esta regra o novo CC estabeleceu que se o encargo ilcito ou impossvel imposto foi a causa determinante da liberalidade, tem-se a invalidade do negcio jurdico (deve ser verificada de acordo com o caso concreto).

54

ENCARGO E CONDIO - DVIDAS

Em caso de dvida, se encargo ou condio, Washington de Barros ensina: a conjuno se indica que se trata de condio: as expresses para que, a fim de que, com a obrigao de indicam a presena de encargo.

55

ENCARGO - INADIMPLEMENTO

O inadimplemento do encargo pode justificar o desfazimento da liberalidade. Assim, se o donatrio no cumprir o encargo imposto pelo doador, poder haver a revogao da doao (art. 1.181, CC). Em relao ao legado, Slvio Rodrigues faz a mesma afirmao, com base no art. 1.707, CC.

56

Diferenas entre Condio, Termo e Encargo

Condio Evento Direitos Negcios Futuro e Incerto Expectativa Onerosos/ Gratuitos SE

Termo Futuro e Certo Aquisio Onerosos/ Gratuitos Quando

Encargo Futuro e Obrigatrio Aquisio e Exerccios Gratuitos

Partcula

Desde que, A fim de

57

Utilizem a doutrina...um bom livro de complementao.

58

Вам также может понравиться