Вы находитесь на странице: 1из 192

CAPTULO I

1. NOES GERAIS
A anatomia a cincia que estuda a estrutura do corpo humano, e a fisiologia estuda o seu funcionamento, ambas so essenciais para quem trabalha no atendimento a vtima de trauma ou problemas clnicos.

NATAN NOBRE

2. O CORPO HUMANO
O corpo humano consiste num complexo conjunto de rgos agrupados em aparelhos e sistemas. Os rgos so formados por tecidos que, por sua vez, so formados por milhes ou bilhes de pequenas unidades vivas chamadas clulas. Clulas Tecidos rgos Aparelhos ou Sistemas

NATAN NOBRE

2.1. A Diviso do Corpo Humano


A diviso do corpo humano consiste em cabea, tronco e membros.

NATAN NOBRE

CABEA
A cabea divida em duas partes o crnio e a face. O crnio contm no seu interior o encfalo. A face a sede dos rgos dos sentidos e abriga as aberturas externas do sistema respiratrio e digestivo.

NATAN NOBRE

TRONCO
O tronco dividido em pescoo, trax, abdome e pelve. As leses no pescoo que apresentam maior gravidade so as fraturas da coluna cervical com ou sem leso medular, as leses do trato respiratrio e as leses de grandes vasos com hemorragia grave. As leses do interior do trax compreendem as da parte inferior do trato respiratrio: dos pulmes, do esfago, do corao e dos grandes vasos sangneos que chegam ou saem do corao. As leses no abdome podem levar a sangramentos e infeces pelo vazamento do contedo contaminado das vsceras Uma fratura na pelve pode provocar intensa hemorragia interna ou externa.
NATAN NOBRE

MEMBROS
O corpo humano superiores e inferiores. possui membros

As leses de membros so as mais freqentes e possuem risco de vida se envolverem vasos sangneos calibrosos.

NATAN NOBRE

2.2. Sistemas do Corpo Humano


2.2.1. Sistema Respiratrio; 2.2.2. Sistema Circulatrio; 2.2.3. Sistema Nervoso; 2.2.4. Sistema Esqueltico; 2.2.5. Sistema Tegumentar.

NATAN NOBRE

2.2.1. Sistema Respiratrio


O sistema respiratrio composto pelas vias areas e os pulmes. O caminho que o oxignio faz do meio ambiente at a clula longo e se inicia pelas vias areas, que se dividem em superiores e inferiores, at chegar aos alvolos pulmonares.

NATAN NOBRE

2.2.2. Sistema Circulatrio


O sistema circulatrio responsvel pela circulao do sangue em todo o organismo. composto pelo prprio sangue, o corao e os vasos sangneos. A presso arterial e o pulso so os principais parmetros fisiolgicos para sua avaliao.

NATAN NOBRE

SANGUE
O sangue um lquido vermelho, viscoso, composto por plasma, clulas vermelhas chamadas hemcias, clulas brancas denominadas leuccitos, e as plaquetas. O volume de sangue que circula no sistema circulatrio corresponde de 7% a 8% do peso corporal. Assim, um indivduo de 70 kg apresenta em mdia de 4,9 a 5,6 litros de sangue.

NATAN NOBRE

CORAO
O corao um msculo estriado involuntrio que bombeia o sangue atravs dos vasos sangneos promovendo a circulao. A cavidade do corao subdivide-se em quatro cmaras, dois trios e dois ventrculos. O sangue circula atravs de dois circuitos paralelos, a circulao pulmonar ou pequena circulao e a circulao sistmica ou grande circulao.

NATAN NOBRE

VASOS SANGINEOS
Os vasos sangneos so compostos das artrias, arterolas, capilares, vnulas e veias. As artrias vo se bifurcando e se ramificando at formarem as arterolas que so vasos arteriais de menor calibre antes de chegar aos capilares. Os capilares so vasos sangneos de menor calibre e sua parede pode ter apenas uma camada de clulas de espessura, apresentando assim ntimo contato com todas as clulas e permitindo que haja troca de substncias entre as clulas dos tecidos e o sangue. Os capilares se agrupam formando veias de calibre diminudo chamadas vnulas. As vnulas vo se agrupando em veias cada vez mais calibrosas que finalmente desembocam em uma das duas veias cava.
NATAN NOBRE

2.2.3. Sistema Nervoso


O sistema nervoso se distribui por todos os tecidos do organismo humano. responsvel pela captao de estmulos do meio ambiente, pela regulao e integrao da funo dos rgos e sede de todas as atividades mentais e comportamentais do ser humano. Anatomicamente o sistema nervoso dividido em duas partes, o sistema nervoso central e o sistema nervoso perifrico.

NATAN NOBRE

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


O sistema nervoso central composto pelo encfalo e pela medula espinhal. O encfalo est contido dentro da cavidade craniana enquanto a medula espinhal est dentro do canal medular, na coluna vertebral. Todo sistema nervoso central envolto por membranas chamadas de meninges e banhado por um lquido chamado lquido cefalorraquidiano ou simplesmente liquor. O encfalo o rgo controlador do corpo, ou seja, o centro da conscincia, responsvel por todas as nossas atividades corporais voluntrias e involuntrias, pela percepo, pela inteligncia. composto de trs partes principais: o crebro, o cerebelo e o tronco enceftico. A medula espinhal tem como principal funo fazer a intercomunicao entre o encfalo e o corpo.
NATAN NOBRE

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


O sistema nervoso perifrico composto de 31 pares de nervos que saem da medula espinhal, que so os nervos raquidianos, e 12 pares de nervos que saem do crnio denominados nervos cranianos.

NATAN NOBRE

2.2.4. Sistema Esqueltico


O sistema esqueltico tem a funo de proteo, sustentao, armazenamento de ons, clcio e potssio, sistema de alavanca e produo de sangue, e se divide em esqueleto axial e apendicular. O axial formado pelos ossos da cabea e tronco, enquanto o apendicular formado pelos membros e suas cinturas de ligao com o esqueleto axial.

NATAN NOBRE

2.2.5. Sistema Tegumentar


A pele no simplesmente um tecido, o maior rgo do corpo humano e possui vrias funes indispensveis para a manuteno da vida. Protege contra agresses fsicas, qumicas e biolgicas e capta sensaes, ao mesmo tempo em que mantm a temperatura corporal estvel. A pele formada por trs camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme ou tecido celular subcutneo.

NATAN NOBRE

DVIDAS

PRIMEIROS SOCORROS

NATAN NOBRE

DE ACORDO COM O CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO (CTB)

Art. 176. Deixar o condutor envolvido em acidente com vtima: I - de prestar ou providenciar socorro vtima, podendo fazlo; II - de adotar providncias, podendo faz-lo, no sentido de evitar perigo para o trnsito no local; III - de preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polcia e da percia;
NATAN NOBRE

IV - de adotar providncias para remover o veculo do local, quando determinadas por policial ou agente da autoridade de trnsito; V - de identificar-se ao policial e de lhe prestar informaes necessrias confeco do boletim de ocorrncia: Infrao - gravssima; Penalidade - multa (cinco vezes) e suspenso do direito de dirigir; Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitao.
NATAN NOBRE

Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro vtima de acidente de trnsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes: Infrao - grave Penalidade - multa. CRIME DE TRNSITO Art. 304. Deixar o condutor do veculo, na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade pblica:
NATAN NOBRE

Penas - deteno, de seis meses a um ano, ou multa, se o fato no constituir elemento de crime mais grave. Pargrafo nico. Incide nas penas previstas neste artigo o condutor do veculo, ainda que a sua omisso seja suprida por terceiros ou que se trate de vtima com morte instantnea ou com ferimentos leves. Art. 301. Ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, no se impor a priso em flagrante, nem se exigir fiana, se prestar pronto e integral socorro quela.

NATAN NOBRE

Art. 302. Praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor: Penas - deteno, de dois a quatro anos, e suspenso ou proibio de se obter a permisso ou a habilitao para dirigir veculo automotor. Pargrafo nico. No homicdio culposo cometido na direo de veculo automotor, a pena aumentada de um tero metade, se o agente: I - no possuir Permisso para Dirigir ou Carteira de Habilitao; II - pratic-lo em faixa de pedestres ou na calada; III - deixar de prestar socorro, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, vtima do acidente; IV - no exerccio de sua profisso ou atividade, estiver conduzindo veculo de transporte de passageiros.

NATAN NOBRE

Primeiros socorros
So os procedimentos aplicados em uma vtima de acidente, com objetivo de manter os sinais vitais e reduzir o agravamento do seu estado, at que receba assistncia especializada.

NATAN NOBRE

SNTESE HISTRICA

1795 - Mdico Francs JEAN LARREY (Pai do Atendimento PrHospitalar), cria um sistema de atendimento dos feridos nos locais de batalha e utilizando carruagens leves.
NATAN NOBRE

Jean Larrey

SNTESE HISTRICA

Guerra da Coria - 1950 Utilizao de Helicpteros - transporte Aeromdico Guerra do Vietn - 1960 Hospitais Mveis com apoio de helicpteros e atendimento por pessoal treinado no mdico.

NATAN NOBRE

NO BRASIL

1982 - Distrito Federal 1986 - Rio de Janeiro 1989 Cear (GSU) e Paran 1990 - So Paulo 1994 - Minas Gerais 2003 Criado o SAMU (Port. 1864 MS)

NATAN NOBRE

CARACTERSTICAS DO POVO BRASILEIRO


Cultura do socorrer por socorrer

rapidez mais importante que a qualidade

NATAN NOBRE

Seqncia das Aes de Socorro


1) Manter a calma; 2) Garantir a segurana; 3) Acionar o socorro; 4) Controlar a situao; 5) Verificar a situao das vtimas; 6) Realizar algumas aes com as vtimas.

NATAN NOBRE

AVALIAO INICIAL DO LOCAL E DA VTIMA


To logo chegue ao local do acidente, deve-se fazer uma observao geral da rea quanto existncia de situaes de perigo que possam pr em risco a integridade fsica e a segurana do socorrista e da vtima.

NATAN NOBRE

3. BIO SEGURANA
O uso de Equipamento de Proteo Individual EPI (luvas cirrgicas, mscara facial, culos de proteo,), com intuito de evitar uma possvel contaminao por fludos corpreos.

NATAN NOBRE

4. ABORDAGEM
Abordagem Inicial da vtima dividida em duas etapas. A primeira a Avaliao Primria que consiste numa anlise de todas as condies clnicas e traumticas que impliquem em risco iminente de morte. A segunda a Avaliao Secundria onde consiste em examinar os seguimentos do corpo em busca de leses que passaram despercebidas no primeiro momento,
Na Avaliao Primria proporciona ao socorrista identificar se a vtima crtica ou no crtica, ou seja, emergncia ou urgncia.
NATAN NOBRE

EMERGNCIA
Risco Imediato de morte:
- Insuficincia

URGNCIA
- Pequena hemorragia; - Fraturas nos membros; - Outras situaes de menor porte.

No existe risco imediato de morte:

Respiratria

Aguda; - Parada Cardaca; - Inconscincia; - Hipovolemia.

NATAN NOBRE

5. RESPONSIVIDADE
Antes de executar qualquer manobra ou abordagem na vtima, o socorrista precisa posicionar na altura dos ombros entre a cabea e o trax da vtima com pelo menos um dos joelhos ao cho. Para testar a responsividade o socorrista deve tocar no ombro da vtima com vigor necessrio, a fim de acord-la, um momento crucial, pois a inconscincia um sinal de instabilidade.

NATAN NOBRE

ATENDIMENTO A VTIMA INCONSCIENTE

O atendimento pr-hospitalar demonstrado pela Corrente da Sobrevivncia que se compreende em QUATRO ELOS.

Corrente da Sobrevivncia
NATAN NOBRE

6. EXAME DA VTIMA
Esse processo de atendimento da vtima consiste no C A B D E que identifica as condies ameaadoras vida, devendo ser avaliada num tempo mximo de 45 segundos. O CA B D E consiste em:

C Controle da circulao A Abertura das vias areas e controle da coluna cervical; B Boa ventilao e respirao; D Dficit neurolgico (Nvel de conscincia) E Exposio completa da vtima e controle da hipotermia.
NATAN NOBRE

SINAIS VITAIS
Os sinais vitais so indicadores de vida no organismo. Vale ressaltar que os ndices variam de acordo com a idade e o condicionamento fsico da vtima. So eles:

Freqncia Respiratria; Freqncia Cardaca (pulso); Presso Arterial; Temperatura.


NATAN NOBRE

Freqncia Respiratria: a respirao ou ato de respirar que inclui a entrada de oxignio na inspirao e eliminao de dixido de carbono pela expirao. ndices normais: Adulto: 12 a 20 mrpm; Criana: 20 a 30 mrpm; Bebs: 30 a 60 mrpm. Freqncia Cardaca: a onda provocada pela presso do sangue contra a parede arterial em cada batimento cardaco. ndices normais: Adulto: 60 a 100 bpm; Criana: 80 a 120 bpm; Bebs: 100 a 160 bpm.

NATAN NOBRE

Presso Arterial ou Presso Sangnea: a fora exercida pelo sangue contra as paredes da artria. Vrios fatores podem afetar os nveis da PA. ndices normais: Adulto: 120/80 mmHg; 12 anos: 108/67 mmHg; 6 anos: 100/60 mmHg; 4 anos: 85/60 mmHg. Temperatura: a temperatura corporal reflete o grau de calor mantido pelo corpo. Seu valor para muitas pessoas em mdia 37C, entretanto, podendo haver algumas variaes de 0,3 a 0,6C para mais ou para menos.

NATAN NOBRE

Letra C: CONTROLE DA CIRCULAO


COMO CHECAR A CIRCULAO ? atravs da pulsao. O pulso palpvel em qualquer regio onde se passa uma artria, sobre uma proeminncia ssea ou se localize prximo pele. Para checar o pulso deve-se gastar de 5 a 10 segundos.

NATAN NOBRE

O PULSO PODE SER VERIFICADO NAS SEGUINTES ARTRIAS

1.Temporal; 2.Carotdea; 3.Femoral; 4.Popltea; 5.Radial ou Ulnar; 6.Tibial posterior; 7.Pedioso.

NATAN NOBRE

PARADA CARDIOPULMONAR
A Parada Cardiopulmonar compreende: parada respiratria e cardaca. Na Parada Cardaca o corao para de bombear o sangue e a circulao interrompida. Aps a parada cardaca imediatamente a vtima cessa a respirao. O reconhecimento feito pela constatao da ausncia de pulso.
NATAN NOBRE

COMO REALIZAR UMA REANIMAO CARDIOPULMONAR ?

NATAN NOBRE

TCNICA DE RCP
POSICIONAMENTO CORRETO DAS COMPRESSES

POSIO CORRETA DAS MOS

NATAN NOBRE

FREQNCIA DA RCP APLICADA POR 1 SOCORRISTA


RCP EM ADULTO

100 Compresses RCP EM CRIANA E LACTENTE

100 Compresses
NATAN NOBRE

FREQNCIA DA RCP APLICADA POR 2 SOCORRISTAS


RCP EM ADULTO

100 Compresses RCP EM CRIANA E LACTENTE

100 Compresses
NATAN NOBRE

Em emergncia pr-hospitalar, chamamos de crianas os indivduos na faixa etria de 1 a 8 anos, os adultos acima de 8 anos, e os lactentes as crianas de 29 dias de vida at 1 ano. A relao compresso ventilao varia conforme o nmero de socorristas. Os recm nascidos, que tem at 28 dias de vida.

NATAN NOBRE

SUSPENDEMOS A RCP EM QUATRO SITUAES - Quando a vtima retorna; - Mediante ordem mdica; - Permuta por outro socorrista capacitado; - Exausto fsica total do socorrista. importante ressaltar que o socorrista NO PODE AFIRMAR A MORTE DA VTIMA.

NATAN NOBRE

DISFIBRILADOR EXTERNO AUTOMTICO DEA


A fibrilao ventricular o principal causador de morte nos distrbios cardacos fatais, em geral relacionados ao infarto do miocrdio. A cada minuto que passa a probabilidade de sobrevivncia da vtima em fibrilao ventricular diminui em 10%, aproximando-se a zero aps 10 minutos. O DEA pode ser usado de maneira eficaz por pessoas com um mnimo de treinamento. O principal obstculo de sua aplicao faz-lo chegar at a vtima em poucos minutos.
NATAN NOBRE

O DEA serve para analisar o ritmo cardaco da vtima e indicar a necessidade da aplicao de choque eltrico que possa reverter alterao da conduo do estmulo para o batimento cardaco. Ocorrendo uma parada cardaca, o corao assume um ritmo diferente do normal, que pode se transformar em assistolia.

NATAN NOBRE

COMO USAR O DEA O DEA deve ser utilizado somente quando a vtima apresentar-se inconsciente e no respira normalmente, mande algum buscar o DEA e acionar o SME. O socorrista deve iniciar a RCP nos moldes j ensinado e seguir os seguintes passos:

NATAN NOBRE

Passo 1: Ligar o DEA. Isso ativar as mensagens sonoras que automticamente o aparelho dispe, Passo 2: Fixar as ps auto-adesivas, uma na parte superior do bordo do esterno direito e a outra na lateral do mamilo esquerdo um pouco abaixo da axila; Passo 3: Afastar-se da vtima e assegure que ningum toque na vtima enquanto o DEA analisa o ritmo sinusal; Passo 4: Afastar-se da vtima e pressionar o boto CHOQUE, se estiver indicado pelo desfibrilador..
NATAN NOBRE

APLICAO DOS CHOQUES


A Aplicao dos Choques, caso seja necessrio, efetuada da seguinte forma: O 1 Choque dado em 360J e iniciar imediatamente a RCP por 1 min aps o choque sem retirar os eletrodos do trax do paciente, at o DEA entrar automaticamente para realizar uma nova avaliao, caso no ocorra a desfibrilao indicado o 2 Choque em 360J e retornar a RCP por 1 min at o DEA entrar novamente para realizar outra avaliao, caso a fibrilao persista aplicado o 3 Choque em 360J e iniciar a RCP pelo tempo j descrito at o DEA avalie vtima, persistindo a fibrilao e aps a aplicao dos trs choques o procedimento o mesmo. NO UTILIZE O DEA caso a vtima esteja na gua ou prximo dela, realize a RCP at a chegada do Servio Avanado de Vida SAV. Caso a vtima tenha marca-passo implantado recomendado afastar o DEA do implante e aplique os choques.
NATAN NOBRE

DEA EM CRIANAS
Em se tratando de criana o 1 elo da corrente da sobrevivncia a preveno, o 2 elo iniciar a RCP imediatamente por 2 min e logo aps ligar para o SME. A aplicao dos choques corresponde o 3 elo que o acesso rpido e o 4 elo a chegada do SAV. NO RECOMENDADO o uso do DEA em lactente.

NATAN NOBRE

DVIDAS

6.1. Letra A: ABERTURA DAS VIAS


AREAS E CONTROLE DA COLUNA CERVICAL
Consiste em abrir a cavidade oral em busca de corpo estranho (slido ou lquido) e efetuar sua retirada caso presente. A varredura digital s cegas no deve ser utilizada em crianas apenas em adultos. O prximo passo abrir as vias areas. Podendo ser feita de duas maneiras: para vtima clnica e para vtima de trauma que veremos a seguir.

NATAN NOBRE

OBSTRUO DE VIAS AREAS

CAUSAS DE OBSTRUO DE VIAS AREAS


Queda

da lngua de encontro laringe;

Presena de corpo estranho nas vias areas; Sangue, hematomas e edema da laringe; Relaxamento dos tecidos mole da faringe; Fraturas faciais, mandibulares.

NATAN NOBRE

No caso de VTIMA CLNICA a manobra consiste em extenso do pescoo e elevao da mandbula pelo mento, a manobra deve ser Chin Lift. Para VTIMA DE TRAUMA deve-se atentar para a possibilidade de trauma de coluna cervical e evitar ao mximo sua manipulao, a fim de no estender a cervical, a manobra correta a Jaw Trust.

NATAN NOBRE

MANOBRAS DE ABERTURA DE VIAS AREAS

Manobra Chin Lift


(Elevao do Mento)

Manobra Jaw Trust


(Elevao da Mandbula)

NATAN NOBRE

DESOBSTRUO DE VIAS AREAS

Tapotagem Manobra HEIMLICH Vtima Sozinha

Manobra HEIMLICH em Vtima Consciente Manobra HEIMLICH em Criana

Manobra HEIMLICH em Vtima Inconsciente

Desobstruo de Vias Areas em Bebs


NATAN NOBRE

DVIDAS

Letra B: BOA RESPIRAO E VENTILAO


A boa respirao no se assegura apenas pela permeabilidade das vias areas. H necessidade de uma ventilao adequada, para maximizar a transferncia de O2 e eliminar o CO2. O socorrista deve posicionar sua face junto do paciente, com seu ouvido prximo ao nariz da vtima, tentando detectar a respirao por um perodo de 5 segundos. necessrio VER, OUVIR e SENTIR a respirao da vtima.
NATAN NOBRE

O mtodo VER,

OUVIR e SENTIR consiste em:

VER: a expanso do trax; OUVIR: o movimento do ar pela boca e nariz. SENTIR:o ar saindo na expirao. Observe que a manobra de abertura das vias areas mantida durante a verificao da respirao. Sempre que possvel deve ser ofertado oxignio suplementar atravs de uma mscara.
NATAN NOBRE

PARADA RESPIRATRIA

A Parada Respiratria ocorre quando a vtima para de respirar, porm o corao continua bombeando o sangue e a circulao continua enviando oxignio dos pulmes para os tecidos durante algum tempo.

NATAN NOBRE

O mtodo utilizado em uma Parada Respiratria simples:


Feche as narinas da vtima com seus dedos. Coloque sua boca com firmeza sobre a boca da vtima envolvendo-a ou na mscara; Inicie com 2 ventilaes de resgate soprando lentamente at o trax expandir e retire sua boca para deixar o ar sair livremente; Aps as ventilaes de resgate o socorrista deve avaliar novamente a vtima.

NATAN NOBRE

Caso no respire e tenha pulso deve-se repetir as insuflaes mantendo um ritmo de:
Adulto: 1 ventilao a cada 5 segundos; Criana: 1 ventilao a cada 3 segundos; Lactente: 1 ventilao a cada 2 segundos.

NATAN NOBRE

DVIDAS

HEMORRAGIAS A hemorragia um extravasamento de sangue dos vasos sangneos atravs de ruptura nas suas paredes, impedindo a distribuio de oxignio nos tecidos em conseqncia da perda de volume de sangue, colocando a vida da vtima em risco. A hemorragia a causa predominante de morte ps-trauma devido hipotenso originada pela hipovolemia, sendo amenizada por tratamento efetivo e rpido em ambiente pr-hospitalar. A hemorragia pode ser externa e/ou interna.

TIPOS DE HEMORRAGIAS

Hemorragia Arterial

Hemorragia Venosa Hemorragia Capilar

HEMORRAGIA EXTERNA visvel, pois extravasa para o meio ambiente, assim facilmente reconhecida.

NATAN NOBRE

CONTENO DE HEMORRAGIAS EXTERNAS

Compresso Direta

Curativo Compressivo

Elevao de Membro
NATAN NOBRE

Torniquete

CONTENO DE HEMORRAGIAS EXTERNAS EPISTAXE: a hemorragia nasal provocada pela ruptura de vasos sanguneos da mucosa do nariz.
TRATAMENTO;

Comprimir com o dedo a narina que sangra. Aplicar gelo exteriormente. Se a hemorragia no pra, introduzir na narina que sangra um tampo coagulante fazendo presso para que a cavidade nasal fique bem preenchida.
NATAN NOBRE

HEMORRAGIA INTERNA
O sangue extravasa para o interior do prprio corpo, dentro dos tecidos ou cavidades naturais, podendo desencadear uma situao grave de ameaa vida, o choque hipovolmico, sem o socorrista identificar o local da perda de sangue.

Bao
NATAN NOBRE

Fgado

Outros sinais que podem sugerir Hemorragia Interna severa onde so identificadas na abordagem primria: Tempo de enchimento capilar acima de 2 segundos; Pele fria e mida, ou seja, pegajosa; Pulso fraco e rpido; Pupilas dilatadas; Queda da presso arterial; Vtima ansiosa, inquieta e com sede; Nusea e vmito; Respirao rpida e profunda; Perda de conscincia e parada respiratria; Choque.
NATAN NOBRE

CONTENO DE HEMORRAGIAS INTERNAS

O tratamento da hemorragia interna no hospital. No mbito pr-hospitalar consiste em manter a vtima calma, agasalha, de preferncia deitada, garantir a respirao da vtima e transport-la rapidamente ao hospital.

NATAN NOBRE

ESTADO DE CHOQUE
O Estado de Choque o quadro clnico agudo que tem como causa a falncia do Sistema Cardiocirculatrio, em virtude da reduo da distribuio de sangue oxigenado para os tecidos e irrigao dos rgos vitais como corao, pulmes, crebro, fgado e rins. No havendo interveno imediata, os rgos vitais sero lesionados. O tratamento definitivo no meio hospitalar, onde at uma hora aps sofrer a leso, a vtima tem maior chance de sobrevida.

NATAN NOBRE

CHOQUE HIPOVOLMICO

Ocorre devido ao processo hemorrgico interno e/ou externo. classificado em quatro estgios. A partir do segundo estgio passa a ser grande o risco de morte.

NATAN NOBRE

Os quatro estgios do CHOQUE HIPOVOLMICO No Primeiro Estgio a vtima perde um volume de 15% de sangue circulante. Apresenta como sinais: elevao da PA; transpirao; pulso acelerado; pele fria e mida; pupilas dilatadas; angustia. No Segundo Estgio a vtima perde de 16% a 30% de sangue circulante. Apresenta como sinais: queda da PA; aumento da freqncia respiratria; pulso fraco e acelerado; atraso no enchimento capilar; nuseas e vmitos.
NATAN NOBRE

No Terceiro Estgio a vtima perde de 31% a 40% de sangue circulante. extremamente perigoso e apresenta os seguintes sinais: aumento da freqncia respiratria; aumento da freqncia cardaca; pulso fraco e difcil de ser sentido e perda parcial do raciocnio. Necessita com urgente reposio sangnea. No Quarto Estgio a vtima perde volume igual ou superior a 41% de sangue circulante. A vtima apresenta como sinais: inconscincia,PA atingindo os nveis mais baixos. A reposio sangnea deve ser imediata com infuso de sangue no por gotejamento, mas sim sob presso.
NATAN NOBRE

ATENDIMENTO AO CHOQUE HIPOVOLMICO Assegurar via area permevel e manuteno da respirao, caso necessrio realizar a RCP; Localizar e buscar conter o sangramento, caso seja possvel; Administrar oxignio suplementar; No dar nenhum lquido ou alimento; Elevar as extremidades inferiores cerca de 30cm. Manter a vtima aquecida.

NATAN NOBRE

TIPOS DE LESES

As leses so ferimentos onde h destruio total ou parcial de tecidos da vtima, tais como: tecidos epiteliais ; msculos; ossos e etc. Isso ocorre em virtude da fora de um agente externo. Assim, todas as supostas leses devem ser imobilizadas. As leses de partes moles devem ser imobilizadas com curativos. Deve-se suspeitar de fratura ssea depois de um acidente, quando a vtima no puder realizar o movimento normal de um segmento do corpo, e tambm quando houver dor intensa no local e que aumente ao menor movimento, tendo edema (inchao), equimose (parte arroxeada) ou hematoma (inchao com parte arroxeada), paralisia no local e crepitao ao movimento. Nestes casos necessrio imobilizar.

TIPOS DE FERIMENTOS

Abrases ou escoriaes: so leses superficiais de sangramento discreto e muito doloroso. Usualmente no ferimento srio, desde que a pele no seja completamente perfurada e a fora que causou o ferimento no esmague ou rompa outras estruturas.

TIPOS DE FERIMENTOS

Ferimentos incisos: so leses de bordas regulares produzidas por objetos cortantes, como lminas de barbear, facas e vidros quebrados, que podem causar sangramentos variveis e danos a tecidos profundos, como tendes, msculos e nervos.

TIPOS DE FERIMENTOS
Ferimentos penetrantes: so leses que avanam atravs da pele e danificam os tecidos em uma linha transversal. Podem ser provocadas por objetos pontiagudos e armas de fogo.

TIPOS DE FERIMENTOS

Avulses: so leses que envolve rasgos de uma grande parte da pele. Se possvel e se a pele estiver ainda presa, deve ser recolocada sobre o ferimento, controlada a hemorragia e, a seguir, coberta com curativo estril fixado com bandagens ou ataduras.

TIPOS DE FERIMENTOS

Evisceraes: so leses na qual a musculatura do abdome rompida em decorrncia de violento impacto ou leso de objeto penetrante ou cortante, expondo o interior da regio abdominal contaminao ou exteriorizando vsceras. preciso remover vestes para expor a leso e no recolocar nenhum rgo eviscerado para dentro do abdome, em seguida, cobrir com plstico ou curativo oclusivo. No se deve lavar a leso.

6.4. Letra D: DFICIT NEUROLGICO


O objetivo do Exame Neurolgico obter informaes sobre o funcionamento do Sistema Nervoso identificando possveis alteraes. Esse exame realizado de duas formas: a primeira analisar o Nvel de Conscincia atravs do mtodo A V D I repassado para os leigos e a segunda forma pela Escala de Coma de Glasgow, aplicado pelos socorristas.

NATAN NOBRE

NVEL DE CONSCINCIA
O Nvel de Conscincia pelo mtodo A V D I observa o grau de contato que a vtima faz com o meio ambiente. O procedimento : no havendo resposta verbal, seguimos para o estmulo doloroso, geralmente sobre o esterno ou trapzio, determinando assim o nvel de conscincia. A Alerta (olhos abertos); V Estmulo Verbal (responde quando chamada); D Estmulo Doloroso (responde dor); I Inconsciente (aps estimulo doloroso, a vtima no esboa reao alguma).
NATAN NOBRE

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


A Escala de Coma de Glasgow so tabelas utilizadas para tambm medir o Nvel de Conscincia e a Gravidade do Trauma com mais riqueza de detalhes, funciona como parte integrante na abordagem primria.

NATAN NOBRE

A Escala de Coma de Glasgow analisa a vtima nos parmetros de ABERTURA OCULAR, RESPOSTA VERBAL e MOTORA, onde para cada item existe uma pontuao, conforme o tipo de resposta possvel. Ao trmino da anlise, possvel obter a soma dessa pontuao que representada quantitativamente o nvel de conscincia da vtima.

NATAN NOBRE

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


VARIVEIS Espontneo A Estimulo Verbal ABERTURA A Estimulo Doloroso OCULAR Sem Resposta ESCORE 04 03 02 01

NATAN NOBRE

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


VARIVEIS Orientado RESPOSTA Confuso VERBAL Palavras Inapropriadas Sons Incompreensveis Sem Resposta ESCORE 05 04 03 02 01

NATAN NOBRE

ESCALA DE COMA DE GLASGOW


VARIVEIS Obedece a Comandos Localiza a Dor RESPOSTA Flexo Normal (retirada) MOTORA Flexo Anormal dos MMSS (decorticao) Extenso dos MMSS e MMII (descerebrao) Sem Resposta ESCORE 06 05 04 03 02 01

NATAN NOBRE

CLASSIFICAO DO PACIENTE
GRAVSSIMO: Escala de Glasgow entre 3 e 5 (COMA PROFUNDO); GRAVE: Escala de Glasgow entre 6 a 8; MODERADO: Escala de Glasgow entre 9 e 12; LEVE: Escala de Glasgow entre 13 e 15.

NATAN NOBRE

6.5. Letra E: EXPOSIO COMPLETA DA VTIMA E CONTROLE DA HIPOTERMIA


Nesta etapa coloca-se o colar cervical e o corpo da vtima deve ser exposto de forma que facilite uma melhor verificao de possveis traumas, hemorragias, hematomas, etc.

NATAN NOBRE

Exame da Cabea
Exame das pupilas; - Sada de lquor ou sangue pelo nariz ou ouvido;

1. Pupilas Desiguais (ANISOCORIA)

2. Pupilas Contradas ( MIOSE ) 3. Pupilas Dilatadas (MIDRASE)

NATAN NOBRE

Exame da Cabea
SINAL DE PANDA SINAL DE BATTLE

NATAN NOBRE

Exame do Trax

Observar a expanso torcica (movimento respiratrio); Exame do arco costal, tentando identificar fraturas ou segmentos soltos; Observar a existncia de pneumotrax;

NATAN NOBRE

Exame do Abdomen

Verificar a existncia de ndulos, hematomas, ferimentos e deformaes palpando os 04(quatros) quadrantes

NATAN NOBRE

Exame da Regio Plvica

Presso sobre o osso ilaco, verificando a existncia de crepitao ou rangido.

NATAN NOBRE

Exame dos Membros superiores e inferiores

Verificar a presena de deformidades, fraturas, ferimentos ou hematomas; Verificar o pulso; Verificar a perfuso capilar; Se a vtima estiver consciente, devemos checar a resposta motora e a sensibilidade.

NATAN NOBRE

Exame da Coluna

Dever ser feito no momento de se realizar o rolamento da vtima para imobilizao na prancha ou maca Verificar a existncia de deformao, ferimentos, fratura ou hematomas.

DVIDAS

IMOBILIZAO Ao imobilizar o socorrista deve cortar ou remover as roupas, colocando uma tala na articulao tanto acima quanto abaixo do local lesionado, acolchoando a tala para evitar ferimentos. A vtima no deve ser removida sem a leso esteja imobilizada, salvo em casos de grande emergncia. O transporte deve ser confortvel e seguro, a fim de no agravar as leses preexistentes.

NATAN NOBRE

FRATURAS
A fratura a leso de origem traumtica, produzida por trauma direto ou indireto, por alto ou baixo impacto. As fraturas podem ser fechadas, quando a pele rompida e o osso quebrado exposto.

TIPOS DE FRATURAS

Oblqua

Impactada

Cominutiva Exposta ou Aberta ou Esmagamento

NATAN NOBRE

FRATURAS (FECHADA)

NATAN NOBRE

FRATURAS (EXPOSTA)

NATAN NOBRE

LUXAES
A luxao a sada da extremidade de um osso de sua cavidade articular, ou seja, desconjuntamento de uma articulao. Nestas leses ocorre perda da forma original do local lesionado. A manipulao das luxaes cabe exclusivamente ao mdico. No atendimento pr-hospitalar cabe imobilizar na posio da deformidade.

NATAN NOBRE

ENTORSES
A entorse um traumatismo numa articulao distendida ao extremo, forando os ligamentos, resultando ou no em ruptura de ligamentos

NATAN NOBRE

IMOBILIZAO DE ALGUMAS LESES

Leso em Olho

Leso em Tecidos Moles


NATAN NOBRE

IMOBILIZAO DE ALGUMAS LESES

Leso em Antebrao, Punho, Mo e Dedos

Leso em Perna

Leso em Quadril e Coxa

Leso em Tornozelo, P e Dedos


NATAN NOBRE

FRATURA DE CRNIO
Os TCEs ( traumatismo craneoenceflico) podem ser classificados em trs tipos: traumatismo craniano fechado, fratura com afundamento do crnio, e fratura exposta do crnio. Sinais e sintomas: Dores, tonturas, nusea, manchas arroxeadas,inconscincia, parada respiratria, hemorragia pelo nariz , boca ou ouvido e outros. O que fazer?
NATAN NOBRE

FRATURA DE COLUNA
As leses na coluna vertebral, ocasionados por leses e traumas so mais comuns do que se imagina. causas principais so: acidentes automobilsticos (35 a 45%) quedas (25 a 30%) acidentes esportivos (15%) Por isso nos resgates to importante a estabilizao da coluna vertebral atravs das pranchas rgidas e dos coletes cervicais, para evitar que leses mais simples se transforme em uma leso com comprometimento neurolgico.
NATAN NOBRE

8. QUEIMADURAS

As queimaduras so leses freqentes e podem levar a morte, pois so leses severas que produzem grande sofrimento fsico e requerem tratamento que duram meses ou mesmo anos. As pessoas de todas as faixas etrias esto sujeitas s queimaduras. O atendimento definitivo aos grandes queimados deve ser feito preferencialmente em centros especializados .

NATAN NOBRE

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE A pele no simplesmente um tecido, o maior rgo do corpo humano e possui vrias funes, entre elas a proteo, regulao da temperatura corporal e a funo sensitiva. composta por trs camadas: a epiderme, a derme e da hipoderme ou tecido celular subcutneo.
NATAN NOBRE

PROFUNDIDADE
Primeiro Grau So as queimaduras que atingem apenas a epiderme, ou seja, queimaduras superficiais. Caracteriza-se por dor local e por vermelhido na rea atingida. Segundo Grau So queimaduras que atingem a epiderme e a derme e produz uma forte dor local. A pele apresenta avermelhada e formao de bolhas. Terceiro Grau Atingem toda a espessura da pele e chegam ao tecido subcutneo,. H ausncia de bolhas ntegras e de sensibilidade e a pele apresenta-se carbonizada ou branca.

NATAN NOBRE

QUEIMADURAS (1 GRAU)

NATAN NOBRE

QUEIMADURAS (2 GRAU)

NATAN NOBRE

QUEIMADURAS (3 GRAU)

NATAN NOBRE

EXTENSO
A extenso da queimadura ou a porcentagem da rea da superfcie corporal queimada um dado importante para se determinar a gravidade da leso e o tratamento a ser institudo. Utilizamos para este clculo a Regra dos Nove para determinar a extenso da rea queimada.
PARTE DO CORPO Cabea e pescoo MMSS Tronco Anterior Tronco Posterior MMII Genitais TOTAL ADULTO 9% 9% cada 18% 18% 18% cada 1% 100% CRIANA 18% 9% cada 18% 18% 14% cada Includo nos MMII 100%
NATAN NOBRE

ATENDIMENTO AO QUEIMADO
O atendimento inicial da vtima de queimaduras segue praticamente a mesma seqncia do atendimento de uma vtima com outras formas de trauma, conforme a circunstncia e utilizao do bom senso. O segundo passo no atendimento a interrupo do processo de queimadura, feito na seguinte seqncia: Apagar a chama com um pano limpo e mido; Esfrie a leso com gua corrente; Proteja a rea queimada com um pano limpo; No alimente a vtima; Retire roupas e acessrios que no estejam aderidas ao corpo e no perfurar bolhas; Encaminhar a vtima para um centro especializado a queimados.

NATAN NOBRE

9. INTOXICAES EXGENAS:
Envenenamentos e Acidentes com Animais Peonhentos
Os envenenamentos so na maioria acidentais, mas podem resultar tambm de suicdio e at mesmo tentativa de homicdio. No existem muitos antdotos eficazes, por isso muito importante tentar identificar a substncia responsvel pelo envenenamento para facilitar seu tratamento. Um veneno pode penetrar no organismo por diversos meios ou vias de administrao, tais como: ingerido, inalado, absorvido e injetado .
NATAN NOBRE

SINAIS E SINTOMAS GERAIS


Sudorese, salivao e lacrimejamento; Cefalia; Pulso alterado na freqncia e ritmo; Respirao anormal; Queimao nos olhos e mucosas; Dificuldade para engolir; Queimaduras ou manchas ao redor da boca; Pele plida, vermelha ou ciantica; Odor inusitado no ambiente, no corpo ou nas vestes da vtima; Alterao do dimetro das pupilas (midrase ou miose); Dor abdominal severa, nuseas, vmito e diarria podem ocorrer; Alterao do estado de conscincia, incluindo convulses e at inconscincia.
NATAN NOBRE

ATENDIMENTO AO ENVENENADO O socorrista deve procurar identificar a via de administrao e o veneno utilizado. Devendo abordar a vtima como de costume, identificar-se e fazer o Exame Primrio. Esteja preparado para intervir com manobras para liberao das vias areas e de RCP, caso necessrio. Usar sempre EPI. Se o veneno for ingerido e a vtima estiver consciente e alerta, no induza ao vmito, d dois a trs copos de gua no intuito de diluir o veneno ingerido e conduza ao hospital, caso a vtima vomite voluntariamente faa a limpeza das vias areas.
NATAN NOBRE

A remoo de substncia intoxicante dever ser realizada em ambiente hospitalar, atravs da lavagem gstrica. A vtima deve ser transportada em decbito lateral direito para prevenir a aspirao no caso de vmito. Em caso de inalao de Monxido de Carbono recomendado oxignio suplementar e encaminhamento ao atendimento mdico. Nas intoxicaes por outros gases a vtima tambm deve receber O2 e colocado em ambiente aberto e ventilado.

NATAN NOBRE

ANIMAIS PEONHENTOS
Tratando-se de animais peonhentos recomendado lavar o local da picada com gua e sabo, no fazer cortes, perfuraes, torniquetes e nem colocar outros produtos sobre a leso. Mantenha o acidentado calmo e imvel e com o membro elevado, no oferea gua, e transporte a vtima levando, se possvel, o animal agressor mesmo morto para facilitar o diagnstico e a escolha do soro adequado.

O nico tratamento especfico a administrao do soro anti-ofdio.

NATAN NOBRE

ARANHAS E ESCORPIES
A grande maioria das aranhas possui glndulas produtoras de veneno, porm poucas so perigosas para os seres humanos. TRATAMENTO ESPECFICO: soro antiescorpinico ou antiaracndico polivalente. DOSE NICA. VIA INTRAVENOSA.

10. ALGUMAS TCNICAS DE ROLAMENTO, IMOBILIZAES E REMOES


Toda vtima de trauma deve ser manuseada com o mximo cuidado, a fim de no agravar suas leses e/ou ferimentos. Assim, os rolamentos, as imobilizaes e as remoes corretos so to importantes quanto s medidas de Atendimento PrHospitalar.

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Posio de Recuperao

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 90 com 3 Socorrista

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 90 com 2 Socorrista

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 90 com 1 Socorrista

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 180 com 3 Socorrista

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 180 com 2 Socorrista

NATAN NOBRE

ROLAMENTOS

Rolamento 180 com 1 Socorrista

NATAN NOBRE

IMOBILIZAES

Medio do Colar Cervical

NATAN NOBRE

IMOBILIZAES

Colocao do Colar Cervical

NATAN NOBRE

IMOBILIZAES

Manobra a Cavaleira

NATAN NOBRE

IMOBILIZAES

Prancha Longa

NATAN NOBRE

REMOES

Remoo Manual de Emergncia sem Equipamento RAUTEK


NATAN NOBRE

REMOES

Remoo de Capacete

REMOES DE EMERGNCIA

Puxando pelos Tornozelos

Puxando pelos punhos

NATAN NOBRE

REMOES DE EMERGNCIA

NATAN NOBRE

REMOES DE EMERGNCIA

Levantamento por 1 Socorrista

Cadeirinha

NATAN NOBRE

REMOES DE EMERGNCIA

Ajudando a Vtima a Andar

Transporte numa Cadeira

NATAN NOBRE

REMOES DE EMERGNCIA

Transporte em Bloco

NATAN NOBRE

PORQUE DEVEMOS USAR O CINTO DE SEGURANA ?

DVIDAS

12. EMERGNCIAS CLNICAS


Noes bsicas sobre algumas situaes clnicas que so mais freqentes que podem ser encontradas no atendimento pr-hospitalar.
Doenas Cardiovasculares; Acidente Vascular Cerebral; Convulses; Sncope; Asma.

NATAN NOBRE

DADOS ESTATSTICOS
A Organizao Mundial da Sade OMS relata que 17,5 milhes de pessoas morrem por ano no mundo devido a doenas cardiovasculares. No Brasil 32,1% das mortes so por esse tipo de problema. A OMS divulga as causas de mortes no Brasil.
Doenas Cardiovasculares: 32,1%; Outras Doenas: 17,5%; Cncer: 14,9%; Causas Externas: 14,6%; Doenas Pulmonares: 10,9%.

NATAN NOBRE

DOENAS CARDIOVASCULARES O corao tem seus prprios vasos sangneos para suprir o msculo cardaco (miocrdio) de oxignio. O sistema coronariano so as artrias coronrias e veias coronrias. Quando as artrias coronarianas esto impedidas de transportar O2 para o miocrdio, ocorre um comprometimento da funo do corao, provocando um processo lento e gradual de ocluso dos vasos sangneos.
NATAN NOBRE

Na sua fase inicial se deposita gordura ou cogulos na parede dos vasos, estreitando a passagem do sangue. Conforme o tempo passa, ocorre um depsito de clcio que vai endurecendo a parede do vaso e o fluxo de sangue fica reduzido. Podendo causar angina de peito e o infarto agudo no miocrdio.

NATAN NOBRE

ANGINA DE PEITO
Ocorre em situaes de estresse emocional ou esforo fsico que fazem o corao trabalhar mais, exigindo maior fluxo de sangue pelas artrias coronrias para suprir o msculo cardaco. Assim, o miocrdio privado de oxignio faz a vtima sentir dor no peito podendo irradiar para membros superiores, ombros, mandbula e poro superior do abdome. Raramente ultrapassa 2 a 5 minutos desaparecendo com repouso e uso de vasodilatador sublingual.

necessrio transport-lo ao hospital, monitorando os sinais vitais.


NATAN NOBRE

INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO Decorre de necrose de uma rea do msculo cardaco resultante de obstruo aguda da artria coronria. O infarto agudo do miocrdio a causa mais freqente de morte sbita. A vtima sente dor no peito com forte intensidade que pode ou no ser prolongada por mais de 30 minutos, podendo ainda se irradiar para membros superiores, ombros, mandbula e poro superior do abdome. Geralmente o repouso no alivia a dor. A vtima tem falta de ar, nusea, vmitos, sudorese, ficando ansiosa, inquieta com sensao de morte iminente.
NATAN NOBRE

FATORES DE RISCO
Glicemia

alta; Presso arterial alta; Colesterol mal alto (LDL);


Altos

nveis de triglecerdios.

NATAN NOBRE

ATENDIMENTO NAS DOENAS CARDIOVASCULARES O socorrista deve assegurar as vias areas, tranqilizar a vtima, mantendo-a confortvel e em repouso absoluto, examinar os sinais vitais com freqncia e transportar imediatamente ao hospital. Caso apresente sinais de parada cardiopulmonar iniciar manobras de RCP imediatamente.

NATAN NOBRE

RECOMENDAES MDICAS No fume; No exagere no uso de bebida alcolicas; Faa exerccios fsicos regularmente;
Siga

uma dieta alimentar saudvel.

NATAN NOBRE

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL AVC O AVC uma desordem do Sistema Cardiovascular causada por ocluso ou ruptura de um dos vasos que suprem o crebro de sangue. Dependendo do vaso lesado e da importncia funcional da rea cerebral envolvida a vtima sente: cefalia; tontura; confuso mental; perda de funo ou paralisia de extremidades de um lado do corpo; paralisia facial, pulso rpido; com respirao difcil e convulso.
NATAN NOBRE

ATENDIMENTO NO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL O socorrista deve assegurar a abertura e manuteno de vias areas, tranqilizar a vtima, mantendo-a em repouso, administrar oxignio suplementar, monitorar os sinais vitais com freqncia, no administrar nada via oral e transportar a vtima ao hospital.

NATAN NOBRE

CONVULSES
A convulso, tambm conhecida por ataques ou epilepsia, uma desordem cerebral. O crebro deixa de funcionar normalmente e passa a enviar estmulos desordenados ao resto do corpo que passa a se contrair desordenadamente. A convulso demora em mdia 3 a 5 minutos, seguida por um perodo de inconscincia e relaxamento generalizado. A conscincia recuperada aos poucos e a vtima pode apresentar cefalia, vmitos e confuso mental. Se a crise convulsiva durar perodo igual ou superior a 30 minutos caracteriza-se uma emergncia clnica, podendo nesse caso haver risco de morte.

NATAN NOBRE

ATENDIMENTO NA CONVULSES O socorrista deve ficar ao lado da vtima at que a respirao volte ao normal e ela se levante, transportando-a ao hospital caso seja necessrio pela ocorrncia de traumas ou repetio da crise.

NATAN NOBRE

SNCOPE ou DESMAIO
O desmaio caracteriza-se por qualquer tipo de perda de conscincia de curta durao que no necessita de manobras especficas para a recuperao da vtima. A causa fundamental do desmaio a diminuio da atividade cerebral, podendo ser pela queda da presso arterial, por causa emocional, dor sbita, esforo fsico, ambiente lotado, calor excessivo, por hipoglicemia, por intoxicaes exgenas superficiais e por agresses diretas na cabea, como em traumas leves.

NATAN NOBRE

ATENDIMENTO NA SNCOPE O socorrista deve manter a vtima deitada, preferencialmente com a cabea abaixo do corpo, com os membros inferiores mais ou menos 30 cm mais elevados at sua recuperao, mantenha o local ventilado, afrouxe as vestimentas caso estejam apertadas.
NATAN NOBRE

ASMA
A asma o estreitamento dos bronquolos que dificulta a passagem do ar provocando contraes. As crises comprometem a respirao, tornando-a difcil. Na asma, expirar mais difcil do que inspirar, uma vez que o ar viciado permanece nos pulmes provocando sensao de sufocao. Os sintomas percebidos so a falta de ar, piadeira, aperto torcico, tosse seca principalmente noite. As causas da asma so exerccios fsicos fortes, infeco viral, plo, penas, p, poeira, plen, fumo, emoes fortes, alteraes de temperatura do ar, entre outros.
NATAN NOBRE

ATENDIMENTO NA ASMA
O socorrista deve ficar ao lado da vtima, principalmente em crianas, para evitar o pnico, a fim de evitar que agrave a crise. Use broncodiltadores ou outros medicamentos prescritos pelo mdico. Inaladores orais podem ser muito eficientes. Evite a chamada medicao caseira. O socorrista deve sempre assegurar a abertura e manuteno das vias areas.

NATAN NOBRE

13. EMERGNCIA OBSTTRICA


O socorrista deve lembrar que est diante de duas vtimas, sendo que o melhor tratamento o tratamento correto da me. A emergncia obsttrica tecnicamente a expulso do feto em condies de sobrevida atravs das genitais conhecida como parto normal ou pela retirada do feto da gestante por meio cirrgico denominado cesariana que procedimento mdico. O parto normal compreende trs perodos: dilatao, expulso e dequitao da placenta.

NATAN NOBRE

DILATAO
A dilatao o primeiro perodo do trabalho de parto. As contraes uterinas so reconhecidas pela dor tipo clica. Tranqilize a gestante e demonstre uma atitude alegre, simptica e encorajadora, observe e anote as caractersticas das contraes como freqncia, durao e intensidade. Insista para que a gestante no faa fora e, em vez disso, oriente para que respire ofegantemente tipo cachorrinho cansado, durante as contraes. Durante o primeiro perodo do trabalho de parto, as contraes uterinas so involuntrias e destinam-se a dilatar o colo uterino e no a expulsar o feto. Neste perodo transporte a gestante ao hospital em decbito lateral esquerdo para facilitar o retorno do sangue venoso.

NATAN NOBRE

EXPULSO
Na expulso, a gestante comea a fazer fora espontaneamente, havendo repentino aumento nas descargas vaginais, na maioria das vezes comalquidos claros, com leve sangramento. Isso indica que cabea da criana est passando no canal do parto que j est completamente dilatado, e a gestante tem a sensao de necessidade de evacuar, sintoma este decorrente da presso exercida pela cabea no perneo e, conseqentemente, contra o reto. As membranas rompem-se e extravasa o lquido amnitico, embora a bolsa possa romper-se a qualquer hora, porm mais comum no comeo do segundo perodo. A abertura vaginal comea a ficar arredondada e o orifcio anal a dilatar-se. Esses so os sinais que anunciam o aparecimento da criana. Quando o plo ceflico da criana visto chamamos de coroamento, o ltimo sintoma antes que a cabea e o resto da criana apaream.
NATAN NOBRE

O coroamento significa que a criana pode nascer imediatamente, portanto, adie o transporte para o hospital e prepare-se para dar assistncia ao parto.

NATAN NOBRE

O socorrista deve providenciar o material necessrio como compressas esterilizadas, mscara para oxigenao com cilindro porttil de oxignio, luvas esterilizadas. Organize o ambiente para o parto, posicionando a gestante de preferncia sobre uma superfcie dura, despida e com os membros inferiores semi-contrados, com espao suficiente para colher o beb na sua sada.

NATAN NOBRE

No parto normal cabea liberada com a face voltada para baixo, rodando espontaneamente em direo a uma das pernas da me. Espere isso acontecer antes de segurar a cabea com uma de suas mos. Enquanto segura a cabea verifique o cordo umbilical, se estiver enrolado no pescoo do beb, corra os seus dedos entre o cordo e o pescoo para afroux-lo. Depois de aparecer cabea, as contraes uterinas continuam at a passagem dos ombros que pode ser demorada. Nunca puxe a criana, o ombro superior costuma apresentar-se primeiro e uma leve trao da cabea na direo ao solo, facilitar a passagem do ombro inferior. Continue a segurar o beb e esteja pronto para sua sada repentina, pois depois dos ombros o resto do corpo vem rapidamente. Segure o cordo umbilical de forma que no se rompa da placenta. O beb muito escorregadio, portanto, segure-o com firmeza, mas delicadamente.
NATAN NOBRE

O socorrista deve limpar a boca por fora e por dentro do recm-nascido com gaze, sempre delicadamente, tentando retirar corpos estranhos e muco. As manobras de desobstruo da via area devem ser feitas sempre, independentemente do recm-nascido conseguir respirar de imediato ou no. O socorrista ao tentar aspirar lquidos das vias areas utilize uma seringa sem agulha, certificando-se previamente que no h ar na seringa ao ser introduzidaana boca ou Estimule o recm-nascido, friccionando-a com mo, mas no nariz . no beb. Faa ccegas nas plantas dos ps e quando no bata comear a respirar, volte sua ateno para a me e o cordo umbilical. Caso as vias areas tenham sido desobstrudas e o RN no tenha comeado a respirar, inicie respirao artificial sem equipamento, 5 respiraes de resgate boca-nariz-boca. Caso no volte a respirar inicie a RCP at chegar ao hospital.
NATAN NOBRE

Depois que o beb estiver respirando, deixe-o no abdome da me em decbito lateral com a cabea levemente mais baixa que o resto do corpo, devidamente enrolado em lenol limpo, e concentre-se sua ateno no cordo umbilical. Amarre o cordo com cadaro estril ou pina hemosttica a aproximadamente 15 a 20cm do abdome do RN. Os cordes para a ligadura devem ser feitos de algodo, e a segunda ligao a aproximadamente 2,5cm da primeira, amarrados ambos com bastante firmeza. Corte o cordo umbilical entre os dois clamps, usando material estril. E finalmente transporte-os para um hospital com atendimento obsttrico.
NATAN NOBRE

DEQUITAO PLACENTRIA
A dequitao placentria estende-se desde a hora em que o beb nasce at a eliminao da placenta, que normalmente acontece em at 30 minutos. Junto com ela vem um fluxo de sangue. O socorrista no deve puxar a placenta, pois sua expulso natural. Aps sua expulso o socorrista deve guardar a placenta numa cuba ou envolta em papel ou compressa e lev-la ao hospital, juntamente com a me e o RN, para ser examinada quanto possibilidade de que algum pedao possa ter ficado na cavidade uterina, assim evitando infeces. Uma compressa estril pode ser colocada na abertura vaginal aps a sada da placenta.

NATAN NOBRE

Resumo
Por que um motorista deve conhecer noes de Primeiros Socorros relacionados aos acidentes de trnsito? Para reduzir alguns riscos e prestar auxlio inicial em um acidente de trnsito. Para que voc possa auxiliar uma vtima em um acidente de trnsito necessrio: Ter o esprito de solidariedade e os conhecimentos bsicos sobre o que fazer e o que no fazer nestas situaes. Se aps um acidente de trnsito, voc adotar corretamente algumas aes iniciais mnimas de socorro, espera-se que: Os riscos de ampliao do acidente ficam reduzidos. Uma boa seqncia no atendimento ou auxlio inicial em caso de acidente : 1. recobrar a calma; 2. garantir a segurana inicial, mesmo parcial; 3. Pedir socorro.

Professor REIS

180

Resumo
Considerando a seqncia das aes que devem ser realizadas em um acidente antes da chegada dos profissionais de socorro, podemos afirmar: Podemos passar para a ao seguinte e depois retornar para aes anteriores para complet-las, melhor-las ou revis-las. Respirar profundamente algumas vezes, observar o seu prprio corpo em busca de ferimentos e confortar os ocupantes do seu veculo, so providncias que devem ser tomadas para: Recobrar a calma. Voc pode assumir a liderana das aes aps um acidente automobilstico: Sentindo-se em condies, e at a chegada do profissional que dever prestar o socorro.

Professor REIS

181

Resumo
Voc sabe quais as providncias iniciais que devem ser tomadas em um acidente. Quais maneiras abaixo so mais adequadas na tentativa de assumir a liderana? Sempre motivar a todos, elogiando e agradecendo cada ao bem sucedida Na maioria das regies do Brasil, os telefones dos Bombeiros, SAMU - Servio de Atendimento Mvel de Urgncia e Polcia, so: Bombeiro: 193, SAMU: 192 e Polcia: 190
Professor REIS 182

Resumo
Por que devemos sinalizar o local de um acidente? Para alertar outros motoristas sobre a existncia de um perigo, antes mesmo que tenham visto o acidente. Em um acidente com vtimas, quando possvel, devemos manter o trfego fluindo por vrios motivos. Para a vtima, o motivo mais importante : Possibilitar a chegada mais rpida de uma equipe de socorro Qual a distncia correta para iniciar a sinalizao em uma avenida com velocidade mxima permitida de 60 quilmetros por hora, em caso de acidente? 60 passos largos ou 60 metros.

Professor REIS

183

Resumo
Qual a distncia correta para iniciar a sinalizao em uma rua com velocidade mxima permitida de 40 quilmetros por hora, em caso de acidente? 40 passos largos ou 40 metros Voc est medindo a distncia para sinalizar o local de um acidente, mas existe uma curva antes de completar a medida necessria. O que voc dever fazer? Iniciar novamente a contagem a partir da curva Em relao s condies adotadas durante o dia, a distncia para sinalizar o local de um acidente noite ou sob chuva dever ser: Dobrada com a utilizao de dispositivos luminosos.

Professor REIS

184

Resumo
Ao utilizar o extintor de incndio de um veculo, o jato de seu contedo dever ser: Dirigido para a base das chamas, com movimentos horizontais na forma de um leque. O extintor de incndio de um veculo deve ser recarregado sempre que: O ponteiro estiver no vermelho ou se j venceu o prazo de validade. O extintor de incndio de um veculo sempre dever estar posicionado: Em um local de fcil acesso para o motorista, sem que ele precise sair do veculo.
Professor REIS 185

Resumo
Sempre que auxiliar vtimas que estejam sangrando aconselhvel que: Utilize uma luva de borracha ou similar Quais so os aspectos que voc deve ter em mente ao fazer contato com a vtima? Informar, ouvir, aceitar e ser solidrio Em que situao e como voc deve soltar o cinto de segurana de uma vtima que sofreu um acidente? Quando o cinto de segurana dificultar a respirao, solte-o sem movimentar o corpo da vtima. Segurar a cabea da vtima, pressionando a regio das orelhas procedimento para: Impedir que a vtima movimente a cabea.
Professor REIS 186

Resumo
O que voc pode fazer para controlar uma hemorragia externa de um ferimento? Fazer uma compresso no local do ferimento com gaze ou pano limpo. Qual o procedimento inicial mais adequado, se voc no estiver treinado e encontrar uma vtima inconsciente (desmaiada), aps acidente de trnsito? Ligar novamente para o servio de emergncia, se a ligao j tiver sido feita, completar as informaes e depois indagar entre as pessoas que esto no local, se existe algum treinado e preparado para atuar nesta situao. Que atitude voc deve tomar quando uma vtima sai andando aps um acidente? Aconselh-la a parar de se movimentar e aguardar o socorro em local seguro.

Professor REIS

187

Resumo
As leses da coluna vertebral so algumas das principais conseqncias dos acidentes de trnsito. O que fazer para no agrav-las? No movimentar a vtima e aguardar o socorro profissional. Em qual situao devemos retirar uma vtima do veculo, antes da chegada do socorro profissional? Quando houver perigo imediato de incndio ou outros riscos evidentes. Quanto ao uso de torniquete, podemos afirmar que: utilizado apenas por profissionais e, mesmo assim, em carter de exceo.

Professor REIS

188

Resumo
Como proceder diante de um motociclista acidentado? No retirar o capacete, porque movimentar a cabea pode agravar uma leso da coluna. Por que importante termos algum treinamento em Primeiros Socorros? Porque so diversas as situaes em que uma ao imediata e por vezes simples, pode melhorar a chance de sobrevida de uma vtima ou evitar que ela fique com graves seqelas. Por que importante freqentarmos um curso prtico se quisermos aprender Primeiros Socorros? Porque muitas tcnicas precisam ser praticadas na presena de um instrutor para que possamos realizar as aes de socorro de forma correta. Um curso prtico de Primeiros Socorros deve ser ministrado por um instrutor qualificado". Com esta afirmao podemos considerar que: Um instrutor qualificado est preparado para nos ensinar tcnicas atuais e corretas em Primeiros Socorros.

Professor REIS

189

DVIDAS

Certamente fomos feitos para Abrir Caminhos, Romper Barreiras, Ultrapassar Limites e Vencer.

OBRIGADO

NATAN NOBRE

Вам также может понравиться