Вы находитесь на странице: 1из 24

A PSICOLOGIA DA FORMA Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Khler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), baseados nos estudos psicofsicos

s que relacionaram a forma e sua percepo, construram a base de uma teoria eminentemente psicolgica. Eles iniciaram seus estudos pela percepo e sensao do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicolgicos envolvidos na iluso de tica, quando o estmulo fsico percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

A PERCEPO A percepo o ponto de partida e tambm um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepo levaram os tericos da Gestalt ao questionamento de um princpio implcito na teoria behaviorista que h relao de causa e efeito entre o estmulo e a resposta porque, para os gestaltistas, entre o estmulo que o meio fornece e a resposta do indivduo, encontra-se o processo de percepo. O que o indivduo percebe e como percebe so dados importantes para a compreenso do comportamento humano.

O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser resumido na posio que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia o comportamento, pois tanto a Gestalt quanto o Behaviorismo definem a Psicologia como a cincia que estuda o comportamento. O Behaviorismo, dentro de sua preocupao cora a objetividade, estuda o comportamento atravs da relao estmulo-resposta, procurando isolar o estmulo que corresponderia resposta esperada e desprezando os contedos de conscincia, pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variveis.

A Gestalt ir criticar essa abordagem, por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado (o seu entendimento) para o psiclogo. Na viso dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em considerao as condies que alteram a percepo do estmulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte est sempre relacionada ao todo.

Quando

eu vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendncia restaurao do equilbrio da forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo. Esse fenmeno da percepo norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compem uma figura (objeto).

Ns percebemos a figura 1 como um quadrado, e no como uma figura inclinada ou um perfil (figura 2), apesar de essas ltimas tambm conterem os quatro pontos. Se forem acrescentados mais quatro pontos figura 1, o padro mudar, e perceberemos um crculo (figura 3). Na figura 4 possvel ver crculos brancos ou quadrados no centro das cruzes, mesmo no havendo vestgio dos seus contornos.

A BOA-FORMA A Gestalt encontra nesses fenmenos da percepo as condies para a compreenso do comportamento humano. A maneira como percebemos um determinado estmulo ir desencadear nosso comportamento. Muitas vezes, os nossos comportamentos guardam relao estreita com os estmulos fsicos, e outras, eles so completamente diferentes do esperado porque entendemos o ambiente de uma maneira diferente da sua realidade. Quantas vezes j nos aconteceu de cumprimentarmos a distncia uma pessoa conhecida e, ao chegarmos mais perto, depararmos com um atnito desconhecido.

Um erro de percepo nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Ora, ocorre que, no momento em que confundimos a pessoa, estvamos de fato cumprimentando nosso amigo. Esta pequena confuso demonstra que a nossa percepo do estmulo (a pessoa desconhecida) naquelas condies ambientais dadas mediatizada pela forma como interpretamos o contedo percebido.

Se nos elementos percebidos no h equilbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, no alcanaremos a boaforma. O elemento que objetivamos compreender deve ser apresentado em aspectos bsicos, que permitam a sua decodificao, ou seja, a percepo da boa-forma. O exemplo da figura 5 ilustra a noo de boa-forma. Geralmente percebemos o segmento de reta a maior que o segmento de reta b, mas, na realidade, isso uma iluso de tica, j que ambos so idnticos.

A maneira como se distribuem os elementos que compem as duas figuras no apresenta equilbrio, simetria, estabilidade e simplicidade suficientes para garantir a boa-forma, isto , para superar a iluso de tica. A tendncia da nossa percepo em buscar a boa/forma permitir a relao figura/fundo. Quanto mais clara estiver a forma (boaforma), mais clara ser a separao entre a figura e o fundo. Quando isso no ocorre, torna-se difcil distinguir o que figura e o que fundo, como o caso da figura 6. Nessa figura ambgua, fundo e figura substituem-se, dependendo da percepo de quem os olha. Faa o teste: possvel ver a taa e os perfis ao mesmo tempo?

MEIO GEOGRFICO E MEIO COMPORTAMENTAL O comportamento determinado pela percepo do estmulo e, portanto, estar submetido lei da boa-forma. O conjunto de estmulos determinantes do comportamento (lembre-se da viso global dos gestaltistas) denominado meio ou meio ambiental. So conhecidos dois tipos de meio: o geogrfico e o comporta mental.

O meio geogrfico o meio enquanto tal, o meio fsico em termos objetivos. O meio comportamental o meio resultante da interao do indivduo com o meio fsico e implica a interpretao desse meio atravs das foras que regem a percepo (equilbrio, simetria, estabilidade e simplicidade).

CAMPO PSICOLGICO O campo psicolgico entendido como um campo de fora que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagntico criado por um m (a fora de atrao e repulso). Esse campo de fora psicolgico tem uma tendncia que garante a busca da melhor forma possvel em situaes que no esto muito estruturadas.

1.

Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princpios: Proximidade - os elementos mais prximos tendem a ser agrupados:

Vemos trs colunas e no trs linhas na figura.

2. Semelhana - os elementos semelhantes so agrupados:

Vemos trs linhas e no quatro colunas.

3. Fechamento - ocorre uma tendncia de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreenso:

Vemos

um tringulo e no alguns traos.

INSIGHT A Psicologia da Gestalt, diferentemente do associacionismo, v a aprendizagem como a relao entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreenso do objeto percebido, enquanto as teorias de S-R (Associacionismo, Behaviorismo) acreditam que aprendemos estabelecendo relaes dos objetos mais simples para os mais complexos.

Exemplificando, possvel a uma criana de 3 anos, que no sabe ler, distinguir a logomarca de um refrigerante e nome-lo corretamente. Ela separou a palavra na sua totalidade, distinguindo a figura (palavra) e o fundo (figura 7). No caso, a criana no aprendeu a ler a palavra juntando as letras, como nos ensinaram, mas dando significao ao todo.

Nem sempre as situaes vividas por ns apresentam-se de forma to clara que permita sua percepo imediata. Essas situaes dificultam o processo de aprendizagem, porque no permitem uma clara definio da figura-fundo, impedindo a relao parte/todo. Acontece, s vezes, de estarmos olhando para uma figura que no tem sentido para ns e, de repente, sem que tenhamos feito nenhum esforo especial para isso, a relao figura-fundo elucida-se. A esse fenmeno a Gestalt d o nome de insight. O termo designa uma compreenso imediata, enquanto uma espcie de entendimento interno.

A TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN O principal conceito de Lewin o do espao vital, que ele define como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivduo num certo momento. O que Lewin concebeu como campo psicolgico foi o espao de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta no somente o indivduo e o meio, mas tambm a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.

O campo no deve, porm, ser compreendido como uma realidade fsica, mas sim fenomnica. No so apenas os fatos fsicos que produzem efeitos sobre o comportamento. O campo deve ser representado tal como ele existe para o indivduo em questo, num determinado momento, e no como ele em si. Para a constituio desse campo, as amizades, os objetivos conscientes e inconscientes, os sonhos e os medos so to essenciais como qualquer ambiente fsico

A realidade fenomnica em Lewin pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular como o indivduo interpreta uma determinada situao. Entretanto, para Lewin, esse conceito no est se referindo apenas percepo (enquanto fenmeno psicofisiolgico), mas tambm a caractersticas de personalidade do indivduo, a componentes emocionais ligados ao grupo e prpria situao vivida, assim como a situaes passadas e que estejam ligadas ao acontecimento, na forma em que so representadas no espao de vida atual do indivduo.

Transportando a noo de campo psicolgico para a Psicologia social, Lewin criou o conceito de campo social, formado pelo grupo e seu ambiente. Outra caracterstica do grupo o clima social, onde uma liderana autocrtica, democrtica ou laissez-faire ir determinar o desempenho do grupo

Вам также может понравиться