Вы находитесь на странице: 1из 23

Alimentos de origem vegetal

Trabalho realizado por: Marcelo Santos n13 Pedro Gouveia n17

A gordura vegetal

A gordura vegetal um produto obtido a partir de leos vegetais submetidos a processos de alteraes fsicas e/ou qumicas, tais como: hidrogenao, inter-esterificao, fracionamento, bem como outras tecnologias adequadas.

As gorduras vegetais so indispensveis na alimentao?


A Organizao Mundial de Sade recomenda uma ingesto diria de gordura, de cerca de 30% do valor calrico total. As gorduras asseguram as funes vitais do nosso organismo.

Gorduras de origem vegetal ou animal?


As gorduras vegetais so ricas em gorduras insaturadas e so isentas de colesterol, como a margarina ou o azeite. As gorduras de origem animal (manteiga, natas) so compostas, essencialmente, por gorduras saturadas.

Porque so saudveis as gorduras vegetais


As gorduras de origem vegetal so as mais saudveis devido sua composio. Estudos demonstram que podem ajudar a controlar os nveis de colesterol, e prevenir doenas cardiovasculares

As gorduras saturadas so prejudiciais sade?


O consumo elevado de gorduras saturadas aumenta os nveis de colesterol no sangue, provocando doenas cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Onde podemos encontrar os diferentes tipos de gordura?


Nos alimentos de origem animal, existe, maioritariamente, gordura saturada.

Contrariamente, nos alimentos de origem vegetal,


prevalecem as gorduras insaturadas.

As gorduras Vegetais encontram-se no azeite e

leo de amendoim, nas amndoas e nas


azeitonas.

Margarinas e Cremes vegetais

Quando o valor total de gordura inferior a 80%, as margarinas designam-se por cremes vegetais para barrar ou cozinhar. Se os valores de gordura forem inferiores a 40% denominam-se por cremes vegetais para barrar light.

Gordura insaturada

Constituda por cidos gordos monoinsaturados e polinsaturados, tem um papel preponderante e activo na nossa sade, nomeadamente na sade cardiovascular. A substituio de gorduras saturadas por insaturadas ajuda a diminuir o nvel de mau colesterol no sangue.

Gordura polinsaturada

A gordura polinsaturada um cido gordo essencial. uma gordura necessria ao crescimento das crianas, manuteno celular e desenvolvimento cerebral e visual. Presente em leos vegetais, margarinas/cremes vegetais e peixe gordo.

cidos gordos essenciais

cidos gordos essncias so importantes porque o nosso organismo no capaz de os produzir. A nica forma de os obter atravs da alimentao. Fundamentais nossa sade, devem ser consumidos diariamente.

Gordura monoinsaturada

Importante para as membranas celulares, pois oferece resistncia ao aquecimento, no considerada um cido gordo essencial porque o nosso organismo capaz de a sintetizar. Encontra-se no azeite, em alguns peixes e frutos gordos.

Gordura saturada

Associada ao aumento de risco de doenas cardiovasculares, de colesterol sanguneo e alguns tipos de cancro. Presente na manteiga, natas, leite gordo, produtos de charcutaria gordos. O seu consumo deve ser limitado, no ultrapassando 10% da energia total diria.

Gordura hidrogenada

Resultado da transformao da gordura lquida em slida. Neste processo formando cidos gordos animal, um tipo de gordura que prejudicial sade. As margarinas e os cremes vegetais no passam por um processo de hidrogenao.

LEGUMINOSAS

Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas so legumes, no so, na realidade, leguminosas so: feijes, grode-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoo. Para simplificar, todos os gros produzidos em vagens so conhecidos como leguminosas.

As propriedades das leguminosas


As leguminosas so importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso entre outros. as vantagens das leguminosas tm tambm, alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras - que fazem o seu intestino funcionar bem

O Feijo

Proporciona nutrientes essenciais como protenas, ferro, clcio, vitaminas, carboidratos e fibras. O feijo utilizado numa grande variao de pratos, como a feijoada, dobrada, etc.

A ervilha
A ervilha uma planta da qual existem mais de duzentas variedades. Em algumas regies de alguns pases costume utilizar os gros e as vagens no alimento, quer na forma de sopa ou como salada, pois se constituem em uma fonte de fibras

As ervas aromticas

As ervas aromticas, enriquecem o sabor dos alimentos, pelo estiveram desde sempre ligadas arte da culinria. As ervas aromticas so folhas de plantas frescas ou secas, como: a salsa, o tomilho, os coentros, entre outros.

Continuao
As ervas aromticas devem ser utilizadas frescas, sempre que possvel, sendo os orgos a nica excepo, visto que, por qualquer motivo, tm um aroma ainda melhor depois de secos.

A salsa
A salsa utiliza-se geralmente fresca e acabada de picar. A salsa e rica em vitamina C e contem tambm vitaminas A e B assim como inmeros sais minerais, Calcio, Potcio, Fosforo, Ferro e magnsio. Aplicaao de folhas esmagadas de salsa acalmam as picadas de insetos, e refresca o hlito.

O Tomilho
Para o consumo culinrio basta colher geralmente algumas folhas soltas. O tomilho seco adquire forte cor verde e tem um cheiro marcado de especiaria.

Os Coentros
As sementes dos coentros so uma especiaria clssica em assados, pratos de couve, batatas e legumes. Utilizam-se para realar o sabor do peixe grelhado, etc. Os folhas com o seu aroma intenso otimo tempero para saladas, legumes, aves e ainda d um bom sabor as azeitonas.

Вам также может понравиться