Вы находитесь на странице: 1из 13

AS CIVILIZAES MESOPOTMICAS

SUMRIOS
(ca. 3000-2550 aC)

ACDIOS
(ca. 2550 aC)

AMORITAS
(ca. 2000-1750 aC)

ASSRIOS
(ca. 1300-612 aC)

CALDEUS
(ca. 612-539 aC)

Cidades-estado independentes (Ur, Uruk, Nippur, Lagash) patesi: centralizao do poder poltico, militar e religioso; classes dominantes: sacerdotes e burocracia administrativa; desenvolvimento da escrita cuneiforme e inveno da roda.

conquista e unificao das cidades sumerianas; Sargo I: Imprio Acdiosumeriano; absoro e sntese da cultura sumria; curta durao: revoltas e invases estrangeiras.

Hamurabi, rei da Babilnia: conquista da Mesopotmia e formao do Primeiro Imprio Babilnico; criao do mais antigo sistema de leis escritas: Cdigo de Hamurabi; declnio: morte de Hamurabi, fragmentao e invases estrangeiras.

conflitos e invases: esprito guerreiro; Imprio Assrio: conquista da Mesopotmia e expanso territorial; Estado militarista: violncia, tributos e escravizao dos povos conquistados; fim do Imprio: aliana entre medos e caldeus.

Segundo Imprio Babilnico; Babilnia: centro poltico, comercial e cultural; Nabucodonosor: expanso territorial e grandes construes; conquista de Jerusalm e escravizao dos hebreus (cativeiro da Babilnia); fim do imprio: invaso e domnio dos persas.

A CULTURA NA MESOPOTMIA: ARTE, RELIGIO & CINCIA


desenvolvimento da escrita cuneiforme, considerada por muitos como a mais antiga do mundo; sistema ideogrfico (pictogrfico): sinais feitos em forma de cunha sobre tabuletas de argila, representando idias, aes e objetos. narrativas variadas de mitos: cosmogonia, heris, deuses e lendas. Epopia de Gilgamesh: verso mitolgica da criao e do dilvio, e provvel fonte de inspirao da narrativa bblica deste evento protagonizado por No no Antigo Testamento. arquitetura: introduo do uso do arco na construo de palcios, templos e cidades; zigurates: grandes templos que serviam tambm como observatrio astronmico, biblioteca e hospital; pintura (paredes) e escultura (esttuas e relevos): decorao dos templos, palcios e tmulos, com sentido predominantemente poltico e religioso. influncia sobre todas as esferas da vida social: o soberano era o sumo-sacerdote e os templos recolhiam os impostos; politesmo: os deuses podiam ter forma humana (antropomorfismo) ou serem associados a fenmenos naturais e astronmicos (ar, gua, cu, estrelas); crena na influncia das foras csmicas sobre a existncia humana: desenvolvimento da astronomia e da astrologia; amplo uso da magia e da adivinhao, criao do horscopo e dos signos do zodaco; carter prtico: cultos, ritos e sacrifcios visando vantagens e recompensas terrenas. Astronomia: estudo de fenmenos celestes, noes sobre o movimento de estrelas e planetas, previso de eclipses e criao de um calendrio lunar que dividia o ano em doze meses e a semana em sete dias. Matemtica: desenvolvimento da lgebra, domnio das quatro operaes, criao das razes quadrada e cbica e diviso do crculo em 360 graus. Medicina: ainda que impregnada pela magia, j empregava medicamentos base de plantas e tratamentos cirrgicos. inveno da cincia jurdica: desenvolvimento de sistemas de leis escritas; Cdigo de Hamurabi: marco pioneiro da histria do Direito, era baseado no princpio de Talio (olho por olho, dente por dente) e abrangia todas as esferas da vida social.

A ESCRITA

A LITERATURA

AS ARTES PLSTICAS

A RELIGIO

AS CINCIAS

O DIREITO

ANTIGO EGITO: EVOLUO POLTICA


AS FASES O ESTADO ANTIGO IMPRIO (ca. 3200-2300 aC) MDIO IMPRIO (ca. 2000-1580 aC) NOVO IMPRIO (ca. 1580-1085 aC)

capitais: Tnis e Mnfis; Fara: poder absoluto; Estado Teocrtico. isolamento geogrfico: estabilidade e paz interna; construo de grandes obras de irrigao e das pirmides de Giz (Queps, Qufren e Miquerinos). disputas pelo poder entre fara e classes dirigentes locais (nomarcas); revoltas camponesas: excesso de tributos e trabalho compulsrio; fragmentao poltica.

capital: Tebas; restabelecimento da unidade poltica. estabilidade e desenvolvimento econmico; expanso territorial: ocupao da Palestina e da Nbia. revoltas: escravos e camponeses; invaso dos hicsos (cavalo, armas de ferro); domnio hicso (1750-1580 aC): entrada dos hebreus.

capital: Tebas; expulso dos hicsos: reorganizao do Estado. escravizao dos hebreus; militarismo e expanso (Tutms III e Ramss II); crescimento econmico e aumento da explorao de camponeses e escravos. reforma religiosa de Amenfis IV (monotesmo); revoltas, perda de terras, crise econmica e invases (assrios, persas, macednios e romanos); fim da autonomia poltica.

O AUGE

A CRISE

A CULTURA EGPCIA
ARTE, CINCIA & RELIGIO
A ESCRITA

hieroglfica: de carter sagrado, dominada por uma minoria de sacerdotes e escribas; decifrada no sc.XIX por Champollion, a partir de inscries contidas na Pedra de Roseta; hiertica e demtica: formas simplificadas e mais prticas para o uso cotidiano. textos sagrados e funerrios, em papiros e nas paredes de templos, palcios e tmulos; Livro dos Mortos: encontrado nos sarcfagos e pirmides, continha instrues para o morto proceder diante do Tribunal de Osris, onde teria sua alma julgada. arquitetura: construo de grandes obras (palcios, templos, tmulos e pirmides); pintura: executada segundo rgidos padres estabelecidos pelos sacerdotes; contedo predominantemente religioso, apresentando informaes polticas e cenas cotidianas; escultura: esttuas colossais, cujo gigantismo representava a grandeza dos deuses e o poder absoluto do Estado, reforando o significado poltico-religioso da arte egpcia. crena na vida aps a morte: desenvolvimento de tcnicas de embalsamento (mumificao), grande conhecimento sobre anatomia e domnio de princpios da qumica; uso de medicamentos, realizao de pequenas cirurgias e predomnio da magia. carter prtico: construo de obras e controle da produo; sistema decimal, clculos geomtricos e operaes aritmticas (soma e subtrao). carter prtico: previso das cheias e controle do tempo; desenvolvimento de um calendrio solar e lunar, dividindo o ano em 365 dias.

A LITERATURA

AS ARTES PLSTICAS

A MEDICINA

A MATEMTICA

A ASTRONOMIA

OS FENCIOS
GEOGRAFIA
atual Lbano e parte da Sria; pequena faixa de terra entre o mar e as montanhas.

POLTICA

cidades-estado independentes: Sidon, Biblos e Tiro; oligarquia (proprietrios) e plutocracia (mais ricos).
grade desenvolvimento comercial e martimo; colonizao do Mediterrneo (Cartago); artesanato & manufatura: metalurgia, vidro e tecidos. religio politesta e antropomrfica, sacrifcios humanos; inveno do alfabeto (escrita fontica).

ECONOMIA

CULTURA

HEBREUS: EVOLUO POLTICA


PATRIARCAS (ca. 2000 aC)
transio do nomadismo para o sedentarismo; Abrao: busca da Terra Prometida e migrao para a Palestina (Cana); conflitos com filisteus e cananeus; formao das Doze Tribos de Israel; seca (ca. 1750 aC): migrao para o Egito durante domnio hicso; escravido no Egito: quatro sculos; xodo: sada do Egito e volta Palestina (Moiss). JUZES (ca. 1200 aC) reincio das disputas pela Palestina: luta contra filisteus, amoritas, cananeus; juzes: unificao do poder poltico, religioso e militar; consolidao da autonomia poltica e da unidade cultural (lngua e religio); principais juzes: Josu, Sanso, Gedeo e Samuel; unificao das Doze Tribos e instituio da monarquia. REIS (ca. 1010 aC) reconquista da Palestina: fortalecimento do poder central; Saul (primeiro rei): derrotas militares e suicdio; Davi: vitria sobre os filisteus (Golias), organizao do Estado Hebreu e estabelecimento da capital em Jerusalm; Salomo: apogeu polticoeconmico e construo do Templo de Jerusalm; crise: morte de Salomo, excesso de tributos, revoltas sociais, disputas entre tribos; Cisma: diviso dos hebreus em dois reinos (Israel e Jud).

JC perodos:
IV

Helenstico
Clssico

domnio macednico: fuso e difuso da cultura grega


auge da civilizao grega: Atenas, sculo V aC consolidao da PLIS: autonomia poltica e inexistncia de Estado centralizado formao das cidades-estado: desagregao das comunidades gentlicas formao do povo grego: invases indo-europias

Arcaico
VIII

Homrico
XII sculos: XX aC

Pr-Homrico

ESPARTA

ATENAS
monarquia tirania
oligarquia

poltica
legisladores

oligarquia Licurgo

democracia

Drcon: leis escritas e aristocracia Slon: plutocracia (riqueza) e fim da escravido por dvida

diarquia (E) governo foros (E,J) gersia e pela (L)

arcontado (E) arepago (J) bul e eclsia (L)

euptridas espartanos cidados geomores sociedade periecos estrangeiros metecos demiurgos tetas hilotas escravos

economia educao

modo de produo escravista


agrria militarista comrcio e navegao formao fsica e intelectual

auge de Atenas:
consolidao da democracia e expanso econmica

democracia escravista:
participao direta dos cidados e excluso de mulheres, estrangeiros e escravos

Clstenes: pai da democracia Pricles: apogeu de Atenas

PERODO Guerras Mdicas CLSSICO Guerra do Peloponeso


sc. V aC

(494-479 aC): vitria grega sobre os persas e formao da Liga de Delos

(431-407 aC): formao da Liga do Peloponeso, conflitos entre Atenas, Esparta e Tebas, enfraquecimento das cidades gregas

fases: IIIdC

IMPRIO

BAIXO IMPRIO: declnio & queda

JC I

ALTO IMPRIO: auge da civilizao romana Senado e magistraturas: patrcios lutas sociais: concesses plebe expanso territorial e crise poltica fundao de Roma (latinos) diviso social: patrcios, plebeus e escravos

REPBLICA
VI

MONARQUIA
VIIIaC sculos:

ROMA ANTIGA

Alto Imprio
Otvio: Pax Romana centralizao do poder sistema censitrio (renda) mxima extenso territorial nascimento de Cristo principais imperadores: Tibrio, Calgula, Nero, Tito e Marco Aurlio perseguio aos cristos

Baixo Imprio
crise do escravismo (sc IIIdC) colapso econmico e poltico principais imperadores: Dioclesiano,

Constantino e Teodsio
diviso do imprio: Ocidente (Roma) e Oriente (Constantinopla)

difuso e oficializao do cristianismo


(Teodsio: Edito de Tessalnica) invases brbaras: pacficas e violentas

27aC
Otvio Augusto

70dC
Dispora dos judeus

212dC
Edito de Caracala (cidadania)

313dC
Edito de Milo (Constantino)

476dC
Queda de Roma

LEGADO CULTURAL
CRISTIANISMO de ameaa ordem a religio oficial; monotesmo e formao da Igreja Catlica; resistncia crise do Imprio. DIREITO base da cincia jurdica no Ocidente; Jus Naturale (Direito Natural), Jus Gentium (Direito das Gentes), Jus Civile (Direito Civil). ARTES pintura e escultura: influncia grega; arquitetura: luxo e grandiosidade; circos, termas, aquedutos (Frum, Coliseu); latim: raiz do italiano, portugus, espanhol; letras: Virglio (Eneida), Tito Lvio (Histria).

http://www.decisivo.com.br/comendador/espaco/down/resumao.ppt

Вам также может понравиться