Вы находитесь на странице: 1из 12

Origem de smbolos usados em Matemtica

Dentre os inmeros smbolos usados em Matemtica, h o smbolo da adio (+), subtrao (-), multiplicao (x, * ou .), diviso ( ou :) e smbolo da igualdade (=), sendo estes os smbolos bsicos que aprendemos desde de pequenos e que mais est presente no nosso diaa-dia.

Adio (+) e Subtrao (-)


Nicole d' Oresme (1323-1382) pode ter usado o smbolo de adio como uma abreviao para a palavra em latim et ( que significa e) em Algorismus proportionum que se acredita ter sido escrito entre 1356 e 1361. H tambm referencias deste smbolo com o significado em latim num manuscrito datado de 1417.

Em um manuscrito de 1456, escrito na Alemanha, a palavra et utilizada para adio e geralmente escrito de forma que se assemelha ao smbolo +. O et tambm encontrada em muitos outros manuscritos, como em "5 et 7 ou de outro modo, 5 + 7. Os smbolos de mais e menos s entrou em uso geral na Inglaterra depois que foram usados por Robert Recorde em 1557 em The Whetstone of Witte.

Os smbolos + e apareceram pela primeira vez impressos em Mercantile Arithmetic or Behende und hpsche Rechenung auff allen Kauffmanschafft, por Johannes Widmann (nascido em 1460) publicado em 1489. No entanto os simbolos no se referiam a adio ou subtrao, nem aos numeros positivos e negativos, mas sim, seu objetivo era utiliz-los em excedentes e dficits de problemas de negcios .

Aqui est uma imagem do primeiro uso na impresso dos sinais + e -, a partir de Behennde Widman de vnd hpsche Rechnung. Esta imagem tirada da edio de 1526. No texto Widman mostra os excessos ou deficincia de peso das caixas ou fardos.

Multiplicao (x ou .)
X foi usado por William Oughtred (1574-1660) em Clavis Mathematicae (Chave para a Matemtica), escrito em meados de 1628 e publicado em Londres em 1631. Na verdade o X j apareceu mais cedo, em 1618 em um apendice anonimo de um livro, mas que acredita-se que foi escrito pelo prprio Oughtred.

O ponto (.) foi introduzido como um smbolo para a multiplicao por GW Leibniz. Em 29 de julho de 1698, ele escreveu em uma carta a John Bernoulli: "eu no gosto de X como um smbolo para a multiplicao, porque facilmente confundido com x; ... Geralmente eu simplesmente relaciono duas quantidades por um ponto que indicar a multiplicao como em ZC LM. J o asterisco (*) foi utilizado por Johann Rahn (1622-1676) em 1659 em Teutsche Algebra.

Diviso ( ou : )
Os dois pontos (:) foi usado em 1633 num texto de Johnson Arithmetik. No entanto Johnson utilizado o smbolo para indicar fraes (por exemplo, trs quartos foi escrito 3:4), ele no usou o smbolo para a diviso. O sinal () foi primeiramente utilizado como um smbolo de diviso por Johann Rahn em 1659, em Teutsche Algebra.

Na imagem est a pgina em que o smbolo de diviso aparece pela primeira vez impresso.

Smbolo de Igualdade (=)


Em livros impressos antes do sinal de igual moderno, a igualdade foi geralmente expressa com uma palavra, como, por exemplo: aequales, aequantur, esgale, faciunt, ghelijck, ou gleich, e s vezes pela forma abreviada, aeq. O smbolo de igual (=) foi usado pela primeira vez por Robert Recorde (1510-1558) em 1557 no The Whetstone of Witte. Ele usou uma forma alongada do smbolo usado hoje.

A imagem foi retirada de The Whetstone of Witte em que o sinal de igualdade introduzido. O smbolo de igualdade no aparece impresso novamente at 1618, no mesmo apendice anonimo, provavelmente de Oughtred. Ele ento reaparece 1631, quando foi usado por Thomas Harriot e William Oughtred.

Вам также может понравиться