Вы находитесь на странице: 1из 15

A gua um elemento composto por dois tomos de hidrognio (H) e um de oxignio (O), formando a molcula de H2O.

. gua uma das substncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em trs estados fsicos: slido (geleiras), lquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor dgua na atmosfera).

gua no estado Solido gua no estado Liquido

gua no estado Gasoso

Aproximadamente 70% da superfcie terrestre encontra-se coberta por gua. Porm, menos de 3% deste volume de gua doce, cuja maior parte est concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de guas superficiais para as atividades humanas. A gua est distribuda da seguinte forma no planeta Terra:

97,5% da disponibilidade da gua do mundo esto nos oceanos, ou seja, gua salgada. - 2,5% de gua doce e est distribuda da seguinte forma: - 29,7% aqferos (lenis de guas subterrneas em diversas regies da terra.) - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatrios (nuvens, vapor dgua etc.).

O corpo humano composto de gua, entre 70 e 75%. Na mdia, a proporo de gua no corpo humano idntica a proporo entre terras emersas e guas na superfcie do planeta Terra. O percentual de gua no organismo humano diminui com a idade: entre 0 e 2 anos de idade de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. A vem um perodo de maior estabilidade, como na vida psquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de gua no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. A seiva parecer diminuir ou ficar mais concentrada. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratao.

Menos da metade da gua necessria ao corpo humano (47%) chega por meio de copos de sucos, cerveja, gua mineral, gua fresca da moringa etc. Uma parte significativa de gua, o corpo absorve atravs da respirao celular (14%). O resto da gua necessria vida chega atravs dos alimentos (39%). Vegetais existem para ser bebidos e no comidos. Eles contm uma porcentagem enorme de gua: alface (95%), tomate (94%), melancia (92%), couve-flor (92%), melo (90%), abacaxi (87%), goiaba (86%) e banana (74%). Toda gua que entra no corpo, sai. Caso contrrio seria um enorme ganho de peso, cotidiano. Um quilo por litro. Como a gua sai do corpo humano? Cerca de 20% sai pela transpirao e mais 15% pela respirao. Essas porcentagens podem variar segundo o grau de atividade de cada indivduo. Pelas urinas e fezes excretado o essencial da gua absorvida (65%). A gua circula pelo corpo humano como nos ecossistemas. Muitos preocupam-se em no poluir os rios. A poluio tambm chega s suas veias e artrias em conseqncia de uma alimentao inadequada, da absoro de drogas, da respirao de uma atmosfera contaminada etc.

gua desperdiada abasteceria 38 milhes de pessoas em todo o mundo ! Para que se tenha uma noo do desperdcio dirio de gua leia o seguinte trecho: No Brasil, o desperdcio de gua chega a 70% e nas residncias temos at 78% do consumo de gua de uma residncia sendo gasto no banheiro.

Embora o Brasil seja o primeiro pas em disponibilidade hdrica em rios do mundo, a poluio e o uso inadequado comprometem esse recurso em vrias regies do Pas. So Paulo, por exemplo, j est sofrendo racionamento de gua. Isso sem citar o Nordeste que sempre enfrenta o problema da seca. A palavra do momento economizar, afinal cada gota economizada um ponto a mais na luta para a conservao da gua no Planeta.Gastar mais de 200 litros de gua por dia jogar dinheiro fora e desperdiar nossos recursos naturais. Veja como podemos economizar gua - e dinheiro - sem prejudicar a sade e a limpeza da casa e das pessoas. O desperdcio residencial o campeo, sendo que no Brasil, o desperdcio de gua chega a 70% e nas residncias temos at 78% do consumo de gua de uma residncia sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanas de hbitos.

Poluio da gua

A indstria

A indstria a segunda maior consumidora da gua doce disponvel. Alm do desperdcio e da falta de tcnicas modernas de reuso de gua, o lanamento de efluentes industriais no tratados nos rios comprometem a vida dos peixes e outras formas de vida.

O alto consumo domstico de gua acaba gerando muito esgoto, que quando no tratado, poluem os rios. O Brasil possui a maior reserva de gua doce do mundo e um grande desperdiador de gua potvel. Parte da gua tratada que sai das redes distribuidoras no chega ao consumidor final por motivo de vazamento ou redes clandestinas. A gua sai atravs de tubulaes e canos mal conservados que se rompem ou desviada.

Ao lavar louas: Lavar a loua com a torneira de pia meio aberta, durante 15 minutos, gasta 243 litros de gua. Medida prtica para economizar: Primeiro escovar e ensaboar louas e talheres e depois enxaguar tudo de uma s vez. - Ao apertar a descarga: Uma vlvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de gua em um nico aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessrio e no jogue lixo na privada. - Durante a escovao dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta at 25 litros. O certo primeiro escovar e depois abrir a torneira apenas o necessrio para encher um copo com aquantidade necessria para o enxge.

- Durante

o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de gua limpa. Banhos de, no mximo, 5 a 15 minutos economizam gua e energia eltrica. -Lavando o automvel: Para o automvel, o correto a utilizao de balde ao invs de mangueira. Uma mangueira ligada o tempo todo durante a limpeza do automvel consome at 600 litros de gua. Com um balde, no mximo, 60 litros.

- Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta gasta 12 a 20 litros por minuto e pingando 46 litros por dia. - Lavando caladas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiam muita gua durante a lavagem das caladas. O certo utilizar vassoura e quando necessrio um balde ao invs de deixar a mangueira aberta o tempo todo gastando at 300 litros de gua. Gotejamento ( 46 litros) Abertura de 2mm(4.512 litros) Abertura de 6mm(16.400 litros) Abertura de 12mm ( 33.984 litros)

gua doce e limpa: de "ddiva" raridade

Estudiosos prevem que em breve a gua ser causa principal de conflitos entre naes. H sinais dessa tenso em reas do planeta como Oriente Mdio e frica. Mas tambm os brasileiros, que sempre se consideraram para consumo as fontes prximas e tem de captar gua de bacias disdotados de fontes inesgotveis, vem algumas de suas cidades sofrerem falta de gua. A distribuio desigual causa maior de problemas. Entre os pases, o Brasil privilegiado com 12% da gua doce superficial no mundo. Outro foco de dificuldades a distncia entre fontes e centros consumidores. o caso da Califrnia (EUA), que depende para abastecimento at de neve derretida no distante Colorado. E tambm o caso da cidade de So Paulo, que, embora nascida na confluncia de vrios rios, viu a poluio tornar-los imprestveis , alterando cursos de rios e a distribuio natural da gua na regio. Na ltima dcada, a quantidade de gua distribuda aos brasileiros cresceu 30%, mas quase dobrou a proporo de gua sem tratamento (de 3,9% para 7,2%) e o desperdcio ainda assusta: 45% de toda a gua ofertada pelos sistemas pblicos.

Вам также может понравиться