Вы находитесь на странице: 1из 11

PAUL ROBIN (1837-1912)

Professor francs, participou da Primeira Internacional, foi diretor Orfanato de Cempuis durante o perodo de 1880-1894, onde aplicou os princpios da educao integral que havia elaborado.

Educao Anarquista: Educao sem vnculo com religio e Estado; Correntes de pedagogia libertria: a educao integral de Robin e a educao racionalista de Ferrer.

Diferentemente dos socialistas que pregavam a revoluo poltica, os anarquistas tinham presente que apenas a revoluo poltica no seria capaz de atender as necessidades do povo. A revoluo poltica, como a queriam os socialistas autoritrios, somente possibilitaria a inverso do poder, porm nunca a sua extino. No dizer de LUIZETTO (1982:76), interpretando os ideais anarquistas: "Uma sociedade de homens livres no pode ter seus alicerces fundados no fortalecimento da autoridade que supe a separao entre dirigentes e dirigidos, governantes e governados."

EDUCAO INTEGRAL Intelecto e trabalho igualmente privilegiados; Desenvolvimento fsico, intelectual, moral e manual do indivduo;

Paul Robin defendeu a implantao de uma educao integral para construir um novo tipo de sociedade e possibilitar formao plena do homem, dando-lhe acesso a totalidade dos conhecimentos humanos. Segundo ele, os homens constroem sua viso de mundo a partir do que aprenderam. Sua concepo pedaggica pode ser colocada em prtica, a partir de sua experincia no Orfanato Prvost, em Cempuis, na Frana, entre 1880 e 1894. Neste orfanato praticou a educao integral e efetivou a co-educao de sexos, ou seja, de modo pioneiro colocou no mesmo espao pedaggico meninos e meninas.

As

lies de Geografia eram desenvolvidas em sua maior parte no jardim, no campo e nas florestas vizinhas. O instrutor chamava a ateno das crianas para as leis de formao dos deltas, golfos, ilhas e baas. As observaes em Astronomia eram organizadas noite, e todos os alunos se familiarizavam com todas as estrelas. Do mesmo modo, Botnica, Zoologia e Mineralogia eram estudadas diretamente durante as excurses. Em conexo com o trabalho de Matemtica, eram feitas numerosas e variadas medidas nos campos e no jardim. () O uso de livros ou textos era reservado apenas para casos extremos. (descrio de Robin em Free Labor Education, citada em Rossi, 1981, p. 159)

Educao moral Jogos Sentidos Educao literria Ensino religioso

Aidiamoderna-deeducaointegral-nasceu do sentimento profundo de igualdade e do direito que cadahomemtem,quaisquerquesejamascircunstncias de seu nascimento, de desenvolver, da forma mais completa possvel, todas as faculdades fsicas e intelectuais.

Bibliografia:
GONALVES, A. M. PEDAGOGIA LIBERTRIA:o pensamento educacional anarquista. Disponvel em: www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/884/737 . Acessado em 28/04/2011. MORIYN, Flix Garcia (org.). Educao Libertria. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. ROSSI, W. G. Pedagogia do Trabalho 1: Razes da Educao Socialista. So Paulo: Moraes, 1981.

Вам также может понравиться