Вы находитесь на странице: 1из 19

Caipira picando fumo Almeida Jnior

1893

Caipira em lngua tupi significa "cortador de mato", nome que os ndios do interior de So Paulo deram aos homens brancos e caboclos.
O caipira foi estigmatizado por Monteiro Lobato a partir da criao da personagem do Jeca Tatu.

1914: Monteiro Lobato escreve uma carta ao jornal O Estado de S. Paulo com o ttulo de A velha praga. Caipira cheio de qualidades negativas, completamente diferente daquele existente at ento na literatura. Muda a imagem do caipira, nesse momento estilizada ao extremo por uma literatura que via o caboclo como um tipo robusto, valente e audacioso.

TRECHO:
Este funesto parasita da terra o CABOCLO, espcie de homem baldio, semi-nmade, inadaptvel civilizao, mas que vive beira dela na penumbra das zonas fronteirias. medida que o progresso vem chegando com a via frrea, o italiano, o arado, a valorizao da propriedade, vai ele refugindo em silncio, com o seu cachorro, o seu pilo, a picapau e o isqueiro, de modo a sempre conservar-se fronteirio, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina de pedra, recua para no adaptar-se.

Tradio determinista e racialista.


Dilogo com Oliveira Vianna, de quem incorporou a admirao ao imigrante.

O caboclo miscigenado, por isso visto como degenerado e incapaz de prosperar. O mestio do interior, fruto do cruzamento entre portugueses degradados e ndios

Contexto: desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Imigrante = trabalho Caipira, caboclo, Jeca = passividade, preguia, lei do menor esforo, indolncia.

Em 1915 ML publica o artigo Urups, onde cria a personagem do Jeca Tatu. O artigo define e caracteriza o Jeca como uma criatura ignorante, preguiosa, intil, sem nenhuma ambio, nenhum senso de arte, nenhum desejo de permanncia e de realizao. Todo o inconsciente filosofar do caboclo grulha nesta palavra atravessada de fatalismo e modorra: nada paga a pena. Nem cultura, nem comodidades. De qualquer jeito se vive.

o caboclo o sombrio urup de pau podre a modorrar silencioso no recesso das grota.

Pobre Jeca Tatu! Como s bonito no romance e feio na realidade! Quando comparece s feiras, todo mundo logo adivinha o que ele traz: sempre coisas que a natureza derrama pelo mato e ao homem s custa o gesto de espichar a mo e colher cocos de tucum ou jissara, guabirobas, bacuparis, maracujs, jatas, pinhes, orqudeas; ou artefatos de taquarapoca peneiras, cestinhas, samburs, tipitis, pios de caador; ou utenslios de madeira mole gemelas, pilezinhos, colheres de pau. Nada Mais. Seu grande cuidado espremer todas as conseqencias da lei do menor esforo - e nisso vai longe.

Em 1918, ML publica Jeca Tatu: a ressurreio, onde traa uma segunda identidade do caipira.

Embora em o esteretipo ainda permanea o mesmo, o Jeca, a ser visto no mais como agente de sua anemia social, mas como vtima de polticas pblicas de um Estado que o deixa margem do desenvolvimento. Se em 1914 o caboclo um parasita, agora um parasitado por verminoses, passando de praga a vtima.
"Jeca Tatu no assim, ele est assim".

1918 EXPLICAO NECESSRIA E aqui aproveito o lance para implorar perdo ao pobre Jeca. Eu ignorava que eras assim, meu Tatu, por motivo de doena. Hoje com piedade infinita que te encara quem, naquele tempo, s via em ti um maparreiro de marca. Perdoas?

Pedido que seria intensificado na quarta edio do livro, de 1919:


EXPLICAO DESNECESSRIA

Perdoa-me, pois, pobre opilado, e cr no que te digo ao ouvido: s tudo isso que eu disse, sem tirar uma vrgula, mas inda s a melhor coisa que h no pas. Os outros, que falam francs, danam o tango, pitam havanas e, senhores de tudo, te mantm neste vida dolorosa, para que possam a seu salvo viver vida folgada custa do teu penoso trabalho, esses, caro Jeca, tm na alma todas as verminoses que tu s tens no corpo. Doente por doente, antes como tu, doente s do corpo...

Dessa forma, e ao contrrio do que buscariam os Modernistas quatro anos mais tarde, com a busca de um primitivismo como base de uma cultura iminentemente nacional, Monteiro v no caipira justamente o inverso, ou seja, o v como algo constitutivo de nossa fraqueza.

Para o ML, tudo que soe a primitivo tem que ser combatido para que o pas, enfim, tome os rumos do crescimento das grandes naes. Assim, o caipira, para se salvar, tinha que deixar de ser o que era para transformar-se em um sujeito moderno. A sua salvao estava justamente na sua extino.

Em 1924 o Jeca Tatu usado numa campanha pblica de sade, com o nome de Jeca tatuzinho. Em 1927 passa a protagonizar a campanha do Biotnico Fontoura, quando se torna nacionalmente conhecido.

1947: Monteiro Lobato cria a personagem Z Brasil, o Jeca de carter nacional. Mudana de perspectiva: passa a enfocar as perverses do capitalismo e da modernidade nacionais, alm do problema do latifndio. Se para o escritor de 1914 o caipira era tido como uma praga, alheio prpria terra, e em 1918 como um oprimido pelo abandono e pelas doenas decorrentes deste, agora a expropriao de suas terras, causadas pelo latifndio, a principal desgraa do caboclo.

As transformaes do Jeca so a histria das transformaes da auto-imagem do brasileiro, ou da construo identitria nacional:
1 - Jeca o atrasado personificado no mestio (Oliveira Vianna, Nina Rodrigues) 2- Jeca a representao do Brasil agrrio e rural, subdesenvolvido, em total descompasso com a tessitura urbano-industrial que tipificava os pases que comandavam o cenrio poltico e econmico internacional; vtima da conjuntura econmica. (Freyre) 3- por fim, em sua ltima metamorfose, o Jeca convertido em Z Brasil, arqutipo literrio do trabalhador explorado e de um pas submetido espoliao internacional.

O FILME (1949)
O perodo em que Mazzaropi atuou coincide com o predomnio da poltica e da ideologia desenvolvimentista no Brasil (Dutra). Nesse momento, a populao citadina era representada pelas produes culturais (literatura modernista, teatro, cinema, etc) como a imagem da modernidade e da democracia. Em contrapartida o campo era representado de modo negativo e arcaico, diverso dos valores da modernidade.

O campons tratado no cinema era o nordestino revolucionrio, envolvido na luta de terra.

Contrariamente a essa idia, numa perspectiva de contraposio aos interesses hegemnicos da ideologia desenvolvimentista, Mazzaropi apresenta um esteretipo de campons diferente do almejado. Em suas produes, ele no possui um carter revolucionrio, mas portador de hbitos e valores conservadores, enfrentando o mundo urbano atravs de seu comportamento esquivo, revelando-se, s vezes, meio sonso .

As primeiras cenas do filme mostram uma fazenda prspera e mecanizada, com vrios empregados desenvolvendo atividades diversas, simbolizando a modernidade e o trabalho racional. No filme, Jeca simboliza esse campons que no conseguiu manter suas terras frente ao grande proprietrio, nem competir com a mecanizao do campo, decidindo migrar e trabalhar na construo de Braslia (xodo rural) Preguia como crtica ordem capitalista.

NS JECA MAS JIA


(Juraildes da Cruz ) Se farinha fosse americana mandioca importada banquete de bacana era farinhada Andam falando qui nis caipira qui nossa onda montar a cavalo qui nossa cala amarrada com imbira qui nossa valsa briga de galo Andam falando que nis butina mais nis num gosta de tramia nis gosta das minina nis jca mais jia mais nis num gosta de jibia nis gosta das minina nis jca mais jia Se farinha fosse... Andam falando qui nis caipira qui nis tem cara de milho de pipoca qui o nosso roque danar catira qui nossa flauta feita de tabca nis gosta de pescar trara ver as bichinha gemendo na vara nis num gosta de mintira nis tem vergonha na cara ver as bichinha chorando na vara nis num gosta de mintira nis tem vergonha na cara Se farinha fosse... Andam falando que nis caipora qui nis tem qui aprender ingrs qui nis tem qui faz xuxxu fra deixe de bestge nis nem sabe o portuguis nis somo caipira pop nis entra na chuva e nem mia meu ailvi nis jca mais jia

Вам также может понравиться