Вы находитесь на странице: 1из 38

PROCESSO DE AJUSTAGEM E TORNEARIA

FUNDIO

Fundio
O processo de fundio um processo milenar. um dos processos mais antigos, mas tambm um dos mais versteis.

O que fundio ?
Esse processo consiste basicamente em dar forma a uma grande quantidade de matria prima no estado lquido, por meio do escoamento ou vazamento do matria fundindo em moldes

Vantagens da Fundio
As peas fundidas podem apresentar formas externas e internas desde as mais simples at as mais complicadas, com formatos impossveis de serem obtidos por outros processos. As peas fundidas podem apresentar dimenses limitadas somente pelas restries das instalaes nas quais so produzidas . A fundio permite um alto grau de automatizao e , com isso , a produo rpida e em srie de grandes quantidades de peas. H uma grande economia em operao de usinagem.

Passo a Passo da Fundio


Confeco de Modelo

Passo a Passo da Fundio


Confeco de Molde

Passo a Passo da Fundio


Confeco de Machos

Passo a Passo da Fundio


Fuso

Passo a Passo da Fundio


Vazamento ou Escoamento

Passo a Passo da Fundio


Desmoldagem , Rebarbao e Limpeza

Caractersticas dos produtos Fundidos :


No caso da fundio, vrios fatores podem ser considerados : Formato e complexidade da pea , Tamanho da pea, Quantidade de peas a serem produzidas, Matria-prima metlica que ser usada.

Defeitos dos produtos Fundidos :


- Recrupe, ou seja , falta de material devido ao processo de solidificao, causado por projeto de massalote malfeito. - Defeitos de composio da liga metlica que causam o aparecimento de partculas duras indesejveis no material.

Moldes de fundio
Existem diversos tipos de moldes de fundio. Alguns em areia, outros em gesso ou materiais refratrios diversos, existem ainda moldes cermicos e metlicos, descartveis, reciclveis, mecanizados, manuais, etc.

Fundio em moldes de areia


A fundio em areia a mais usada, pois os moldes de areia so os que suportam melhor as altas temperaturas de fuso de ao, ferro fundido, peas de ligas de alumnio,lato, bronze e magnsio.

Molde em areia verde


Consiste na elaborao do molde com areia mida modelada pelo formato do modelo da pea a ser fundida. o mtodo mais empregado na atualidade, serve para todos os metais. especialmente apropriado para peas de tamanho pequeno e mdio.

Molde em areia seca


Este tipo de molde se consolida em altas temperaturas (entre 200 e 300C). Este mtodo utilizado para aumentar a resistncia mecnica e a rigidez do molde de fundio. Este processo permite a modelao de peas de grandes dimenses e geometrias complexas.

Em casca (sheel molding)


Esse processo consiste em utilizar um modelo de material metlico ferroso ou alumnio. Sobre o modelo feito um recobrimento de um material como o silicone. Esse modelo ento colocado dentro de uma caixa com areia e 2,5 a 4% de uma resina. A caixa ento movimentada .A areia fica ento aderida superfcie do modelo.

Fundio Shell-mold fundio em casca

Molde mecnico
Trata-se de um sistema desenvolvido para que o material de conformao do molde seja comprimido atravs de equipamento pneumtico ou hidrulico cujas cavidades mecnicas (negativo) ou formas recebam o metal com maior tamanho densidade ou presso, de forma a suportar os esforos sem que ocorram desmoronamentos durante o preenchimento.

Molde Metlico
Os processos que empregam moldes metlicos so:

Fundio em Molde Permanente; Fundio sob presso.

Moldes Permanentes
A aplicao mais conhecida a da fundio de "lingotes", ou seja, peas de forma regular, cilndrica ou prismtica, que iro sofrer posteriormente processamento mecnico. Os moldes nesse caso, sero chamados de "lingoteiras".

Vazamento em molde permanente

Fundio sob presso


Consiste em forar o metal liquido sob presso, a penetrar na cavidade do molde, chamado matriz. Esta metlica, portanto de natureza permanente e , assim pode ser usada inmeras vezes.

Principais Vantagens
Produo de formas mais complexas do que no caso da fundio por gravidade; Alta capacidade de produo; Produo de peas quase que acabadas; Utilizao da mesma matriz para milhares de peas, sem variaes significativas nas dimenses das peas produzidas;

Principais Desvantagens
As dimenses das peas so limitadas normalmente seu peso inferior a 5kg; raramente ultrapassa 25kg; Pode haver dificuldade de evaso do ar retido no interior da matriz dependendo dos contornos das cavidades e dos canais; o ar retido a principal causa de porosidade nas peas fundidas; Os equipamentos e os acessrios, so relativamente caros, de modo que o processo somente se torna econmico para grandes volumes de produo;

Fundio por centrifugao


O processo consiste em vazar-se metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, de modo que a fora centrfuga origine uma presso alm da gravidade, que obriga o metal lquido ir de encontro com as paredes do molde onde aquele se solidifica.

Sistema de fundio centrfuga para produo de tubos de ferro fundido

Fundio de Preciso
Os processos de fundio por preciso utiliza um molde obtido pelo revestimento de um modelo consumvel com uma pasta ou argamassa refratria que endurece temperatura ambiente ou mediante a um adequado aquecimento. Vazado o metal lquido no interior do molde, e solidificada a pea correspondente, o molde igualmente inutilizado.

Etapas do processo de fundio por cera perdida

Fundio Contnua
Neste processo, as peas fundidas so longas, com seces quadrada, retangular, hexagonal ou de formatos diversos. Em princpio, o processo consiste em vazar-se o metal lquido num cadinho aquecido. O metal lquido escoa atravs de matrizes de grafite ou cobre, resfriados na gua.

Sistema de fundio contnua

Controle de Qualidade de peas fundidas


A inspeo de peas fundidas - como de peas produzidas por qualquer outro processo metalrgico - tem dois objetivos: Rejeitar as peas defeituosas; Preservar a qualidade das matriasprimas utilizadas na fundio e a sua mo-de-obra.

O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:


INSPEO VISUAL INSPEO DIMENSIONAL INSPEO METALRGICA

Concluso
Enfim, a automatizao dos processos de fundio tem sido quesito para sobrevivncia de uma indstria .Com a introduo do processo de fundio foram se eliminando tempos perdidos e garantindo um controle rigoroso da qualidade do produto .

Componentes :
Bianca de Souza Rodrigues Dayane Darlin Nonato Vespasiano Lorena Cristina da Silva Alves Kelly Caroline Mendes Rafael Evangelista Martins de S

Referncias Bibliogrficas

SORS,Lzl; BARDOOZ, Lazio; RADNOTI, Istivan. Plsticos Moldes e Matrizes. So Paulo: Editora Hermes. 490pg. Handbook: Glossrio. www.infomet.com.br, acessado em 21/01/2007. LOSEKAN, Cludio R.; CARPES Jr, Widomar P.; MORO, Norberto. Processos de Fundio. Apostila do Curso Tcnico em Mecnica do CEFET/SC, 2002. Processos de Fundio. Em www.cimm.com.br, acessado em 26/10/2006. Processos de Fabricao. Volume I. Apostila do Curso Tcnico em Mecnica. Tele curso 2000. Prof. Lzaro. Notas Sobre Processos de Fundio. Florianpolis, 2007, CEFET/SC. SIMONETTI, Marcelo J. Processos de Fundio. Sorocaba, Apostila da Universidade Paulista, 2005.

Вам также может понравиться