Вы находитесь на странице: 1из 21

ARGENTINA

ARGENTINA, OFICIALMENTE REPBLICA ARGENTINA (EM

ESPANHOL: REPBLICA ARGENTINA , AFI: [REPULIKA ARXENTINA]), O SEGUNDO MAIOR PAS DA AMRICA DO SUL, CONSTITUDA COMO UMA FEDERAO DE 23 PROVNCIAS E UMA CIDADE AUTNOMA, BUENOS AIRES. O O I TAV O M A I O R PA S D O M U N D O E M R E A TERRITORIAL E O MAIOR ENTRE AS NAES DE LNGUA ESPANHOLA, EMBORA MXICO, COLMBI A E ESPANHA SEJAM MAIS POPULOSOS. A REA CONTINENTAL DA ARGENTINA EST ENTRE A CORDILHEIRA DOS ANDES A OESTE E O OCEANO AT L N T I C O , A L E S T E . FA Z F R O N T E I R A C O M PA R A G U A I E BOLVIA AO NORTE, BRASIL E URUGUAI A NORDESTE E COM O CHILE A OESTE E SUL. A ARGENTINA REIVINDICA O TERRITRIO BRITNIC O ULTRAM ARI NO DAS ILHAS GERGI A DO SUL E SANDWICH DO SUL . O PAS TAMBM REIVINDICA UMA PARTE DA ANTRTIDA, SOBREPONDO AS REIVINDICAES DO CHILE E DO REINO UNIDO NO CONTINENTE ANTRTICO, MESMO APS TODAS AS REIVINDICAES TEREM SIDO SUSPENSAS PELO T R ATA D O D A A N T R T I D A D E 1 9 6 1 . A ARGENT IN A POSSUI O SEGUNDO MAIS ALTO NDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PIB PER CAPITA EM

HISTRIA
Argentina pr-colombiana (10 000 a.C.1516)

Cueva de las Manos, uma dos mais antigas expresses humanas da Amrica do Sul.

Os primeiros seres humanos a chegarem ao atual territrio argentino parecem ter vindo pelo extremo sul da Patagnia, provenientes do que hoje o Chile. A presena humana mais antiga se encontra em Piedra Museo (Santa Cruz) e remonta a 11.000 anos a.C. Junto com os stios arqueolgicos de Monte Verde (Chile) e Pedra Furada (Brasil), constitui, at o momento, um dos locais de povoamento mais antigos da Amrica do Sul e sustenta a teoria de povoamento recente da Amrica. Outro remoto assentamento foi localizado em Los Toldos, tambm na provncia de Santa Cruz, com restos que datam do Dcimo milnio a.C..

Os povos primitivos argentinos se dividiram em dois grandes grupos: os caadores e coletores, que habitavam a Patagnia, o Pampa e o Chaco; e os agricultores, instalados a noroeste, regies prximas Cordilheira dos Andes, as serras de Crdoba e, mais tarde, a Mesopotmia argentina. Os estudos antropolgicos dos grupos caadores e coletores, tradicionalmente considerados mais simples que os povos agricultores, puseram de manifesto a complexidade que alcanaram culturas de um alto grau de simbolismo, como os slknam, aush, yaganes e kawsqar, da Terra do Fogo. O noroeste atual argentino fazia parte do Imprio Inca, o maior imprio pr-colombiano da Amrica do Sul.

COLONIZAO ESPANHOLA
Os primeiros europeus chegaram regio com a expedio de Amrico Vespcio, que contornou a entrada do Rio da Prata em 1502. Posteriormente, o navegador espanhol Juan Daz de Sols, em busca de uma passagem para o Oceano Pacfico, descobriu o Rio da Prata em 1516, e ao desembarcar no atual territrio do Uruguai foi atacado e morto pelos charruas. Os sobreviventes embarcaram novamente at a Espanha, mas muitos destes naufragaram e se refugiaram na Ilha de Santa Catarina, atual Florianpolis. Em 1534 a parte norte da atual Argentina foi entregue a Pedro de Mendoza; a regio que vai do Estreito de Magalhes at o Plo Sul passava a ser outorgada a Pedro Sarmiento de Gamboa. Mendoza chegou ao Rio da Prata em 1536 e fundou o Porto de Santa Mara del Buen Ayre, em honra virgem de Bonaria, da cidade de Cagliari, patrona dos navegantes. Em 1609 foi fundada a primeira das Misses jesutas guaranis. As trinta misses chegaram a ser, no sculo XVIII, um verdadeiro emprio comercial, um "estado dentro do Estado", como denominavam seus detratores, que se estabeleceu como um sistema de organizao econmica e social distinto ao das colnias que as rodeavam. Visto o respeito com que os jesutas tiveram pela organizao social comunitria dos guaranis, conseguiu-se que as misses tivessem a base do seu crescimento. Em 1767 a Espanha expulsa a Companhia de Jesus de suas possesses, passando os povos ndios a depender dos governadores civis espanhis, que os exploraram revelia, at ao ponto em que no princpio do sculo XIX quase todas as misses estavam despovoadas e em runas.

INDEPENDNCIA DA ARGENTINA
As notcias da Independncia dos Estados Unidos e da Revoluo Francesa, ambas baseadas nas ideias iluministas, introduziram ideias liberais na Amrica Latina. A Argentina comeou seu processo de independncia da Espanha em 25 de maio de 1810, em um episdio denominado Revoluo de Maio, empenhando-se em guerras contra os espanhis e seus partidrios (realistas); a revoluo no teve uma calorosa acolhida em todo o vice-reino: outras regies do Rio da Prata estavam to interessadas em se tornarem independentes de Buenos Aires como da Espanha. Em 1811 o Paraguai produziu sua prpria declarao de independncia. Em 1820, Jos de San Martn preparava um exrcito destinado a libertar o Chile e o Peru declarando sua independncia. Em 26 de junho de 1822 celebrou-se a histrica reunio com Simn Bolvar. Os ventos (e os lderes) da independncia da Argentina sopraram para as demais colnias espanholas na Amrica do Sul. Os argentinos consideram San Martn que realizou a campanha de independncia da Argentina, Chile e Peru como heri de sua emancipao e "Pai da Ptria".

REGIES GEOGRFRICAS
Pampa: Cobre a regio centro-oriental do pas. uma imensa plancie de intensa explorao agropecuria. Clima temperado e hmido. Mesopotmia: onde se localiza a selva subtropical e a bacia hidrogrfica formada pelos rios Uruguai e Paran. Clima subtropical.

Nordeste: compreende as terras do Chaco, Corrientes, Misiones, Entre Rios e Formosa que abrange toda a rea nordeste argentino coincidindo com a fronteira internacional com o Paraguai, Brasil e Uruguai. Noroeste: solo montanhoso rico em minerais. Clima clido e desrtico. Cuyo: Regio andina de montanhas frteis apropriadas cultura da vinha, com abundantes fontes de guas minerais e termais. Clima temperado. Patagnia: um planalto localizado ao sul do pas, cuja paisagem dominada por lagos, bosques e geleiras. Clima frio e mido.

CLIMA
O clima temperado, geralmente varia de subtropical no norte, at subpolar no extremo sul. O norte, caracterizado por veres quentes e midos, com invernos secos leves, e est sujeito a secas peridicas. O centro da Argentina tem veres quentes com trovoadas (oeste da Argentina produz alguns dos maiores granizos do mundo) e invernos frios. Nas regies do sul, os veres so mornos e invernos frios com fortes nevoadas, especialmente nas zonas montanhosas. As altitudes mais elevadas em todas as latitudes tornam as condies climticas mais frias.

As temperaturas mais quentes e frias registradas na Amrica do Sul ocorreram na Argentina. A temperatura recorde de 49,1 C foi registrada em Villa Mara, Crdoba, em 2 de janeiro de 1920. A temperatura mais baixa registada foi de -39 C no Valle de los Patos Superior, San Juan, em 17 de Julho de 1972.

Tempestade no oeste da Argentina.

As correntes de vento principais incluem o frio vento Pamperos que sopra sobre as plancies da Patagnia e dos Pampas, seguindo a frente fria, sopra correntes quentes do norte no inverno mdio e tardio, criando condies brandas. O Zonda, um vento quente e seco, afeta o centro-oeste da Argentina. Espremido de umidade durante os 6.000 m de descida dos Andes, o vento Zonda pode soprar por horas, com rajadas at 120 km/h, alimentando incndios, causando danos, quando sopra o Zonda (junho-novembro), tempestades de neve e nevascas (viento blanco). As condies geralmente afetam altitudes mais elevadas.

DEMOGRAFIA
A populao da Argentina, de acordo com o censo de novembro de 2001, ascendia a 36.260.130 habitantes. A correo posterior da cobertura e do censo populacional, que conduziu a conciliao INDEC, levou a populao a 37.282.970 habitantes na mesma poca. A populao estimada de 2009 de 40.134.425 habitantes, com uma densidade mdia de quatorze habitantes por quilmetro quadrado (excluindo a rea da Antrtida reivindicada pela Argentina e Ilhas do Atlntico Sul). Pirmide etria da populao da Argentina, segundo o censo de 2008. A taxa de crescimento da populao segue decrescendo nas ltimas dcadas. No perodo 19801991, a taxa de crescimento mdia anual foi de 14,7 e, na dcada 1991-2001, de 12,5 . O pas registrou no incio da dcada sculo XX altas taxas de crescimento da populao devido imigrao, juntamente com um elevado crescimento vegetativo, que durante este sculo foi estabilizado e continua em declnio (com exceo do quinqunio de 1970-1975). Desde os anos 60, aproximadamente, o crescimento total o resultado da diferena entre a taxa bruta de natalidade e a taxa bruta de mortalidade. Buenos Aires, capital e maior cidade do pas. Devido evoluo das taxas de mortalidade e ao fluxo migratrio internacional, a razo sexual demonstra um declnio constante desde meados do sculo XX: de 105 homens por 100 mulheres para 94,9 por 100 em 2001. Segundo o censo de 2001, 51,3% da populao so mulheres e 48,7% so do homens. Historicamente, e devido relativamente baixa taxa de natalidade e crescimento populacional em comparao com outros pases Amrica Latina, a Argentina o terceiro pas na regio

RELIGIO
Constituio garante a liberdade de religio, mas tambm exige que o governo apie o catolicismo romano [12]. At 1994, o presidente deveria ser catlico romano, embora no houvesse restries em relao a outros funcionrios do governo. Na verdade, desde 1945, inmeros judeus ocuparam cargos de destaque. A poltica catlica, no entanto, continua influente no governo e ainda ajuda a moldar uma variedade de legislao. Em um estudo de avaliao dos nveis das naes de regulao e perseguio religiosa com pontuao de 0-10, onde 0 representava os baixos nveis de regulao ou perseguio, a Argentina recebeu uma pontuao de 1,4 no Regulamento do Governo da Religio, 6,0 em Regulao Social da Religio, e 6,9 em Governo Favoritismo de Religio e 6 de perseguio religiosa [13]. Na Argentina h uma ampla liberdade religiosa garantida pelo 14 artigo da Constituio, embora o estado reconhea o carter proeminente da Igreja Catlica, que tem um estatuto jurdico diferente em relao ao resto das igrejas e denominaes: nos termos do 2 artigo da constituio, o governo nacional deve sustent-la, e segundo o Cdigo Civil, juridicamente equivalente a uma entidade de direito pblico e no estatal. Trata-se um sistema diferenciado que no realiza o seu estatuto de oficialidade como a religio da Repblica. O Vaticano e a Argentina assinaram uma concordata que rege as relaes entre o Estado e a Igreja Catlica.

POLITICA
A Constituio da Argentina de 1853 determina uma separao dos poderes em Executivo, Legislativo e Judicirio a nvel nacional e provincial. O quadro poltico de uma repblica federal representativamente democrtica, na qual o presidente o chefe de Estado e o chefe de governo, complementado por um sistema multipartidrio pluriforme. O poder executivo reside no presidente e no Conselho de Ministros. O presidente e o vice-presidente so eleitos diretamente para mandatos de quatro anos e so limitados a dois mandatos seguidos. Ministros so nomeados pelo presidente e no esto sujeitos a ratificao legislativa. A atual presidente do pas Cristina Fernndez de Kirchner, com Julio Cobos como vice-presidente.

Congresso da Nao Argentina, em Buenos Aires.

O poder legislativo exercido pelo Congresso Nacional bicameral, composto por um Senado com 72 membros e uma Cmara de Deputados com 257 membros. Os senadores tm mandato de seis anos, com um tero tendo direito reeleio a cada dois anos. Os membros da Cmara dos Deputados so eleitos para mandatos de quatro anos por um sistema de representao proporcional, com metade dos membros permanentes para reeleio a cada dois anos. Um tero dos candidatos apresentados pelos partidos devem ser mulheres.

O poder judicirio independente dos poderes executivo e legislativo. A Suprema Corte tem sete membros nomeados pelo presidente, em consulta com o Senado. Os juzes de todos os outros tribunais so nomeados pelo Conselho da Magistratura da Nao Argentina, um secretariado composto por representantes dos juzes, advogados, o Congresso e o executivo.

RELAES EXTERIORES
Argentina, junto a Brasil, Paraguai e Uruguai, forma parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da Unio de Naes Sul-Americanas. Participou em cada fase da operao do Haiti e tambm tem contribuido em operaes pacficas em diversas zonas do mundo. Em reconhecimiento a suas contribuies seguridade internacional e pacificao, o ex-presidente estadunidense Bill Clinton designou a Argentina como um aliado extraimportante da OTAN em janeiro de 1998. A Argentina mantm uma disputa de soberania sobre as Ilhas Malvinas, Sandwich do Sul, Aurora e Gergia do Sul, administradas pelo Reino Unido, junto com seus espaos martimos circundantes. Reivindica quase 1 milho de quilmetros quadrados na Antrtida, no que constitui a Antrtida Argentina (embora todas as reivindicaes continentais sobre a Antrtida estejam suspensas em virtude do Tratado Antrtico).

Durante 2006 comeou um litgio com o Uruguai devido ao incio das obras de uma planta celulsica da empresa finlandesa Botnia na cidade uruguaia de Fray Bentos. A Argentina tem demandado ao Uruguai ante ao Tribunal Internacional de Justia argumentando que a instalao de plantas celulsicas contaminadora e tem sido realizada violando o Estatuto do Rio Uruguai.

FORAS ARMADAS
As foras armadas da Argentina compreendem o exrcito, marinha e fora area, com cerca de 70.000 funcionrios da ativa, um teroa menos do que os nveis de antes do retorno democracia em 1983.[17] O presidente o comandante-em-chefe das foras armadas, com o Ministrio da Defesa exercendo o controle do dia-a-dia. H tambm duas outras foras, a Prefeitura Naval (que patrulha as guas territoriais argentinas) e a Guarda Nacional (que patrulha as regies fronteirias); ambos os braos so controlados pelo Ministrio do Interior, mas mantm o contato com o Ministrio da Defesa. A idade mnima para o alistamento nas foras armadas de 18 anos e no h servio militar obrigatrio.

ECONOMIA
A Argentina tem recursos naturais abundantes, um setor agrcola orientado para a exportao e uma base industrial relativamente diversificada. A instabilidade interna e as tendncias mundiais, porm, contriburam para o declnio da Argentina a partir de sua posio de destaque como 10 nao mais rica per capita do mundo em 1913[22] para uma economia de renda mdia-alta. Embora no exista consenso explicando isso, problemas sistmicos tm includo a cada vez mais pesada dvida, a incerteza sobre o sistema monetrio, o excesso de regulamentao, as barreiras ao livre comrcio e um frgil estado de direito, juntamente com a corrupo e a burocracia gigantesca.[22] Mesmo durante a sua poca de declnio entre 1930 e 1980, no entanto, a economia argentina criou a maior classe mdia proporcional da Amrica Latina,[23] mas esse segmento da populao tem sofrido com a srie de crises econmicas, entre 1981 e 2002, quando entrou em relativo declnio absoluto.

INFRAESTRUTURA
Educao Depois da independncia, a Argentina construiu um sistema nacional de educao pblica se espelhando nas outras naes, colocando o pas em uma boa colocao no ranking global de alfabetizao. Atualmente o pas tem um ndice de alfabetizao de 97% e trs em cada oito adultos acima de 20 anos completaram os estudos da escola secundria ou superior. [29] Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. A ida para a escola obrigatria dos 5 aos 17 anos. O sistema escolar da Argentina consiste em uma nvel primrio que dura de seis a sete anos, e um secundrio que dura de cinco a seis anos. Na dcada de 1990 o sistema foi dividido em diferentes tipos de instituies de ensino secundrio, chamadas "Educacion Secundaria" e a "Polimodal". Algumas provncias adotaram o "Polimodal" enquanto outras no. Um projeto no Executivo para acabar com essa medida e retornar ao sistema mais tradicional de educao de nvel secundrio foi aprovado em 2006.[39] O ex-presidente Domingo Faustino Sarmiento creditado pela esmagadora maioria por ter implementado o moderno e gratuito sistema educacional na Argentina. A reforma universitria em 1918 formou a atual representao em tripartite da maioria das universidades pblicas.

SADE
Sade na Argentina provida atravs da combinao de planos patrocinados por sindicatos de trabalhadores e empregados ("Obras Sociales"), planos de seguro do governo, hospitais e clncas pblicas, e atravs de planos de sade privados. Esforos governamentais para melhorar a sade pblica na Argentina podem ser traados at o primeiro tribunal mdico de 1780 do Vice-rei da Espanha Juan Jos de Vrtiz.[41] Logo aps a independncia, o estabelecimento da Escola de Medicina da Universidade de Buenos Aires em 1822 foi complementada pela da Universidade Nacional de Crdoba em 1877. O treinamento de mdicos e enfermeiras nestas e noutras escolas permitiu um rpido desenvolvimento das cooperativas de tratamento de sade, durante a Administrao de Pres.

TRANSPORTES
A infraestrutura de transportes da Argentina relativamente avanada.[46] Existem mais de 230.000 km de estradas (no incluindo as estradas privadas rurais), dos quais 72.000 km so pavimentados[47] e 1.575 km so de rodovias expressas,[48] muitas dos quais so privatizadas. Tendo dobrado o comprimento nos ltimos anos, as vias expressas agora ligam vrias cidades importantes, com mais rodovias em construo.[49] Vias expressas so, no entanto, atualmente insuficientes para lidar com o trfego local, com 9,5 milhes de veculos a motor registados no territrio nacional em 2009 (240 para cada 1000 habitantes).[50] A rede ferroviria tem um comprimento total de 34.059 km.[51] Depois de dcadas de servio em declnio e manuteno inadequada, a maioria dos servios de passageiros interurbanos foram encerrados em 1992, quando a companhia ferroviria foi privatizada e milhares de quilmetros de pista (excluindo o total acima) esto em desuso. Os servios de transporte ferrovirio metropolitano e em torno de Buenos Aires permaneceram com grande demanda, no entanto, devido em parte ao seu fcil acesso para o metr de Buenos Aires, os servios ferrovirios interurbanos esto sendo reativadas em vrias linhas.

CULTURA
A literatura argentina tem nomes de expresso universal, sobressaindo-se os nomes de Jorge Luis Borges, Julio Cortzar, Domingo Faustino Sarmiento, Adolfo Bioy Casares, Ernesto Sabato, entre outros. O futebol o principal esporte da Argentina, seguido pelo tnis, o automobilismo e o rugby. Os maiores rivais da seleo argentina de futebol (conhecida como "La Albiceleste") so o Uruguai, a Inglaterra, o Paraguai, o Chile e o Brasil. Os clubes de futebol mais populares da Argentina so o Boca Juniors ou CABJ, o River Plate ou CARP, o Racing, o Argentinos Juniors, o Independiente, Estudiantes e o San Lorenzo. O maior nome do futebol argentino Diego Maradona, heri da seleo alviceleste na Copa do Mundo de 1986 no Mxico, quando liderou a equipe ao bicampeonato mundial de futebol.

O maior nome do automobilismo argentino Juan Manuel Fangio, piloto que foi por 5 vezes campeo mundial de Frmula 1, numa poca em que os pilotos eram mais habilidosos e menos dependentes dos carros.

FOTOS DA ARGENTINA

Вам также может понравиться