Вы находитесь на странице: 1из 16

Jornada Fenomenolgica em Constelaes Familiares

Cludia Maria Vasso ESPAO TERAPUTICO LUZ DO SER

Bert Hellinger
Bert Hellinger nasceu em 1925, estudou filosofia, teologia e pedagogia. Sua formao religiosa levou-o a ingressar em uma ordem religiosa catlica. Mais tarde, trabalhou como missionrio na frica do Sul. No incio dos anos 70, deixou a ordem catlica dedicandose ento psicoterapia.

Influncias de outros trabalhos


O trabalho de uma linhagem de filsofos e terapeutas influenciou e motivou Bert Hellinger a avanar nas suas descobertas que nos ajudam a compreender as foras misteriosas que ligam grupos de seres humanos. Esta linhagem inclui Edmunde Husserl , o pai da fenomenologia, Levy Moreno,criador do psicodrama, Virginia Satir , quem desenvolveu as esculturas familiares, precursoras das Constelaes Sistmicas e o bilogo britnico Rupert Sheldrake, formulador da teoria de evoluo dos "campos morfogenticos".

Sistmica
A teoria sistmica reconhece que todos os elementos dentro de um sistema, como sejam os membros de uma famlia, so interdependentes e interativos. Tambm reconhece que o sistema maior do que a soma das partes. Assim se colocar no cho todos os componentes de um automvel, no obteremos um automvel como resultado. Da mesma forma, uma famlia mais que uma quantidade de indivduos agrupados. Cada indivduo tem papis especficos e desenvolve o seu prprio modo de relacionamento com cada um dos outros indivduos. Isto torna-se muito claro atravs desta frase simples: os pais so os pais e as crianas so as crianas.

Como surge a Constelao Sistmica


Em primeiro lugar, a teoria sistmica desenvolvida pelos terapeutas familiares no fim da segunda metade do sculo XX e que fornece a base terica para entender as dinmicas que emergem nas constelaes. Ela reconhece que todos os elementos dentro de um sistema, como os membros de uma famlia, so interdependentes e interativos. Tambm reconhece que o sistema maior do que a soma das partes. As peas de um relgio desmontado, mesmo que lado a lado sobre uma mesa, no so um relgio. Cada indivduo tem papis especficos e desenvolve o seu prprio modo de relacionamento com cada um dos outros indivduos. Isto torna-se muito claro atravs desta frase simples: os pais so os pais e as crianas so as crianas.

Como surge a Constelao Sistmica


O segundo aspecto a tcnica que consiste em usar representantes, primeiro para representar os membros da famlia e mais tarde para representar elementos de sistemas maiores e inclusivamente conceitos, a exemplo do psicodrama de Levy Moreno, que foi desenvolvido nas dcadas de 1920 e 1930. A conjugao destes dois primeiros aspectos foi inicialmente utilizada por Virginia Satir na dcada de 1960 atravs do processo de esculturas familiares. Esta representao tridimensional das dinmicas familiares demonstrou ser muito poderosa para descobrir e clarificar dinmicas ocultas do sistema.

Como surge a Constelao Sistmica


A fenomenologia o terceiro aspecto. Em termos gerais, trata-se de uma tcnica que reconhece o que , sem opinies preconcebidas nem pr-julgadas. tcnica muito mais difcil do que parece primeira vista e requer prtica e treino mental. Bert Hellinger foi o responsvel da introduo deste terceiro aspecto, criando um novo mtodo composto pelos trs. A agregao da fenomenologia deu-nos uma forma de perceber, com maior profundidade, as dinmicas sistmicas, permitindo o aparecimento de imagens interiores surpreendentes.

Cada um tem um lugar seguro


A maneira como os Zulus o fazem enterrando os mortos e logo, ao cabo de um ano, os falecidos so bem vindos de regresso ao lar atravs de um ritual. Os membros da famlia pegam num ramo e imaginam que o antepassado est sentado sobre o ramo, este arrastado para o interior da casa. Uma certa parte da choa reservada para os antepassados e onde os mortos tm o seu lugar. O seu lugar sempre onde se encontra a cerveja. Quando algum toma uma cerveja, ele ou ela d umas poucas gotas aos antepassados. em Reconhecendo o que de Bert Hellinger e Gabriele ten Hvel, p58

Idias de Hellinger que ressoem com as tradies Ancestrais Africanas


O reconhecimento que os pais biolgicos so importantes no sistema familiar, ainda que eles no tenham tido nenhuma outra relao com os seus filhos. A idia de que muitas geraes de antepassados so sentidas como um recurso e fonte de energia. Isto inclui o reconhecimento que os nossos antepassados e a nossa famlia esto profundamente conectados tanto com o bem estar como com a doena. A compreenso que o indivduo parte integrante da sua famlia e da sua linhagem ancestral. Esta idia se reflete em muitas culturas, incluindo a dos Maors da Nova Zelndia, que falam da sua linhagem ancestral como o whakapapa.

Idias de Hellinger que ressoem com as tradies Ancestrais Africanas


O alinhamento em termos da ordem na famlia quem chega primeiro, a linhagem geracional e a continuidade da rvore familiar, incluindo quem ainda poderia estar causando problemas, at ser reconhecido. A importncia do efeito da parte excluda ou dos assuntos da vida familiar ou pessoal, seja consciente ou inconscientemente. Curando usando smbolos e rituais e conectando com os mortos. Honrando os mais velhos e o lugar certo dos mortos.

Ordens do Amor
Da observao fenomenolgica do processo das constelaes nos sistemas familiares, Bert Hellinger compreendeu que o sistema familiar tem uma conscincia que exige que o sistema se encontre em ordem. Tambm descobriu os princpios que determinam como isto acontece:

1. VNCULO - Todos tm o mesmo direito a pertencer ao seu sistema familiar 2. ORDEM - Existe uma hierarquia temporal 3. DAR E TOMAR Que nos trazem experincias de culpa e inocncia.

Todos tm o mesmo direito a pertencer ao seu sistema familiar


Todos os filhos, incluindo os que nasceram mortos, filhos adoptados, meio irmos e alguns filhos abortados ou perdidos. Os pais e os seus irmos Casamentos (ligaes) anteriores dos pais Avs e os seus casamentos (ligaes) anteriores Bisavs (s vezes) Aqueles que, em relao ao sistema familiar, carregam uma perda ou obtiveram um beneficio que lhes mudou a vida, por exemplo, pessoas cujos bens foram roubadas por um antepassado.

A excluso
Podemos excluir membros do nosso corao de muitas maneiras. Podemos evitar o luto ou simplesmente esquecer quem morreu jovem. Podemos negar abortos, crianas que tenha sido entregues para a adopo, relaes extra conjugais ou relaes anteriores. H pessoas que podem ser excludas devido sua orientao sexual ou crenas polticas ou outras formas de desonra ou rebeldia. Nestes casos, as consequncias podem ser sentidas por indivduos em geraes posteriores sem que eles tenham conscincia do porque que sentem o que sentem. Por exemplo, uma criana pode carregar o peso de no pertencer e pode carregar esse sentimento por um tio homosexual que foi excludo do sistema familiar.

H uma hierarquia temporal


Esta hierarquia define a relao energtica entre os membros da famlia. Todos os integrantes do grupo devem tomar o seu lugar de acordo com o seu nvel de pertena, para que o sistema e os seus membros possam prosperar. Os pais vieram antes dos filhos. Em consequncia tm a responsabilidade pelos seus filhos. s vezes, quando um pai est debilitado, um filho tenta tratar dele. Quando esta situao se instala, denomina-se parentificao do filho. Isto danoso, no s para o filho envolvido, mas tambm para todo o sistema familiar. Existe uma hierarquia similar, mas menos intensa entre irmos e irmos, respeitando a sua ordem do nascimento.

Equilibrando o Dar e Tomar


H uma necessidade de compensao entre perdas e ganhos, dar e receber, e como uma Lei Sistmica, ela atua em todos os nveis; consciente ou inconscientemente. Tem-se a necessidade de compensao, e s vezes isso ocorre fazendo com que se perca algo, com que se vivencie algo de ruim, mesmo sem a aparente necessidade ou sem se perceber de onde isto vem. como se houvesse um sentido de equilbrio que dita se h crdito ou dbito com algum. quase matemtico: se voc deu algo, ento voc espera receber algo tambm (ainda que no seja na mesma moeda). O outro, por sua vez, sente uma presso para retribuir, dar tambm. Se deve algo, h uma presso para pagar, para devolver, para quitar. Se esta troca for efetiva, produtiva, positiva, a relao ser frtil e rica. E isto ocorre tanto no positivo quanto no negativo. A troca equilibra as relaes, tornando possvel uma convivncia longa e saudvel.

Constelao Familiar Sistmica


O trabalho com Constelaes Sistmicas nos permite acessar algo que est presente no sistema e que muitas vezes no compreendido, nem percebido sem se observar o todo. um trabalho que se ocupa de questes relacionadas a emaranhamentos sistmicos. Ao pensar no tipo de questes/temas, possvel abranger duas ordens de problemas: 1. Os psicolgicos implicam as dificuldades de uma pessoa na vida, de um modo geral, e quando tratados em terapias convencionais, ganham melhoras. Os psicopedaggicos so aqueles que tratam das dificuldades de aprendizagem e de ensinagem, e que tambm ganham melhoras com o atendimento psicopedaggico. 2. Os sistmicos, no entanto, so "resistentes" s terapias, ou seja, mesmo com um tratamento psicolgico de longo prazo, com um atendimento psicopedaggico onde os pais tambm colaboram, permanecem sem grandes melhoras.

Вам также может понравиться