Вы находитесь на странице: 1из 11

Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que famoso at hoje: o frevo.

. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dana faz parecer que abaixo dos ps das pessoas exista uma superfcie com gua fervendo.

Surgido na cidade do Recife no fim do sculo XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que saam frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte. Pode-se afirmar que o frevo uma criao de compositores de msica ligeira, feita para o carnaval. Os msicos pensavam em dar ao povo mais animao nos folguedos. No decorrer do tempo, a msica ganhou caractersticas prprias.

Da juno da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dana do frevo. At as sombrinhas coloridas seriam uma estilizao das utilizadas inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistncia e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposio e do nacionalismo exacerbado no perodo das revolues Pernambucanas que foi dada a representao da vontade de independncia e da luta na dana do frevo. A dana do frevo pode ser de duas formas: quando a multido dana, ou quando passistas realizam os passos mais difceis, de forma acrobtica. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.

Frevo de-rua : Tocado por orquestra instrumental, sem adio de voz cancionado. Frevo-cano : Tem uma introduo orquestral e andamento meldico, tpico dos frevos-de-rua. seqenciado por uma introduo forte de frevo, seguida de uma cano, concluindo novamente com frevo. Frevo-de-bloco : O frevo-de-bloco a msica das agremiaes tradicionalmente denominadas blocos carnavalescos mistos. um frevo executado por orquestra de pau e cordas (geralmente composta por violes, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, alm de instrumento de sopro e percusso). chamado pelos compositores mais tradicionais de "marcha-debloco".

O Galo da Madrugada o maior bloco carnavalesco do mundo. Nele se tocam ritmos pernambucanos e desfilam uma grande expresso cultural do nosso estado . O desfile do galo da madrugada um dos momentos para se ouvir e se danar frevo no carnaval.

O levante de Vassourinhas : Quando as primeiras notas de Vassourinhas so executadas no carnaval pernambucano, a multido ergue os braos e grita junto e dana freneticamente. Intrpretes do Frevo de Pernambuco: O frevo cantado e tocado Brasil afora por intrpretes como: SpokFrevo Orquestra, Alceu Valena, Claudionor Germano, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Nena Queiroga, Andr Rio, entre muitos outros que fazem a voz do frevo contemporneo acontecer nas Ruas do Recife.

Colgio e Curso Performance Grupo : Rodrigo, Eduardo, Leonardo, Vincius, Natanael

Вам также может понравиться