Вы находитесь на странице: 1из 12

Escola: Secundria Padre Benjamim Salgado Joane Disciplina: Biologia Ano Letivo: 2010/2011

Mtodos
Contracetivos

O que so mtodos
contracetivos?
Consiste na preveno voluntria da gravidez. importante escolher um contracetivo que se adapte ao organismo e estilo de vida de cada pessoa. Os contracetivos modernos podem ser muito eficazes, mas a maioria dos mtodos s fivel se as recomendaes de utilizao forem seguidas risca.

Tipos de mtodos contracetivos


Mtodos contracetivos

Coito interrompido Mtodo das Temperaturas

Naturais (abstinncia peridica)

Muco cervical

Mtodo do Calendrio

Preservativo Mtodos Barreira Mecnicos DIU Plula Diafragma

Espermicidas No-naturais Qumicos Hormonas

Adesivo

Anel vaginal

Laqueao das trompas Cirrgicos Vasectomia

Injeo trimestral

Implante

Espermatozoides viveis

Ocitos viveis

Vasectomia ....
Transporte nas vias Abstinncia peridica genitais masculinas Preservativo M. Coito interrompido..

Pilula combinada ..............Implante

Ovulao

Diafragma Espermicidas Deposio na vagina Preservativo F. Pilula progestativa ...

Entrada do ocito na trompa de Falpio ......Laqueao

Transporte nas vias genitais femininas

Transporte do ocito na trompa de Falpio

Encontro dos gmetas ..Pilula do dia seguinte Fecundao DIU ..Pilula do dia seguinte Nidao Nascimento

Mtodos Naturais
Mtodo do calendrio

Consiste na abstinncia de relaes sexuais durante o perodo frtil do ciclo da mulher. So mtodos muito pouco eficazes, uma vez que o ciclo da mulher tem de ser muito regular.

Mtodo das temperaturas basais


Medio diria, feita ao acordar, da temperatura usando sempre o mesmo local.

Mtodo do Muco Cervical

Mtodo Sintotrmico
Registo das temperaturas basais e observao do muco produzido. ainda feita a palpao do colo do tero, que no perodo frtil apresenta-se alto, mole e aberto.

Tem em conta o tempo de sobrevivncia dos gmetas.


Durante cerca de meio ano a mulher calcula a durao dos seus ciclos menstruais, depois pode calcular-se o perodo frtil, por subtraco de 11 ao ciclo mais longo e de 18 dias ao ciclo mais curto.

3 dias aps a temperatura mxima ser atingida, foi ultrapassado o perodo frtil.

Observao diria do muco e registo da elasticidade. No perodo frtil, o muco aumenta a elasticidade chegando a atingir 15 a 20 cm.

Mtodos Mecnicos
Preservativos: dispositivo colocado antes do coito, impedindo o encontro dos gmetas. So o nico mtodo que protege contras as DST. Preservativo masculino: membrana de ltex que deve ser colocada no pnis ereto, antes da penetrao. Preservativo feminino: membrana de poliuretano, que deve ser inserida na vagina antes da penetrao. Diafragma Membrana de borracha em forma de cpula que se insere na vagina antes da penetrao, de forma a cobrir o colo do tero, impedindo o acesso dos espermatozoides ao interior do tero. Deve permanecer colocado 6 24 horas aps a relao sexual e deve ser usado com espermicida.

DIU
Pequena pea de plstico ou metal que se insere no tero de forma a impedir a nidao e impede tambm a passagem dos espermatozoides para as trompas de Falpio. Podem ser inertes (cobre) ou ativos (libertam substncias que impedem a proliferao do endomtrio) Tem a durao de at 5 anos.

Mtodos Cirrgicos

Impedimento permanente da libertao de gmetas que pode ser efetuado no homem e na mulher. So processos difceis de reverter pelo que devem ser encarados como permanentes.

Corte dos canais deferentes de forma a impedir que os espermatozoides passem para a uretra. Aps a cirurgia continua a haver ejaculao mas o liquido ejaculado no contm espermatozoides.

Vasectomia

Laqueao das trompas


Consiste em cauterizar ou amarrar uma seco das trompas de Falpio de forma a impedir que os vulos cheguem ao tero.

Plula Combinada Contm estrognio sinttico e progestagneo. Desencadeiam um mecanismo de feedback negativo impedindo a ovulao. Em cada 28 dias a pilula tomada diariamente durante 21 dias, seguidos de 7 dias sem tomar. Durante esta pausa, a mulher tem uma hemorragia, que no tem nada a ver com o perodo menstrual, sendo na realidade um 'sangramento de limpeza' a resposta do organismo interrupo da produo de hormonas. Monofsicas: dose igual ao longo do ciclo Bifsicas: dose varia duas vezes ao longo do ciclo Trifsicas: dose varia trs vezes ao longo do ciclo Plula Progestativa Contm apenas progestagneo, indicada para mulher que no podem tomar estrognios ou que esteja a amamentar. Para alm de impedirem a ovulao, afetam o muco cervical (tornando-o mais duro para dificultar a penetrao do esperma) impedindo que o revestimento interno do tero engrosse e se prepare para receber um vulo fertilizado. Pilula do dia seguinte (contraceointerrupo. So pilulas de toma diria, sem de emergncia)

Mtodos Qumicos hormonais

Mtodo utilizado aps a relao sexual e constitui um recurso de emergncia. Deve ser tomada no mximo 72 horas aps a relao sexual.

Adesivo
Trata-se de um adesivo fino, quadrado, confortvel e fcil de aplicar. O adesivo transfere uma dose diria de hormonas, o estrogneo e progestagneo, atravs da pele para a corrente sangunea. Funciona de duas formas: Impede a ovulao (libertao do vulo) e torna mais espesso o muco do colo do tero, dificultando a entrada dos espermatozoides no tero. Pode ser colocado na parte de fora do brao, nas costas, no abdmen ou na ndega. No deve ser colocado sempre no mesmo sitio.

Implante
um pequeno bastonete flexvel. aplicado por baixo da pele, na face interna do brao, sob anestesia local; A sua aplicao e remoo devem ser sempre realizadas por um(a) mdico(a); eficaz durante trs anos, ao fim dos quais pode ser automaticamente substitudo por um novo, se a mulher assim o desejar. O implante vai libertando lentamente uma pequena quantidade de hormonas progestagnio para a corrente sangunea.

Injeo trimestral
A injeco contracetiva contm uma dose de hormonas de progestagnio bastante alta que libertada gradualmente no sangue. Uma vez que a hormona injectada no corpo, os efeitos secundrios podem persistir enquanto o efeito da injeco permanecer e, por vezes, durante mais algum tempo. A hormona injectada num msculo, geralmente nas ndegas da mulher, mas tambm pode ser administrada na perna ou no brao. A injeo deve ser repetida de trs em trs meses. As injees funcionam, principalmente, pela inibio da ovulao, embora tambm produzam o espessamento do muco cervical e tornem o revestimento do tero menos espesso. A utilizao da contraceo hormonal injetvel deve ser indicada quando necessrio um mtodo de elevada eficcia e, por razes mdicas, no recomendado o uso da contraceo oral (plula) ou o Dispositivo Intrauterino (DIU)

Anel vaginal
Anel feito de plstico, transparente e flexvel. colocado pela prpria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, perodo durante o qual vai libertando estrognio e progestagnio, hormonas que ao entrar na corrente sangunea inibem a ovulao, semelhana da plulas. Segue-se um intervalo de uma semana at ser colocado um novo anel

Mtodos hormonais e controlo hormonal

Ciclo Sexual Feminino Normal

Ciclo Sexual Feminino sob ao de contracetivos hormonais

Mtodos Qumicos

Espermicidas
Os espermicidas so compostos por substncias que eliminam a mobilidade dos espermatozoides. Podem apresentar-se sob a forma de creme, gel, espuma ou comprimidos vaginais.
O espermicida deve ser introduzido na vagina at 1 hora antes da relao sexual. Devem ser usados em conjunto com outros mtodos, pois tm uma baixa ficcia.

Curiosidade

Investigadores chineses esto a desenvolver um novo mtodo contracetivo, trata-se de testosterona injetvel. Investigadores chineses injetaram, durante um ms, 1.045 homens frteis e saudveis com uma frmula base de testosterona. Os resultados, divulgados no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, demonstraram uma taxa de fracasso de apenas 1,1 por 100 homens, durante um perodo de 24 meses, resultado considerado muito bom, j que nenhum contracetivo existente 100% eficaz. No foram observados efeitos secundrios severos e, aps deixar o tratamento, quase todos os voluntrios voltaram a ter uma funo reprodutiva normal. So necessrios ainda novos testes de segurana, mas caso se confirmem os bons resultados, o tratamento poder estar disponvel dentro de cinco anos, garantem os investigadores.

Вам также может понравиться