Вы находитесь на странице: 1из 43

MOUNTAIN BIKE

Marcia Caroline Lagemann Oliveira 15359 4 ano matutino

MOUNTAIN BIKE
Mountain

Bike, ou Bicicleta de Montanha, um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo transpor percursos com diversas irregularidades e obstculos.

Em

alguns pases de lngua latina o esporte chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT.

Mountain Bike praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e at na Cidade.

Mountain

Bike um esporte que envolve resistncia, destreza e auto-suficincia. comum a prtica do esporte em locais isolados, o aspecto de autosuficincia importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

Como

DADOS HISTRICOS
A

modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califrnia no meio da dcada de 1950 atravs de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competies de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas.

Os

primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953.
Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na prtica do desporto e no desenvolvimento de componentes em srie, como futuramente bicicletas prprias para o novo estilo.

Fundadores

das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977.

NO BRASIL
O

esporte surgiu nos anos 80, quando foram realizados os primeiros campeonatos.

Ainda

era ofuscado pelo BMX, tanto que os primeiros pilotos de mountain bike vinham das bikes de aro 20.

mountain bike comeou a ganhar impulso a partir do momento em que as empresas do setor de bicicletas do pas perceberam o grande potencial do esporte.
a abertura do mercado brasileiro, no incio dos anos 90, a concorrncia internacional fez com que muitas empresas nacionais passassem a investir pesado em novas tecnologias e processos industriais, sendo o alumnio o material mais explorado.

Com

EQUIPAMENTOS

O equipamento mnimo para a prtica do mountain bike, alm de uma bicicleta adequada, composto por capacete, luvas, uma cmara-de-ar reserva e bomba-de-ar.

bicicleta, principal equipamento, tem uma srie de caractersticas especiais. normalmente tem pneus mais grossos e com cravos, que oferecem mais aderncia em terrenos com lama e um maior controle de trao.

Ela

Quadros

So reforados e mais resistentes, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas, mas sem comprometer gradativamente no peso do conjunto.

Freios

Existem quatro modelos de freios, que so: cantilevers (mais antigos), vbrakes, hidrulicos e a disco.

Suspenses

O mais importante nesse equipamento ver o peso, a resistncia, rigidez e a compresso. Os amortecedores servem para reduzir os impactos do ciclista e permitir maior controle da bicicleta.

Cmbio

Popularmente conhecido como marcha, o cmbio dividido em trs partes: cmbio traseiro, cmbio dianteiro e passador. Hoje em dia a quantidade de marchas varia de 21 at 30.

Rodas

As rodas dividem-se em quatro componentes: aro, cubo, raios e pneu. O importante buscar a qualidade dos equipamentos, pois uma pea que no se adapte as outras pode prejudicar todo o equipamento.

Pneus

So mais grossos e cardados, que absorvem impactos de forma mais eficiente, possuem maior aderncia em terrenos enlameados e oferecem maior controle e trao da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.

Aros

Possuem aros de 26" e 24. Os aros costumam ser de parede dupla, reforados de modo a evitar deformao nas ultrapassagens de obstculos.

Guido

O guiador pode ser mais alto, permitindo uma posio menos inclinada e mais confortvel para o ciclista ou tambm reto.

MODALIDADES
O

mountain bike conta com diferentes modalidades que nas competies so usadas para definir as categorias. So elas:

CROSS COUNTRY

a prova mais tradicional do mountain bike, realizada geralmente em percursos de longa distncia, em um terreno que varia com subidas, descidas, trechos tcnicos ou trilhas fechadas. As provas normalmente acontecem em circuitos fechados, nos quais os atletas do vrias voltas.

Normalmente

as corridas so disputadas

em grupo.
Em

algumas competies internacionais essa modalidade chamada de XCO (Cross-Country Olmpico), tendo que obedecer alguns parmetros tcnicos como comprimento da pista e quantidade de voltas.

TRIP TRAIL OU MARATONA

o tipo de prova em que o percurso longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou no o mesmo do incio da prova.

No

Brasil como inter city.

conhecido

tambm

Alterna

trechos de estrada, trilhas e

asfalto.
Quando

o percurso bem longo, pode ser chamado tambm de Maratona e chega a levar dois ou at trs dias.

Em outros casos, uma prova de trip trail pode compor um dos trechos de uma Corrida de Aventura.

DOWNHILL
"Descida O

de morro" em ingls.

a prova mais rpida e emocionante.

percurso todo em declive, com trechos pedregosos, cheia de curvas fechadas e obstculos naturais. uma modalidade que exige muita tcnica.

Nas

descidas, o ciclista enfrenta terreno bastante irregular com jumps (pontos de salto), gaps (vos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa "cair" para transpor), em situaes de bastante risco. tipo de prova costuma-se usar um capacete full-face (capacete fechado que protege o queixo), joelheira com caneleira e muitas vezes colete e cotoveleira.

Nesse

FREE RIDE
Uma

variao do downhill, utilizado como forma de lazer, tendo como principal diferena a utilizao de terrenos variados, em vez de apenas descidas, alm dos passeios chamados north shores - que consistem em andar por cima de rvores cadas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas.

Os

passeios de free ridedentro das cidades so chamados comumente de urban assault e usam obstculos urbanos, freqentemente escadarias, alm de obstculos construdos de forma fixa ou obstculos removveis que so montados na hora e levados embora depois.

DUAL SLALOM

uma modalidade que possui obstculos em terreno inclinado e feito com dois atletas correndo lado a lado, como no esqui.
So colocadas bandeiras por onde o piloto deve passar. chegar primeiro vence.

Quem

BIKETRIAL
O

percurso consiste de obstculos diversos para serem transpostos pelos competidores, que podem ser compostos de cavaletes, troncos, pedras, lates, muros e at carros.

As

bicicletas costumam ter quadros pequenos, reforados, freios hidrulicos, protetor debaixo da coroa e pneus mais vazios.
competidores comeam com determinada pontuao e perdem pontos a cada vez que tocam o cho com algum dos ps.

Os

UPHILL
Os

competidores precisam subir um percurso com pelo menos 80% de subida. Competio pode ser em grupo ou com tomada individual de tempo. competidores devem ter bastante resistncia fsica. bikes so leves para facilitar a subida.

Os

As

BMX
O

nome deriva de Bicycle Motocross pois as primeiras bicicletas imitavam essas motos.

As

provas so disputadas em circuito com vrias voltas e obstculos como jumps e curvas de parede, geralmente por competidores muito jovens, com bicicletas menores, de aro 20.

ENDURO DE REGULARIDADE

a prova disputada com uma planilha, que contm as referncias a serem seguidas e a mdia horria estipulada pela organizao. O objetivo desse tipo de competio no ser o primeiro a chegar, mas sim ser o mais regular. Chegar no horrio exato concede ao competidor ZERO pontos.

Para

cada segundo de atraso ele ser penalizado com UM ponto e para cada segundo adiantado, TRS pontos. vencedor ser aquele que obtiver o menor nmero de pontos. disputado em duplas.

Normalmente

prova disputada em estradas abertas e trilhas fechadas.

CURISIDADES
Para

quem no sabe, hoje em dia, uma bicicleta considerada "decente" para uma competico profissional custa no mnimo $2500 dlares.

O estado de Minas Gerais considerado a capital nacional do esporte.

O gasto calrico de uma atleta de mountain bike pode chegar a 6000 calorias por dia.

importante sempre levar gua (mochila com depsito ou cantil encaixado na bicicleta, com gua ou mistura isotnica).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mountain_bike#Hist.C3.B3ria http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_dicasuso_ler.asp ?IdDica=77

http://www.treinebr.com/index.php?option=com_content &view=article&id=4&Itemid=16
http://www.pedal.com.br/bikes-introd.asp http://www.webventure.com.br/bike/n/a-evolucao-nomountain-bike-no-brasil/104/secao/bike

QUESTES
1 Cite todos os equipamentos que compe uma bicicleta de mountain bike? 2 Assinale as alternativas corretas ( ) Objetivo transpor percursos com diversas irregularidades e obstculos.

( ) A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califrnia no meio da dcada de 1960


( ) O equipamento mnimo para a prtica do mountain bike, alm de uma bicicleta adequada, composto por capacete, luvas, joelheiras, uma cmara-de-ar reserva e bomba-de-ar.

( ) Normalmente tem pneus mais grossos e sem cravos, que oferecem mais aderncia em terrenos com lama e um maior controle de trao.

4 Relacione as colunas:
(A) Cross Country (B) Trip Trail (C) DownHill (D) Free Ride (E) Dual Slalom (F) Bike Trial (G) UpHill (H) BMX ( I) Enduro de Regularidades

( ) As provas so disputadas em circuito com vrias voltas e obstculos como jumps e curvas de parede, geralmente por competidores muito jovens, com bicicletas menores, de aro 20. ( ) Os competidores devem ter bastante resistncia fsica. ( ) O objetivo desse tipo de competio no ser o primeiro a chegar, mas sim ser o mais regular.

( ) a prova mais tradicional do mountain bike, realizada geralmente em percursos de longa distncia, em um terreno que varia com subidas, descidas, trechos tcnicos ou trilhas fechadas. ( ) O percurso todo em declive, com trechos pedregosos, cheia de curvas fechadas e obstculos naturais. ( ) o tipo de prova em que o percurso longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou no o mesmo do incio da prova.

( ) Consistem em andar por cima de rvores cadas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. ( ) uma modalidade que possui obstculos em terreno inclinado e feito com dois atletas correndo lado a lado, como no esqui.

( ) As bicicletas costumam ter quadros pequenos, reforados, freios hidrulicos, protetor debaixo da coroa e pneus mais vazios.

Вам также может понравиться